Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Amigos,

Hoje de tarde fotografei o Boeing 777-200 da Aeroméxico, voo AM 6029, matrícula N746AM, sobrevoando POA no FL400 com destino a Buenos Aires. Até aí tudo bem. Poréééém, o voo que é longo ficou ainda mais longo! A aeronave saiu da Cidade do Cabo e ingressou no Brazil por Vitoria. Sobrevoou o Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, foi autorizado a voar na proa de Bagé e pousou em Ezeiza. Uma voltinha danada para respeitar o ETOPS da aeronave. Fica aí o registro:

Imagem

Foto do dia 07 de junho quando outro B772 fez a mesma rota (Via VIXAGORA.com.br)
Imagem

Abraços!
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 14:29
Localização: Pelotas/RS - SBPK

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por feliperodrigues »

o motor de cima ta tao diferente, que ate o contrail saiu mais fininho.
belo registro
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Eu estava acompanhando ele pelo ACC CW. Bem sobre Porto Alegre foi autorizado curvar a direita na proa de Bagé e nisso, ele fez uma curva bem acentuada, por isso fica a impressão que este B777 está com um motor menor. Porém, de longe o motor 1 já apresentava um contrail mais rarefeito que o contrail do motor 2.
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1707
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por Electra »

O que um 772 da AMX estava fazendo entre CPT e EZE? Lógico que deve ter a ver com a Copa mas o que especificamente?
Grato desde já!
Abraços!!!
PZDC8
MASTER
MASTER
Mensagens: 1218
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PZDC8 »

Son vuelos chárter a Sudáfrica!... via GRU y EZE
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Imagem
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7434
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por FCM »

José Arthur - SBPA escreveu:Uma voltinha danada para respeitar o ETOPS da aeronave.
Quantas horas de voo este CPT-EZE ?
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Fernando,

O voo estava previsto decolar da Africa às 04h30 (hora de Brasília). O B777 pousou em EZE as 18h48. O tempo estimado de voo dele eram 13h00. Deve ter atrasado a saída em 1h para fechar essas 13h de voo.
Editado pela última vez por PR-WJI em Sex Jun 11, 2010 15:30, em um total de 1 vez.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Aqui tem uma relação de um voo JNB-EZE. As imagens mostram as áreas que se podem voar dependendo da certificação ETOPS que a aeronave tiver. Com um bimotor, só se poderia voar dentro das áreas azuis celeste. Para voar ETOPS se certifica cada aeronave, particularmente. Isso quer dizer que numa frota de 10 B777, podem ter 4 ETOPS 120, 3 ETOPS 90, etc...

Voo sem ETOPS, com no maximo 60min para a alternativa:
Imagem

Com ETOPS 90min:
Imagem

Com ETOPS 120min:
Imagem

Com ETOPS 138min:
Imagem

Nota-se que parece muito com a rota que ele fez:
Imagem

Abraços
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 529
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:54
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por Stephan K.P. »

Muito boa a sua cobertura sobre o ETOPS, José.

Só para acrescentar a sua excelente explicação, hoje em dia o ETOPS vale não só para bimotores, mas também para tri e até quadrimotores (estes com menores restrições, é claro). Com a maioria das aeronaves grandes operando sob ETOPS 180, essas restrições diminuíram bastante. Pelo visto este 777 da Aeromexico ainda opera sob ETOPS 138 min.

Acrescento uma ilustração de como fica o cenário ETOPS 180:

Imagem

As áreas ETOPS 180 são o primeiro nível de cores mais claras. Como vcs podem ver, são muito poucas as áreas proibidas para o voo ETOPS 180, alguns exemplos são este corredor África do Sul - Sul da América do Sul, e o outro seria entre a América do Sul e a Oceania.

Com as aeronaves cada vez mais confiáveis, a tendência é que as certificações ETOPS passem a ficar cada vez mais longas, benefiando os operadores, os passageiros (através de passagens mais baratas e menores tempos de voo) e também ao Planeta Terra (menos emissão de CO2 na atmosfera).

Um abraço a todos!
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O A340 da SAA tbm faz essa rota que o 777 fez?
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1707
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por Electra »

Com certeza, não. Os vôos regulares da SAA vão e voltam pela aerovia que liga Maricá, na RMRJ, a Cidade do Cabo, snme, a UW1 ou UZ1, não tenho certeza da designação. Óbvio que, quando necessário, são feitos desvios e, quando possível, são autorizadas proas diretas. Ainda sobre isso, é mt interessante ver e ouvir o SAA passando sobre o Rio no sentido GRU-JNB. Quando o APP RIO transfere para o ACC CWB, este sempre pede 3 infos ao SAA, snme, o horário de decolagem de GRU, o estimado para JNB e a autonomia.

