O meu pais eh maravilhoso!
Sou de Angola. Pais este que precisou de um forte sopro para se apagar a chama da guerra que se prolongava ha mais de 30 anos. Muito sangue derramado escorreu, misturado com o cheiro de polvora, pelo palco da guerra. Cenario infernal, vivido pelo povo que ha muito desejera a liberdade e independencia do colono, para acabar por ser traido pelos proprios compatriotas que lutavam pelo poder... uns pelo poder popular, e outros pelo poder total...
Com tamanha discordancia entre irmaos, quem acabou sendo desfavorecido foi, somente, a maioria!
Cada dia passado em cena, parecia ser o ultimo dia do mundo.
Fome, doencas, tristeza, incertezas, impaciencia, foram tudo aquilo a que a maioria de nos teve como consolo! Parece um cenario catastrofico, mas nao eh, porque mesmo com tudo isto, nos, angolanos, nunca, jamais, em tempo algum deixamos de ter esperanca!!! E este sempre foi o nosso forte! Sempre esperamos o melhor da situacao, apesar da precariedade presente todos os dias no nosso passado.
Muitos de nos, angolanos, tivemos que sair das nossas proprias terras e seguir para onde a esperanca era ainda mais forte... em busca da sobrevivencia, foi assim que muitos de nos tivemos que caminhar para a capital do pais... Luanda. Onde a guerra nao se ressentia tanto. E onde havia muito mais hipoteses de sobrevivencia e de aopio humanitario.
Mesmo assim, muitos de nos ficaram para tras. Tentando preservar nossas posses, ou mesmo, por falta de dinheiro.
Enquanto que o resto continuava seu caminho para o alcance da sobrevivencia, metade ficava pelo caminho, por causa das minas... muitas vezes metades literalmente falando ficavam pelo caminho...!!!
Foi aqui que o transporte aereo se tornou essencial!!!! Quer para transporte de pessoas e bens, quer para transporte de combustiveis, mas era para transporte alimentar que o aviao se tornou como o passaro da esperanca, a nossa pomba branca!!!
Hercules, boeings 727, Antonovs, etc... todos pintados de branco.
Eh por isto que eu os chamo de pombas da paz.
E realmente eram a unica esperanca que o povo carenciado tinha. Vinham e iam avioes sem parar de um lado para o outro por Angola inteira, nas areas mais remotas, aterravam e descolavam nas pistas mais surreais. As pessoas que tripulavam nestes voos eram autenticos herois, porque arriscavam a propria vida, no meio de fogo cruzado, apenas para cumprir a missao de abastecer as populacoes mais necessitadas.
Se nao fosse pela coragem destes pilotos, provavelmente que muitos dos que agora vivem nao poderiam contar a historia.
Imaginem pilotos que teem suas familias em casa... deixam suas familias a dormir confortavelmente em suas camas... para desaparecerem durante dias, para assim poderem salvar que mais precisa ser salvo, correndo o risco de nao voltar a ver suas familias em casa.
Foram estes pilotos que sentiram bem o peso da responsabilidade para com seus irmaos... responsabilidade de tentar salvar uma nacao.
Nacao esta que eu agora chamo de "Nacao coragem"...
Hoje gracas ao esforco dos corajosos, ou penando pela morte de outros, vivemos em PAZ.
Perspectivamos de imediato tempos vindouros de bonanca e esperanca de um futuro ha muito sonhado.
Temos agora nas nossas maos a faca e o queijo.
Temos agora um caminho em frente por percorrer em prol do sucesso inesperado e a curto prazo. O ideal eh sabermos como percorrer, e com quem percorrer este dito caminho.
A resposta eh imediata... o primeiro passo sera sem duvida vivermos em democracia.
O segundo passo logicamente sera apostar no povo! Ensinando e tratando o nosso povo com escolas e centros de saude, para assim saber orientar-se e saber orientar o proximo!
terceiro passo seria talvez, a meu ver, um serio investimento na imagem de Angola, para se apostar no Turismo!
Penso que tentando satisfazer estes 3 passos estaremos apostados no futuro, e todos os outros passos que vierem serao bem vindos!!!! Pois ja estamos preparados para o resto!
Quando falo do Turismo... Falo nao so do aspecto paisagistico do pais, nao so sobre a qualidade e diversidade na nossa hotelaria, nao so sobre a seguranca e criminalidade, mas tambem sobre a aviacao em Angola!
Para atingirmos os niveis que queremos nos lucros a base do turismo, temos que abrir tudo o que sao portas possiveis e imaginarias. Temos que dar liberdade de circulacao internacional as companias privadas, para nao termos um monopolio constante.
Ja imaginaram a air gemini a voar para o mundo a fora, para alem da TAAG, ou a Transafrik a operar em Africa, para alem da TAAG. Ja imaginaram o fluxo de gente que podera estar interessada em visitar Angola, por toda a sua historia (antes da Guerra civil), ou quantos contactos empresariais se podem efectuar... quantos negocios poderao ser abertos... quanta informacao estara disponivel... e Nos, angolanos que somos, temos uma mente aberta, no que diz respeito a novidade!
Sera que temos algo a perder?
Sera que estou a sonhar alto de mais?
Se nao estiver a sonhar alto demais, por favor! Digam-me o que nos impede de realizar este sonho!!!
Eu amo Angola, e pra ela, quero tudo do bom e do melhor!
Chega de dor! Rumemos para um futuro melhor e proximo!
Sonho com a nossa Nacao Coragem e suas asas cortadas!
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Sonho com a nossa Nacao Coragem e suas asas cortadas!
Editado pela última vez por immase em Sex Abr 08, 2005 22:47, em um total de 1 vez.
Marco Filipe Jesus do Amaral
Teoricamente, deixei Angola ha 7 anos, estou em Angola todos os anos. Dezembro especialmente... passo ferias de 2 semanas e volto para a Europa pra finalizar o que ca vim fazer.B767 escreveu:Immase;
Acho bonito que as pessoas que vivem fora(por um motivo ou outro) de sua terra natal continuem mostrando amor pelo povo, tradicoes e belezas deixadas atras.
Faz quanto tempo que voce vive fora de Angola?
-
- MASTER
- Contato:
Prezado immase:
Que os atuais governantes saibam e queiram corresponder aos mais profundos anseios desse povo tão sofrido, após 30 anos de luta fraticida Que não se deixem corromper pelo poder. Que a aviação angolana una os mais recônditos rincões à Capital, levando-lhes progresso.
Um grande abraço e que voltes logo a tua terra, utilizando os conhecimentos que buscastes na Europa, em proveito de teus compatriotas
Que os atuais governantes saibam e queiram corresponder aos mais profundos anseios desse povo tão sofrido, após 30 anos de luta fraticida Que não se deixem corromper pelo poder. Que a aviação angolana una os mais recônditos rincões à Capital, levando-lhes progresso.
Um grande abraço e que voltes logo a tua terra, utilizando os conhecimentos que buscastes na Europa, em proveito de teus compatriotas
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
brigado pelo apoio :)
Tambem eu!!!! Tambem eu!!!! a ver vamos o que vai acontecer no pos 2006. brigadao pelo apoio!!!jambock escreveu:Prezado immase: