Falta de comida em vôo da TAM

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por Tico »

RIO - Cerca de 300 passageiros da TAM tiveram seus direitos básicos desrespeitados, na madrugada desta quarta-feira, após o cancelamento do voo 8078, que deveria decolar para Nova York às 23h05m desta terça-feira. O grupo só conseguiu seguir viagem 13 horas e meia depois, às 12h30m desta quarta-feira, segundo a companhia aérea. Às 10h45m, eles ainda aguardavam no saguão da sala de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Segundo os próprios passageiros, funcionários da companhia teriam afirmado que esse voo e outros dois, para Paris e Londres, atrasariam porque a empresa responsável pela entrega dos alimentos não tinha providenciado as refeições que seriam servidas durante a viagem.

No entanto, quando a alimentação chegou, outro problema surgiu. Com o atraso provocado pela empresa de serviço de bordo, a carga horária da tripulação seria extrapolada. Os passageiros que iriam para França e Inglaterra conseguiram embarcar, pois havia tripulação reserva. O voo para Nova York foi cancelado. Devio à confusão, os passageiros passaram a madrugada sem comer:

- O restaurante só abriu às 6h. Tem criança, idoso. Às 3h, um funcionário da companhia informou que não tinha hotel disponível para acomodar os passageiros. Passamos a noite acampados no aeroporto - disse Carla Costa, que espera embarcar para Nova York.

Por lei, após duas horas de atraso é obrigação da empresa aérea fornecer comida aos clientes, e, após quatro horas, hospedagem. Contudo, nada disso foi providenciado.

No meio da madrugada, foi informado que o voo decolaria às 11h desta quarta-feira, com doze horas de atraso, o que não ocorreu. Todos, após já terem feito o primeiro check-in entre 19h e 21h, e depois de saberem do cancelamento do voo, precisaram novamente entrar na fila para despachar suas bagagens.

E os problemas continuaram a surgir. Os atendentes da TAM marcaram os assentos do novo voo aleatoriamente. Um casal de Porto Alegre, de férias com os filhos, estava no aeroporto desde as 15h de terça-feira e não aceitou essa alteração. O médico Marcelo Caldeira, de 49 anos, reclamou que pagou por passagens mais caras para a sua família eacabou alocado em outras poltronas.

- Essa é a nossa viagem de férias e já começa dessa maneira. Eu paguei mais caro para que eu, minha mulher e meus filhos viajássemos juntos e agora querem nos separar. E o atendente ainda nos disse que, caso não aceite essa opção, tenho o direito de não embarcar. Ou seja, a empresa começa a fazer errado e, ao invés de tentar ajeitar, prefere continuar errando – alegou o médico gaúcho.

O produtor de cinema Rômulo Marinho, que viaja a Nova York para participar do pré-lançamento do filme “Lula, o filho do Brasil”, também se sentiu desrespeitado e procurou o guichê do Tribunal de Justiça no aeroporto, mas não conseguiu dar entrada numa ação contra a TAM, pois o sistema não estava disponível.

A falta de um posto da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) no aeroporto também foi motivo de críticas dos passageiros. O advogado Paulo Franco e sua filha de 12 anos fizeram seu primeiro check-in às 19h . Ele criticou a falta de infraestrutura no aeroporto para estas situações:

- Não existe um posto da Anac no aeroporto Internacional. Isso é um absurdo. Como posso reclamar oficialmente? Os atendentes da TAM me dizem que não há hotéis disponíveis na cidade. Como não existe hotel? Imagina na Copa e nas Olimpíadas - protestou Franco.

A assessoria de imprensa da TAM informou que o cancelamento do voo foi causado pelo atraso na entrega do serviço de bordo. Segundo a companhia aérea, esse foi o primeiro dia da empresa contratada e houve problemas de logística. Sobre a falta de suporte aos passageiros, a empresa disse que, por volta das 5h30m, foi servido um café da manhã. Porém, segundo os próprios passageiros, a refeição foi insuficiente para todos. Eles contaram que, ao chegarem ao restaurante, encontraram apenas poucas frutas.


