Alguém aqui lembra ?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Fernando Basto
- MASTER

- Contato:
Alguém aqui lembra ?

Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Cabo Frio - RJ
-
Fernando Basto
- MASTER

- Contato:
Re: Alguém aqui lembra ?
País temia um conflito de ‘grandes proporções’ nas Ilhas Malvinas, em 1982 -
FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/pais-temia ... z1sn7TGz62" onclick="window.open(this.href);return false;
FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/pais-temia ... z1sn7TGz62" onclick="window.open(this.href);return false;
Fernando Basto -
Cabo Frio - RJ
Cabo Frio - RJ
Não era nascido mas sei que foi na manhã do dia 03/06/1982. Só não sabia que o Vulcan desviou pro território brasileiro devido a pane hidráulica. Sobre este episódio, algo que gostaria de ter ouvido: o estampido sônico dos F-5, e algo que gostaria de ter visto: o Vulcan voando, é lindo demais!
A reportagem da edição impressa do O Globo de hj sobre o assunto está boa e, no final da msm, tem a seguinte msg: "Amanhã: como os ingleses quase abateram um avião da Varig".
A reportagem da edição impressa do O Globo de hj sobre o assunto está boa e, no final da msm, tem a seguinte msg: "Amanhã: como os ingleses quase abateram um avião da Varig".
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
José Paulo
- CMTE.

Em 1984, um oficial da aeronáutica me contou que a vigilância aérea brasileira falhou na detecção do Vulcan, tomando-o como civil. Somente o identificaram corretamente quando ele chamou a torre. Os caças F-5 decolaram atrasados, por isso a quebra da velocidade do som bem acima do Rio.
O Vulcan, procedente da Ilha de Ascenção, estava mesmo com um míssil anti-radar preso em um dos pilones, e em terra todos os radares foram desativados até que ele fosse desarmado, exceto um jumbo da RG. Daí a chamada do jornal para o dia seguinte.
Sempre me encantei pelo design diferenciado que os ingleses davam a seus aviões. Em 1982 vimos esse Avro Vulcan, um reabastecedor (cujo nome não recordo) e os Harrier.
Mas os fatos que mais chamaram a atenção, àquela época, foram os afundamentos navais: primeiro o cruzador "General Belgrano", pelo submarino nuclear "Conqueror"; depois o "Sheffield", atingido por um míssil "Exocet".
(Uau: tirei da memória ...
)
O Vulcan, procedente da Ilha de Ascenção, estava mesmo com um míssil anti-radar preso em um dos pilones, e em terra todos os radares foram desativados até que ele fosse desarmado, exceto um jumbo da RG. Daí a chamada do jornal para o dia seguinte.
Sempre me encantei pelo design diferenciado que os ingleses davam a seus aviões. Em 1982 vimos esse Avro Vulcan, um reabastecedor (cujo nome não recordo) e os Harrier.
Mas os fatos que mais chamaram a atenção, àquela época, foram os afundamentos navais: primeiro o cruzador "General Belgrano", pelo submarino nuclear "Conqueror"; depois o "Sheffield", atingido por um míssil "Exocet".
(Uau: tirei da memória ...
Segundo a reportagem, o Vulcan voltava de uma missão nas Malvinas e ia para Ascensão.José Paulo escreveu:O Vulcan, procedente da Ilha de Ascenção...
Não entendi mt bem. Isso se refere a citação que fiz na msg anterior que começa com "Amanhã..."? Quando disse isso, estava falando sobre uma reportagem que ia sair hj, e aí está ela:José Paulo escreveu:Daí a chamada do jornal para o dia seguinte.
http://oglobo.globo.com/pais/na-guerra- ... ul-4711729" onclick="window.open(this.href);return false;
Na reportagem acima, acho que o jornalista aumentou um pouco a situação. Além disso, fiquei decepcionado pq, na reportagem anterior, citaram as matrículas do IL-62M da Cubana e do Vulcan mas não, as dos 707 da Aerolineas, e nem mt menos a que, em tese, seria mais fácil, a do DC-10 da Varig.
Seria o Nimrod? Aquele que parece uma versão militar do Comet...José Paulo escreveu:...um reabastecedor (cujo nome não recordo)...
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
José Paulo
- CMTE.

