Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- CMTE.
- Mensagens: 798
- Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 09:03
- Localização: SDU/SBRJ
- Contato:
Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Caros,
Estou fazendo uma pesquisa sobre as companhias aéreas e aeronaves comerciais que voavam regularmente para o GIG desde o fim da II Guerra Mundial até meados dos anos 70. Já consegui levantar algumas, mas gostaria de ter a relação de TODOS os tipos operados por essas companhias nesse período.
Vocês sabem com que aviões essas companhias voavam pra cá?
Aerolineas Argentinas (antes do 707 e do 737-200) - Comet 4 e DC-6 - mais algum?
AeroPeru (antes dos DC-8-55/62)
Air France (antes do 707)
Alitalia (antes do DC-8-62)
APSA (antes do Convair 990)
Avianca (antes do 707)
BUA/BOAC (antes do VC-10)
Braniff (antes do DC-8-55)
Canadian (antes do DC-10)
Delta (alguém me disse que ela voou pra cá nos anos 50/60... se voava, com que avião?)
Iberia (antes do DC-8-52)
KLM (antes dos DC-8-53/55)
LAB (antes do 727-100 e do Electra)
Ladeco (antes do 727-100)
Lan Chile (antes do 707 e do 727-100)
LAP (antes do Electra)
Lufthansa (antes do 707) - L1649 Starliner - mais algum?
Pan Am (antes do 707 e do 720) - Boeing 377 Stratocruiser - mais algum?
Pluna (antes do Viscount 700)
Royal Air Maroc (antes do 707)
SAS (antes dos DC-8-33 e 62)
South African (antes do 707)
Swissair (antes do DC-10)
TAP (antes do Constellation) - chegou a vir com o DC-4?
VIASA (antes do DC-8-53)
Por favor, estou perguntando sobre AVIÕES ANTIGOS, de 1945 até 1975, e não sobre os que vieram depois deles. E se alguém lembrar de alguma outra companhia estrangeira que operou voos para o Rio regularmente até meados dos anos 70, pode mencionar também (não esquecendo os modelos de aviões operados)!
Essa pesquisa é para me ajudar a montar o acervo do meu "mini-museu da aviação comercial no Brasil" com miniaturas de todos os aviões que voaram pra cá, e para ter um histórico mais abrangente sobre o aeroporto (obs: não precisam relacionar as companhias brasileiras, pois dessas eu já tenho bastante informação).
Abraço
Estou fazendo uma pesquisa sobre as companhias aéreas e aeronaves comerciais que voavam regularmente para o GIG desde o fim da II Guerra Mundial até meados dos anos 70. Já consegui levantar algumas, mas gostaria de ter a relação de TODOS os tipos operados por essas companhias nesse período.
Vocês sabem com que aviões essas companhias voavam pra cá?
Aerolineas Argentinas (antes do 707 e do 737-200) - Comet 4 e DC-6 - mais algum?
AeroPeru (antes dos DC-8-55/62)
Air France (antes do 707)
Alitalia (antes do DC-8-62)
APSA (antes do Convair 990)
Avianca (antes do 707)
BUA/BOAC (antes do VC-10)
Braniff (antes do DC-8-55)
Canadian (antes do DC-10)
Delta (alguém me disse que ela voou pra cá nos anos 50/60... se voava, com que avião?)
Iberia (antes do DC-8-52)
KLM (antes dos DC-8-53/55)
LAB (antes do 727-100 e do Electra)
Ladeco (antes do 727-100)
Lan Chile (antes do 707 e do 727-100)
LAP (antes do Electra)
Lufthansa (antes do 707) - L1649 Starliner - mais algum?
Pan Am (antes do 707 e do 720) - Boeing 377 Stratocruiser - mais algum?
Pluna (antes do Viscount 700)
Royal Air Maroc (antes do 707)
SAS (antes dos DC-8-33 e 62)
South African (antes do 707)
Swissair (antes do DC-10)
TAP (antes do Constellation) - chegou a vir com o DC-4?