Fonte: O GLOBO
Editado pela última vez por Tico em Qua Jan 11, 2012 22:20, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por Tico »

Só acrescentando, isso já ocorreu comigo tb nesse projeto de cia! A TAM tá virando piada.
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Eu se fosse diretor da TAM, colocaria o comprador na rua, as vezes temos que
procurar preço com qualidade !
sds
Moises Propp
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por José Paulo »

Se isso for completa verdade (o histórico "Globo não gostar da TAM" vem de longe, seria bom ler a notícia com reservas), é gozado como tem gente que gosta de se complicar em problemas simples.

Caso não houvesse vagas em hotéis (o que é probabilíssimo nessa época) e o restaurante no aeroporto estar fechado (!), como um funcionário executivo responsável - sabendo que isso ocorre normalmente - não planejou/providenciou alternativas para esse problema?
Porque uma ocorrência dessas (não acomodar e não alimentar) causaria um grande sofrimento para a imagem da TAM.

E não tinha tripulação reserva?? ...

Fosse nos tempos do Comandante Rolim, aposto que ele pessoalmente atenderia esses passageiros.

Agora, quanto à ANAC e órgãos de defesa do consumidor no Aeroporto Tom Jobim, a gente não pode esperar muito mesmo ...
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por MSATO »

Srs.,

Segue link da notícia (conforme item 5.6.1 do regulamento): http://oglobo.globo.com/rio/tam-deixa-p ... da-3639749

Sds.,
Saudações AeroEntusiastas!!!
Becker
PC
PC
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 21:17
Localização: Canoas- R S

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por Becker »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
Eu se fosse diretor da TAM, colocaria o comprador na rua, as vezes temos que
procurar preço com qualidade !
sds
Moises Propp
Por muito menos o David colocou o cargo de presidente da JETBLUE mesmo sendo o DONO, acho que a tam perdeu o rumo como aconteceu com a VARIG...
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por SBLO »

12/01/2012 - 19h46
TAM pode ser multada em até R$ 2,23 mi por cancelamento de voo
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta quinta-feira que a TAM deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após o cancelamento na terça-feira (10) do voo JJ 8078, que ia do Rio de Janeiro para Nova York.

A agência realizou uma reunião hoje com representantes da empresa para obter explicações sobre a assistência prestada aos passageiros na data.

A TAM foi notificada na quarta (11) e deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após conclusão do processo administrativo para apuração dos fatos.

Até o fim deste mês, a Anac afirma que será instalado um novo posto de serviço no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

Procurada pela Folha, a TAM ainda não respondeu. À época, a empresa informou que o voo precisou ser cancelado por conta do atraso do abastecimento do serviço de bordo.

CANCELAMENTO

O voo da TAM para Nova York, que deveria decolar às 23h05 de terça, foi cancelado e só partiu às 11h de quarta-feira.

Os passageiros reclamaram que não receberam comida e hospedagem da TAM. Eles disseram que funcionários da companhia aérea afirmaram que o voo atrasaria porque a empresa responsável pela entrega dos alimentos não tinha providenciado as refeições que seriam servidas durante a viagem.

A maioria dos passageiros era de outros Estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles relataram que não tiveram auxílio da companhia aérea e tiveram dificuldade em achar vagas em hotéis da cidade. Por isso, muitos deles resolveram dormir em bancos do saguão do aeroporto.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... -voo.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Becker
PC
PC
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 21:17
Localização: Canoas- R S

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por Becker »

E o dinheiro da multa vai pra quemmmmmmmmm?????????????????????

SBLO escreveu:12/01/2012 - 19h46
TAM pode ser multada em até R$ 2,23 mi por cancelamento de voo
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta quinta-feira que a TAM deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após o cancelamento na terça-feira (10) do voo JJ 8078, que ia do Rio de Janeiro para Nova York.

A agência realizou uma reunião hoje com representantes da empresa para obter explicações sobre a assistência prestada aos passageiros na data.

