Delegado da TAAG anuncia novos voos
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- Marcelo Areias
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Delegado da TAAG anuncia novos voos
Delegado da TAAG anuncia novos voos
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Delegado da companhia angolana para Portugal e Espanha Virgílio Dolbeth e Costa
Fotografia: Francisco Bernardo
A Taag espera aumentar o número de passageiros e duplicar a sua capacidade de transporte de carga, quando passar a operar com o Boeing 737-300 na rota Luanda/Lisboa/Luanda, a partir de Dezembro, revelou o delegado da companhia angolana de bandeira para Portugal e Espanha, Virgílio Dolbeth e Costa.
Em entrevista ao Jornal de Angola, o Virgílio Costa considerou o transporte de carga “um bom negócio para a Taag”. “Temos tido uma ocupação grande. Neste momento, temos uma capacidade de transporte de carga por voo na ordem das 20 toneladas e com este novo equipamento vamos ter uma capacidade de 30 a 40 toneladas de carga por voo”, disse.
Virgílio Costa considerou significativo o volume de exportações de Portugal para Angola, por causa, essencialmente, do crescente número de empresas portuguesas a operar no país. “Nós entendemos que num futuro breve Angola venha a fazer as suas exportações, mas neste momento importa e este volume vem de empresas a operar em Angola, principalmente no ramo da construção”, afirmou, acrescentando que com base em acordos com empresas que operam em Angola, “semanalmente temos tido muita carga para Luanda e outras províncias também”.
"Período de pico"
Com a chegada do mês de Dezembro e a aproximação da quadra festiva verifica-se um aumento na procura dos serviços da Taag e a rota Luanda/Lisboa é das mais solicitadas, face ao número de portugueses a trabalhar em Angola e também de angolanos que vão a Portugal passar o Natal com familiares.
Nessa época do ano os níveis de procura são tão elevados que o período acabou por ser baptizado pelos funcionários da companhia como “período de pico”, que nos últimos anos tem justificado a tomada de medidas excepcionais. O movimento inverso ocorre nas duas primeiras semanas de Janeiro.
“A partir do dia 15 de Dezembro vamos introduzir voos extras para fazer face à demanda na rota Luanda/Lisboa, e em Janeiro no sentido Lisboa/Luanda”, adiantou Virgílio Costa, afirmando que “isso é até histórico, atendendo ao número de expatriados que temos a trabalhar em Angola. Temos mais volume de passageiros no mês de Dezembro no percurso Luanda/Lisboa e ocorre o seu regresso em Janeiro”.
Segundo o delegado da Taag, este ano a companhia procura evitar situações de turbulência que se verificaram no passado: “Neste momento a situação está controlada. Temos os voos normalizados de acordo com o número de passageiros que nós temos já em reserva”, referiu o responsável, explicando que, por ser um movimento habitual e constante, a companhia tem reservas para Dezembro feitas desde o mês de Janeiro.
Voos extra
Além dessas dez frequências semanais que a Taag partilha com a TAP, na ordem de 20 frequências semanais, neste período excepcional, a companhia angolana vai introduzir na sua grelha de tráfego mais seis frequências, sendo quatro com destino a Lisboa e duas com destino ao Porto. “Como sabem, nós abrimos a escala do Porto, que tem sido um sucesso para nós, e no mês de Dezembro temos um acordo com a empresa Soares da Costa, em função do qual, desde há quatro anos, fazemos dois voos extra para eles”, revelou.
Mas a procura de lugares nos voos da Taag, especialmente no período de pico, continua a subir. E isso levou a que a direcção da companhia introduzisse outros dois voos extras. “Há aqui um acréscimo de frequências tanto para Lisboa como para o Porto, além das dez que nós realizamos regularmente”, afirmou.
