Cruiser não tem data para voar no RS
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Cruiser não tem data para voar no RS
DIÁRIO DE SANTA MARIA-RBS
Santa Maria, 02 de abril de 2005. Edição nº 876
Serviços
Cruiser não tem data para voar no Estado
A empresa paranaense Cruiser Linhas Aéreas não tem previsão de quando começará a operar em Santa Maria. A intenção era iniciar os vôos este mês.
A informação é do presidente da Cruiser, Vinicius Cichon. Segundo ele, o adiamento se dá devido à demora do Departamento de Aviação Civil (DAC) em liberar a autorização dos vôos entre Santa Maria e Porto Alegre.
Cichon garante, apenas, que o avião que será usado na rota é um LET 410, de fabricação tcheca. O aparelho tem capacidade para 19 passageiros. Embora a empresa já tenha um LET 410 em revisão no país, Cichon afirma que não deverá ser este o avião que virá para o Rio Grande do Sul:
- Tanto faz se o avião está ou não no Brasil. O que posso garantir é que será com esse modelo que vamos voar.
A possível vinda da Cruiser para Santa Maria foi um dos assuntos em discussão na última reunião do Fórum de Entidades Empresariais. O coordenador do fórum, Paulo Brondani, diz que a preocupação é saber se a empresa do Paraná terá realmente condições técnicas para operar no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Cruiser tem três aviões no Brasil.
FONTE: Diário de Santa Maria/RBS
Santa Maria, 02 de abril de 2005. Edição nº 876
Serviços
Cruiser não tem data para voar no Estado
A empresa paranaense Cruiser Linhas Aéreas não tem previsão de quando começará a operar em Santa Maria. A intenção era iniciar os vôos este mês.
A informação é do presidente da Cruiser, Vinicius Cichon. Segundo ele, o adiamento se dá devido à demora do Departamento de Aviação Civil (DAC) em liberar a autorização dos vôos entre Santa Maria e Porto Alegre.
Cichon garante, apenas, que o avião que será usado na rota é um LET 410, de fabricação tcheca. O aparelho tem capacidade para 19 passageiros. Embora a empresa já tenha um LET 410 em revisão no país, Cichon afirma que não deverá ser este o avião que virá para o Rio Grande do Sul:
- Tanto faz se o avião está ou não no Brasil. O que posso garantir é que será com esse modelo que vamos voar.
A possível vinda da Cruiser para Santa Maria foi um dos assuntos em discussão na última reunião do Fórum de Entidades Empresariais. O coordenador do fórum, Paulo Brondani, diz que a preocupação é saber se a empresa do Paraná terá realmente condições técnicas para operar no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Cruiser tem três aviões no Brasil.
FONTE: Diário de Santa Maria/RBS
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o problema é a demanda...
Prezado tatsch:
Eu até diria que capacidade técnica para operar, a Cruiser tem. Mesmo porque ela está aguardando mais dois LET's. Agora, o problema é a demanda. Como estará indo a Ocean Air com Passo Fundo? E olha que Passo Fundo é o centro de uma região economicamente muito diferente da de Santa Maria.
É o que sempre digo. Interior do RS, exceção de Caxias do Sul, só com Super-Caravan e olhe lá
Um abraço e até mais...
Eu até diria que capacidade técnica para operar, a Cruiser tem. Mesmo porque ela está aguardando mais dois LET's. Agora, o problema é a demanda. Como estará indo a Ocean Air com Passo Fundo? E olha que Passo Fundo é o centro de uma região economicamente muito diferente da de Santa Maria.
É o que sempre digo. Interior do RS, exceção de Caxias do Sul, só com Super-Caravan e olhe lá

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Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
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Re: o problema é a demanda...
Jambock,jambock escreveu:Como estará indo a Ocean Air com Passo Fundo? E olha que Passo Fundo é o centro de uma região economicamente muito diferente da de Santa Maria.
É o que sempre digo. Interior do RS, exceção de Caxias do Sul, só com Super-Caravan e olhe lá![]()
A Varig, por exemplo, em Passo Fundo está indo bem. Um dia desses o B735 deixou 10 passageiros no solo por overbooking. Creio que o problema da ONE seja apenas na rota POA-PFB.
