
ACIDENTE CARAVELLE VARIG ( PP-VJD )
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ACIDENTE CARAVELLE VARIG ( PP-VJD )
Pouco se fala referente ao acidente com o Caravelle PP-CJD em BSB no ano de 1961, pelo que vejo foi o primeiro acidente com jato no Brasil e perda total.Mas qual a causa deste acidente ate hoje nao sei..
.

Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Esto es muy interesante!... Me gustaría mucho precisar de más datos o información al respecto. Fotos? 

Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Acidente em BSB foi em 06.09.1961 com o Caravelle III PP-VJD c/n 15. Possuia um TT de 2686 Horas com um TL de 2703. Cancelado do registro em 15.01.1962.Originalmente um Série I convertido para Série III em 1961.
Cedrini
Cedrini
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Status:
Date: 27 SEP 1961
Type: Sud Aviation SE-210 Caravelle III
Operator: Varig
Registration: PP-VJD
C/n / msn: 15
First flight: 1959
Crew: Fatalities: 0 / Occupants: 9
Passengers: Fatalities: 0 / Occupants: 62
Total: Fatalities: 0 / Occupants: 71
Airplane damage: Written off
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Brasilia International Airport, DF (BSB) (Brazil)
Phase: Landing (LDG)
Nature: Domestic Scheduled Passenger
Departure airport: Rio de Janeiro (unknown airport), RJ (), Brazil
Destination airport: Brasília International Airport, DF (BSB) (BSB/SBBR), Brazil
Narrative:
The pilot, who was under conversion training for the Caravelle III, made a very short approach and a violent touchdown before reaching the runway. The landing gear was seriously damaged, and on reaching the runway produced a tendency to swing to the left. Application of nose gear steering control partially corrected this until the landing gear collapsed on leaving the runway. A fire erupted, which destroyed the plane.
Fonte: Aviaton Safety Network
Date: 27 SEP 1961
Type: Sud Aviation SE-210 Caravelle III
Operator: Varig
Registration: PP-VJD
C/n / msn: 15
First flight: 1959
Crew: Fatalities: 0 / Occupants: 9
Passengers: Fatalities: 0 / Occupants: 62
Total: Fatalities: 0 / Occupants: 71
Airplane damage: Written off
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Brasilia International Airport, DF (BSB) (Brazil)
Phase: Landing (LDG)
Nature: Domestic Scheduled Passenger
Departure airport: Rio de Janeiro (unknown airport), RJ (), Brazil
Destination airport: Brasília International Airport, DF (BSB) (BSB/SBBR), Brazil
Narrative:
The pilot, who was under conversion training for the Caravelle III, made a very short approach and a violent touchdown before reaching the runway. The landing gear was seriously damaged, and on reaching the runway produced a tendency to swing to the left. Application of nose gear steering control partially corrected this until the landing gear collapsed on leaving the runway. A fire erupted, which destroyed the plane.
Fonte: Aviaton Safety Network
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Há controvérsias sobre o acidente reportado pela ASN como em 27.09.1961, quando a aeronave foi destruída por explosivos para desobstruir a área.Cedrini escreveu:Acidente em BSB foi em 06.09.1961 com o Caravelle III PP-VJD c/n 15. Possuia um TT de 2686 Horas com um TL de 2703. Cancelado do registro em 15.01.1962.Originalmente um Série I convertido para Série III em 1961.
Cedrini
A aeronave foi entregue em 07.12.1959 e registrada em 12.02.1960.
Cedrini
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Corrigindo: Coloquei CJD confundi com a Cruzeiro mas o correto PP-VJD ainda bem que entenderam....desculpas



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- PC
- Mensagens: 141
- Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
No acervo folha de 28/11/1961 tem detalhes(embora ilegíveis) desse acidente,
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- MASTER
- Mensagens: 1369
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Amigos:
Segue o que consta sobre o acidente com o PP-VJD em BSB, na verdadeira "Bíblia" do caravelle, o exelente livro "Caravelle: The Complete Story", escrito por John Wegg e publicado em 2005:

