Voar em Florianópolis

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Fnoronha

Voar em Florianópolis

Mensagem por Fnoronha »

Muito boa noite pessoal!

O meu nome é Filipe, sou português e é a 1ª vez que estou escrevendo neste forum. O tema desde tópico nao sei se está bem enquadrado nesta secção pelo que se a moderação achar que não as minhas desculpas.

Acabei recentemente o curso de piloto de linha aérea aqui em Portugal tendo ficado portanto com licença JAA. Venho-vos pedir ajuda porque estou prestes a dar uma volta de 180º na minha vida. Tenho familiares em Florianópolis pelo que estou pensando em me mudar de vez para lá, só que pelo que pesquisei aqui na internet, pareceu-me que não havia grande actividade aeronautica por lá. Isto é, o meu objectivo é fazer algumas horas de voo e só descobri uma escola, a Aero TD, para alugar aeronaves. Alguem sabe da existencia de algum aeroclube ou outra entidade que alugue aeronaves por lá?

Já agora, sei que tenho de converter a minha licença JAA para a brasileira, pesquisei pelo site do ANAC e para pilotos portugueses lá apenas diz que tenho de levar uma certidão daqui e depois já no Brasil ir ao ministério da justiça com a documentaçao e por conseguinte ao ANAC. É assim tão simples? Isto é um processo muito demorado ou relativamente rápido?

Muito obrigado pela vossa atenção!

Bons voos e melhores aterragens!!
CaetanoNascimento
PP
PP

Re: Voar em Florianópolis

Mensagem por CaetanoNascimento »

Boas Filipe.
Eu também terminei o curso em Portugal. Em que escola fizeste o teu?
Para converter a licença JAA tens de levar toda a tua documentação ao ANAC. O ANAC vai entrar em contacto com o INAC para confirmar que tua documentação é verdadeira e que a tua licença existe e foi emitida em Portugal. Depois vais ter de fazer o exame médico CCF 1º classe (é igual ao que já temos mas tem de ser feito no Brasil), em seguida um exame de airlaw e depois penso que são 4h de voo num multi motor com um examinador. Pelo que me disseram são 2 a 3 meses para ter a licença de piloto comercial.
Agora para trabalhar é necessário ser cidadão Brasileiro ou naturalizado, já que o Código Brasileiro de Aeronáutica não permite estrangeiros a trabalhar em companhias brasileiras.
Um abraço
......................................................................................................................................................................
DOCUMENTOS PARA VALIDAÇÃO DE LICENÇA / CHT DE PILOTOS
( PARA ESTRANGEIROS COM VISTO PERMANENTE NO BRASIL )

· Requerimento Padronizado ( preenchido e assinado pelo requerente );
· Ficha de Cadastro ( com foto 3x4, preenchida e assinada pelo requerente );
· Original e fotocópia da identidade de estrangeiro, válida, emitida pela Polícia Federal;
· Original e fotocópia do CCF de acordo com a licença;
· Original e fotocópia da Licença Estrangeira ( só a definitiva );
· Original e fotocópia do Certificado de escolaridade compatível com a licença. Se o certificado for estrangeiro, deverá ser traduzido e encaminhado com a declaração de equivalência;

· CIV estrangeira, no caso de helicóptero;
· Prova teórica de regulamentos de tráfego aéreo, após análise do processo e a autorização do funcionário;

· Prova do equipamento ( no caso de TIPO ), após análise do processo e a autorização do funcionário;

· Autorização de Uso da Aeronave; ( para avaliação prática )

Taxas: CONFORME TABELA

OBSERVAÇÕES:

Pilotos que já tenham código da ANAC, poderão ser dispensados de apresentarem alguns documentos, dependendo da análise do funcionário ao consultar o cadastro existente;

As fotocópias dos documentos pessoais deverão ser tiradas com frente e verso no mesmo lado do papel;

A ANAC não convalida licença e/ou habilitação já convalidada por um terceiro país;

· Esta licença será expedida com a restrição “NO BRASIL PRERROGATIVAS DE PP”, exceto para os portugueses e aqueles que apresentarem uma declaração de igualdade de direitos e obrigações civis de estrangeiro.