O resto do vôo para SP deve ter uma boa ocupação sim.
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Número do vôo.
Prezado José Arthur:
Terias como me informar o número do vôo VARIG que citastes, bem como sua rota?
Desde já, agradeço.
Um abraço e até mais...
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Desde já, agradeço.
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Cláudio Severino da Silva
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Cláudio Severino da Silva
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Na aviação, só a perfeição é aceitável
Algumas cidades da metade sul principalemnte perto da fronteira e campanha tem indices ecoômicos em decadencia e podem até serem comparados ao nordeste. O RS não é aquela maravilha da grande POA e serra gaucha. Há uma decadência econômica que também estagnou a aviação comercial gaucha no interior pobre.
Provavelmente o Jambock tem razão. Só caravan para a demanda comercial do interior gaucho. infelizmente o unicos caravan que vejo aqui em santa maria são os da FAB e o novo caravan que a base recebeu.Bons tempos dos caravan da TAM e da TAM express.
OBS: A TAM já operou aqui também com o foker-100 aos sábados a tarde com voos para poa e porto seguro ao mesmo tempo que se tinha voos da rio sul com o emb-120.O que aconteceu com a aviação regional.
OBS: A TAM já operou aqui também com o foker-100 aos sábados a tarde com voos para poa e porto seguro ao mesmo tempo que se tinha voos da rio sul com o emb-120.O que aconteceu com a aviação regional.
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Jornal A RAZÃO de Santa Maria 31-3-2005:
A paranaense Cruiser Serviços Aéreos confirmou ontem que deve começar a operar em abril com vôos regulares no Rio Grande do Sul, interligando os municípios de Santa Maria, Horizontina, Pelotas e Passo Fundo com Porto Alegre. A expectativa era de que a empresa iniciasse a operação amanhã, mas a retomada dos vôos para a capital gaúcha só deve ser anunciada na segunda quinzena de abril.
De acordo com o analista da Cruiser, Alessandro Morotti, a empresa apenas aguarda, do Departamento de Aviação Civil (DAC), a liberação da grade de horários dos vôos proposta pela Cruiser para definir a data do início da operação. “Também estamos dependendo da importação de aeronaves para começar os serviços”, disse Morotti. A Cruiser irá operar no Estado com os aviões LET 410 turbo-hélice, de fabricação tcheca, com capacidade para 19 passageiros.
A empresa ainda não confirma os preços das passagens para Porto Alegre. “Vamos aguardar o último parecer do DAC para então oficializarmos a operação”, comentou Morotti. A intenção da Cruiser é operar com vôos saindo pela manhã dos municípios de Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e Horizontina, para Porto Alegre, com retorno no final da tarde.
A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Maria Inês Biscaro, comemorou a reabertura dos vôos regionais no Estado. No entanto, a empresária adverte que se o horário de saída de Santa Maria para Porto Alegre não possibilitar a conexão com Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro a iniciativa corre o risco de não vingar. “Foi o que aconteceu com a Ocean Air, que operava com vôos partindo de Santa Maria, às 13 horas, o que não possibilitava a conexão com os grandes centros do país. A Cruiser deve estar atenta a este detalhe de mercado, que não é somente de Santa Maria, mas também das outras cidades em que a empresa pretende atuar”, disse Biscaro.
A paranaense Cruiser Serviços Aéreos confirmou ontem que deve começar a operar em abril com vôos regulares no Rio Grande do Sul, interligando os municípios de Santa Maria, Horizontina, Pelotas e Passo Fundo com Porto Alegre. A expectativa era de que a empresa iniciasse a operação amanhã, mas a retomada dos vôos para a capital gaúcha só deve ser anunciada na segunda quinzena de abril.
De acordo com o analista da Cruiser, Alessandro Morotti, a empresa apenas aguarda, do Departamento de Aviação Civil (DAC), a liberação da grade de horários dos vôos proposta pela Cruiser para definir a data do início da operação. “Também estamos dependendo da importação de aeronaves para começar os serviços”, disse Morotti. A Cruiser irá operar no Estado com os aviões LET 410 turbo-hélice, de fabricação tcheca, com capacidade para 19 passageiros.