Segundo Virgílio Costa, o movimento no sentido inverso (Lisboa/Luanda) é igualmente exigente para a companhia, que tem bem identificado o período em que precisa de reforçar a capacidade de resposta. “O regresso geralmente é no período entre 5 e 15 de Janeiro. Estes dez dias são preponderantes no regresso dos passageiros por causa do regresso ao trabalho ou às aulas e por isso são contempladas as mesmas frequências de Dezembro para o mesmo número de frequências em Janeiro, para que haja um equilíbrio de retornos sem sobressaltos.”
Bilhetes vendidos
Procurámos saber se, em função do número de reservas feitas para Dezembro desde o começo do ano, ainda havia lugares disponíveis para quem quisesse viajar para Lisboa com a Taag. “Creio que algures ainda teremos alguns lugares disponíveis para este período. Mas nós temos em registo nas nossas reservas para Dezembro, de empresas que o fizeram para os seus trabalhadores desde Janeiro. E realmente temos lugares vendidos e bilhetes emitidos”, confirmou o delegado da Taag que, no entanto, afirmou que a companhia “ainda dispõe de alguns lugares”.
Segundo Virgílio Costa, as pessoas que se decidam viajar para Lisboa à última hora ficam em desvantagem, porque ficam sujeitas a tarifas que não são as melhores. “São tarifas que estão de acordo com o período de pico. Desde o início do ano até Agosto grande parte dos passageiros conseguiu fazer reservas e usufruir das tarefas melhoradas e mais bonificadas que a Taag tinha”, disse o delegado, sublinhando que o que resta “são aquelas tarifas mais altas, a que ficam sujeitos aqueles que tardiamente se decidiram em fazer um programa de férias”.
Aposta vitoriosa na rota do Porto
Lisboa, cidade em que está situada a sede da delegação da Taag em Portugal, não é o único destino dos aviões da companhia angolana para aquele país da Europa. Em Julho, começou a explorar a rota Luanda/Porto, com o seu avião 777-200 ER. “O movimento para o Porto pode-se considerar bom”, disse Virgílio, realçando que a “abertura da rota do Porto foi no sentido de se optimizar o nosso serviço de passageiros para Portugal”.
O delegado da Taag disse que a companhia percebeu que havia “um vazio no norte” de Portugal, de onde vem a maioria dos trabalhadores das construtoras portuguesas que operam em Angola. “O norte gera um tráfego muito específico, em relação às construtoras. Estes passageiros saíam do Porto via Lisboa, tendo um número de horas até ao destino final bastante relevante, na ordem das 16 horas de voo”, disse Virgílio Costa, considerando que após introdução da nova frequência, reduzindo para sete horas de voo, “foi fantástico, porque conseguimos conquistar o mercado no norte de Portugal, não só em passageiros, mas também no transporte de carga”.
O melhor e o pior
Segundo Virgílio Costa, as operações da Taag em Portugal nunca foram tão boas como em 2009, ano em que a companhia deve ter batido todos os recordes em matéria de arrecadação de receitas, mas que acabou por não conseguir manter o desempenho no ano seguinte. “O ano de 2009 foi muito bom para a Taag em termos de receita. Em 2010 tivemos incidentes com os nossos Boeing 777-200, com problemas de motores, que infelizmente aconteceram no período natalício de 2010 e gerou forte quebra de receitas, irregularidades operacionais, com indemnizações inclusivamente.”
Com os incidentes a facturação baixou, porque a companhia teve que recorrer a aparelhos que não dispunham de classe executiva e primeira classe, o que afectou severamente as receitas. “Mas em Março deste ano já conseguimos melhorar a receita, pois conseguimos introduzir de novo os nossos aparelhos. Começámos a operar outra vez o nosso avião, as receitas começaram a subir, a ocupação subiu e tivemos meses excelentes”, afirmou o delegado, sem esconder a satisfação por voltar a aproximar-se dos indicadores de 2009.
