Caro Electra,
Tem rota programada sim, que segue o Círculo Máximo, mas a mesma é alterada várias vezes durante o mesmo voo. Quando voei para DXB, tinha uma rota pré programada aparecendo no sistema de entretenimento de bordo. Ainda durante a travessia do Atlântico, que começou em VIX, a mesma foi alterada, e em vez de entrar por Accra, entrou por Monrovia e passou a voar acima do deserto do Saara, sobre o Mali, Niger, Chade, Líbia e Egito. Houve vários desvios sobre o território africano. A última cidade do Egito foi Luxor, e não demorou muito atravessamos o Mar Vermelho para depois voar sobre o deserto da Arábia, que não tem absolutamente nada além de areia.
Quando voltamos, o avião, ao sair da Península Arábica, passou a voar mais para o sul, pelo Sudão, Uganda, Congo, Camarões e Nigéria, saindo por Accra e entrando no Brasil por VIX. O voo foi tão longo que quase me levantei em VIX para pegar a bagabem de mão para desembarcar em GRU

. Como dava para acompanhar o vento atuante em voo, acho que os desvios foram feitos em função disso, pois sobre Uganda e o Congo era possível até mesmo ter ventos de cauda, enquanto mais ao norte o vento de proa era muito forte. A rota foi bem escolhida em relação às formações e turbulências, só consegui fotografar CBs quando estávamos sobre VIX, e praticamente não tivemos turbulência nenhuma durante todo o voo, mesmo voando boa parte do tempo sobre o Equador.
Espero ter colaborado para esclarecer tuas dúvidas. É uma pena que eu não tenha conseguido voar no cockpit, aí poderia ter esclarecido melhor.
Grande abraço.