A empresa ainda não confirma os preços das passagens para Porto Alegre. “Vamos aguardar o último parecer do DAC para então oficializarmos a operação”, comentou Morotti. A intenção da Cruiser é operar com vôos saindo pela manhã dos municípios de Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e Horizontina, para Porto Alegre, com retorno no final da tarde.
A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Maria Inês Biscaro, comemorou a reabertura dos vôos regionais no Estado. No entanto, a empresária adverte que se o horário de saída de Santa Maria para Porto Alegre não possibilitar a conexão com Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro a iniciativa corre o risco de não vingar. “Foi o que aconteceu com a Ocean Air, que operava com vôos partindo de Santa Maria, às 13 horas, o que não possibilitava a conexão com os grandes centros do país. A Cruiser deve estar atenta a este detalhe de mercado, que não é somente de Santa Maria, mas também das outras cidades em que a empresa pretende atuar”, disse Biscaro.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
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A aviação regional, especialmente nos tres Estados do Sul, reflete o empobrecimento que a " Política Econõmica" do Poder Central, Federal impões com mãos de ferro ao País desde a "Constituição Cidadã" de 1988.
Sob os auspícios deste tirano do FMI/BID e assemelhados o povo é sufocado dia a dia, mas, parece que estamos acordando, vide a falecida MP 232, mas não nos iludamos que não vai ser fácil o jogo daqui pra frente pois os ditos estão afiando as adagas.
Não temos voos regionais para nenhuma localidade do Sul desde o abandono das linhas TAM-C208 e SL-E120. São só prolongamentos de rentáveis vôos nacionais.
Como um povo cada vez mais pobre vai poder andar de avião?
Isto é o resultado da concentração de renda cada vez maior, tanto nos governos como na sociedade civil. Há que haver uma mudança de cultura, mas isso leva tempo, tanto no povo como dos empreeendedores.
Sob os auspícios deste tirano do FMI/BID e assemelhados o povo é sufocado dia a dia, mas, parece que estamos acordando, vide a falecida MP 232, mas não nos iludamos que não vai ser fácil o jogo daqui pra frente pois os ditos estão afiando as adagas.
Não temos voos regionais para nenhuma localidade do Sul desde o abandono das linhas TAM-C208 e SL-E120. São só prolongamentos de rentáveis vôos nacionais.
Como um povo cada vez mais pobre vai poder andar de avião?
Isto é o resultado da concentração de renda cada vez maior, tanto nos governos como na sociedade civil. Há que haver uma mudança de cultura, mas isso leva tempo, tanto no povo como dos empreeendedores.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
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Está aí o segrêdo...
Meus prezados:
A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Maria Inês Biscaro, comemorou a reabertura dos vôos regionais no Estado. No entanto, a empresária adverte que se o horário de saída de Santa Maria para Porto Alegre não possibilitar a conexão com Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro a iniciativa corre o risco de não vingar. “Foi o que aconteceu com a Ocean Air, que operava com vôos partindo de Santa Maria, às 13 horas, o que não possibilitava a conexão com os grandes centros do país. A Cruiser deve estar atenta a este detalhe de mercado, que não é somente de Santa Maria, mas também das outras cidades em que a empresa pretende atuar”, disse Biscaro.
Olhem o que é uma emprêsa desconhecer as peculiaridades da zona em que vai atuar. Sair de Santa Maria às 13 horas. Para onde e para quê
O empresário quer resolver suas demandas no destino, se possível pela manhã e voltar para casa, nem que seja a meia-noite. Muito pertinente e oportuna a observação da vice do CDL.
E por falar em conexão, a TAM já deve estar de ôlho na Cruiser, para um acôrdo operacional.
Um abraço e até mais...
A vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Maria Inês Biscaro, comemorou a reabertura dos vôos regionais no Estado. No entanto, a empresária adverte que se o horário de saída de Santa Maria para Porto Alegre não possibilitar a conexão com Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro a iniciativa corre o risco de não vingar. “Foi o que aconteceu com a Ocean Air, que operava com vôos partindo de Santa Maria, às 13 horas, o que não possibilitava a conexão com os grandes centros do país. A Cruiser deve estar atenta a este detalhe de mercado, que não é somente de Santa Maria, mas também das outras cidades em que a empresa pretende atuar”, disse Biscaro.
