Antenas de rádios
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
Ronaldo - JOI
- PC

Antenas de rádios
Gostaria de trocar a antena do meu rádio para receber melhor a transmissão da torre. Alguém tem sugestão de antena?
Ronaldo
Ronaldo
-
Afonso
- Moderador

Re: Antenas de rádios
Que tipo de rádio vc tem ?Ronaldo - JOI escreveu:Gostaria de trocar a antena do meu rádio para receber melhor a transmissão da torre. Alguém tem sugestão de antena?
Ronaldo
Digital, analógico?
Qual é a distância que vc usa esse seu rádio ?

-
Anonymous
Aproveitando o tópico do amigo Ronaldo......................;
Possuo o rádio ICOM IC-R2 o qual é muito bom, contudo, quando algumas aeronaves estão um pouco longe do raio de recepção, o rádio acusa que está captando a mensagem (mostra no visor "Busy" sem os números de 1 - 10; quando a recepção está ótima ele acusa 10).
Estive conversando com um amigo o qual me recomendou colocar uma antena externa (tipo aquelas de espinha de peixe para televisão) mas não queria ficar com ela em casa, gostaria de uma externa menor onde pudesse levá-la para o aeroporto.
Eu cheguei a visitar o site Rádio Haus mas nada encontrei para o meu tipo de rádio.
Aguardo informações dos mais experientes no ramo.
Grato.
Possuo o rádio ICOM IC-R2 o qual é muito bom, contudo, quando algumas aeronaves estão um pouco longe do raio de recepção, o rádio acusa que está captando a mensagem (mostra no visor "Busy" sem os números de 1 - 10; quando a recepção está ótima ele acusa 10).
Estive conversando com um amigo o qual me recomendou colocar uma antena externa (tipo aquelas de espinha de peixe para televisão) mas não queria ficar com ela em casa, gostaria de uma externa menor onde pudesse levá-la para o aeroporto.
Eu cheguei a visitar o site Rádio Haus mas nada encontrei para o meu tipo de rádio.
Grato.
-
Ronaldo - JOI
- PC

Re: Antenas de rádios
o rádio é digital. Aqui da minha casa que fica uns 15 Km do aeroporto consigo pegar a torre porém não consigo ouvir aeronaves de pequeno porte que se aproximam pelo setor norte do aeroporto (moro no sul). E na praia, que fica a uns 40 Km do aeroporto, não consigo ouvir a torre.Rosvalmir Afonso escreveu:Que tipo de rádio vc tem ?Ronaldo - JOI escreveu:Gostaria de trocar a antena do meu rádio para receber melhor a transmissão da torre. Alguém tem sugestão de antena?
Ronaldo
Digital, analógico?
Qual é a distância que vc usa esse seu rádio ?
Ronaldo Santos
Joinville - SC
Joinville - SC
-
Ronaldo - JOI
- PC

Já vi nesse site. Todas as antenas VHF que tem lá são para freqüências de 131 Mhz em diante. O meu rádio é um MR-180 PLL digital. Dá pra ver uma foto dele nesse link: http://www.pilots.com.br/produtos/imagens/p2023_amp.gif
Ronaldo Santos
Joinville - SC
Joinville - SC
-
Afonso
- Moderador

Ronaldo,
Estou achando que vc está numa "sombra"ou seja
parte que seu rádio é vulnerável a baixa transmissão.
Faça o seguinte:
Ligue o rádio e realize um giro completo com ele, assim vc poderá perceber aonde ele aumenta o ganho e aonde ele perde ganho.
Antena externa para esse radio deverá ser na base da garrinha na antena pois acho que ele não tem entrada para conectar cabo coaxial nele.
Uma boa antena é uma da Electril que existe em São Paulo.
http://www.electril.com/
Estou achando que vc está numa "sombra"ou seja
parte que seu rádio é vulnerável a baixa transmissão.
Faça o seguinte:
Ligue o rádio e realize um giro completo com ele, assim vc poderá perceber aonde ele aumenta o ganho e aonde ele perde ganho.
Antena externa para esse radio deverá ser na base da garrinha na antena pois acho que ele não tem entrada para conectar cabo coaxial nele.
Uma boa antena é uma da Electril que existe em São Paulo.
http://www.electril.com/

-
Anonymous
Cortesia do nosso camarada SKP:
http://www.antenna2000.kit.net/proj_ant_vhf_1.htm
Pretendo me adentrar no projeto dessa antena agora em Janeiro... infelizmente pro rádio do Ronaldo tem o problema da conexão coaxial.
http://www.antenna2000.kit.net/proj_ant_vhf_1.htm
Pretendo me adentrar no projeto dessa antena agora em Janeiro... infelizmente pro rádio do Ronaldo tem o problema da conexão coaxial.
-
Anonymous
Alguém poderia me dar uma mãozinha por favor?Pinheiro escreveu:Aproveitando o tópico do amigo Ronaldo......................;
Grato.
Grato de coração!
-
Marco SBCT
- MASTER

Ronaldo JOI
O maior complicador na recepção/transmissão de VHF é que deve ser em visada, ou seja o trans e recep devem se "ver". A propagação se dá em linha reta nesta faixa de frequência. De fato os morros fazem sombra. Os Amadores possuem repetidoras e links para irem mais longe e elas ficam em morros bem altos. Os Cindactas têm repetidoras em pontos que permitem a cobertura maior possivel do território Brasileiro. As TV tem tbém suas redes. Então com os morros em volta de JOI limita tua recepção mesmo c/ a melhor antena, que seria uma direcional, como o nome diz serve numa direção. Aqui em CWB tenho uma Plano-Terra caseira que é muito porreta, pega nos 360º, existe a 5/8 que tbém é muito boa, p/ carro. A altura acima dos obstáculos é fundamental p/ a antena "ver" os sinais.
Este IC-R2 é muito bom mesmo, vi dizer q no PY já tem por 360 verdinhas. Tenho um TH-27 ano 92 e um TH-48 98, muito bons.
Se coneguir contato c/ um radio-amador por aí ele ajuda, com montagem, cabos, soldas, terminais, etc.
Boas escutas em 2005.
O maior complicador na recepção/transmissão de VHF é que deve ser em visada, ou seja o trans e recep devem se "ver". A propagação se dá em linha reta nesta faixa de frequência. De fato os morros fazem sombra. Os Amadores possuem repetidoras e links para irem mais longe e elas ficam em morros bem altos. Os Cindactas têm repetidoras em pontos que permitem a cobertura maior possivel do território Brasileiro. As TV tem tbém suas redes. Então com os morros em volta de JOI limita tua recepção mesmo c/ a melhor antena, que seria uma direcional, como o nome diz serve numa direção. Aqui em CWB tenho uma Plano-Terra caseira que é muito porreta, pega nos 360º, existe a 5/8 que tbém é muito boa, p/ carro. A altura acima dos obstáculos é fundamental p/ a antena "ver" os sinais.
Este IC-R2 é muito bom mesmo, vi dizer q no PY já tem por 360 verdinhas. Tenho um TH-27 ano 92 e um TH-48 98, muito bons.
Se coneguir contato c/ um radio-amador por aí ele ajuda, com montagem, cabos, soldas, terminais, etc.
Boas escutas em 2005.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
Ronaldo - JOI
- PC