Tradução livre:
“06-SET-61
Pouso curto em Brasília, operando um voo regular desde o Rio de Janeiro (GIG) e o trem de aterrisagem foi seriamente danificado em um violento toque antes de alcançar a pista. Uma vez na pista a aeronave desviou-se para a esquerda e o trem de pouso colapsou quando saiu da pista. A fricção da asa e da fuselagem com o solo causou fagulhas que inflamaram o querosene que tinha começado a vasar e o avião foi destruído pelo fogo. Todos os 62 passageiros e 9 tripulantes escaparam. Em 27 de setembro de 1961 os destroços foram destruídos por explosivos.
Causa Principal: O piloto, que estava se submetendo à conversão no tipo realizou uma aproximação curta e com erro de julgamento e o instrutor falhou em ordenar uma correção ou tomar o controle da aeronave.”
Vale lembrar que este foi o segundo acidente com o Caravelle.
Abraços:
Marcelo Magalhães
Segue o que consta sobre o acidente com o PP-VJD em BSB, na verdadeira "Bíblia" do caravelle, o exelente livro "Caravelle: The Complete Story", escrito por John Wegg e publicado em 2005:

Tradução livre:
“06-SET-61
Pouso curto em Brasília, operando um voo regular desde o Rio de Janeiro (GIG) e o trem de aterrisagem foi seriamente danificado em um violento toque antes de alcançar a pista. Uma vez na pista a aeronave desviou-se para a esquerda e o trem de pouso colapsou quando saiu da pista. A fricção da asa e da fuselagem com o solo causou fagulhas que inflamaram o querosene que tinha começado a vasar e o avião foi destruído pelo fogo. Todos os 62 passageiros e 9 tripulantes escaparam. Em 27 de setembro de 1961 os destroços foram destruídos por explosivos.
Causa Principal: O piloto, que estava se submetendo à conversão no tipo realizou uma aproximação curta e com erro de julgamento e o instrutor falhou em ordenar uma correção ou tomar o controle da aeronave.”
Vale lembrar que este foi o segundo acidente com o Caravelle.
Abraços:
Marcelo Magalhães
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Primera vez que veo una foto de un Caravelle de Varig destruído totalmente... 

Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Lembro da notícia desta acidente com o Caravelle da Varig, noticiado pelo rádio e TV.
Houve comentários que o Gov. Leonel Brizola estava a bordo. Alguem confirma?
Depois a Varig recebeu outro Caravelle,snme o PP-VJI. O B707 PP-VJJ subsistitui o PP-VJB.
Aerogeral
Houve comentários que o Gov. Leonel Brizola estava a bordo. Alguem confirma?
Depois a Varig recebeu outro Caravelle,snme o PP-VJI. O B707 PP-VJJ subsistitui o PP-VJB.
Aerogeral
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- MASTER
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- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Sim , Brizola estava a bordo , junto com o fotógrafo e jornalista Carlos Contursi , seu assistente de confiança . Só uma comissária teve ferimentos graves .Aerogeral escreveu:Lembro da notícia desta acidente com o Caravelle da Varig, noticiado pelo rádio e TV.
Houve comentários que o Gov. Leonel Brizola estava a bordo. Alguem confirma?
Depois a Varig recebeu outro Caravelle,snme o PP-VJI. O B707 PP-VJJ subsistitui o PP-VJB.
Aerogeral
O substituto do PP-VJD foi o PP-VJI .
Sérgio Bica
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Uma coisa que me intriga, o por que a Varig ficou pouco tempo com o Caravelle (1959-1964)? Nas minhas hipóteses penso que seja algo relacionado a crise econômica na época e por ter um excesso de oferta após a compra da Real.Sergio de Faria Bica escreveu:Sim , Brizola estava a bordo , junto com o fotógrafo e jornalista Carlos Contursi , seu assistente de confiança . Só uma comissária teve ferimentos graves .Aerogeral escreveu:Lembro da notícia desta acidente com o Caravelle da Varig, noticiado pelo rádio e TV.
Houve comentários que o Gov. Leonel Brizola estava a bordo. Alguem confirma?
Depois a Varig recebeu outro Caravelle,snme o PP-VJI. O B707 PP-VJJ subsistitui o PP-VJB.
Aerogeral
O substituto do PP-VJD foi o PP-VJI .
Sérgio Bica
Não imaginava que o VJI era o substituto do VJD!
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Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Oi ,
Para responder , tenho que voltar no tempo ...
A VARIG tinha encomendado inicialmente 2 707 e feito a opção de mais um . Com o atrazo da entrega dos 707 , depois de muitas tratativas , já que o DAC não queria jatos nas linhas internas , conseguiu trocar a opção do 707 por 2 CARAVELLE , o PP-VJC e o PP-VJD , para serem usados na linha de NY , que em teoria começava em BUE , o que foi cumprido . Com a chegada dos 707 , os CARAVELLE passaram a ser usados nas linha do Prata e nas tronco nacionais . Já tinha sido determinado pelo Planejamendo da RG , padronizar a frota com 707 , o que só não ocorreu devido a compra do Consórcio REAL .
Temos que notar que , o CARAVELLE III não chegava nem de longe aos pés do VI R da PANAIR e CRUZEIRO .
Muita fofoca tem sido feita com relação ao episódio dos CARAVELLE na VARIG , mas o que está descrito acima é verdade e o pessoal que participou da decisão ainda anda por aí ...
Uma Feliz Páscoa
Sérgio Bica
Para responder , tenho que voltar no tempo ...
A VARIG tinha encomendado inicialmente 2 707 e feito a opção de mais um . Com o atrazo da entrega dos 707 , depois de muitas tratativas , já que o DAC não queria jatos nas linhas internas , conseguiu trocar a opção do 707 por 2 CARAVELLE , o PP-VJC e o PP-VJD , para serem usados na linha de NY , que em teoria começava em BUE , o que foi cumprido . Com a chegada dos 707 , os CARAVELLE passaram a ser usados nas linha do Prata e nas tronco nacionais . Já tinha sido determinado pelo Planejamendo da RG , padronizar a frota com 707 , o que só não ocorreu devido a compra do Consórcio REAL .
Temos que notar que , o CARAVELLE III não chegava nem de longe aos pés do VI R da PANAIR e CRUZEIRO .
Muita fofoca tem sido feita com relação ao episódio dos CARAVELLE na VARIG , mas o que está descrito acima é verdade e o pessoal que participou da decisão ainda anda por aí ...
Uma Feliz Páscoa
Sérgio Bica
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- Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Oi ,
Muito se tem dito com referência ao assunto "Caravelle" na VARIG . Temos que retroceder no tempo . Ná época da compra dos Super G , foi criado um grupo de trabalho para determinar a posição a ser tomada quando da chegada dos novos jatos comerciais . Todos sabiam que o Super G e demais quadrimotores estariam condenados com a futura introdução dos jatos comerciais. Depois de muitos estudos , chegaram a conclusão que o escolhido era o B 707 . Foi colocado um pedido de 2 707 e mais um como opção. Nesse ínterim , apareceu o Caravelle I, projetado para as linhas européias . A VARIG , depois de muito batalhar , conseguiu transformar a opção de compra do terceiro 707 na compra de 2 Caravelle I , posteriormente transformados em Caravelle III , com a ressalva de que seriam utilizados na rota de NY , como de fato o foram . O equipamento não era adequado a rota de NY , era só um tampão até a chegada dos 2 707 . Quando finalmente chegaram os 707 , os Caravelle foram desviados para as rotas tronco dentro do Brasil e para a rota do Prata .
Deve-se notar que o Caravelle III não era páreo para os VI R da PANAIR e CRUZEIRO que vieram depois.
Como a idéia era padronizar com Boeing , não faria sentido trocar os Caravelle III pelos VI R . A padronização não saiu devido a compra do Consórcio REAL , mas aí já é uma outra história ...
Sérgio Bica