Olhem o que é uma emprêsa desconhecer as peculiaridades da zona em que vai atuar. Sair de Santa Maria às 13 horas. Para onde e para quê

E por falar em conexão, a TAM já deve estar de ôlho na Cruiser, para um acôrdo operacional.
Um abraço e até mais...
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Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Ná época da rio sul os vôos eram pela manhã e retorno a tarde. Tinha até fila de espera.A ocean air foi desastroza em oferecer um horário a tarde.Espero que a cruiser opere em horário adequado para reativar a aviação comercial em santa maria apesar de ser uma área restrita para tráfego militar e afujentar muitos pilotos civis e empresas aéreas além da fraca economia industrial da região é claro.
TATSCH
Prezado Tastch,tatsch escreveu:Ná época da rio sul os vôos eram pela manhã e retorno a tarde. Tinha até fila de espera.A ocean air foi desastroza em oferecer um horário a tarde.Espero que a cruiser opere em horário adequado para reativar a aviação comercial em santa maria apesar de ser uma área restrita para tráfego militar e afujentar muitos pilotos civis e empresas aéreas além da fraca economia industrial da região é claro.
pelo pedido feito ao DAC, a Cruiser pretende colocar dois vôos, de segunda a sexta em Santa Maria, um pela manhã e o outro no fim da tarde. Acredito que só com esses horários a demanda seja boa.
Amigo Jambock,
os vôos da ONE vem sendo cancelados em PFB, na maioria das vezes somente no trecho PFB / POA / PFB, porém, às vezes, todo o vôo é cancelado.
As negociações da Cruiser para a aquisição de um segundo LET410 vem sendo confirmadas, e parece que não será o FSE (ex AeroStar), que todos comentam que irá para a Team, do Rio.
Com relação aos vôo para o interior do RS, é importante dizer que quando as empresas regionais operavam nessas cidades, elas recebiam subsídios, em forma de Suplementação tarifária. Para a empresa naõ importava se o vôo estava equilibrado ou não, os custos estavam sendo subsidiados.
Com o fim da Suplementação, Rio Sul e TAM retiram suas aeronaves dessas rotas (a TAM se desfez delas) e as mantiveram em linhas rentáveis.
O interior do RS é de baixa demanda, comportanto bem um LET410, ou um E110, porém, a grande verdade, é que o mercado regional carece de novas aeronaves na faixa de até 19 assentos.
Nós só temos 3 opções:
C208: 9 pax
E110: 14 ou 18 pax
LET410: 19 pax.
Abraços
Velásquez
A Cruiser tem uma reputação boa, e ao meu ver, ela procura se manter dentro dos limites operacionais/comerciais alcancáveis.
Mas desta vez acho que o Vinicius pisou na bola quando anunciou no final e fevereiro/início de março que iria voar já no começo de abril para a cidade em questao.
Segundo o recorte postado na mensagem inicial, A Cruiser começou sua defesa por dizer que o DAC ainda não tinha aprovado o pedido da linha.
Em seguida, o Vinicius deixa claro que ele NAO TEM AVIAO PARA FAZER A LINHA.
Muitas empresas aereas cometem gaffes por anunciar linhas novas e expansao ANTES mesmo de ter negociado as aeronaves e ter o COTAC(pedido de importacao) aprovado.
Tomara que a Cruiser tenha sucesso nesse pleito.
Mas desta vez acho que o Vinicius pisou na bola quando anunciou no final e fevereiro/início de março que iria voar já no começo de abril para a cidade em questao.
Segundo o recorte postado na mensagem inicial, A Cruiser começou sua defesa por dizer que o DAC ainda não tinha aprovado o pedido da linha.
Em seguida, o Vinicius deixa claro que ele NAO TEM AVIAO PARA FAZER A LINHA.
Muitas empresas aereas cometem gaffes por anunciar linhas novas e expansao ANTES mesmo de ter negociado as aeronaves e ter o COTAC(pedido de importacao) aprovado.
Tomara que a Cruiser tenha sucesso nesse pleito.