TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
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TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Caros amigos,
Ontem a noite quando eram 20h30 local time, um avião da TAAG de matricula D2-TEF (sim o mesmo do acidente de Lisboa), descolou da 23 com destino ao Dubai.
Durante o takeoff roll ouve uma explosão no motor do lado direito, o avião descolou com chamas a saírem do motor, e felizmente conseguiu fazer o fuel dumb e aterrar de emergência novamente em Luanda. Não ouve danos aparentes ao avião nem ferimentos a passageiros.
O Ministro dos Transportes de Angola decretou a suspensão de todos os voos da frota 777 da companhia.
Ontem a noite quando eram 20h30 local time, um avião da TAAG de matricula D2-TEF (sim o mesmo do acidente de Lisboa), descolou da 23 com destino ao Dubai.
Durante o takeoff roll ouve uma explosão no motor do lado direito, o avião descolou com chamas a saírem do motor, e felizmente conseguiu fazer o fuel dumb e aterrar de emergência novamente em Luanda. Não ouve danos aparentes ao avião nem ferimentos a passageiros.
O Ministro dos Transportes de Angola decretou a suspensão de todos os voos da frota 777 da companhia.
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Jaime Carneiro
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Explosão em reactor de avião da TAAG que perdeu peças em Lisboa
RTP
O avião que perdeu peças em Almada, há duas semanas, voltou a dar problemas, desta vez em Angola. O Boeing 777 da companhia aérea angolana TAAG foi forçado a uma aterragem de emergência, em Luanda, após uma explosão, seguida de incêndio, num reactor.
A Administração da TAAG reuniu de emergência e decidiu manter em terra todos os Boeing 777, um modelo recente da empresa norte-americana, que compõe cerca de metade da frota da companhia angolana.
Os Boeing 777 vão ficar em terra até que sejam esclarecidas as causas dos dois incidentes, ainda por cima com o mesmo aparelho. Segundo o correspondente da RTP, que avança a notícia, em Luanda, Paulo Catarro, a suspensão vai durar por tempo indeterminado, dado que terão de ser os técnicos da empresa norte-americana a verificar as aeronaves.
Segundo a RTP, uma explosão num reactor, seguida de um pequeno incêndio, obrigou a uma aterragem de emergência. O avião, que já tinha dado problemas em Almada, seguia para o Dubai, com 32 passageiros a bordo, deu meia volta e regressou ao aeroporto de Luanda, para uma aterragem de emergência que decorreu sem problemas.
A TAAG pondera pedir responsabilidades à Boeing e à General Electric, também norte-americana, que fabrica os motores do 777, um modelo que tem dado problemas em frotas de outras companhias aéreas mundiais.
RTP
O avião que perdeu peças em Almada, há duas semanas, voltou a dar problemas, desta vez em Angola. O Boeing 777 da companhia aérea angolana TAAG foi forçado a uma aterragem de emergência, em Luanda, após uma explosão, seguida de incêndio, num reactor.
A Administração da TAAG reuniu de emergência e decidiu manter em terra todos os Boeing 777, um modelo recente da empresa norte-americana, que compõe cerca de metade da frota da companhia angolana.
Os Boeing 777 vão ficar em terra até que sejam esclarecidas as causas dos dois incidentes, ainda por cima com o mesmo aparelho. Segundo o correspondente da RTP, que avança a notícia, em Luanda, Paulo Catarro, a suspensão vai durar por tempo indeterminado, dado que terão de ser os técnicos da empresa norte-americana a verificar as aeronaves.
Segundo a RTP, uma explosão num reactor, seguida de um pequeno incêndio, obrigou a uma aterragem de emergência. O avião, que já tinha dado problemas em Almada, seguia para o Dubai, com 32 passageiros a bordo, deu meia volta e regressou ao aeroporto de Luanda, para uma aterragem de emergência que decorreu sem problemas.
A TAAG pondera pedir responsabilidades à Boeing e à General Electric, também norte-americana, que fabrica os motores do 777, um modelo que tem dado problemas em frotas de outras companhias aéreas mundiais.