VIASA (antes do DC-8-53)
Por favor, estou perguntando sobre AVIÕES ANTIGOS, de 1945 até 1975, e não sobre os que vieram depois deles. E se alguém lembrar de alguma outra companhia estrangeira que operou voos para o Rio regularmente até meados dos anos 70, pode mencionar também (não esquecendo os modelos de aviões operados)!
Essa pesquisa é para me ajudar a montar o acervo do meu "mini-museu da aviação comercial no Brasil" com miniaturas de todos os aviões que voaram pra cá, e para ter um histórico mais abrangente sobre o aeroporto (obs: não precisam relacionar as companhias brasileiras, pois dessas eu já tenho bastante informação).
Abraço
---
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
-
- Fundador
- Mensagens: 9635
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Oi Daniel.
Lembrei do voo que muito escutei em HF, o Iraqi 522, operado c/ B74SP e 742.
Eles voaram pro GIG antes de 75?
Lembrei do voo que muito escutei em HF, o Iraqi 522, operado c/ B74SP e 742.
Eles voaram pro GIG antes de 75?
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/

Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Acho que não, AeroEntusiasta. Que eu saiba, a IAW começou a voar pro GIG em 78.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Sim, com os Boeing 707 que levavam também os empregados da Construtora Mendes Júnior para as obras no Iraque.Electra escreveu:Que eu saiba, a IAW começou a voar pro GIG em 78.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Completando a informação:
A Iraqi Airways operou com Boeing 707 até 1985, na rota Bagdá / Aman / Lisboa / GIG. Em 1988 deixou de operar no Brasil, mas reiniciou em JUN/1989 na rota Bagdá / Larnaca / Lisboa / GIG, aos sábados, utilizando novamente o Boeing 707. Em SET/1989, o 707 foi substituido pelo Boeing 747-200 Combi.
A Iraqi Airways operou com Boeing 707 até 1985, na rota Bagdá / Aman / Lisboa / GIG. Em 1988 deixou de operar no Brasil, mas reiniciou em JUN/1989 na rota Bagdá / Larnaca / Lisboa / GIG, aos sábados, utilizando novamente o Boeing 707. Em SET/1989, o 707 foi substituido pelo Boeing 747-200 Combi.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Boa tarde.
Carissimo amigo Daniel,
Tenho alguma coisa anotada ja algum tempo as quai estou lhe enviando.
Empresas Sul-Americanas
Aerolineas Argentinas (AR) - Caravelle, Comet IV, Boeing 737/200, 727/200 e DC-6
Avianca (AV) Boeing 707 e 747.
Pluna (PU) – Viscount – Boeing 737/200 - 707
Lan Chile (LA) – década de 70 com os Boeings 707
LAB (LB) – Boeing 727/100 e 200
Ladeco (UC) – Iniciou operações no Brasil em 29/06/1978 com o Boeing 727/100
Aero Peru (PL) – foi autorizada a operar no Brasil em 13/06/1975 – iniciou as operações em 23/10/1975 – DC-8
LAP (PZ) – 1º vôo da LAP para o Brasil foi em 20/08/1963 com Convair 240 – Electra II 188 – Boeing 707/320
APSA (EP) em 08/1965 foi concedida autorização para operar no Brasil, operou até 1968 – Convair 990 - Coronado
TSA (Transcontinental) Bristol Britannias
Viasa(VA) – iniciou as operações no Brasil em 04/06/1975
Empresas Norte Americanas
Braniff (BN) – Douglas DC-7, DC-8
Panam (PA) – Douglas DC-7, Constellation 1049, Boeing 707
Canadian(CP) Iniciou as operações no Brasil em 02/05/1987 DC 10-30
Empresas Européias.
