Greve dia 23/12

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Greve dia 23/12

Mensagem por darksjr »

Prezados, será que alguém sabe se relamente teremos greves nos aeroportos na véspera do Natal?

Será uma verdaderia epopéia viajar neste período....

um grande abraço
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por SBLO »

Bata na madeira três vezes, darksjr!!! :lol:

Tenho voo marcado para o dia 30/12 e espero que tudo ocorra normalmente..... :(

Mas creio que tanto os aeronautas e aeroviários estão no seu direito de reivindicar melhores condições salariais para a categoria, pois as companhias estão faturando cada dia mais e bem que poderiam pagar um salário mais justo.

O que não podem é paralisar totalmente as operações, haja vista que o transporte aéreo regular é um serviço público executado pelas companhias através de concessão do Poder Público e por esta razão os trabalhadores destas empresas devem manter, no mínimo, 30% das operações.

O Ministro da Defesa ameaçou de responsabilizar o sindicato pela greve.... vamos ver no que vai dar, é esperar pra ver.

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Quem tem viagem marcada para o dia 23 pode ficar tranquilo?
Gustavo Martins
PC
PC
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por Gustavo Martins »

arthuramaral_CGR escreveu:Quem tem viagem marcada para o dia 23 pode ficar tranquilo?
Caro Arthur, parece que vão parar pois não chegaram a um acordo:

http://www.sna.org.br/noticia.php?id_not=174" onclick="window.open(this.href);return false;
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9682
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por AeroEntusiasta »

arthuramaral_CGR escreveu:Quem tem viagem marcada para o dia 23 pode ficar tranquilo?

Arthur!

Eu tenho justamente para esse dia!!!!

Vamos ver no que vai dar.
Com TODO O RESPEITO, uma greve justamente nesta época um tiro-no-pé, pois irá gerar uma imagem negativa contra a sociedade.

Acho justa as solicitações da classe, entretanto como consumidor, é uma falta de bom senso aplicar punições para os usuários justamente neste período.

Creio que a Justiçã irá considerar a paralisação abusiva.

Abraço
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por arthuramaral_CGR »

A TAM pediu R$ 1.300 de diferença se quiser mudar para o dia 22 no trecho CGR-GRU...
A passagem custou menos de R$ 200.
Resultado: já cancelei o voo e vou de onibus... :rant:
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por SBLO »

20/12/2010 - 20h29
Reunião em Brasília tenta evitar greve dos funcionários de empresas aéreas
DE SÃO PAULO

Como permanece o impasse nas negociações entre funcionários e empresas aéreas, o Ministério Público do Trabalho em Brasília convocou uma reunião entre as partes para esta terça-feira (21), na tentativa de encontrar uma solução. Aeroviários (funcionários que trabalham em terra) e aeronautas (pilotos e comissários) ameaçam uma greve geral na quinta-feira (23), antevéspera de Natal.

Nesta segunda-feira, 14,4% dos voos programados no país desde a 0h até as 20h atrasaram mais de 30 minutos, segundo dados da Infraero (estatal que administra os aeroportos). Foram 317 voos atrasados entre 2.209 programados. Além deles, 64 foram cancelados (3%).

No fim de semana houve filas no check-in e um alto índice de atrasos e cancelamentos nos aeroportos de Congonhas e Cumbica, em São Paulo.

GREVE

Os funcionários reivindicam reajuste salarial de 15% e 13% (dependendo da faixa salarial), mas as empresas insistem em manter o aumento repondo apenas a inflação, calculada pelo INPC em 6,08%. O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) diz que já incluiu o aumento no salário pago em dezembro e no 13º (veja comunicado divulgado nesta segunda).

Na sexta-feira (17), a presidenta do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, afirmou que as empresas aéreas estão se aproveitando da possibilidade de greve para esconder problemas como o overbooking (venda de passagens em número maior que o de assentos do avião) e o excesso de horas extras dos funcionários. Ela afirma que os problemas apareceriam de qualquer maneira no fim de ano.

Qualquer que seja a adesão a uma eventual greve, o potencial de causar transtornos neste fim de ano é enorme. As companhias aéreas trabalham sem nenhuma folga com relação a tripulação.

A falta de 5 ou 6 pilotos em uma empresa grande é suficiente para provocar o caos, atrasando centenas de voos em cascata. Uma fonte do setor diz que, apesar das contratações recentes, muitos não estarão treinados a tempo da operação e que o quadro deve melhorar em abril.