Solidariedade
Virgílio Costa não tem dúvida de que a recuperação da companhia angolana de bandeira não se deveu, somente, ao empenho da direcção da empresa e dos seus funcionários. “Há uma grande solidariedade do angolano, do cidadão que nunca nos abandonou, mesmo nos anos mais difíceis.”
“Recordo ainda que na altura em que nós estivemos na lista negra e obrigados a operar com aviões que não eram nossos, sentimos que realmente houve esta solidariedade e esta vontade de ajudar a Taag a vencer”, afirmou o delegado da companhia, sublinhando que, apesar de tudo, os angolanos têm orgulho da sua companhia de bandeira.
Facilidade nos vistos
O delegado da Taag espera que a visita do primeiro-ministro português a Angola venha a resultar num incremento dos investimentos entre os dois países. “Estou optimista no sentido da melhoria das relações entre Portugal e Angola, no aspecto económico, pois é muito importante que aumente o número de empresas a operar em Angola, o que levará ao aumento do fluxo de passageiros a viajar entre os dois países”, disse.
Virgílio Costa considerou também uma mais-valia o acordo firmado com vista a agilizar o processo de aquisição de vistos de entrada nos dois países. “É uma medida que vai dar às companhias aéreas a possibilidade de aumentar o seu tráfego. Não é só o português que vai a Angola, mas também angolanos a virem a Portugal, com as mesmas facilidades de tirar o seu visto. Isto aumentará, sem dúvidas, o fluxo de passageiros nos dois sentidos e as companhias aéreas vão beneficiar.”
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Delegado da companhia angolana para Portugal e Espanha Virgílio Dolbeth e Costa
Fotografia: Francisco Bernardo
A Taag espera aumentar o número de passageiros e duplicar a sua capacidade de transporte de carga, quando passar a operar com o Boeing 737-300 na rota Luanda/Lisboa/Luanda, a partir de Dezembro, revelou o delegado da companhia angolana de bandeira para Portugal e Espanha, Virgílio Dolbeth e Costa.
Em entrevista ao Jornal de Angola, o Virgílio Costa considerou o transporte de carga “um bom negócio para a Taag”. “Temos tido uma ocupação grande. Neste momento, temos uma capacidade de transporte de carga por voo na ordem das 20 toneladas e com este novo equipamento vamos ter uma capacidade de 30 a 40 toneladas de carga por voo”, disse.
Virgílio Costa considerou significativo o volume de exportações de Portugal para Angola, por causa, essencialmente, do crescente número de empresas portuguesas a operar no país. “Nós entendemos que num futuro breve Angola venha a fazer as suas exportações, mas neste momento importa e este volume vem de empresas a operar em Angola, principalmente no ramo da construção”, afirmou, acrescentando que com base em acordos com empresas que operam em Angola, “semanalmente temos tido muita carga para Luanda e outras províncias também”.
"Período de pico"
Com a chegada do mês de Dezembro e a aproximação da quadra festiva verifica-se um aumento na procura dos serviços da Taag e a rota Luanda/Lisboa é das mais solicitadas, face ao número de portugueses a trabalhar em Angola e também de angolanos que vão a Portugal passar o Natal com familiares.
Nessa época do ano os níveis de procura são tão elevados que o período acabou por ser baptizado pelos funcionários da companhia como “período de pico”, que nos últimos anos tem justificado a tomada de medidas excepcionais. O movimento inverso ocorre nas duas primeiras semanas de Janeiro.
“A partir do dia 15 de Dezembro vamos introduzir voos extras para fazer face à demanda na rota Luanda/Lisboa, e em Janeiro no sentido Lisboa/Luanda”, adiantou Virgílio Costa, afirmando que “isso é até histórico, atendendo ao número de expatriados que temos a trabalhar em Angola. Temos mais volume de passageiros no mês de Dezembro no percurso Luanda/Lisboa e ocorre o seu regresso em Janeiro”.