Agora, já que o assunto é travessia do Atlântico, gostaria de saber se alguem pd me tirar uma dúvida: existe alguma rota usual para o vôo da UAE? Quando começaram os vôos, uma reportagem chegou a falar sobre a rota percorrida, lembro até do detalhe de que o vôo, sabe-se lá pq razão, contornava o território sudanês pelo norte de modo a ficar "mais ao norte" do que a própria cidade de DXB. Sempre imaginei que vôo entrasse e saísse do território brasileiro por VIX porém, conversando com um amigo meu que, assim como eu e mts aqui, acompanha o radar da Terminal RIO pelo vetoracaoradar, ele me disse que já viu mais de uma vez o vôo da UAE chegando pela msm aerovia do SAA. Até hj, ficamos intrigados com isso. Que tamanho desvio para o sul seria esse? Será que a explicação se resumiria a formações meteorológicas? Se for o caso, estas teriam que ser gigantescas. Enfim, se alguem puder tirar esta dúvida...
Grato desde já!
Abraços!!!
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por Constellation »

Caro Electra,

Tem rota programada sim, que segue o Círculo Máximo, mas a mesma é alterada várias vezes durante o mesmo voo. Quando voei para DXB, tinha uma rota pré programada aparecendo no sistema de entretenimento de bordo. Ainda durante a travessia do Atlântico, que começou em VIX, a mesma foi alterada, e em vez de entrar por Accra, entrou por Monrovia e passou a voar acima do deserto do Saara, sobre o Mali, Niger, Chade, Líbia e Egito. Houve vários desvios sobre o território africano. A última cidade do Egito foi Luxor, e não demorou muito atravessamos o Mar Vermelho para depois voar sobre o deserto da Arábia, que não tem absolutamente nada além de areia.

Quando voltamos, o avião, ao sair da Península Arábica, passou a voar mais para o sul, pelo Sudão, Uganda, Congo, Camarões e Nigéria, saindo por Accra e entrando no Brasil por VIX. O voo foi tão longo que quase me levantei em VIX para pegar a bagabem de mão para desembarcar em GRU :fp: :fp: . Como dava para acompanhar o vento atuante em voo, acho que os desvios foram feitos em função disso, pois sobre Uganda e o Congo era possível até mesmo ter ventos de cauda, enquanto mais ao norte o vento de proa era muito forte. A rota foi bem escolhida em relação às formações e turbulências, só consegui fotografar CBs quando estávamos sobre VIX, e praticamente não tivemos turbulência nenhuma durante todo o voo, mesmo voando boa parte do tempo sobre o Equador.

Espero ter colaborado para esclarecer tuas dúvidas. É uma pena que eu não tenha conseguido voar no cockpit, aí poderia ter esclarecido melhor.

Grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por Constellation »

Stephan K.P. escreveu:Muito boa a sua cobertura sobre o ETOPS, José.

Só para acrescentar a sua excelente explicação, hoje em dia o ETOPS vale não só para bimotores, mas também para tri e até quadrimotores (estes com menores restrições, é claro). Com a maioria das aeronaves grandes operando sob ETOPS 180, essas restrições diminuíram bastante. Pelo visto este 777 da Aeromexico ainda opera sob ETOPS 138 min.

Acrescento uma ilustração de como fica o cenário ETOPS 180:

Imagem

As áreas ETOPS 180 são o primeiro nível de cores mais claras. Como vcs podem ver, são muito poucas as áreas proibidas para o voo ETOPS 180, alguns exemplos são este corredor África do Sul - Sul da América do Sul, e o outro seria entre a América do Sul e a Oceania.

Com as aeronaves cada vez mais confiáveis, a tendência é que as certificações ETOPS passem a ficar cada vez mais longas, benefiando os operadores, os passageiros (através de passagens mais baratas e menores tempos de voo) e também ao Planeta Terra (menos emissão de CO2 na atmosfera).

Um abraço a todos!
Stephan,

Na verdade, essas restrições ETOPS estão evoluindo para novas restrições conhecidas como LROPS ou "Long Range Operational Performance Standards", aplicáveis a todas as aeronaves, incluindo quadrimotores como os 747, A340 e A380. O ETOPS era apenas para bimotores.