Air France (AF) – em 23/06/1946 inicia vôos para o Brasil com os DC-4 - Constellation 1049 – Boeing 707
Alitalia (AZ) Quadrimotor Lancastrian – DC-6 B – DC-8 – DC-10.30
BSAA, BUA/BOAC –
1º de janeiro de 1946 > BSAA a 1ª rota partia de Londres, fazia escalas em Lisboa, Dacar, Natal e chegava ao Rio de Janeiro – vôo experimental esse vôo segui depois para EZE e SCL com aviões Canadair Argonaut, um DC-4 fabricado sob licença no Canadá, com cabine pressurizada e motores Rolls-Royce Merlin. Voou também com os modelos Quadrimotores - Lancastrian, York e Tudor 4.
BUA – VC 10
BOAC – Comet IV
British Caledônian – Boeing 707 – DC10-30
Ibéria (IB) – Em 23/09/1946 com Douglas DC-4, depois Constellation 1049 – DC-8/63 – DC10-30
KLM (KL) – Douglas DC-6 – DC-8 – DC10-30
Lufthansa (LH) – Constellation 1049G – Boeing 707 – DC10-30
1934 > Lufthansa > Em 1934 a empresa inaugurou seu primeiro vôo transoceânico.
Em abril de 1934, a Deutsche Lufthansa implanta o primeiro serviço aéreo transoceânico do Mundo, onde em dois dias e meio, um passageiro viajava entre Berlin e o Rio de Janeiro, um avanço espantoso para a época. O defeito deste sistema estava no fato dos aviões necessitarem amerissar no meio do Oceano Atlântico, ser o hidroavião içado por um navio-catapulta, abastecerem e serem catapultados em direção a Natal. Algum tempo depois este sistema foi desativado com a entrada de novos aviões
1956 > Lufthansa inicias seus vôos para América do Sul incluindo o Brasil com os aviões Constellation Starliner. A rota era FRA / DKR / GIG / CGH e EZE.
Swissair (SR) DC-4 – Convair 990 – Douglas DC-8 – DC-10.30
10/10/1947 > 1º vôo da Swissair para América do Sul incluindo o Brasil com o DC-4 HB-ILO – a 1ª Rota de Vôo - Genebra - Dakar - Rio - Montevidéu - Buenos Aires
TAP (TP) – em 17/06/1964 pousa no GIG o 1º Boeing 707 – Boeing 747
Em 06/12/1960 é criado o vôo da amizade TAP/Panair com os DC-7C da PB nessa rota os Constellation 1049 da TAP chegou a voar em algumas vezes.
SAS (SK) – Douglas DC-6 – DC-8 – DC10-30
RAM – (T2) Boeing 707
========================================================================================================
SAA (SA) No Brasil desde 1966 Boeings 707
========================================================================================================
Abraços
Cursio
Carissimo amigo Daniel,
Tenho alguma coisa anotada ja algum tempo as quai estou lhe enviando.
Empresas Sul-Americanas
Aerolineas Argentinas (AR) - Caravelle, Comet IV, Boeing 737/200, 727/200 e DC-6
Avianca (AV) Boeing 707 e 747.
Pluna (PU) – Viscount – Boeing 737/200 - 707
Lan Chile (LA) – década de 70 com os Boeings 707
LAB (LB) – Boeing 727/100 e 200
Ladeco (UC) – Iniciou operações no Brasil em 29/06/1978 com o Boeing 727/100
Aero Peru (PL) – foi autorizada a operar no Brasil em 13/06/1975 – iniciou as operações em 23/10/1975 – DC-8
LAP (PZ) – 1º vôo da LAP para o Brasil foi em 20/08/1963 com Convair 240 – Electra II 188 – Boeing 707/320
APSA (EP) em 08/1965 foi concedida autorização para operar no Brasil, operou até 1968 – Convair 990 - Coronado
TSA (Transcontinental) Bristol Britannias
Viasa(VA) – iniciou as operações no Brasil em 04/06/1975
Empresas Norte Americanas
Braniff (BN) – Douglas DC-7, DC-8
Panam (PA) – Douglas DC-7, Constellation 1049, Boeing 707
Canadian(CP) Iniciou as operações no Brasil em 02/05/1987 DC 10-30
Empresas Européias.
