Data: 18-abr-2012
Trecho: GRU - BSB
Companhia Aérea: GOL
Num. vôo: G3 1736
Aeronave: B737-800SFP / PR-GTM
Tempo de vôo: 01h20m
1) Reserva e Check-in
Reservas e check-in feitos pela internet, sem quaisquer contratempos. Mais prático e cômodo, impossível!
2) Embarque e Desembarque
Aeronave posicionada na remota do Terminal 2. Portanto, lá vamos nós pegar um ônibus!
Para o usuário, em geral, sem dúvidas que é um procedimento desconfortável, principalmente em dias chuvosos. Mas particularmente (e por razões óbvias) não me incomodo. É uma boa oportunidade para sentir o "clima de aeroporto" e para alguns bons "clicks" diferenciados, mas desta vez não "rolou"!
O motivo? Foi simples, TODO MUNDO queria entrar logo no primeiro ônibus (e foram, pelo menos, "quatro")! E ao chegarmos na remota, TODO MUNDO queria entrar no 737!
Por um momento, pensei que estava embarcando num vagão do metrô de São Paulo, em pleno horário de rush. Lamentável!
Já o desembarque foi feito via finger e muito mais tranquilo (apesar daquela "ridícula" fila que se forma quando o avião ainda nem parou).
3) Aeronave
O "Golf-Tango-Mike" (msn 34963), entregue novinho à GOL em 19/04/2007, encontrava-se em bom estado de conservação, tanto externa quanto internamente.
O assento, em tecido cinza, tem conforto satisfatório para a etapa e o pitch (classificação B, conforme a ANAC) também é bastante razoável para estaturas medianas, como a minha (1,70m).
Sentado na 5F, pude constatar que a poltrona 4D apresentava uma certa dificuldade para retornar à sua posição vertical. Em resumo, este foi o único ponto negativo que notei.
4) Tripulação
Na "média". Não teve destaque mas também não desagradou.
As comissárias foram atenciosas e foram eficientes durante o serviço de bordo. Mas tiveram seu serviço facilitado. Explica-se: provavelmente em função do horário (mal passavam das 07h30m), os paxs estavam bem quietinhos (muitos dormiram, na verdade). Não ouvi o sinalzinho de solicitação de serviços uma vez sequer.
Já os pilotos....nem os vi! Houve apenas um breve "speech" quando já estávamos na aproximação final.
5) Serviço de Bordo / Entretenimento
Serviço de bordo "BOB" (by on board). "Di grátis", só água!
Preços individuais variando de R$ 3 a R$ 20 e haviam duas opções de "combos": o Duo (lanche + acompanhamento, por R$ 15) e Trio (lanche + bebida + acompanhamento, por R$ 20).
Haviam 3 opções de sanduíches, todos frios (mas que poderiam ser aquecidos, se solitado durante o pedido). Já as bebidas poderiam ser frias (refrigerante e sucos) ou quentes (café, café com leite e chocolate, todos "solúveis"). E como acompanhamentos: batata chips, castanhas, cookies e barrinha de chocolate.
Fui de "Combo Duo" e fiquei satisfeito. O sanduba, de bom tamanho, estava saboroso apesar de frio (marquei! devia ter pedido pra esquentar...hahaha); mas o chocolate quente compensou.
Particularmente aprovo este sistema, sobretudo se a idéia for para ajudar nas "contas da companhia" e, assim, esta poder oferecer tarifas mais acessíveis.
Agora, o "pecado" da GOL no vôo: Entretenimento!
Nada, nothing, nenhum, niente....nem mesmo a Revista GOL (a propósito, ainda está sendo editada?).
Para um spotter de carteinha, como eu, vá lá! Passo mais tempo olhando pela janelinha do que qualquer outra coisa....mas, e o pax "comum" como fica?
6) Pontualidade
Desde a chamada para o embarque, às 06h30m, até a parada total no finger de BSB às 08h40m (conforme anunciado no ETA), foi tudo "on-time"!
Apenas complementando, o ETD anunciado para às 07h00m foi cumprido à risca e a decolagem foi às 07h10m pela 09L de GRU. Depois, iniciamos a descida às 08h05m com toque na pista 11L de BSB às 08h32m.
6) Conclusões Gerais:
Foi um vôo muito bom com a "laranja"! Ainda mais se considerar que paguei "apenas" R$ 66 pelo trecho (e adquirido com 10 dias de antecedência).
Como destaque, a pontualidade. Ponto negativo, a completa falta de entretenimento.
Mas o que mais me chamou a atenção (infelizmente, de forma negativa) foi o comportamento da maioria dos passageiros!
"Furos de fila" (check-in, auto-atendimento, acesso às salas de embarque), desrespeito à prioridade de embarque, atropelos no embarque (ônibus) e desembarque (aquela famosa fila no corredor), só pra citar as "generalidades".
Isto não é novidade nenhuma (sempre tem um ou outro pax mal educado), mas me surpreendi com a "coletividade" desse (mal) comportamento.
Trocando em miúdos, a GOL fez a sua parte. Pena que o clientes não estiveram à altura....
Abaixo, algumas fotos (clique nas imagens para ampliar):

Mais fotos de BSB, no meu álbum no Facebook