Segundo o delegado da Taag, este ano a companhia procura evitar situações de turbulência que se verificaram no passado: “Neste momento a situação está controlada. Temos os voos normalizados de acordo com o número de passageiros que nós temos já em reserva”, referiu o responsável, explicando que, por ser um movimento habitual e constante, a companhia tem reservas para Dezembro feitas desde o mês de Janeiro.
Voos extra
Além dessas dez frequências semanais que a Taag partilha com a TAP, na ordem de 20 frequências semanais, neste período excepcional, a companhia angolana vai introduzir na sua grelha de tráfego mais seis frequências, sendo quatro com destino a Lisboa e duas com destino ao Porto. “Como sabem, nós abrimos a escala do Porto, que tem sido um sucesso para nós, e no mês de Dezembro temos um acordo com a empresa Soares da Costa, em função do qual, desde há quatro anos, fazemos dois voos extra para eles”, revelou.
Mas a procura de lugares nos voos da Taag, especialmente no período de pico, continua a subir. E isso levou a que a direcção da companhia introduzisse outros dois voos extras. “Há aqui um acréscimo de frequências tanto para Lisboa como para o Porto, além das dez que nós realizamos regularmente”, afirmou.
Segundo Virgílio Costa, o movimento no sentido inverso (Lisboa/Luanda) é igualmente exigente para a companhia, que tem bem identificado o período em que precisa de reforçar a capacidade de resposta. “O regresso geralmente é no período entre 5 e 15 de Janeiro. Estes dez dias são preponderantes no regresso dos passageiros por causa do regresso ao trabalho ou às aulas e por isso são contempladas as mesmas frequências de Dezembro para o mesmo número de frequências em Janeiro, para que haja um equilíbrio de retornos sem sobressaltos.”
Bilhetes vendidos
Procurámos saber se, em função do número de reservas feitas para Dezembro desde o começo do ano, ainda havia lugares disponíveis para quem quisesse viajar para Lisboa com a Taag. “Creio que algures ainda teremos alguns lugares disponíveis para este período. Mas nós temos em registo nas nossas reservas para Dezembro, de empresas que o fizeram para os seus trabalhadores desde Janeiro. E realmente temos lugares vendidos e bilhetes emitidos”, confirmou o delegado da Taag que, no entanto, afirmou que a companhia “ainda dispõe de alguns lugares”.
Segundo Virgílio Costa, as pessoas que se decidam viajar para Lisboa à última hora ficam em desvantagem, porque ficam sujeitas a tarifas que não são as melhores. “São tarifas que estão de acordo com o período de pico. Desde o início do ano até Agosto grande parte dos passageiros conseguiu fazer reservas e usufruir das tarefas melhoradas e mais bonificadas que a Taag tinha”, disse o delegado, sublinhando que o que resta “são aquelas tarifas mais altas, a que ficam sujeitos aqueles que tardiamente se decidiram em fazer um programa de férias”.
Aposta vitoriosa na rota do Porto
Lisboa, cidade em que está situada a sede da delegação da Taag em Portugal, não é o único destino dos aviões da companhia angolana para aquele país da Europa. Em Julho, começou a explorar a rota Luanda/Porto, com o seu avião 777-200 ER. “O movimento para o Porto pode-se considerar bom”, disse Virgílio, realçando que a “abertura da rota do Porto foi no sentido de se optimizar o nosso serviço de passageiros para Portugal”.
O delegado da Taag disse que a companhia percebeu que havia “um vazio no norte” de Portugal, de onde vem a maioria dos trabalhadores das construtoras portuguesas que operam em Angola. “O norte gera um tráfego muito específico, em relação às construtoras. Estes passageiros saíam do Porto via Lisboa, tendo um número de horas até ao destino final bastante relevante, na ordem das 16 horas de voo”, disse Virgílio Costa, considerando que após introdução da nova frequência, reduzindo para sete horas de voo, “foi fantástico, porque conseguimos conquistar o mercado no norte de Portugal, não só em passageiros, mas também no transporte de carga”.