A TAM foi notificada na quarta (11) e deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após conclusão do processo administrativo para apuração dos fatos.

Até o fim deste mês, a Anac afirma que será instalado um novo posto de serviço no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

Procurada pela Folha, a TAM ainda não respondeu. À época, a empresa informou que o voo precisou ser cancelado por conta do atraso do abastecimento do serviço de bordo.

CANCELAMENTO

O voo da TAM para Nova York, que deveria decolar às 23h05 de terça, foi cancelado e só partiu às 11h de quarta-feira.

Os passageiros reclamaram que não receberam comida e hospedagem da TAM. Eles disseram que funcionários da companhia aérea afirmaram que o voo atrasaria porque a empresa responsável pela entrega dos alimentos não tinha providenciado as refeições que seriam servidas durante a viagem.

A maioria dos passageiros era de outros Estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles relataram que não tiveram auxílio da companhia aérea e tiveram dificuldade em achar vagas em hotéis da cidade. Por isso, muitos deles resolveram dormir em bancos do saguão do aeroporto.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... -voo.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Becker
PC
PC
Mensagens: 294
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 21:17
Localização: Canoas- R S

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por Becker »

Becker escreveu:E o dinheiro da multa vai pra quemmmmmmmmm?????????????????????

SBLO escreveu:12/01/2012 - 19h46
TAM pode ser multada em até R$ 2,23 mi por cancelamento de voo
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou nesta quinta-feira que a TAM deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após o cancelamento na terça-feira (10) do voo JJ 8078, que ia do Rio de Janeiro para Nova York.

A agência realizou uma reunião hoje com representantes da empresa para obter explicações sobre a assistência prestada aos passageiros na data.

A TAM foi notificada na quarta (11) e deverá ser multada em até R$ 2,23 milhões após conclusão do processo administrativo para apuração dos fatos.

Até o fim deste mês, a Anac afirma que será instalado um novo posto de serviço no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

Procurada pela Folha, a TAM ainda não respondeu. À época, a empresa informou que o voo precisou ser cancelado por conta do atraso do abastecimento do serviço de bordo.

CANCELAMENTO

O voo da TAM para Nova York, que deveria decolar às 23h05 de terça, foi cancelado e só partiu às 11h de quarta-feira.

Os passageiros reclamaram que não receberam comida e hospedagem da TAM. Eles disseram que funcionários da companhia aérea afirmaram que o voo atrasaria porque a empresa responsável pela entrega dos alimentos não tinha providenciado as refeições que seriam servidas durante a viagem.

A maioria dos passageiros era de outros Estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles relataram que não tiveram auxílio da companhia aérea e tiveram dificuldade em achar vagas em hotéis da cidade. Por isso, muitos deles resolveram dormir em bancos do saguão do aeroporto.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... -voo.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;


Eis a resposta: Para quem deveria estar lá fiscalizando e nada faz....ANArC
galley
PP
PP
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Jun 28, 2009 01:20

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por galley »

É nessas horas que sinto falta da VARIG... A TAM é completamente amadora e ineficaz...
SR-71
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 13:45
Localização: SBSP
Contato:

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por SR-71 »

galley escreveu:É nessas horas que sinto falta da VARIG... A TAM é completamente amadora e ineficaz...

Acabei de postar que, não soubesse a empresa ou o ramo, pensaria tratar-se de um grupo de 3, 4 gatos pingados que abrem um cnpj com a rescisão e saem por aí "prestando serviço". :mad:

Acho que, o que faz falta no mercado ( e acho que já até tem esse nicho...) de empresas de Aviação "Premium", com serviço diferenciado, de acordo com a proposta, só com classes F/C e até P.
(Não tem os LIXOS das low fare, então... (Com o perdão da Azul...))

...E pensar que a VARIG tinha um Baita Catering, próprio....
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por AB3 »

Vocês deliram em alguns pontos...

1. MOISES PROPP... não tem comprador! O serviço de bordo é um contrato com uma empresa de catering, que vai saber porque que a LSG ou RIO não enviaram. Empresa aérea não é empresa de onibus!!!