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Jaime Carneiro
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Caro Jaime, o avião não é o mesmo, mas sim o seu antecessor ou seja, o D2-TEE, é este o probl da comunicação pública, associaram um probl ao outro e sem consultar quem de direito, resolve-se pôr a boca no trombone, o D2-TEF ainda se encontra em LIS, até porque ele necessita de um check mais profundo, assim como as investigações ainda decorrem. O D2-TEE parou de voar à 09/12 por precauções uma vez que seus irmão já estavam enfrentando probls com os motores e depois tb chegou-se a conclusão que corria os mesmos riscos, foi submetido a serviços de manutenção dte 2 semanas com têcnicos Portugueses e da GE-General Electric e lhe foi dada autorização para voar, e logo se depara com este probl.
É caso para se levar este assunto mais sériamente, porque tanto a Boeing, GE, TAPME e TAAG devem ter mto que discutir, seja qual for a TAAG que temos, não acredito que levassem as coisas de tão ânimo leve ao pto de vivermos tais situações contínuas. A que se começar a responsabilizar alguêm, quer seja a TAAG ou empresas internacionais que lhe prestam serviço.
É caso para se levar este assunto mais sériamente, porque tanto a Boeing, GE, TAPME e TAAG devem ter mto que discutir, seja qual for a TAAG que temos, não acredito que levassem as coisas de tão ânimo leve ao pto de vivermos tais situações contínuas. A que se começar a responsabilizar alguêm, quer seja a TAAG ou empresas internacionais que lhe prestam serviço.
Sérgio Agostinho
Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Parabens aos pilotos! ...Engine failure/fire after V1 e uma situacao bastante seria com qual lidar. Bom trabalho da flight crew.
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Caros Já disse bem o Agostinho foi o D2-TEE, ouve gente que viu o avião no ar a sair chamas no motor....no comment
Best Regards
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Por agora não há mais noticias, esteve ontem a noite no aeroporto um contingente de "chefes" Ministro dos Transportes, Dir. INAVIC, Protecção Civil etc....Tendo sido orientada logo a decisão de paralisar a operação dos 777. Fala-se que a GE já havia publicado um AD em relação um manufacturer defect do motor GE90 com possiveis ocorrencias do genero dos significant near misses da TAAG.agostinho escreveu:Caro Jaime, o avião não é o mesmo, mas sim o seu antecessor ou seja, o D2-TEE, é este o probl da comunicação pública, associaram um probl ao outro e sem consultar quem de direito, resolve-se pôr a boca no trombone, o D2-TEF ainda se encontra em LIS, até porque ele necessita de um check mais profundo, assim como as investigações ainda decorrem. O D2-TEE parou de voar à 09/12 por precauções uma vez que seus irmão já estavam enfrentando probls com os motores e depois tb chegou-se a conclusão que corria os mesmos riscos, foi submetido a serviços de manutenção dte 2 semanas com têcnicos Portugueses e da GE-General Electric e lhe foi dada autorização para voar, e logo se depara com este probl.
É caso para se levar este assunto mais sériamente, porque tanto a Boeing, GE, TAPME e TAAG devem ter mto que discutir, seja qual for a TAAG que temos, não acredito que levassem as coisas de tão ânimo leve ao pto de vivermos tais situações contínuas. A que se começar a responsabilizar alguêm, quer seja a TAAG ou empresas internacionais que lhe prestam serviço.
Engine profile
http://www.geae.com/engines/commercial/ge90/index.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Eu já encontrei um desses AD´s (link abaixo) mas este AD especifico que encontrei é sobre engine thrust rollback
http://www.airweb.faa.gov/Regulatory_an ... enDocument" onclick="window.open(this.href);return false;
Segundo AD - reducing the cyclic life limits for certain fan mid shafts
http://www.airweb.faa.gov/regulatory_an ... Section=-5" onclick="window.open(this.href);return false;
Terceiro AD - engines with stage 6 low-pressure turbine (LPT) blades
http://rgl.faa.gov/Regulatory_and_Guida ... enDocument" onclick="window.open(this.href);return false;
Não encontrei mais nenhum por agora
Por hora o que se sabe é que o incidente têm aparentemente as "mesmas" características do incidente de Lisboa, e confirma-se que o avião foi inspeccionado em Lisboa tendo recebido luz verde.
Começaram entretanto já a surgir nos media vozes a questionar o objectivo de rentabilidade financeira da TAAG, quando um 777 sai apenas com 32 passageiros
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Jaime Carneiro
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Do you know who "okay'd" the plane in LIS? Was it TAP maintenance or TAAG?Jaime Carneiro escreveu: Por hora o que se sabe é que o incidente têm aparentemente as "mesmas" características do incidente de Lisboa, e confirma-se que o avião foi inspeccionado em Lisboa tendo recebido luz verde.
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
DT 550 (LAD-DXB) wasn't scheduled to operate yesterday. My guess is that the flight was a replacement flight for one that had been cancelled, so perhaps most passengers had been re-booked on other flights?Jaime Carneiro escreveu:Começaram entretanto já a surgir nos media vozes a questionar o objectivo de rentabilidade financeira da TAAG, quando um 777 sai apenas com 32 passageiros
Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
As far as i know, some of Taag's passengers flew on Emirates Airlines and if i am mistaken they still made one flight LAD-DXB-PEK during this difficult period, the reason of this 32 passengers flight might have something to do with the ones in larger number who had to go back to Angola and the cargo business. This flight was from friday, but because of christmas and new year Taag does not operate, it does the flights of these days in advance, it has always been like that, all the planes are home at 6.pm before 25/12 and 01/01MHTripple7 escreveu:DT 550 (LAD-DXB) wasn't scheduled to operate yesterday. My guess is that the flight was a replacement flight for one that had been cancelled, so perhaps most passengers had been re-booked on other flights?Jaime Carneiro escreveu:Começaram entretanto já a surgir nos media vozes a questionar o objectivo de rentabilidade financeira da TAAG, quando um 777 sai apenas com 32 passageiros
Sérgio Agostinho
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Agostinho....confirmo TEE, voei hoje para Lisboa, e vi o passaro parqueado entre os dois hangares da TAAG. Por agora continua tudo nos segredos dos deuses.
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
From airliners.net:
Very interesting stuff, and honestly, this seems like the most likely cause of these incidents.
airbazar escreveu: What I have seen and heard so far is that all signs point to poor operating practices by TAAG rather than poor maintenance. Interesting days ahead indeed.
cahmc85 escreveu: What is being said here is something about excess thrust during take-off and climb. But so far nothing based in official fonts, so we will have to wait for more reliable information.
http://www.airliners.net/aviation-forum ... n/5018670/" onclick="window.open(this.href);return false;airbazar escreveu: The compressor blades on this engine were... lets just say they were litteraly melted away. Essentially it sounds like they've been operating their aircraft at the equivalent of driving your car with the pedal to the metal a little too liberaly, which is putting significant and unnecessary wear and tear on those engines.
Very interesting stuff, and honestly, this seems like the most likely cause of these incidents.
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Guy´s I am going to make a few phone calls to some friends in the Portuguese CAA, It´s very difficult to believe in poor operating standards after more than two years with that fleet type.
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Thank you, please let us know what you find!Jaime Carneiro escreveu:Guy´s I am going to make a few phone calls to some friends in the Portuguese CAA, It´s very difficult to believe in poor operating standards after more than two years with that fleet type.
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
MHTripple7 escreveu:Thank you, please let us know what you find!Jaime Carneiro escreveu:Guy´s I am going to make a few phone calls to some friends in the Portuguese CAA, It´s very difficult to believe in poor operating standards after more than two years with that fleet type.
Guy´s unconfirmed reports suggested that TAAG pilots continuously operated with TOGA configuration.
Despite being a normal procedure it is only meant for specific conditions and not normal operation.
That to explain the timing of the two accidents with different engines.
In another note, TAAG is publicly voiding their anger and are stopping short from accusing GE and their maintenance contractor of a maintenance mishap (not sure who yet, some say TAP, but TAP doesn´t operate GE90 engines if anyone knows please let us know).
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Caros colegas foristas,
Desculpem mais o argumento anterior eu simplesmente DO NOT BUY IT
Sinceramente duvido que pilotos experientes da frota B777 da Taag tenham cometido um erro tao simplista e absurdo. Razoes basicas que me levam a creer isto:
-Pilotos da Taag fazem o type rating (initial e recurrent) num dos melhores e mais exigentes centros de treinamento do mundo.
-A tripulacao dos B777 esta composta pelos pilotos mais experientes da empresa.
- Ate o piloto mais inexperiente (meu caso ) sabe que durante a descolagem o mais basico e "to set and to control/observe the adequate take off power".
Imaginei quando comecaram os engine problems na TAAG que poderia surgir alguem a querer culpar aos pilotos. Acho que o anterior e sempre a solucao mais facil, rapida, barata e simples para os problemas (incidentes, accidentes, emergencias etc) na aviacao. Por favor, vamos esperar que seja feita uma investigacao apropiada e que os peritos acabem o seu trabalho antes de comecar a lancar ideias sem qualquer fundamento ou provas.