Muito se tem dito com referência ao assunto "Caravelle" na VARIG . Temos que retroceder no tempo . Ná época da compra dos Super G , foi criado um grupo de trabalho para determinar a posição a ser tomada quando da chegada dos novos jatos comerciais . Todos sabiam que o Super G e demais quadrimotores estariam condenados com a futura introdução dos jatos comerciais. Depois de muitos estudos , chegaram a conclusão que o escolhido era o B 707 . Foi colocado um pedido de 2 707 e mais um como opção. Nesse ínterim , apareceu o Caravelle I, projetado para as linhas européias . A VARIG , depois de muito batalhar , conseguiu transformar a opção de compra do terceiro 707 na compra de 2 Caravelle I , posteriormente transformados em Caravelle III , com a ressalva de que seriam utilizados na rota de NY , como de fato o foram . O equipamento não era adequado a rota de NY , era só um tampão até a chegada dos 2 707 . Quando finalmente chegaram os 707 , os Caravelle foram desviados para as rotas tronco dentro do Brasil e para a rota do Prata .
Deve-se notar que o Caravelle III não era páreo para os VI R da PANAIR e CRUZEIRO que vieram depois.
Como a idéia era padronizar com Boeing , não faria sentido trocar os Caravelle III pelos VI R . A padronização não saiu devido a compra do Consórcio REAL , mas aí já é uma outra história ...
Sérgio Bica
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Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Oi ,
Muito se tem dito com referência ao assunto "Caravelle" na VARIG . Temos que retroceder no tempo . Ná época da compra dos Super G , foi criado um grupo de trabalho para determinar a posição a ser tomada quando da chegada dos novos jatos comerciais . Todos sabiam que o Super G e demais quadrimotores estariam condenados com a futura introdução dos jatos comerciais. Depois de muitos estudos , chegaram a conclusão que o escolhido era o B 707 . Foi colocado um pedido de 2 707 e mais um como opção. Nesse ínterim , apareceu o Caravelle I, projetado para as linhas européias . A VARIG , depois de muito batalhar , conseguiu transformar a opção de compra do terceiro 707 na compra de 2 Caravelle I , posteriormente transformados em Caravelle III , com a ressalva de que seriam utilizados na rota de NY , como de fato o foram . O equipamento não era adequado a rota de NY , era só um tampão até a chegada dos 2 707 . Quando finalmente chegaram os 707 , os Caravelle foram desviados para as rotas tronco dentro do Brasil e para a rota do Prata .
Deve-se notar que o Caravelle III não era páreo para os VI R da PANAIR e CRUZEIRO que vieram depois.
Como a idéia era padronizar com Boeing , não faria sentido trocar os Caravelle III pelos VI R . A padronização não saiu devido a compra do Consórcio REAL , mas aí já é uma outra história ...
Sérgio Bica
Muito se tem dito com referência ao assunto "Caravelle" na VARIG . Temos que retroceder no tempo . Ná época da compra dos Super G , foi criado um grupo de trabalho para determinar a posição a ser tomada quando da chegada dos novos jatos comerciais . Todos sabiam que o Super G e demais quadrimotores estariam condenados com a futura introdução dos jatos comerciais. Depois de muitos estudos , chegaram a conclusão que o escolhido era o B 707 . Foi colocado um pedido de 2 707 e mais um como opção. Nesse ínterim , apareceu o Caravelle I, projetado para as linhas européias . A VARIG , depois de muito batalhar , conseguiu transformar a opção de compra do terceiro 707 na compra de 2 Caravelle I , posteriormente transformados em Caravelle III , com a ressalva de que seriam utilizados na rota de NY , como de fato o foram . O equipamento não era adequado a rota de NY , era só um tampão até a chegada dos 2 707 . Quando finalmente chegaram os 707 , os Caravelle foram desviados para as rotas tronco dentro do Brasil e para a rota do Prata .
Deve-se notar que o Caravelle III não era páreo para os VI R da PANAIR e CRUZEIRO que vieram depois.
Como a idéia era padronizar com Boeing , não faria sentido trocar os Caravelle III pelos VI R . A padronização não saiu devido a compra do Consórcio REAL , mas aí já é uma outra história ...
Sérgio Bica
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Sérgio e demais,
Snme a Varig inaugurou a linha para NYC oficialmente em 19.12.1959 voando POA/CGH/GIG/BEL/POS/NYC ( Idlewild
neste tempo). Havia ainda uma escala em Nassau - Pouso Técnico - quando necessário.
Realmente não era a aeronave adequada para tão longo vôo. Mas a Varig foi a 1ª a operar Caravelle no Hemisfério Sul, a oferecer um serviço com Caravelle entre a Amérca do Sul e a América do Norte , 1ª a voar com Caravelle para os USA e a 1ª linha aérea a operar um Caravelle em rota de longo Curso.
Ele ainda operaram , talvez por falta de aeronaves, por pouco tempo em 1963, o longuíssimo vôo GIG/BSB/BEL/POS/CCS/SDQ e MIA.
Cedrini
Snme a Varig inaugurou a linha para NYC oficialmente em 19.12.1959 voando POA/CGH/GIG/BEL/POS/NYC ( Idlewild
neste tempo). Havia ainda uma escala em Nassau - Pouso Técnico - quando necessário.
Realmente não era a aeronave adequada para tão longo vôo. Mas a Varig foi a 1ª a operar Caravelle no Hemisfério Sul, a oferecer um serviço com Caravelle entre a Amérca do Sul e a América do Norte , 1ª a voar com Caravelle para os USA e a 1ª linha aérea a operar um Caravelle em rota de longo Curso.
Ele ainda operaram , talvez por falta de aeronaves, por pouco tempo em 1963, o longuíssimo vôo GIG/BSB/BEL/POS/CCS/SDQ e MIA.
Cedrini
Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Pouca gente sabe desse acidente com Caravelle da VARIG.. 