Air France (AF) – em 23/06/1946 inicia vôos para o Brasil com os DC-4 - Constellation 1049 – Boeing 707
Alitalia (AZ) Quadrimotor Lancastrian – DC-6 B – DC-8 – DC-10.30
BSAA, BUA/BOAC –
1º de janeiro de 1946 > BSAA a 1ª rota partia de Londres, fazia escalas em Lisboa, Dacar, Natal e chegava ao Rio de Janeiro – vôo experimental esse vôo segui depois para EZE e SCL com aviões Canadair Argonaut, um DC-4 fabricado sob licença no Canadá, com cabine pressurizada e motores Rolls-Royce Merlin. Voou também com os modelos Quadrimotores - Lancastrian, York e Tudor 4.
BUA – VC 10
BOAC – Comet IV
British Caledônian – Boeing 707 – DC10-30
Ibéria (IB) – Em 23/09/1946 com Douglas DC-4, depois Constellation 1049 – DC-8/63 – DC10-30
KLM (KL) – Douglas DC-6 – DC-8 – DC10-30
Lufthansa (LH) – Constellation 1049G – Boeing 707 – DC10-30
1934 > Lufthansa > Em 1934 a empresa inaugurou seu primeiro vôo transoceânico.
Em abril de 1934, a Deutsche Lufthansa implanta o primeiro serviço aéreo transoceânico do Mundo, onde em dois dias e meio, um passageiro viajava entre Berlin e o Rio de Janeiro, um avanço espantoso para a época. O defeito deste sistema estava no fato dos aviões necessitarem amerissar no meio do Oceano Atlântico, ser o hidroavião içado por um navio-catapulta, abastecerem e serem catapultados em direção a Natal. Algum tempo depois este sistema foi desativado com a entrada de novos aviões
1956 > Lufthansa inicias seus vôos para América do Sul incluindo o Brasil com os aviões Constellation Starliner. A rota era FRA / DKR / GIG / CGH e EZE.
Swissair (SR) DC-4 – Convair 990 – Douglas DC-8 – DC-10.30
10/10/1947 > 1º vôo da Swissair para América do Sul incluindo o Brasil com o DC-4 HB-ILO – a 1ª Rota de Vôo - Genebra - Dakar - Rio - Montevidéu - Buenos Aires
TAP (TP) – em 17/06/1964 pousa no GIG o 1º Boeing 707 – Boeing 747
Em 06/12/1960 é criado o vôo da amizade TAP/Panair com os DC-7C da PB nessa rota os Constellation 1049 da TAP chegou a voar em algumas vezes.
SAS (SK) – Douglas DC-6 – DC-8 – DC10-30
RAM – (T2) Boeing 707
========================================================================================================
SAA (SA) No Brasil desde 1966 Boeings 707
========================================================================================================
Abraços
Cursio
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Em JUL 1970 vi Boeing 707 da Aerolíneas Argentinas no GIG.José Cursio escreveu: Empresas Sul-Americanas
Aerolineas Argentinas (AR) - Caravelle, Comet IV, Boeing 737/200, 727/200 e DC-6
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Boa noite amigos Forenses
Perfeito Mauricio, muito boa sua observção.
Em 15 de dezembro de 1966 a Aerolineas Argentinas inaugurou a rota EZE / Idlewild depois (John F. Kennedy) JFK com escalas no GIG operando com o Boeing 707/387.
Grato pela correção.
Abraços
Cursio
Perfeito Mauricio, muito boa sua observção.
Em 15 de dezembro de 1966 a Aerolineas Argentinas inaugurou a rota EZE / Idlewild depois (John F. Kennedy) JFK com escalas no GIG operando com o Boeing 707/387.
Grato pela correção.

Abraços
Cursio
-
- PP
- Mensagens: 22
- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 15:31
- Localização: vargem grande paulista - sp
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Vou usar a memória.