Grande abraço.
Imagem
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1707
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por Electra »

Valeu pela explicação na msg anterior, Constellation.
Constellation escreveu:Na verdade, essas restrições ETOPS estão evoluindo para novas restrições conhecidas como LROPS ou "Long Range Operational Performance Standards", aplicáveis a todas as aeronaves, incluindo quadrimotores como os 747, A340 e A380. O ETOPS era apenas para bimotores.
Confesso que não sabia disso. A última vez que li algo mais sobre o assunto, se falava na possibilidade da criação do ETOPS 217 para o 777.
Pd ser que não tenha nd a ver mas não consigo deixar de pensar numa possível pressão da Boeing para cortar a vantagem da Airbus pelo fato de seus aviões LR serem quadrirreatores até pq, tanto um eventual ETOPS 217 quanto as restrições LROPS beneficiariam a Boeing.
Por fim, a única restrição que conhecia para quadrirreatores, aliás, acho que foi aqui no AF, msm, que a conheci, é a que impediria um quadrirreator de sair de GRU a SYD pelo caminho mais curto por mais que tivesse autonomia pra isso.
Grato desde já!
Abraços!!!
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Amigos,

Já que falamos de voos transoceânicos, trago aqui a rota do Qantas na rota Sydney-Ezeiza:
A aeronave que vai pousar nesta segunda-feira em EZE é o Boeing 747-400 VH-OEF, voo QFA17.
Imagem
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Aqui segue o voo da LAN de Santiago para a Ilha de Páscoa deste domingo.
Na ocasião, realizado pelo Boeing 767-300ER matrícula CC-BJA.
Tempo de voo: 05h00
ETP: 1031nm
PNR: 02h36min
Holding: (tempo de espera): 02h30min.

Imagem
Flight Deck
PP
PP
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Jun 04, 2009 03:17

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por Flight Deck »

Belo trabalho do José Arthur na apresentação dos requisitos de performance para os vôos sob condições ETOPS.

Algumas informações paralelas:

Nos vôos de longo curso, o planejamento é normalmente feito considerando duas possibilidades: seguindo o grande círculo ou prosseguindo por uma rota na qual o componente de vento médio é mais vantajoso, mesmo que a distância solo percorrida seja maior, no entanto, o NAM – Nautical Air Miles, que é a distância corrigida pelo fator do vento (que no final é isso que importa) é menor. No caso das aeronaves bimotoras, aspectos como o ETOPS devem ser considerados. Outro detalhe que deve ser observado é o impedimento de um melhor aproveitamento em determinados trechos que compõe a rota, que podem sofrer com problemas meteorológicos (geralmente associados com grandes atividades, não as eventuais, como previsão de formação de CB), Notams, que podem restringir certos espaços aéreos, etc.

Ao apresentar o planejamento de vôo à tripulação, todas essas variáveis já estão inseridas nas correções, portanto, a rota já está definida, e somente sofrerá modificações no decorrer da viagem por motivos não previstos, como eventuais problemas de controle e fluxo de tráfego aéreo. Os tripulantes geralmente seguem o que está contido nessa navegação, porque seria impossível prever com precisão se uma decisão tomada em função de um acontecimento momentâneo, como ventos mais fracos, não poderia comprometer mais a frente a autonomia total do vôo.

Obs:
1. No MD-11, por exemplo, é possível inserir uma rota alternativa no FMC – Secondary Flight Plan – e fazer uma análise para ver se seria viável mudar de aerovia, por exemplo. Isso normalmente era feito na Varig nos tempos dos vôos transatlânticos, quando a disputa por FLs entre a Europa e o Brasil fazia com que determinadas aeronaves voassem fora dos seus níveis de vôo ideais, e com o passar do tempo, por causa disso, sofressem com um maior consumo de combustível.

2. Aeronaves como o B747, em algumas empresas, utilizam o sistema múltiplo de ETP, Equal Time Point, para que sirva de referência aos tripulantes em caso de duas condições: falha de um motor e despressurização.

Abs
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Outro voo interessante de se analisar é a rota Ilha de Páscoa - Papeete, no Tahiti. O tempo de voo entre as Ilhas é de 5h37min SCIP-NTAA (o voo NTAA-SCIP leva 04h58min)
Diferente de SCIP que nao possui aeródromo de alternativa, a opção de alternado de NTAA é NCRG. O voo para Papeete também possui ETP e PNR, que no dia que analisei, foram 1182nm e 02h48 respectivamente.
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: Aeromexico: O longo voo entre Africa do Sul e Argentina

Mensagem por PR-WJI »

Nesta terça-feira o Boeing 777-200 da Aeromexico, N746AM, realizará novamente o voo AMX 6029 entre a Cidade do Cabo e Buenos Aires, na rota:

IMSOM UQ34 EXAKO UQ14 UVGOD UQ18 ILDIR/M084F360UL435 URAPI/M084F380 UL435 ATANI/M084F400 UA560 AKRAN/N0482F400 DCTMELEM UL335 VTR UW50 MRC UA314 PAPIX PAPI6A EZE

Com ETA para as 0730z, o voo tem um tempo estimado de 13h00.
As alternativas para o voo são: FYWH (Namíbia), DGAA (Gana), Recife e Montevideo.
Responder