A310 perde leme em vôo - 06/03/05

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

A310 perde leme em vôo - 06/03/05

Mensagem por Anonymous »

Tava navegando pela net e encontrei essas fotos interessantes de um A310 (C-GPAT) da Air Transat que docolou de Cuba para o Canandá e após a DEP teve dificuldades de controle e retornou ao aeroporto. Aconteceu

Date: 06 March 2005
Airline: Air Transat
Flight No.: 961
Aircraft: Airbus A310-308
Fatalities: 0:268

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Spetsnaz »

*** parece q o Leme é de madeira haha :shock:
Matheus
PC
PC

Mensagem por Matheus »

Realmente parece muuuuito com compensado, mas deve ser a espuma da fibra de vidro, ou fibra de sei-lá-oque...

Abraços

Matheus
My photos at A.net
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

isso aí é honey comb. é um composto de fibra de carbono moldado como se fosse uma colméia de abelhas
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

Isto aí está com jeito de falha estrutural!!!!!
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Puxa! Essa Air Transat ja tem o azar de ter problemas relativamente graves com seus aviões, e felizmente tem a sorte de conseguir traze-los para o pouso seguro.. O mais grave foi o A330-200 em rota de Toronto(YYZ) para Lisboa(LIS) que pousou com seus 298 ocupantes, após planar por 18 minutos com uma pane no sistema de combustivel. O monstro voou "calado" até pousar em Lajes nas ilhas Açores de Portugal.
O impressionante foi que o Airbus voava com o mínimo de força hidráulica e eletrica gerada pela RAM .
Esse incidente, ocorrido em 21 de Agosto de 2001, "desbancou" o 767 da Air Canada que era até então o maior planador do mundo.
Em fim, os canadenses "adoram" planar nos seus jatos comerciais !! [:)]

Aqui algumas fotos do A330 da Air Transat..

http://www.airdisaster.com/photos/ts236/photo.shtml

Abraços ..

HFJ
kmco
PC
PC

Mensagem por kmco »

Skydroll escreveu:isso aí é honey comb. é um composto de fibra de carbono moldado como se fosse uma colméia de abelhas
Semelhante ao radome, speed brakes etc.

SDS
Raphael
PC
PC
Contato:

Mensagem por Raphael »

Acidente desse tipo, aconteceu com o JAL 123, em 1985, quando morreram 520 pessoas a bordo do 747-SR46 da Jal, o JA8119. Só que o avião perdeu todo o leme, que se despedaçou, e simplesmente caiu do avião, deixando o Boeing totalmente descontrolado... voou levado pelo vento por aproximadamente 30 minutos, até se chocar com o monte Osutaka... É o pior acidente aereo da história da aviação, envolvendo uma única aeronave...
Um abráááço e saudações Alvi-Verdes
Raphael Eduardo da Costa e Couto CTBA-PR
Na alegria ou na tristeza, Coxa, com certeza!!!
NA ALEGRIA, OU NA TRISTEZA, COXA, COM CERTEZA!!!!!
Email:tousemideiadenick@yahoo.com.br
CS-TMX
PP
PP

Mensagem por CS-TMX »

Raphael escreveu:Acidente desse tipo, aconteceu com o JAL 123, em 1985, quando morreram 520 pessoas a bordo do 747-SR46 da Jal, o JA8119. Só que o avião perdeu todo o leme, que se despedaçou, e simplesmente caiu do avião, deixando o Boeing totalmente descontrolado... voou levado pelo vento por aproximadamente 30 minutos, até se chocar com o monte Osutaka... É o pior acidente aereo da história da aviação, envolvendo uma única aeronave...
Foi bem pior. Levou a deriva inteira e também os circuitos hidráulicos, deixando consequentemente o avião sem todos os comandos. Abriu um rasgo na fuselagem na zona dos lavabos de trás.

Mas creio que esse 747 já tinha antecentes (se não estou em erro, tail strike ou algum dano estrutural que de momento não me recordo). Pelo que provavelmente foi consequência de uma reparação mal feita.