Obs: Sou piloto mais nao trabalho na Taag embora conheco alguns pilotos da empresa (das 3 frotas).
Desculpem mais o argumento anterior eu simplesmente DO NOT BUY IT
Sinceramente duvido que pilotos experientes da frota B777 da Taag tenham cometido um erro tao simplista e absurdo. Razoes basicas que me levam a creer isto:
-Pilotos da Taag fazem o type rating (initial e recurrent) num dos melhores e mais exigentes centros de treinamento do mundo.
-A tripulacao dos B777 esta composta pelos pilotos mais experientes da empresa.
- Ate o piloto mais inexperiente (meu caso ) sabe que durante a descolagem o mais basico e "to set and to control/observe the adequate take off power".
Imaginei quando comecaram os engine problems na TAAG que poderia surgir alguem a querer culpar aos pilotos. Acho que o anterior e sempre a solucao mais facil, rapida, barata e simples para os problemas (incidentes, accidentes, emergencias etc) na aviacao. Por favor, vamos esperar que seja feita uma investigacao apropiada e que os peritos acabem o seu trabalho antes de comecar a lancar ideias sem qualquer fundamento ou provas.
Obs: Sou piloto mais nao trabalho na Taag embora conheco alguns pilotos da empresa (das 3 frotas).
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
What a shame, if true. This relatively simple mistake has cost TAAG dearly. But, this is MUCH better than a problem with maintenance. There should be no issues with the inspections in LAD next month, and TAAG will no be put on the EU Blacklist again.Jaime Carneiro escreveu:Guy´s unconfirmed reports suggested that TAAG pilots continuously operated with TOGA configuration.
Despite being a normal procedure it is only meant for specific conditions and not normal operation.
That to explain the timing of the two accidents with different engines.
TAAG should make it clear to the public that maintenance was not the problem. Their public perception is horrendous at the moment, and the airline needs to do everything they can to improve it. I believe engine work is done by AMECO in Bejing (PEK).Jaime Carneiro escreveu:In another note, TAAG is publicly voiding their anger and are stopping short from accusing GE and their maintenance contractor of a maintenance mishap (not sure who yet, some say TAP, but TAP doesn´t operate GE90 engines if anyone knows please let us know).
I agree that TAAG pilots are qualified, and I doubt the problems are with the pilots. If what Jaime Carneiro says is true, it is more a problem with TAAG's own protocol and procedures.chileno 777 escreveu: Sinceramente duvido que pilotos experientes da frota B777 da Taag tenham cometido um erro tao simplista e absurdo. Razoes basicas que me levam a creer isto:
-Pilotos da Taag fazem o type rating (initial e recurrent) num dos melhores e mais exigentes centros de treinamento do mundo.
-A tripulacao dos B777 esta composta pelos pilotos mais experientes da empresa.
- Ate o piloto mais inexperiente (meu caso ) sabe que durante a descolagem o mais basico e "to set and to control/observe the adequate take off power".
Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
I agree that TAAG pilots are qualified, and I doubt the problems are with the pilots. If what Jaime Carneiro says is true, it is more a problem with TAAG's own protocol and procedures.
Are you saying that TAAG's SOPs for the 777 fleet are/were wrong? If yes, why TAAG was allowed to fly to Lisbon (using the 777s)?
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Well TAAG's SOPs may not be technically wrong and unsafe by EU and international standards. They may, however, reduce engine lifespan quite a bit. I doubt it's technically illegal to takeoff with TO/GA configuration. Again, I don't know if this is the true reason for these engine failures. I'm just speculating that IF continuously taking of with TO/GA settings is the cause, my guess would be that it's the procedures of TAAG. The only other possibility would be that TAAG pilots are disregarding SOPs, which seems very unlikely.chileno 777 escreveu:Are you saying that TAAG's SOPs for the 777 fleet are/were wrong? If yes, why TAAG was allowed to fly to Lisbon (using the 777s)?
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
chileno 777 escreveu:I agree that TAAG pilots are qualified, and I doubt the problems are with the pilots. If what Jaime Carneiro says is true, it is more a problem with TAAG's own protocol and procedures.
Are you saying that TAAG's SOPs for the 777 fleet are/were wrong? If yes, why TAAG was allowed to fly to Lisbon (using the 777s)?