O melhor e o pior
Segundo Virgílio Costa, as operações da Taag em Portugal nunca foram tão boas como em 2009, ano em que a companhia deve ter batido todos os recordes em matéria de arrecadação de receitas, mas que acabou por não conseguir manter o desempenho no ano seguinte. “O ano de 2009 foi muito bom para a Taag em termos de receita. Em 2010 tivemos incidentes com os nossos Boeing 777-200, com problemas de motores, que infelizmente aconteceram no período natalício de 2010 e gerou forte quebra de receitas, irregularidades operacionais, com indemnizações inclusivamente.”
Com os incidentes a facturação baixou, porque a companhia teve que recorrer a aparelhos que não dispunham de classe executiva e primeira classe, o que afectou severamente as receitas. “Mas em Março deste ano já conseguimos melhorar a receita, pois conseguimos introduzir de novo os nossos aparelhos. Começámos a operar outra vez o nosso avião, as receitas começaram a subir, a ocupação subiu e tivemos meses excelentes”, afirmou o delegado, sem esconder a satisfação por voltar a aproximar-se dos indicadores de 2009.
Solidariedade
Virgílio Costa não tem dúvida de que a recuperação da companhia angolana de bandeira não se deveu, somente, ao empenho da direcção da empresa e dos seus funcionários. “Há uma grande solidariedade do angolano, do cidadão que nunca nos abandonou, mesmo nos anos mais difíceis.”
“Recordo ainda que na altura em que nós estivemos na lista negra e obrigados a operar com aviões que não eram nossos, sentimos que realmente houve esta solidariedade e esta vontade de ajudar a Taag a vencer”, afirmou o delegado da companhia, sublinhando que, apesar de tudo, os angolanos têm orgulho da sua companhia de bandeira.
Facilidade nos vistos
O delegado da Taag espera que a visita do primeiro-ministro português a Angola venha a resultar num incremento dos investimentos entre os dois países. “Estou optimista no sentido da melhoria das relações entre Portugal e Angola, no aspecto económico, pois é muito importante que aumente o número de empresas a operar em Angola, o que levará ao aumento do fluxo de passageiros a viajar entre os dois países”, disse.
Virgílio Costa considerou também uma mais-valia o acordo firmado com vista a agilizar o processo de aquisição de vistos de entrada nos dois países. “É uma medida que vai dar às companhias aéreas a possibilidade de aumentar o seu tráfego. Não é só o português que vai a Angola, mas também angolanos a virem a Portugal, com as mesmas facilidades de tirar o seu visto. Isto aumentará, sem dúvidas, o fluxo de passageiros nos dois sentidos e as companhias aéreas vão beneficiar.”
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Marcelo Areias
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Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
B737-300 fazendo LAD-LIS-LAD????? Quantas escalas?? hehehehe
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
... será mesmo ... ? UM DOS VISTOS mais dificeis do mundo é justamente o ANGOLANO , é muito mais facil conseguir visto nos USAMarcelo Areias escreveu:Delegado da TAAG anuncia novos voos
Facilidade nos vistos
....considerou também uma mais-valia o acordo firmado com vista a agilizar o processo de aquisição de vistos de entrada nos dois países. .....
do que conseguir o angolano ...
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Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
schroeder escreveu: ... será mesmo ... ? UM DOS VISTOS mais dificeis do mundo é justamente o ANGOLANO , é muito mais facil conseguir visto nos USA
do que conseguir o angolano ...
Olá.
Essa eu não sabia! Espero um dia ir a Angola!
Sem mais.
