Finalmente: Nossos F5 terão um missel BVR

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Luiz Padilha
PC
PC
Contato:

Finalmente: Nossos F5 terão um missel BVR

Mensagem por Luiz Padilha »

Saiu hoje no site da FAB, vejam:
Até que enfim.

Retirado do site da FAB

terça-feira, 12 abril de 2005 - 16:20h

Caçadores comemoram 60 anos do dia 22 de abril de 1945

A Base Aérea de Santa Cruz (BASC) sediará, de 14 a 22 de abril, a Reunião da Aviação de Caça 2005 (RAC 2005). O evento contará com a presença dos onze Esquadrões de Caça da FAB, subordinados à Terceira Força Aérea (III FAE), e com mais de 70 aeronaves.

Esse ano se comemoram os 60 anos do dia 22 de abril de 1945, quando o esquadrão representou o Brasil nos céus da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Serão nove dias em que os caçadores dos mais diversos rincões do país estarão reunidos, trocando experiências, competindo, cultuando os nossos heróis e se confraternizando.

Além das atividades da programação tradicional, haverá também um Torneio de Reabastecimento em Vôo (Torneio “Mangueirão”), entre as Unidades Aéreas que operam as aeronaves R/A-1, competição aérea de Tiro Terrestre, apresentação do Míssil BVR Derby, de alcance médio (40 km) e emprego de armamento real.
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Grande notícia!

Mensagem por jambock »

Prezado Luiz Padilha:

Grande notícia :!: A FAB ficará muito bem servida com os Derby nos F-5BR. Será que os A-1, após o up-grade, poderão também utiliza-los :?:
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

Alguem tem mais informaçoes sobre os Derby?
Fernando Marcato

Imagem
Luiz Padilha
PC
PC
Contato:

Acredito que sim, pois os sistemas do A-1 após a modernização, será igual ao do F5-BR.
[]'s
Padilha
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Só consegui isto...

Mensagem por jambock »

Prezado marcato:

Fui ao site da Rafael e só consegui isto:

Derby Beyond Visual Range Air To Air Missile
RAFAEL's Derby is a fully developed Beyond Visual Range Air-To-Air missile. The missile offers excellent performance and maneuverability in both medium and short range engagements. The missile is also offered in an air defense configuration.
Main features:
Active Radar Seeker
Designed for both medium and short range
All weather performance
Look-down/Shoot-down capability
Lock On Before Launch (LOBL) mode for tight dogfights
Advanced programmable ECCM
Lightweight
Fully developed, tested and proven missile

Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Luiz Padilha
PC
PC
Contato:

Maravilha! Agora não estaremos tão cegos!!!
Cegos, porque antes não enxergavamos nada e não tinhamos com o que atirar, agora, enxergamos e temos o que atirar.
Ok! Alguns vão dizer que o que temos hoje não se compara com o que o Tio Sam tem, mas para quem nada tinha, tá muito bom!eheheheh
[]'s
Padilha
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Amigos, eu acredito que os A-1's não serão compatibilizados para o uso do míssil Derby porque alguns motivos:

1. O A-1 é uma aeronave de ataque e, portanto, mísseis ar-ar de médio alcance não são algo fundamental.

2. O A-1 possui poucos cabides (hardpoints) e dúvido que abririam mão dos cabides subalares externos para carregar mísseis para emprego de mísseis BVR.

3. Se até hoje, os wingtips dos A-1's brasileiros não podem ser utilizados para utilizar arma alguma (sim, é isso mesmo... os wingtips dos A-1's só estão capacitados para transportar mísseis AIM-9B que já sairam de operação na FAB) imagine então o tempo que demorará/demoraria para se integrar os Derbys ao sistema de armas do mesmo.

4. A quantidade de mísseis a serem adquiridos possivelmente não justificará essa integração.

5. É óbvio que essa não pode nunca ser esquecida: Dinheiro!

Para finalizar, gostaria de fazer uma pequena correção ao que o colega Luiz Padilha falou: os sistemas do A-1M e do F-5EM não serão completamente iguais sendo a diferença mais notável entre os radares sendo que o radar do A-1M será o SCP-01 Scipio e o do F-5EM será uma versão do radar italiano Grifo.

Abraços
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: Só consegui isto...

Mensagem por marcato »

jambock escreveu:Prezado marcato:

Fui ao site da Rafael e só consegui isto:
Valeu Claudio!
Fernando Marcato

Imagem
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

Inicialmente o A-1 era para usar misseis piranha. Eu vejo as vezes os A-1 com misseis que acho que são piranhas totalmente azul. Parece que são misseis que não funcionam. São azul porque são de instrução e não para uso.
TATSCH
Luiz Padilha
PC
PC
Contato:

Ailton Junior escreveu:Amigos, eu acredito que os A-1's não serão compatibilizados para o uso do míssil Derby porque alguns motivos:

1. O A-1 é uma aeronave de ataque e, portanto, mísseis ar-ar de médio alcance não são algo fundamental.

2. O A-1 possui poucos cabides (hardpoints) e dúvido que abririam mão dos cabides subalares externos para carregar mísseis para emprego de mísseis BVR.

3. Se até hoje, os wingtips dos A-1's brasileiros não podem ser utilizados para utilizar arma alguma (sim, é isso mesmo... os wingtips dos A-1's só estão capacitados para transportar mísseis AIM-9B que já sairam de operação na FAB) imagine então o tempo que demorará/demoraria para se integrar os Derbys ao sistema de armas do mesmo.

4. A quantidade de mísseis a serem adquiridos possivelmente não justificará essa integração.

5. É óbvio que essa não pode nunca ser esquecida: Dinheiro!

Para finalizar, gostaria de fazer uma pequena correção ao que o colega Luiz Padilha falou: os sistemas do A-1M e do F-5EM não serão completamente iguais sendo a diferença mais notável entre os radares sendo que o radar do A-1M será o SCP-01 Scipio e o do F-5EM será uma versão do radar italiano Grifo.

Abraços
O que eu soube é que seria o mesmo tipo de radar, tanto para o F5 e A1. Afinal, os dois podem fazer a mesma varredura e a diferença seria talvez o tamanho da antena que no A1 seria maior. Mas isso eu não tenho certeza 100%. Vou apurar.
Quanto aos wingtips, isso também eu não sabia, mas também vou levantar com o pessoal do 1º/16º Adelfi que opera a aeronave.
Assim que souber, posto aqui.
[]'s
Padilha
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

tatsch, eu sinceramente não me lembro de nenhuma vez ter visto um A-1 com um míssil Piranha seja de mockup ou treinamento, quanto menos um operacional. Os únicos mísseis que já vi em fotos nos trilhos de ponta de asa dos A-1's brasileiros foram AIM-9B Sidewinder de instrução.

Luiz Padilha, existem diversas publicações tanto nacionais quanto estrangeiras que citam o que falei sobre a diferença dos radares. Tanto o SCP-01 Scipio (à ser utilizado pelos A-1's modernizados) quanto o Grifo-BR (que é basicamente um Grifo-F só que modificado para atender às especificações da FAB) são radares multimodo desenvolvidos pela empresa italiana Galileo Avionica (no caso do Scipio em parceria com a Mectron). A maior diferença de requesitos entre ambos está no fato do Scipio possuir maior enfase no emprego ar-solo (alcance de 30 km contra alvos aéreos com RCS de 5 m2 e 80 km contra alvos navais com RCS de 100 m2) e maior ênfase nos modos ar-ar do Grifo-BR (75 km contra alvos aéreos com RCS de 5 m2). De qualquer, uma confirmação de dentro da FAB será interessante, afinal, quanto mais informações, melhor! :wink:

Abraços
Luiz Padilha
PC
PC
Contato:

Principalmente porque muito do que nós lemos, nem sempre corresponde a realidade. Alcance, modelo,disponibilidade, enfim, muitas vezes quando chego na fonte, descubro que as coisas não são bem assim como nós lemos. Entende porque eu vou tentar apurar. É isso.
[]'s
Padilha
Responder