Chileno 777
È informação...não oficial que vêm de Portugal. (Por agora).....alguém que perguntou a uma pessoa que perguntou a outra e a outra
Pessoalmente parece-me um pouco suspeita esta informação, dá-me a entender que ninguém descobriu ao certo ainda o que aconteceu e nos entretantos esta todo mundo assustado e a tentar por a culpa no outro sobre tudo porque tivemos um segundo acidente na semana passada. Na Europa esta todo mundo oficialmente calado. Não oficialmente já ouvi de pessoas da TAAG a menção na manutenção da TAP, o que também para mim não faz sentido a menos que a TAP faça manutenção dos 777, o que não faria sentido pois não têm estes aviões na sua frota (informação seguramente contraditória a meu ver, normal nestas situações)
A TAAG fez sair um press release no dia após o acidente com o TEE, que a meu ver deveria ter sido mais esclarecedor ou pelo menos mais convicto. Eles pareciam assustados (o que eu entendo não é para menos), mas não pareciam convictos dos seus standards de operação e manutenção, apenas limitavam-se a dizer que iriam pedir esclarecimentos a Boeing e a GE, pessoalmente queria saber o que eles queriam dizer com "pedir esclarecimentos".
Em outra nota não oficial a AF e a UA já tiveram acidentes com GE90 em 772 mas parece que nenhum veio directamente a publico Em alguns reports fala-se em compressores, outros em sensores. Um 777 operado pela CO em 2007 teve um acidente similar ao da TAAG numa descolagem de Newark curiosamente também com o motor direito GE90-94B. Artigo abaixo.
US FAA investigates Continental 777 engine failure at Newark
John Croft, Washington DC (21Mar07, 19:09 GMT, 231 words)
A US FAA investigation is underway into an apparent contained engine failure that caused a Continental Airlines Boeing 777-200ER to abort takeoff at New York Newark yesterday afternoon.
The aircraft, operating as flight 84 to Tel Aviv, was taking off on Newark’s runway 4L with 260 passengers and 16 crewmembers, when its right-side General Electric GE90-94B engine suffered the contained failure.
A GE spokeswoman says ground personnel observed “a flash of fire” from the number two engine during the takeoff roll, and the pilots abandoned the takeoff attempt after the engine lost power.
The aircraft was towed back to the gate.
According to FAA officials, debris exited the rear of the engine indicating a contained rather than an uncontained failure.
The airport closed the runway for over an hour to clean up the debris, a move that caused “some impact to operations”, says a FAA spokeswoman.
A substitute aircraft departed Newark for Tel Aviv later that night. Continental expected to have the 777 restored to service with a replacement engine by this evening.
GE, which is working with the FAA and Continental on the investigation, says this type of failure has not occurred on a GE90-94B engine before.
National Transportation Safety Board (NTSB) officials in New York verified that the incident does not appear to be a more severe uncontained engine failure, and as such, no NTSB investigation has been launched.
Source: Air Transport Intelligence news
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Re: TAAG Engine Fire - 23.12.10 @ 20h local time
Another interesting point of view from airliners.net:Jaime Carneiro escreveu: È informação...não oficial que vêm de Portugal. (Por agora).....alguém que perguntou a uma pessoa que perguntou a outra e a outra
Speedbird741 escreveu:Quite frankly, 2 (serious) engine failures within one month in a fleet of 3 state of the art, well maintained and appropriately operated aircraft is reason enough for me to believe something out of TAAG's control is happening. I can tell you that TAAG (Angola's government) is quite eager to buy a significant stake of TP and that they are meeting significant resistance on that front. I can also promise you that Angola's government will go to GREAT extents to get what they want, and if seriously uncompetitive practices are required, they will have no problem with this. As I have presented enough source lacking information, I will stop here and leave to you to believe me or not and to reach your own conclusions based on all the information this thread contains. Just as I have reached mine.
http://www.airliners.net/aviation-forum ... n/5018670/" onclick="window.open(this.href);return false;Speedbird741 escreveu:This is ridiculous. TAAG is a good airline with appropriately trained flight crews that follow the operational procedures recomended by Boeing and set by leading international carriers. Furthermore, even if crews were using more thrust than is required for takeoff and climb (which they are not), GE have committed some quite serious mistakes as they have built an engine that either explodes or fails after no more than two years of operation within the limits of maximum continuous thrust.
Essentially we will just have wait and see.