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Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
Angola exige visto!?? deveriam agradecer por alguém ir até lá.
com certeza não será um 737-300 que irá fazer a rota Luanda - Lisboa, até porque a empresa está ou já retirou os aviões 737 mais antigos da frota, deve ser 777-300
com certeza não será um 737-300 que irá fazer a rota Luanda - Lisboa, até porque a empresa está ou já retirou os aviões 737 mais antigos da frota, deve ser 777-300
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Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
Que realmente o nosso governo é muito complicado, disto nem mesmo eu tenho dúvidas, mas agradecer alguêm de ir para lá, já não concordo, até porque os estrangeiros lá ganham o dúplo ou tríplo que nos seus próprios países, o que lá investem dá-lhes muitos lucros, não é em vão que lá estão. Porque não vão aos Estados Unidos ou para Europa que mesmo com suas classificações estão a lavar pratos? Um pouco de respeito pelos outros. Como prova lhe dou seus compatriotas que lá foram abrir igrejas e que na inocência daquele povo estão a enriquecer-se. Não sou xenôfobo, mas estes sapos não posso engolir. Finito.MARVIN escreveu:Angola exige visto!?? deveriam agradecer por alguém ir até lá.
com certeza não será um 737-300 que irá fazer a rota Luanda - Lisboa, até porque a empresa está ou já retirou os aviões 737 mais antigos da frota, deve ser 777-300
Sérgio Agostinho
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
... PARA AQUELES QUE NÃO SABEM , conseguir um visto angolano é uma maratona muito grande e que sempre causa um extresseAeroEntusiasta escreveu:Olá.schroeder escreveu: ... será mesmo ... ? UM DOS VISTOS mais dificeis do mundo é justamente o ANGOLANO , é muito mais facil conseguir visto nos USA
do que conseguir o angolano ...
Essa eu não sabia! Espero um dia ir a Angola!
bastante acentuado . Tirar um visto americano é coisa de criança em vista do angolano , tamanha a burocracia . Junte-se o fato de
que em Angola não existe visto de turista , e ficar alem do prazo determinado custa a bagatela de 100 dolares AO DIA , coisa de
pais extremamente rico .
... a burocracia e as gasosas ( propinas ) são coisa de gente grande , e meter as maos nos bolsos e tirar menos de 100 dolares é
o mesmo que dar esmolas no Brasil , lá a coisa é feia e tudo , absolutamente tudo que se faça tem-se de meter as maos nos bolsos
e não adianta querer dar uma de brasileiro .... esperto ... conversa fiada ..... porque tudo que aprendemos de malandragem , de
esperteza vieram dos angolanos , eles continuam sendo os professores e nos apenas os alunos
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
... sim sim é verdadeiro , quem vai la ganha mesmo mais do que em seus paises ENTRETANTO gasta-se 10 vezes mais para se viver em Angola do que no resto do mundo , o custo de vida angolano é o MAIOR DO MUNDO ..... dados da Organização das Nações UNidas e não meus ....agostinho escreveu:Que realmente o nosso governo é muito complicado, disto nem mesmo eu tenho dúvidas, mas agradecer alguêm de ir para lá, já não concordo, até porque os estrangeiros lá ganham o dúplo ou tríplo que nos seus próprios países, o que lá investem dá-lhes muitos lucros, não é em vão que lá estão. Porque não vão aos Estados Unidos ou para Europa que mesmo com suas classificações estão a lavar pratos? Um pouco de respeito pelos outros. Como prova lhe dou seus compatriotas que lá foram abrir igrejas e que na inocência daquele povo estão a enriquecer-se. Não sou xenôfobo, mas estes sapos não posso engolir. Finito.MARVIN escreveu:Angola exige visto!?? deveriam agradecer por alguém ir até lá.
com certeza não será um 737-300 que irá fazer a rota Luanda - Lisboa, até porque a empresa está ou já retirou os aviões 737 mais antigos da frota, deve ser 777-300
... quanto aos compatriotas que la foram abrir igrejas concordo consigo são trambiqueiros POREM entre eles tambem existem pastores angolanos ...
.... e ainda bem que o amigo sabe que o vosso governo é digamos .... complicado .... o nome certo seria outro , mas isso não diz respeito aos estrangeiros .