Apesar do número impressionante de mortos houve 2 ou 3 sobreviventes.
Raphael
PC
PC
Contato:

Mensagem por Raphael »

CS-TMX escreveu:
Raphael escreveu:Acidente desse tipo, aconteceu com o JAL 123, em 1985, quando morreram 520 pessoas a bordo do 747-SR46 da Jal, o JA8119. Só que o avião perdeu todo o leme, que se despedaçou, e simplesmente caiu do avião, deixando o Boeing totalmente descontrolado... voou levado pelo vento por aproximadamente 30 minutos, até se chocar com o monte Osutaka... É o pior acidente aereo da história da aviação, envolvendo uma única aeronave...
Foi bem pior. Levou a deriva inteira e também os circuitos hidráulicos, deixando consequentemente o avião sem todos os comandos. Abriu um rasgo na fuselagem na zona dos lavabos de trás.

Mas creio que esse 747 já tinha antecentes (se não estou em erro, tail strike ou algum dano estrutural que de momento não me recordo). Pelo que provavelmente foi consequência de uma reparação mal feita.

bem lembrado... Quanto ao fato que levou ao acidente, foi mesmo um tail strike, em 1978, em osaka, se não me engano... voou por mais 7 anos, depois do aval de engenheiros de manutenção da JAL e da Boeing... Sobraram 4 passageiros... Trágico mesmo... Se alguém quser o áudio da caixa preta, eu tenho aqui... Manda um emeio que eu passo...
aviationcombr
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por aviationcombr »

Não se esqueçam do PT-WHK, que segundo muita gente do meio aeronáutico, "rasgou" em vôo por falha estrutural, e não pela pretensa bomba do professor maluco!
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Haroldo Fiuza Junior escreveu: O mais grave foi o A330-200 em rota de Toronto(YYZ) para Lisboa(LIS) que pousou com seus 298 ocupantes, após planar por 18 minutos com uma pane no sistema de combustivel.HFJ
Haroldo,

Sem querer jogar lenha na fogueira, "pane no sistema de combustível" é uma explicação bem simplória para uma sucessão de erros que foram cometidos.. primeiro o erro da manutenção que instalou uma peça de um p/n não correto para aquele motor, que acabou se desgastando e "rasgando" em vôo, causando o vazamento de combustível... Depois a tripulação identificou erroneamente a pane, induzida por uma falha de clareza na informação do ECAM, e ao invés de isolar o lado que estava com problemas acabou fazendo um cross feed desnecessário de combustível, o que resultou no esgotamento de todo o JET A1 que havia a bordo... O relatório oficial do acidente, disponível no site do Transport Canada (snme) é excelente e aponta todos esses fatores, em detalhe.

Claro, essas falhas não tiram o mérito da tripulação de ter feito um pouso "dead stick" com sucesso...

Edit
O relatório final (PDF/1.5Mb) pode ser baixado nesse link:
http://www.gpiaa-portugal-report.com/

[]´s[/i]

"You are the doc, Doc"
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Raphael escreveu:
CS-TMX escreveu:

bem lembrado... Quanto ao fato que levou ao acidente, foi mesmo um tail strike, em 1978, em osaka, se não me engano... voou por mais 7 anos, depois do aval de engenheiros de manutenção da JAL e da Boeing... Sobraram 4 passageiros... Trágico mesmo... Se alguém quser o áudio da caixa preta, eu tenho aqui... Manda um emeio que eu passo...
Não foi esse acidente que o engenheiro da Boeing que deu o aval para o 747 continuar voando se suicidou quando descobriam que a falha estrutural causada pelo tail strike foi o motivo da catrastrofe?
Raphael
PC
PC
Contato:

Mensagem por Raphael »

É esse mesmo, apenas o detalhe, quem se matou foi o chefe de manutenção da Jal... O presidente da empresa se demitiu, por ser essa uma tradição no Japão...
Responder