Pluna -- Douglas Dc-3 e Vickers Viscount
Aerolineas Argentinas -- Douglas Dc-4, Douglas Dc-6, Comet 4, Caravelle, Boeing 707
Transcontinental Argentina -- Bristol Britannia
Lap -- Convair 240, Lockheed Electra
(Outra companhia paraguaia operou algum tempo para o Rio com Curtiss Commando. Não consegui achar o nome)
Apsa -- Comvair 990
Avianca -- Boeing 720B, Boeing 707
Pan Am -- Boeing Stratocruiser, Dougkas Dc-4, Dc-6b e Dc-7b, Boeing 707
Braniff -- Douglas Dc-6, Douglas Dc-7c, Boeing 707-220
(Ao que eu saiba, a Delta não operou no Brasil na época)
TAP -- Dc-7c, Electra e Super G Constellation no "Voo da Amizade"
Iberia -- Dc-4, Super G Constellation, Dc-8
Alitalia -- Dc-4, Dc-6b, Dc-8
Air France -- Dc-4, Constellation, Super G Constellation, Boeing 707
Swissair -- Dc-6b, Convair 990, Dc-8
Boac -- Avro Lancastrian e York, Canadair IV, Comet 4
Caledonian/Bua -- Dc-7c, Boeing 707
KLM -- Dc-4, Dc-6b, Dc-7c, Dc-8
Lufthansa -- Super G Constellation, Lockheed 1649A, Boeing 707
SAS -- Dc-4, Dc-6b, Dc-7c, Convair 990, Dc-8
Está indo de memória. Não posso garantir que esteja completo.
Mário
Pluna -- Douglas Dc-3 e Vickers Viscount
Aerolineas Argentinas -- Douglas Dc-4, Douglas Dc-6, Comet 4, Caravelle, Boeing 707
Transcontinental Argentina -- Bristol Britannia
Lap -- Convair 240, Lockheed Electra
(Outra companhia paraguaia operou algum tempo para o Rio com Curtiss Commando. Não consegui achar o nome)
Apsa -- Comvair 990
Avianca -- Boeing 720B, Boeing 707
Pan Am -- Boeing Stratocruiser, Dougkas Dc-4, Dc-6b e Dc-7b, Boeing 707
Braniff -- Douglas Dc-6, Douglas Dc-7c, Boeing 707-220
(Ao que eu saiba, a Delta não operou no Brasil na época)
TAP -- Dc-7c, Electra e Super G Constellation no "Voo da Amizade"
Iberia -- Dc-4, Super G Constellation, Dc-8
Alitalia -- Dc-4, Dc-6b, Dc-8
Air France -- Dc-4, Constellation, Super G Constellation, Boeing 707
Swissair -- Dc-6b, Convair 990, Dc-8
Boac -- Avro Lancastrian e York, Canadair IV, Comet 4
Caledonian/Bua -- Dc-7c, Boeing 707
KLM -- Dc-4, Dc-6b, Dc-7c, Dc-8
Lufthansa -- Super G Constellation, Lockheed 1649A, Boeing 707
SAS -- Dc-4, Dc-6b, Dc-7c, Convair 990, Dc-8
Está indo de memória. Não posso garantir que esteja completo.
Mário
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
[quote="mario leite fernandes]
(Outra companhia paraguaia operou algum tempo para o Rio com Curtiss Commando. Não consegui achar o nome)
[/quote]
A empresa era a LAPSA (Lloyd Aéreo Paraguayo), que operava a partir de Maio/1961 a rota ASU / CWB / CGH / GIG com os Curtiss Comando C-46, duas vezes por semana. Em 1964 foram substituídos pelos Constellation. E em 1965 a empresa foi cassada.
(Outra companhia paraguaia operou algum tempo para o Rio com Curtiss Commando. Não consegui achar o nome)
[/quote]
A empresa era a LAPSA (Lloyd Aéreo Paraguayo), que operava a partir de Maio/1961 a rota ASU / CWB / CGH / GIG com os Curtiss Comando C-46, duas vezes por semana. Em 1964 foram substituídos pelos Constellation. E em 1965 a empresa foi cassada.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Boa tarde amigos Forenses.
Fotos da Panam em CGH nos bons tempos.
Panam em CGH.