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
Amigo Schroeder "quem sabe vc é o nosso Cmdte Guimas", de modo algúm quero aqui ferir sensibilidades e mto menos ofender ninguêm, mas as vezes acho que as pessoas devem medir suas palavras antes de dizerem o que for que seja. Eu aceito suas críticas mto bem, mesmo que me doam, porque conheço minha terra e suas complicações ou desordem, estive lá o ano passado e há pouco mais de um mês, para além de ter nascido e crescido lá. Quanto as malandragens, com toda sinceridade entre nós 2 povos irmãos não sei quem é o melhor, mas lhe pôsso garantir que muitas delas aprendémos com as novelas brazucas . Um abraçoschroeder escreveu:AeroEntusiasta escreveu:schroeder escreveu: ... Porque tudo que aprendemos de malandragem , de
esperteza vieram dos angolanos , eles continuam sendo os professores e nos apenas os alunos
Sérgio Agostinho
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
agostinho escreveu:Amigo Schroeder "quem sabe vc é o nosso Cmdte Guimas", de modo algúm quero aqui ferir sensibilidades e mto menos ofender ninguêm, mas as vezes acho que as pessoas devem medir suas palavras antes de dizerem o que for que seja. Eu aceito suas críticas mto bem, mesmo que me doam, porque conheço minha terra e suas complicações ou desordem, estive lá o ano passado e há pouco mais de um mês, para além de ter nascido e crescido lá. Quanto as malandragens, com toda sinceridade entre nós 2 povos irmãos não sei quem é o melhor, mas lhe pôsso garantir que muitas delas aprendémos com as novelas brazucas . Um abraçoschroeder escreveu:AeroEntusiasta escreveu:schroeder escreveu: ... Porque tudo que aprendemos de malandragem , de
esperteza vieram dos angolanos , eles continuam sendo os professores e nos apenas os alunos
.... eu não falei absolutamente nada ofensivo ou indecoroso nem aos brasileiros nem aos angolanos,muito pelo contrario disse malandragem e esperteza que em bom portugues é algo elogioso e jamais desrespeitoso ...
... quanto as novelas brasileira eu não as assisto , são como os enlatados ( filmes de serie ) americanos ... sempre no mesmo tema e jamais mudam o conteudo
.... quanto aos angolanos e brasileiros a meu ver a unica diferençaentre eles é o lado do oceano aonde vivem ...
....
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
Pessoal não vamos discutir por causa disso, mas minha opinião é essa, se a sua é outra ..tranquilo, só penso que Angola, Bolivia, Equador, Paraguay, Chade, Mali, Burkina, BRASIL...(a lista é longa), não são países sérios, são lugares mais ou menos civilizados.
Porque não vou embora? Eu vou!
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Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
... um abraço sr Agostinho prazer em falar consigo novamenteagostinho escreveu:Amigo Schroeder "quem sabe vc é o nosso Cmdte Guimas",schroeder escreveu:AeroEntusiasta escreveu:schroeder escreveu: ...s
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
Eu bem sabia que os dois eram a mesma pessoa, até porque sempre soube me entender com o nosso Comandante. Estou contente por saber que o Sr ainda está em Luanda ou ainda ligado a aviação, pensei que já tivesse voltado para o Brasil, porque aquí mesmo neste fórum alguêm um dia falou no boom da aviação Brasileira e que mtos Brasileiros a voarem por este mundo afora estavam a voltar para sua terra natal e trabalharem próximo de suas famílias. Desejo-lhe mta paz e sucessos nos seus afezeres em minha terra que não é nada fácil, infelizmente pôsso mesmo concordar com o caro Marvin ao afirmar que Angola não é país sério ou mesmo civilizado .schroeder escreveu:... um abraço sr Agostinho prazer em falar consigo novamenteagostinho escreveu:Amigo Schroeder "quem sabe vc é o nosso Cmdte Guimas",schroeder escreveu:AeroEntusiasta escreveu:schroeder escreveu: ...s
Abc.