2. JOSE PAULO... o Rolim não faria nada disso que voce falou, ele ficava lá em CGH pq era na porta de casa. Agora, tripulacao reserva para um voo internacional, uma tripulacao inteira, tenha certeza que não existe. Agora RIO, um lugar que é complicado de hotel, o fato acontece de surpresa, claro que não ia ter pra todo mundo. O que me espanta é não ter restaurante ou lanchonete aberta no aeroporto internacional do rio a essa hora.

3. VARIG, VARIG, VARIG, sempre o fantasma rondando! A VARIG justamente por ter granja, hotel, catering, etc acabou da forma que acabou! O Foco de uma empresa aérea é TRANSPORTE AÉREO, não é ter catering proprio. Uma empresa FULL SERVICE com o jeito que a aviação está em custos hoje, iria a falencia rapidinho... pois o pessoal quer é TARIFA!

4. O BECKER falou algo corretissimo... e a tal da ANAC??? Só recebendo dinheiro de multa e fazer algo que é bom... necas...

5. O Brasil tem empresas piada! As empresas enquanto pequenas conseguem ter um serviço de altíssima classe, a medida que vão crescendo, a qualidade vai caindo, caindo, caindo!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por José Paulo »

AB3 escreveu:Vocês deliram em alguns pontos...
Agora, tripulacao reserva para um voo internacional, uma tripulacao inteira, tenha certeza que não existe.
Gostaria que me explicasse:
Para os voos internacionais, não fica sempre um avião de reserva em GRU, enquanto os outros A330 e 77W após suas viagens vão para destinos internos e América do Sul?
Se existe isso, uma tripulação deveria ficar de prontidão, não?

Quanto ao meu "delirio" sobre o Comandante Rolim, a despeito de onde ele morava, o fato é que estava sempre à frente da companhia, como muitos e muitos testemunharam.
Talvez sua presença em CGH fosse considerada hoje como "marketing pessoal", principalmente após o acidente com o PT-MRK, mas funcionava: os passageiros sentiam que o dono da empresa preocupava-se pessoalmente com seu produto.
E, acima de tudo, era um aviador, um profissional do ramo.
Eu valorizo muito isso.
Paulo Stakoviak
PP
PP
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Abr 12, 2007 09:25

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por Paulo Stakoviak »

Quando eu era criança escrevi uma carta para o Comandante Rolim através do programa "Fale com o Presidente", pedindo souvernirs da empresa.

Contei que era um fã da aviação e que gostava muito da TAM, que era a empresa onde eu mais voava (PMW-BEL-PMW) para visitar meus familiares.

Recebi cartões postais, um broche, revistas de bordo e até uma bandeirinha. Ele escreveu uma carta de resposta me encaminhando tudo aquilo. Se foi ele ou não quem assinou nunca vou saber. O fato é que coisas assim mexem com o ego e entusiasmo de qq criança e comigo não foi diferente.

Uma vez cheguei em Congonhas com minha mãe e íamos para a fila do táxi. Daí ele pediu para minha mãe para ele empurrar nosso carrinho. Ele fez um carinho na nossa mala e disse que era uma pena que o pessoal do aeroporto cuidasse tão mal das bagagens, pois algumas, como a nossa, eram muito bonitas.

Até hoje lembro deste dia.

SAUDADE DA VARIG? SIM! SAUDADE DO ROLIM? TOTALMENTE!!!!

O fato é que a aviação já não é mais como antigamente.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por AB3 »

José Paulo escreveu:
AB3 escreveu:Vocês deliram em alguns pontos...
Agora, tripulacao reserva para um voo internacional, uma tripulacao inteira, tenha certeza que não existe.
Gostaria que me explicasse:
Para os voos internacionais, não fica sempre um avião de reserva em GRU, enquanto os outros A330 e 77W após suas viagens vão para destinos internos e América do Sul?
Se existe isso, uma tripulação deveria ficar de prontidão, não?