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Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG
Boa noite:
Este belo slide do PP-VJD em POA entre os anos 1960 e 1961, está a venda no EBay:
http://www.ebay.com/itm/Original-Slide- ... 1668937403?

Este belo slide do PP-VJD em POA entre os anos 1960 e 1961, está a venda no EBay:
http://www.ebay.com/itm/Original-Slide- ... 1668937403?

Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
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Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG ( PP-VJD )
A VARIG não optou pelos Electras II, muito pelo contrário, recebeu obrigada, herdada da compra da Real, bem como, os Convair 990A.
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Re: ACIDENTE CARAVELLE VARIG ( PP-VJD )
Acrescentando alguns dados, que não sei se são de conhecimento de todos.
Quando do acidente em 06.09.1961, a aeronave estava operando o voo RG592 POA/CGH/GIG/BSB e possuia apenas um TT 3686 e TC 2703. Transportava 9 tripulantes e 62 Passageiros.
Dentro os Pax,estava Leonel de Moura Brizola, então Governador do RGS Ministros Souto Mayor e Gabriel Passos,e o reitor da Universidade do RGS Professor Eliseu Paglioli e o Sociólogo Josué de Castro,
Starliner
Quando do acidente em 06.09.1961, a aeronave estava operando o voo RG592 POA/CGH/GIG/BSB e possuia apenas um TT 3686 e TC 2703. Transportava 9 tripulantes e 62 Passageiros.
Dentro os Pax,estava Leonel de Moura Brizola, então Governador do RGS Ministros Souto Mayor e Gabriel Passos,e o reitor da Universidade do RGS Professor Eliseu Paglioli e o Sociólogo Josué de Castro,
Starliner
Starliner - GIG