Sérgio Agostinho
Re: Delegado da TAAG anuncia novos voos
... caro amigo Agostinho
gostei muito dos anos ( 4 ) que passei em Angola .
os angolanos são brasileiros do outro lado do oceano e os brasileiros são angolanos
deste lado de ca.
seu pais deu-me tudo aquilo de que eu esperava , e tenho certeza absoluta de que eu
dei uma pequenissima contribuição para o progresso do pais .
infelizmente acabei com as minhas opiniões incomodando certas pessoas e me causando
bastante transtorno pessoal e profissional , fui obrigado então a esconder-me atras de
um pseudônimo , o que não é do meu feitio mas foi por uma causa justa .
conheci bastante do seu pais , em termos de aviação e outras coisas mais que aqui não
julgo necessario serem listadas e , apesar de ter sido convidado a trabalhar pela segunda
autoridade maxima do pais , enfrentei diversas dificuldades pessoais e profissionais , em
vista daquilo que escrevia .
Angola tem tudo para ser um GRANDE pais , mas ficou apenas como um pais porque aqueles
que deteem o poder .... principal ou paralelo ... legitimo ou imposto ... não querem ou não
deixam que o progresso realmente se instale definitivamente no pais ... e isso será cobrado
pela sociedade em um prazo não muito longo , de uma forma não muito prazeirosa justamente
por aqueles que se sentem excluidos
eu sou muito grato ao tempo em que la estive , mas graças a DEUS estou de volta , aproveitando
a excelente fase da aviação no Brasil , eu trabalho agora em uma grande companhia brasileira
mas com absoluta certeza jamais esquecerei dos meus tempos angolanos ...
ainda continuo por aqui e os meus conhecimentos a respeito da aviação em Angola e com certeza
absoluta com as minhas opiniões continuarao no forum , mas sempre respeitando o pais dos outros
mesmo que pessoalmente em algumas coisas eu seja contra
falar mau dos outros é muito facil quando não se tem espelho na propria casa ...
um abraço sr Agostinho
gostei muito dos anos ( 4 ) que passei em Angola .
os angolanos são brasileiros do outro lado do oceano e os brasileiros são angolanos
deste lado de ca.
seu pais deu-me tudo aquilo de que eu esperava , e tenho certeza absoluta de que eu
dei uma pequenissima contribuição para o progresso do pais .
infelizmente acabei com as minhas opiniões incomodando certas pessoas e me causando
bastante transtorno pessoal e profissional , fui obrigado então a esconder-me atras de
um pseudônimo , o que não é do meu feitio mas foi por uma causa justa .
conheci bastante do seu pais , em termos de aviação e outras coisas mais que aqui não
julgo necessario serem listadas e , apesar de ter sido convidado a trabalhar pela segunda
autoridade maxima do pais , enfrentei diversas dificuldades pessoais e profissionais , em
vista daquilo que escrevia .
Angola tem tudo para ser um GRANDE pais , mas ficou apenas como um pais porque aqueles
que deteem o poder .... principal ou paralelo ... legitimo ou imposto ... não querem ou não
deixam que o progresso realmente se instale definitivamente no pais ... e isso será cobrado
pela sociedade em um prazo não muito longo , de uma forma não muito prazeirosa justamente
por aqueles que se sentem excluidos
eu sou muito grato ao tempo em que la estive , mas graças a DEUS estou de volta , aproveitando
a excelente fase da aviação no Brasil , eu trabalho agora em uma grande companhia brasileira
mas com absoluta certeza jamais esquecerei dos meus tempos angolanos ...
ainda continuo por aqui e os meus conhecimentos a respeito da aviação em Angola e com certeza
absoluta com as minhas opiniões continuarao no forum , mas sempre respeitando o pais dos outros
mesmo que pessoalmente em algumas coisas eu seja contra
falar mau dos outros é muito facil quando não se tem espelho na propria casa ...
um abraço sr Agostinho