EXPERIÊNCIA RECENTE PARA PILOTOS DA AVIAÇÃO GERAL - RBHA 61.23 (b)
Nenhum piloto pode atuar como piloto em comando de uma aeronave, a menos que nos 120 dias precedentes tenha realizado, no mínimo:

VÔO DIURNO: 3 (três) decolagens e 3 (três) aterrissagens em condições visuais, operando efetivamente o comando da aeronave da mesma categoria e classe ou tipo, conforme requerido;

· VÔO NOTURNO: 2 (duas) decolagens e 2 (duas) aterrissagens no período compreendido entre 1 hora após o pôr do sol e 1 hora antes do nascer do sol, durante as quais haja efetivamente operado os comandos da aeronave da mesma categoria e classe ou tipo, conforme requerido.
· Se IFR: 2 (duas) horas de vôo por instrumentos sob condições de instrumentos reais ou condições meteorológicas abaixo dos mínimos estabelecidos para vôo visual, nas quais tenha realizado pelo menos 2 (duas) aproximações de pouso em vôo por instrumento real, estando efetivamente operando os comandos da aeronave.

Caso não possua essa experiência, deverá realizá-la com um instrutor de vôo habilitado ou PLA, apresentando Declaração de Instrução/Readaptação, que deverá estar lançada na CIV brasileira;
O piloto que não tenha cumprido a experiência recente de vôo noturno, receberá a restrição “Não válida para vôo noturno”.

DOCUMENTOS PARA VALIDAÇÃO DE LICENÇA / CHT DE PILOTOS
· Requerimento Padronizado ( preenchido e assinado pelo requerente );
Original e fotocópia da Licença Estrangeira ( só definitiva );

Q Original e fotocópia do CCF brasileiro; ( pode ser validado na ANAC, neste caso, não será prorrogado ou revalidado );
· Passaporte com visto de entrada no Brasil;

Taxas: CONFORME TABELA

OBSERVAÇÕES:
· O solicitante deverá apresentar os documentos originais e cópias ( frente e verso na mesma face do papel), para serem autenticadas pela ANAC/GER/EAC-CT;

· A validação concedida será a licença de piloto privado, restrito ao vôo visual diurno. Essa validação terá prazo máximo de 90 dias, não podendo ser prorrogada;

Q O documento validando a licença será expedido somente pela ANAC.
Fnoronha

Re: Voar em Florianópolis

Mensagem por Fnoronha »

everton_cwb escreveu:Olá, Filipe! Bem vindo ao AeroFórum!

Não conheço as escolas de Floripa, mas as paisagens da cidade e redondezas são encantadoras, principalmente vistas de cima! :)
Em São José, na região de Florianópolis, fica o Aeroclube de Santa Catarina. Eu iria indicá-lo, mas acabei de ver no site que as atividades de instrução estão suspensas ( http://www.aeroclubesc.com.br/noticias/127" onclick="window.open(this.href);return false; ). Talvez eles ainda estejam operando com aluguel de aeronaves.

Obrigado pelas boas vindas :) Já tive oportunidade de ver uns videos e fotos de voos na zona e realmente são umas vistas maravilhosas :yeah:

Obrigado pelo site, já tinha visto em tempos mas nunca mais o consegui encontrar! De facto a parte de instrução já nao me interessa, era só mesmo o aluguel, apesar de que deverei ter de fazer um voo com instrutor antes de poder fazer o aluguel... Se alguem souber de mais alguma entidade ou particular que tenha aeronaves para aluguel na zona de floripa ficaria muito agradecido!

CaetanoNascimento: Boas! muito obrigado pela disponibilidade e ajuda dadas... Agora fui apanhado de surpresa! Não sabia que era um processo tao complicado... É que no site do ANAC encontrei apenas isto:

"Os cidadãos portugueses deverão requerer a igualdade de diretos prevista pelo Decreto nº 3.927/2001, o qual promulgou o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre o Brasil e Portugal, conforme descrito no portal do Ministério da Justiça. Após a obtenção desta igualdade de direitos, o requerente poderá dar entrada na sua solicitação de licença na ANAC."

Já agora tirei na Gestair Flying Academy no aerodromo de Tires... e tu? :)
Responder