VEJA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DO SNEA:

"Em respeito aos passageiros e ao público, tendo em vista a ameaça feita pelos sindicatos que representam os aeroviários e os aeronautas de paralisar suas atividades às vésperas do Natal, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias esclarece que:

1. As duas categorias já receberam este ano o reajuste salarial de 6,08%, referente à inflação do período medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Esse reajuste já está sendo pago às duas categorias, no 13º e no salário de dezembro.

2. A indústria de transporte aéreo, concedeu nos últimos cinco anos 6% de ganho real (33,8% de reajuste para uma inflação de 26,7%), não podendo, nesse momento, tendo em vista os índices propostos (15% e 13%), assumir compromissos desta monta que, aí sim, poderiam colocar em risco o emprego de milhares profissionais das duas categorias.

3. Para evitar transtornos aos passageiros e seus familiares, neste momento em que aumenta o tráfego aéreo e o movimento nos aeroportos, o Snea considera que as negociações ainda podem evoluir e qualquer paralização que venha a prejudicar as operações, é prematura e inoportuna.

O Snea lamenta a intransigência dos sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas e espera que, evitando a radicalização, não prejudiquem aos passageiros e suas famílias, a quem devemos todo respeito e consideração, no momento em que se preparam para comemorar as festas de final de ano e iniciar seus períodos de férias."

COLABOROU MARIANA BARBOSA

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... reas.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:45
Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por BlueConcorde »

Essa greve é absurda e imoral em plena véspera de natal. Eu vou viajar de laranja 2x no dia 23 (conexão no GIG) e estou preocupado. E não tenho opção de ônibus pois vou atravessar o país.


As condições dos aeroviários principalmente sao muito ruins. Mas não justifica estragar o natal da sociedade. Desejo em dobro para eles todas as decepções natalinas que causarem.
Saudações Supersônicas
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por SBLO »

O ESTADO DE S.PAULO
22 de dezembro de 2010
Greve nos aeroportos é mantida para amanhã e governo ameaça ir à Justiça
Funcionários e empresas não chegam a acordo, mas procurador considera que há espaço para negociar; ministério vê 'terrorismo' sindical
Tânia Monteiro e Eduardo Rodrigues
BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

Após mais de três horas de reunião ontem no Ministério Público do Trabalho (MPT), aeronautas e aeroviários não chegaram a um acordo com as companhias aéreas para evitar a paralisação do setor a partir de amanhã. A situação já preocupa o governo, que considera que os sindicalistas estão fazendo "terrorismo" às vésperas do fim de ano e, por isso, ameaça acionar a Justiça e aplicar multas altíssimas.

Os aeronautas exigem um reajuste de 15% e os aeroviários, de 13%, mas a proposta apresentada pelos empresários é da correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é de 6,08%, mais meio ponto porcentual de ganho real, o que resulta em 6,58%.

De acordo com o procurador-geral do Trabalho, Otavio Brito Lopes, apesar das tentativas, ainda há um distanciamento muito grande entre os dois lados envolvidos na disputa. "Entre 6,58% e 15%, há espaço para continuar a negociação até o dia 23", afirmou. Segundo o procurador, as empresas afirmaram, na reunião, que não há mobilização suficiente dos trabalhadores para o início da greve, mas o MPT estará de plantão, observando o movimento para "garantir o atendimento das necessidades básicas e essenciais da população, que envolvem o direito à saúde, segurança e vida".

"Interesse nacional". O Ministério da Defesa está acompanhando, preocupado, o desenrolar das negociações e ameaça endurecer em caso de greve no setor por considerar que esta é "uma questão de interesse nacional". O ministro Nelson Jobim determinou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dobre os esforços na fiscalização das companhias aéreas e já avisou que, se houver tumulto nos aeroportos, os sindicatos receberão multas pesadas.

Para isso, o governo já tem pronta, em mãos, para ingressar na Justiça a qualquer momento, uma medida cautelar para punir os representantes sindicais das categorias. Na visão do Executivo, eles estão fazendo "terrorismo" porque sabem que os prejudicados serão terceiros. O governo quer evitar um novo caos aéreo, o que deixaria uma marca na gestão Lula justamente em seus momentos finais. O ministro da Defesa tem reiterado que é preciso garantir o direito dos passageiros de voar.

Segundo Otavio Lopes, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) mantém plantão para julgar qualquer medida cautelar que possa ser impetrada pelo governo ou por outra parte prejudicada. "É óbvio que uma greve amanhã vai causar inconveniências para a sociedade, mas há o compromisso dos trabalhadores de que a paralisação, assegurada constitucionalmente, ocorrerá dentro da normalidade."