Quanto ao meu "delirio" sobre o Comandante Rolim, a despeito de onde ele morava, o fato é que estava sempre à frente da companhia, como muitos e muitos testemunharam.
Talvez sua presença em CGH fosse considerada hoje como "marketing pessoal", principalmente após o acidente com o PT-MRK, mas funcionava: os passageiros sentiam que o dono da empresa preocupava-se pessoalmente com seu produto.
E, acima de tudo, era um aviador, um profissional do ramo.
Eu valorizo muito isso.
Quem disse que é reserva? O avião tem programação de manutenção! Outra coisa, o fato foi no RIO e não em GRU! E pelo que ficou claro houve atraso em cascata, portanto se havia alguma reserva não é para todos os vôos.

Agora o fato é que o marketing do Rolim funcionou sim, mas nos dias de hoje ele já não estaria mais fazendo coisa do tipo, olhe o tamanho da TAM hoje e olha o tamanho da TAM em 1996...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por AB3 »

Paulo Stakoviak escreveu:O fato é que a aviação já não é mais como antigamente.
Exatamente! Não adianta chorar a morte da falecida, das falecidas, chorar que não temos mais 747 em voo domestico, a realidade mudou, infelizmente mudou!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Tico
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 638
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 22:17

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por Tico »

AB3 escreveu:
Paulo Stakoviak escreveu:O fato é que a aviação já não é mais como antigamente.
Exatamente! Não adianta chorar a morte da falecida, das falecidas, chorar que não temos mais 747 em voo domestico, a realidade mudou, infelizmente mudou!
Hehehe, como diz um amigo meu: Avião já é coisa de peão!
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por José Paulo »

AB3 escreveu:Vocês deliram em alguns pontos...
............
AB3 escreveu:Quem disse que é reserva? O avião tem programação de manutenção!
Eu pedi uma explicação, porque HÁ SIM no Aeroporto de Guarulhos sempre um avião das rotas internacionais parado, desde o início da manhã até o final da noite, enquanto os outros partem em rotas internas ou AS. Sempre o MESMO: normalmente era o A340-500 que fazia a rota GRU-MXP e agora um A330. Não pode ser manutenção programada porque é a mesma aeronave.
Eu presumo que ele fique ali de reserva, até porque volta e meia alguma aeronave da TAM ou da Star Alliance sofre pane e já vi o voo ser retomado horas depois. O último caso foi um voo GRU-CDG, cuja aeronave retornou por problemas hidráulicos e o voo foi retomado em menos de 2 horas, sob outro prefixo, conforme constatei no Flightradar.
Se essa presunção é errada, veja que eu solicitei um esclarecimento.
AB3 escreveu:Outra coisa, o fato foi no RIO e não em GRU! E pelo que ficou claro houve atraso em cascata, portanto se havia alguma reserva não é para todos os vôos.
Eu estou me reportando a GRU sobre a aeronave que fica parada, não estou comentando sobre a notícia do Rio de Janeiro, naquela oportunidade.
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por MSATO »

José Paulo,

O A345 não ficava "de reserva", como aparentava estar.
Pelo fato da TAM ter tido apenas 02 aeronaves do tipo, estes ficaram restritos à rota MXP.
E por se tratar de vôos diários (e noturnos) em ambos os sentidos, enquanto um fazia MXP-GRU o outro fazia o sentido inverso.
Portanto o A345, na verdade, ficava em solo "aguardando" a sua próxima etapa.
É claro que, devido ao longo tempo em solo, checks ou pequenas manutenções eram feitos, como testemunhei por diversas vezes.

Com a troca de equipamento para o A330 (frota de 20 aeronaves), a aeronave que fez MXP-GRU não necessariamente será a mesma que irá fazer GRU-MXP.

Espero ter esclarecido sua questão.

Abraços.
Saudações AeroEntusiastas!!!
José Paulo
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 645
Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50

Re: Falta de comida em vôo da TAM

Mensagem por José Paulo »

Obrigado, esclareceu sim.
Responder