História dos aviões presidenciais brasileiros

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

História dos aviões presidenciais brasileiros

Mensagem por Constellation »

Caros,

Já procurei muito saber a história completa dos aviões presidenciais brasileiros, e sempre encontrei apenas fragmentos. Assim, resolvi eu mesmo escrever tal história.

O texto estava ficando muito longo, e eu acabei dividindo o mesmo em duas partes, uma desde o Lodestar C-66 até o One-Eleven VC-92, que já está lá no blog Cultura Aeronáutica, e outra desde os Boeing 737-200 VC-96 "Sucatinhas" até os Embraer 190 VC-2.

As pesquisa revelou muitas contradições. Algumas foram fáceis de resolver, como a história que vi num site que afirmava que o Viscount VC-90 FAB 2100 estava preservado em Araçariguama, o que evidentemente não é verdade, pois aquele avião voou na Vasp como PP-SRJ.

Cedrini, usei duas fotos tuas que vc tirou no Galeão, dos VC-92 em novembro de 1976, logo que foram desativados e prestes a ser entregues à Ford.

Leiam o artigo e, se encontrarem alguma inconsistência, por favor, coloquem aqui para que eu possa corrigir. O bom de texto na Internet é que a gente pode corrigir mesmo depois de publicado, hehehe

Estou preparando o segundo texto. Tão logo esteja pronto, será publicado no blog.

Confiram a materia: http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... a-dos.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Grande abraço.
Imagem
Schneider
PC
PC

Re: História dos aviões presidenciais brasileiros

Mensagem por Schneider »

Li. gostei e recomendo.
Em relação ao destino final do Lockheed Lodestar fiquei com a pulga atrás da orelha. Em 1973 ou 1974, um Lockheed Lodestar fazia serviço de aerofotogrametria sobre a bacia do Uruguai, no Alto Uruguai gaúcho e catarinense. A aeronave era de uma empresa cujo nome não recordo (Prospec, algo assim) e esteve baseada por muitos meses em Erechim. Tempos de Aeroclube e estávamos sempre no aeroporto. Conversávamos seguidamente com a tripulação do Lodestar, que contavam com orgulho a origem do avião. Enfatizavam que foi o primeiro avião presidencial ou o avião de Getúlio Vargas. Na parte interna havia algo (não lembro exatamente) que relacionava o avião com a FAB ou como aeronave presidencial. O Lockheed recebia atenção especial do mecânico da equipe e estava sempre brilhando e muito bem conservado. Pilotos, mecânico, navegador e fotógrafo falavam com muito carinho sobre o Lodestar e pareciam muito convictos sobre o fato de aquele ter sido o avião presidencial de Getúlio.
E agora? Era ou não era? Há 39 anos acredito que sim. Agora pousou a dúvida.
Abraços e cumprimentos pelo excelente material.
Schneider
Constellation
Moderador
Moderador

Schneider escreveu:Li. gostei e recomendo.
Em relação ao destino final do Lockheed Lodestar fiquei com a pulga atrás da orelha. Em 1973 ou 1974, um Lockheed Lodestar fazia serviço de aerofotogrametria sobre a bacia do Uruguai, no Alto Uruguai gaúcho e catarinense. A aeronave era de uma empresa cujo nome não recordo (Prospec, algo assim) e esteve baseada por muitos meses em Erechim. Tempos de Aeroclube e estávamos sempre no aeroporto. Conversávamos seguidamente com a tripulação do Lodestar, que contavam com orgulho a origem do avião. Enfatizavam que foi o primeiro avião presidencial ou o avião de Getúlio Vargas. Na parte interna havia algo (não lembro exatamente) que relacionava o avião com a FAB ou como aeronave presidencial. O Lockheed recebia atenção especial do mecânico da equipe e estava sempre brilhando e muito bem conservado. Pilotos, mecânico, navegador e fotógrafo falavam com muito carinho sobre o Lodestar e pareciam muito convictos sobre o fato de aquele ter sido o avião presidencial de Getúlio.
E agora? Era ou não era? Há 39 anos acredito que sim. Agora pousou a dúvida.
Abraços e cumprimentos pelo excelente material.
Schneider
Schneider,

Muito interessante essa informação tua. Mas a FAB operou vários outros Lockheed Lodestar, modelo C-60, externamente muito parecidos com o C-66, que foi um avião único. Vc não se lembra da matrícula do bicho? A FAB vendeu alguns Lodestar em condição de voo, e tem um no Musal. Tem outro Lodestar exposto no Museu de Bebedouro.

O certo é que, quando a FAB vendia algum avião como sucata, eles eram danificados para garantir sua impossibilidade de voar novamente. às vez, asas, hélices ou motores eram removidos, ou então já eram vendidos parcialmente "picados". Mas o Brasil naquela época era muito bagunçado, quem sabe...

Galera,

O texto sobre os Sucatinhas e o Sucatão ficou tão grande que vou publicá-lo só com esses aviões. Vou deixar o Aerolula e os VC-2 para um terceiro texto. Amanhã vcs podem ler o que escrevi sobre os dois Boeings.

Grande abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Caros,

A segunda parte da história, sobre os Boeing 737-200 e os 707 já está disponível no blog. Eu chamei os aviões pelos seus infames apelidos, embora eu não goste deles, para que os interessados consigam acessar mais facilmente. Confiram:

http://culturaaeronautica.blogspot.com/ ... a-dos.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Nele, estão publicadas várias fotos feitas por aeroentusiastas.

Grande abraço.
Imagem
Responder