Justificativas. O consultor do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Odilon Junqueira, disse que a proposta de aumento salarial de 6,08% foi a "única possível", mas os empresários também propuseram antecipar um novo reajuste para maio de 2011. "Não podemos deixar a sociedade refém de uma situação como essa."

Já o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Marcelo Schmidt, disse que a proposta apresentada pelos empresários foi uma "provocação". "Estamos prontos para a greve."

"É para a segurança da sociedade. Se não houver respeito à greve, pode haver acidentes", completou o presidente do Sindicato dos Aeronautas, Gelson Dagmar Fochesato, que ressaltou que as tripulações estão "com os limites de voo esgotados".
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por SBLO »

BlueConcorde escreveu:Essa greve é absurda e imoral em plena véspera de natal. Eu vou viajar de laranja 2x no dia 23 (conexão no GIG) e estou preocupado. E não tenho opção de ônibus pois vou atravessar o país.


As condições dos aeroviários principalmente sao muito ruins. Mas não justifica estragar o natal da sociedade. Desejo em dobro para eles todas as decepções natalinas que causarem.
Pois é, também acho uma baita sacanagem com a maioria da população que irá viajar neste final de ano.

Não é fazendo greve neste período, que os aeronautas e aeroviários ganharão a simpatia das pessoas, por mais justas que sejam suas reivindicações.

Espero que o bom senso impere neste caso e ainda hoje tenhamos uma solução que não prejudique ninguém.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Feldmann

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por Feldmann »

Sem acordo, aeroviários confirmam greve para esta quinta
22 de dezembro de 2010 • 12h43 • atualizado às 12h46

Após 81 dias de negociação, o Sindicato dos Aeroviários confirmou a paralisação da categoria prevista para ter início na quinta-feira. Não houve acordo entre o sindicato e as empresas aéreas durante a reunião de terça-feira, no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, e a categoria promete fazer greve.

Segundo o diretor do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Cláudio Chagas, a reunião entre representantes das companhias aéreas e diretores dos sindicatos dos aeronautas e aeroviários não chegou a nenhum resultado. Chagas diz que as empresas se mantiveram irredutíveis, aumentando a proposta de 6,08% para 6,5%. O Ministério Público do Trabalho (MPT), no papel de conciliador, não apresentou proposta.

"Nossa intenção não é protestar apenas contra os salários, mas, principalmente, contra as condições de trabalho e segurança, que são péssimas. Hoje o limite de horas que o trabalhador da categoria deve cumprir é de seis horas, mas ele trabalha muito mais que isso", afirma Chagas. O diretor do sindicato garante que a legislação, que prevê o mínimo de 30% dos funcionários no trabalho, será respeitada.

Nesta quarta-feira, um dia antes do previsto, um grupo de trabalhadores do Rio de Janeiro fez um piquete no Aeroporto Santos Dumont, o que causou atrasos em diversos voos. No Aeroporto Tancredo Neves em Confins, Minas Gerais, alguns aeroviários fizeram uma passeata para reforçar o indicativo de greve.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que todas as negociações são acompanhadas e que a responsabilidade da instituição é garantir que os direitos dos passageiros sejam assegurados, mesmo que haja greve. A Anac disponibilizou seis funcionários para reforçar o trabalho de fiscalização no aeroporto de Brasília.

A partir da meia-noite, os aeronautas e aeroviários prometem paralisar os trabalhos. Carlos Chagas afirmou que a previsão é de que a interrupção dure 24 horas. Caso não ocorra negociação, a greve será estendida.

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... uinta.html" onclick="window.open(this.href);return false;
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por darksjr »

Prezados, parece que realmente não terá mais volta!!! A grave é uma realidade....quem precisar voar amanhã terá sérios problemas!

Vamos esperar os acontecimentos.

Quanto a questão do direito, acho que lamentavelmente não existe opção, cobramos moralidade e respeitos do funcionários aeroviários mas não podemos esquecer que os donos de companhia aérea tem uma grande parcela de culpa!

A turma trabalha muito e para nos passageiros as empresas estão cada vez mais reduzindo a qualidade dos serviços! Nas pautas de negociações os aeroviários poderiam incluir também a questão da melhoria dos serviços....de repente receberiam mais apoio de uma parcela dos passageiros.

Serviço ruim, salários baixos e companhias cada vez mais ricas! Onde está o problema?

um abraço a todos sou passageiro e apoio o movimento
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por AB3 »

Tenho vôo no dia 23, no meio do dia e tudo indica que a GREVE vai rolar, pórem, vai rolar nas duas grandes, a TAM e GOL, justamente as grandes culpadas por puxar o salário da aviação Brasileira para baixo nos últimos 20 anos (10 de TAM e 10 de Laranja). Assim, a coisa vai andar capenga e o inferno será vermelho e laranja amanhã.