Douglas DC-3
http://img577.imageshack.us/img577/2228 ... 012011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Douglas DC-4 – Flap Internacional nº 343
http://img412.imageshack.us/img412/403/ ... 022011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Constellation – Flap Internacional nº 425
http://img831.imageshack.us/img831/6594 ... ionemc.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
Cursio
Fotos da Panam em CGH nos bons tempos.

Panam em CGH.
Douglas DC-3
http://img577.imageshack.us/img577/2228 ... 012011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Douglas DC-4 – Flap Internacional nº 343
http://img412.imageshack.us/img412/403/ ... 022011.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Constellation – Flap Internacional nº 425
http://img831.imageshack.us/img831/6594 ... ionemc.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
Cursio
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Bom, qual era o equipamento oficial da rota em cd época, confesso que não sei, mas sempre que o assunto é IAW no GIG, ainda que o assunto do tópico não seja este, é inevitável o comentário de que era praxe a IAW mandar o 74M quando tinha carga de armamentos daqui pra lá e mais, se o avião ficasse mt pesado, os armamentos iam e os pax desciam e iam por outras cias. No airliners, tem duas fotos do 74M da IAW no GIG, ambas em 1982.Maurício escreveu:A Iraqi Airways operou com Boeing 707 até 1985, na rota Bagdá / Aman / Lisboa / GIG. Em 1988 deixou de operar no Brasil, mas reiniciou em JUN/1989 na rota Bagdá / Larnaca / Lisboa / GIG, aos sábados, utilizando novamente o Boeing 707. Em SET/1989, o 707 foi substituido pelo Boeing 747-200 Combi.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
- CMTE.
- Mensagens: 798
- Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 09:03
- Localização: SDU/SBRJ
- Contato:
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Amigo Cursio,José Cursio escreveu:Boa tarde.
TSA (Transcontinental) Bristol Britannias
Braniff (BN) – Douglas DC-7, DC-8
British Caledônian – Boeing 707 – DC10-30
KLM (KL) – Douglas DC-6 – DC-8 – DC10-30
Swissair (SR) DC-4 – Convair 990 – Douglas DC-8 – DC-10.30
SAS (SK) – Douglas DC-6 – DC-8 – DC10-30
Cursio

Tremenda ajuda! Só faltou mencionar que versão dos DC-8 as companhias acima operaram. Na Braniff lembro de ver os -55 e -62, e da KLM vi o -63. Acho que a KLM chegou a operar também a série -50, mas não sei se operou a -62 no Brasil. E os da SAS e Swissair, de que versão eram?
Eu não sabia dos Britannias da TSA! E quanto à British Caledonian, acho que chegou a fazer alguns voos com o VC-10 também, pois já vi um anúncio da época (mas não tenho nenhuma prova fotográfica)...
Abraço,
Daniel
---
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
-
- CMTE.
- Mensagens: 798
- Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 09:03
- Localização: SDU/SBRJ
- Contato:
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Caros,Electra escreveu:Maurício escreveu:A Iraqi Airways operou com Boeing 707 até 1985, na rota Bagdá / Aman / Lisboa / GIG
A Iraqi está fora da pesquisa, pois é posterior a 1980, mas confirmo que ela voou com o 747-200 Combi (cheguei a ver o avião na posição 12 do TPS1 sendo carregado com blindados pela porta traseira!), e depois com o 707.
Abraço

---
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
-
- CMTE.
- Mensagens: 798
- Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 09:03
- Localização: SDU/SBRJ
- Contato:
Re: Pesquisa: aeronaves que operaram no GIG até 1975
Acho que só faltou o 720... encontrei algumas fotos deles no GIG!mario leite fernandes escreveu:Vou usar a memória.
Pan Am -- Boeing Stratocruiser, Dougkas Dc-4, Dc-6b e Dc-7b, Boeing 707
Mário

---
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br
AVIATION ON LINE
Guia e Revista Digital de Aviação
o primeiro site de aviação no Brasil - no ar desde 1994
http://www.aviation.com.br