Electra,
Eu respondi de memória, do que me recordo daquela época.
1. Eu acho que o avião vinha de Ascenção, porque estava carregado de armas, que ele jogou no mar antes de rumar para o Brasil, exceto o tal míssil.
2. Não me lembro do DC-10 com o Brizola. Lembro sim que os radares em solo no GIG foram desativados, exceto um avião da RG.
3. O Nimrod é um avião de vigilância, tal qual o P-3 Orion. São fartas as fotos dele sobrevoando navios soviéticos. É derivado do Comet.
4. O avião a que me referi é o HandleyPage HP-80 Victor, um bombardeiro com ogivas nucleares transformado depois em reabastecedor.
Um detalhe interessaante é como, nos meios militares, as notícias variam de acordo com a necessidade do momento ou o gosto do vencedor.
Sempre soube que o destroyer HMS Sheffield havia sido afundado pelos danos acarretados pelo míssil Exocet. Inclusive havia um vídeo de demonstração de um desses mísseis atingindo um navio, e o estrago que causava.
Hoje eu li no Wikipedia que, segundo os britânicos, o míssel não explodiu, apenas abriu um buraco no casco acima da linha d'água e inflamou gases do tanque de combustível do destroyer. E que o mesmo foi afundado pelos próprios ingleses, quando tentavam rebocá-lo até as ilhas Georgia do Sul.
Isso soa muito estranho. Me lembra a história do afundamento do encouraçado Bismark, que os britânicos juravam de pés juntos tê-lo afundado por torpedos, após o canhoneio. Hoje se sabe que os próprios alemães deram fim no navio.
Coisas de "orgulho próprio".
Eu respondi de memória, do que me recordo daquela época.
1. Eu acho que o avião vinha de Ascenção, porque estava carregado de armas, que ele jogou no mar antes de rumar para o Brasil, exceto o tal míssil.
2. Não me lembro do DC-10 com o Brizola. Lembro sim que os radares em solo no GIG foram desativados, exceto um avião da RG.
3. O Nimrod é um avião de vigilância, tal qual o P-3 Orion. São fartas as fotos dele sobrevoando navios soviéticos. É derivado do Comet.
4. O avião a que me referi é o HandleyPage HP-80 Victor, um bombardeiro com ogivas nucleares transformado depois em reabastecedor.
Um detalhe interessaante é como, nos meios militares, as notícias variam de acordo com a necessidade do momento ou o gosto do vencedor.
Sempre soube que o destroyer HMS Sheffield havia sido afundado pelos danos acarretados pelo míssil Exocet. Inclusive havia um vídeo de demonstração de um desses mísseis atingindo um navio, e o estrago que causava.
Hoje eu li no Wikipedia que, segundo os britânicos, o míssel não explodiu, apenas abriu um buraco no casco acima da linha d'água e inflamou gases do tanque de combustível do destroyer. E que o mesmo foi afundado pelos próprios ingleses, quando tentavam rebocá-lo até as ilhas Georgia do Sul.
Isso soa muito estranho. Me lembra a história do afundamento do encouraçado Bismark, que os britânicos juravam de pés juntos tê-lo afundado por torpedos, após o canhoneio. Hoje se sabe que os próprios alemães deram fim no navio.
Coisas de "orgulho próprio".
Valeu pelos esclarecimentos!
Abaixo da msg quotada, vão outros, só pra não deixar dúvidas.
O episódio do DC-10 com o Brizola foi no dia 23/04 e o do Vulcan, no dia 03/06. São eventos separados. Aliás, acho estranho nunca ter ouvido falar deste episódio do DC-10.José Paulo escreveu:2. Não me lembro do DC-10 com o Brizola. Lembro sim que os radares em solo no GIG foram desativados, exceto um avião da RG.
É verdade. E isto é extremamente problemático para os historiadores.José Paulo escreveu:Um detalhe interessaante é como, nos meios militares, as notícias variam de acordo com a necessidade do momento ou o gosto do vencedor.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
- Constellation
- Moderador

Caros,
Lembro-me como se fosse hoje. Um míssil ar-ar ficou preso no cabide e não pode ser descartado. A pane foi na sonda de abastecimento em voo, o que impossibilitou a aeronave de voltar para Ascenção. Preciso fazer um artigo no Blog sobre tal episódio. O míssil jamais foi devolvido aos ingleses. Onde estará agora?
Grande abraço.
Lembro-me como se fosse hoje. Um míssil ar-ar ficou preso no cabide e não pode ser descartado. A pane foi na sonda de abastecimento em voo, o que impossibilitou a aeronave de voltar para Ascenção. Preciso fazer um artigo no Blog sobre tal episódio. O míssil jamais foi devolvido aos ingleses. Onde estará agora?
Grande abraço.