É chato é? Mas se não fizer numa data de peso, o movimento não surte efeito. Carnaval era outra boa época para parar...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
darksjr
PC
PC
Mensagens: 256
Registrado em: Sex Ago 12, 2005 08:42

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por darksjr »

Acho que é para valer....vai haver greve sim!

analisando a situação acho que a culpa não é dos aeroviários, vejam bem:

- a categoria trabalha muito e ganha pouco;
- as empresas prestam mau serviço, pagam mal e lucram muito!

infelizmente é ilusão acreditar em greve que não prejudica a população!

Não sou aeroviário, vou ser prejudicado mas apoio sim a categoria....acho que na pauta eles deveriam também exigir melhores condições para os passageiros, de repente receberiam apoio da população!

Nesta história toda vejo incompreensão e desrespeito por parte dos donos das companhias!
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por arthuramaral_CGR »

22/12/2010 - 22h33
TST ordena que 80% dos funcionários das companhias aéreas trabalhem na greve
E SÃO PAULO

O presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro Milton de Moura França, concedeu por volta das 20h30 desta quarta-feira, uma liminar (decisão provisória) determinando que sejam mantidos em atividade 80% dos funcionários das companhias aéreas entre esta quinta-feira (23) e o dia 2 de janeiro.

Veja especial sobre o setor aéreo
Jobim diz que fracasso de negociações é culpa das companhias
Anac admite problema em aeroportos amanhã
Procon multa TAM em R$ 100 mil por problemas no aeroporto de Manaus
TAM diz que manifestações de aeroviários não afetaram operações
Impasse permanece e greve dos aeroviários é mantida
Aeroviários dizem que empresas teriam problemas no Natal com ou sem greve

A decisão, que pretende debelar a greve anunciada por aeroviários (funcionários que trabalham em terra) e aeronautas (pilotos e comissários) para esta quinta, antevéspera de Natal, foi justificada pelo ministro "de forma a viabilizar o transporte aéreo em todo o território nacional".

Foi fixada multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão. A liminar atende ação movida procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes.

Na decisão, o ministro ressalta que o direito de greve é garantido pela Constituição, mas afirma que também "decorre de preceito constitucional que todos os cidadãos têm o direito de livre locomoção em todo o território nacional, por todos os meios de transportes disponíveis".

França também afirma que o trabalho dos funcionários é atividade considerada essencial, daí o dever de assegurar o pleno atendimento da comunidade, ainda mais devido ao movimento ter sido deflagrado a dois dias do Natal.

Rodrigo Capote/Folhapress

Passageiros enfrentam atrasos em voos no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo

GREVE

Com dissídio (negociação de reajuste salarial) marcado para dezembro, os sindicatos de aeroviários e aeronautas prometem entrar em greve a partir desta quinta-feira. Uma assembleia está marcada para às 5h para decidir os rumos da paralisação.

As empresas ofereceram inicialmente um reajuste de 6,08% que representa apenas a inflação do período de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Após reunião ontem com o Ministério Público do Trabalho em Brasília, revisaram a proposta para 6,5%, mas não houve acordo.

O patamar ainda é bastante abaixo do percentual que os funcionários reivindicam, de 13% a 30%, dependendo da faixa salarial.

Fonte: UOL
paulo roberto

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por paulo roberto »

Engraçado o governo proibe greve com ameaças as empresas aereas, mas CAIXA ,BB, INSS etc podem fazer greve a vontade... :Muro: :Muro: :Muro:
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por AB3 »

paulo roberto escreveu:Engraçado o governo proibe greve com ameaças as empresas aereas, mas CAIXA ,BB, INSS etc podem fazer greve a vontade... :Muro: :Muro: :Muro:
O engraçado é que o partido governante fazia monte de greve... :yesyes: :hahaha: ... hoje proíbe. Política é um trem sujo demais.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por arthuramaral_CGR »

A comparação com os bancários é imprópria, pois, com os caixas eletrônicos, você toca a sua vida com razoável regularidade.
Se com a greve dos bancários (CEF, BB, etc) ninguem conseguisse sacar 1 centavo sequer eu queria ver se saía uma liminar dessas...

A greve não saiu mas parece que está havendo uma operação padrão...
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Greve dia 23/12

Mensagem por AB3 »

Uma coisa que tem que se instalar de vez no Brasil é a regulamentação de algumas profissões aéreas... logo um SINDICATO DOS MECÂNICOS se faz necessária urgentemente.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder