Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
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- Constellation
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Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Caros amigos,
Ultimamente, tenho notado que houve grande incremento no número de passageiros em voos domésticos no Brasil, e mesmo aqui em LDB, que não é uma cidade tão grande assim, os voos estão saindo lotados, até mesmo em finais de semana, quando a demanda geralmente é menor. Neste mês, viajei de Varig/GOL para o GIG e, nos três voos que eu peguei, o avião estava totalmente lotado, sem nenhuma poltrona vazia, e em pleno sabadão.
Vejo muitas amigos obrigados a viajar de busão, porque foi comprar passagem na última hora e já não tinha mais.
Acredito que isso aconteça também em muitos outros aeroportos pelo Brasil afora. Será que não está na hora de usar aeronaves maiores, tipo Boeing 767, Airbus A300 ou A330 em voos domésticos, em vez de ficar brigando por mais slots para aumentar a frequência dos voos?
A própria GOL, quando começou a operar no Brasil, tinha feito uma clara opção pelos Boeing 737-700 como equipamento padrão, mas agora o padrão é o 737-800 e mesmo esses estão saindo muito lotados.
Não vejo muitos problemas de operar o A330, por exemplo, em CGH, esse avião tem ótimo desempenho em pistas curtas, pois a quantidade de combustível necessária não é tão grande assim. O único problema seria que o A330 não poderia operar em SDU (será que não mesmo????).
Utilizar grande aviões tem ainda a vantagem de que esses têm um custo menor por assento. Como desvantagem, alguns aeroportos ficariam meio "entupidos" de gente, pois parece que a Infraero está meio parada no tempo.
O que você acham?
Grande abraço.
Ultimamente, tenho notado que houve grande incremento no número de passageiros em voos domésticos no Brasil, e mesmo aqui em LDB, que não é uma cidade tão grande assim, os voos estão saindo lotados, até mesmo em finais de semana, quando a demanda geralmente é menor. Neste mês, viajei de Varig/GOL para o GIG e, nos três voos que eu peguei, o avião estava totalmente lotado, sem nenhuma poltrona vazia, e em pleno sabadão.
Vejo muitas amigos obrigados a viajar de busão, porque foi comprar passagem na última hora e já não tinha mais.
Acredito que isso aconteça também em muitos outros aeroportos pelo Brasil afora. Será que não está na hora de usar aeronaves maiores, tipo Boeing 767, Airbus A300 ou A330 em voos domésticos, em vez de ficar brigando por mais slots para aumentar a frequência dos voos?
A própria GOL, quando começou a operar no Brasil, tinha feito uma clara opção pelos Boeing 737-700 como equipamento padrão, mas agora o padrão é o 737-800 e mesmo esses estão saindo muito lotados.
Não vejo muitos problemas de operar o A330, por exemplo, em CGH, esse avião tem ótimo desempenho em pistas curtas, pois a quantidade de combustível necessária não é tão grande assim. O único problema seria que o A330 não poderia operar em SDU (será que não mesmo????).
Utilizar grande aviões tem ainda a vantagem de que esses têm um custo menor por assento. Como desvantagem, alguns aeroportos ficariam meio "entupidos" de gente, pois parece que a Infraero está meio parada no tempo.
O que você acham?
Grande abraço.

Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Constellation,
Primeiramente acho que as dimensões continentais do país, mereciam sim WB em rotas domésticas, ex.
GRU-MAO
GRU-FOR
GRU-BEL
Só para citar assim em um primeiro momento só enxergando o mapa. Operar um avião grandioso em CGH ou SDU, eu acho que não seria bacana, pela infra-estrutura de tais aeroportos ( não digo pista, sim tps, pátio, etc). Só para citar INFRA-ESTRUTURA, um exemplo é Porto Seguro que tem uma penca de voos saindo do mesmo lugar para lá, diversos aviões, poderia por exemplo a TAM mandar um A330 ao invés de vários A320, sabe o que aconteceu lá uma vez? Um vôo teve que fazer EUROPA-BPS-SSA-EUROPA, pois se abastecesse BPS-EUROPA, secava o combustível do aeroporto.
Também dúvido que um A330 operasse com segurança no SDU, mas só o fato dele pisar para pegar passageiros em CGH, já seria motivo de plantão da GLOBO, velhinha de Moema no programa do Ratinho e etc...
Mas a partir de GRU, defendo que deveriam haver vôos ponto a ponto com aeronaves grandes, permitindo alta capilaridade de paxs e escoamento de carga. A GOL poderia usar seus 767 em full colors nesse sentido. POA-CNF-MAO, CNF-BSB-MAO-BEL-CNF e por aí vai. Penso que a VASP usou e lucrou com seus A300 naquela malha integrada GRU-SSA-REC-FOR / POA-GRU-GIG-SSA-REC onde os 737-200 faziam feeder para o A300. E por sinal os vôos seguiram desenhados asism até o fim, com o 737-300 assumindo o papel do saudoso, lindo, magnífico A300.
Por sinal, que saudade de ouvir aquele belo jato de barriga cinza, listras azuis e o canto da CF6-50...
Primeiramente acho que as dimensões continentais do país, mereciam sim WB em rotas domésticas, ex.
GRU-MAO
GRU-FOR
GRU-BEL
Só para citar assim em um primeiro momento só enxergando o mapa. Operar um avião grandioso em CGH ou SDU, eu acho que não seria bacana, pela infra-estrutura de tais aeroportos ( não digo pista, sim tps, pátio, etc). Só para citar INFRA-ESTRUTURA, um exemplo é Porto Seguro que tem uma penca de voos saindo do mesmo lugar para lá, diversos aviões, poderia por exemplo a TAM mandar um A330 ao invés de vários A320, sabe o que aconteceu lá uma vez? Um vôo teve que fazer EUROPA-BPS-SSA-EUROPA, pois se abastecesse BPS-EUROPA, secava o combustível do aeroporto.
Também dúvido que um A330 operasse com segurança no SDU, mas só o fato dele pisar para pegar passageiros em CGH, já seria motivo de plantão da GLOBO, velhinha de Moema no programa do Ratinho e etc...
Mas a partir de GRU, defendo que deveriam haver vôos ponto a ponto com aeronaves grandes, permitindo alta capilaridade de paxs e escoamento de carga. A GOL poderia usar seus 767 em full colors nesse sentido. POA-CNF-MAO, CNF-BSB-MAO-BEL-CNF e por aí vai. Penso que a VASP usou e lucrou com seus A300 naquela malha integrada GRU-SSA-REC-FOR / POA-GRU-GIG-SSA-REC onde os 737-200 faziam feeder para o A300. E por sinal os vôos seguiram desenhados asism até o fim, com o 737-300 assumindo o papel do saudoso, lindo, magnífico A300.
Por sinal, que saudade de ouvir aquele belo jato de barriga cinza, listras azuis e o canto da CF6-50...
AB3 - aeroentusiasta forum user
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Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Constellation, já é possível ver alguns A330 da TAM fazendo voos regulares pelo Brasil:
TAM 3748 - 23456SD - A332 - GRU 0930 1220 MAO
TAM 3749 - 23456SD - A332 - MAO 1610 2055 GRU
TAM 3172 - ---5--D - A332 - GRU 1400 1622 SSA
TAM 3175 - ---5--D - A332 - SSA 1717 1940 GRU
(Em JUL também aos sábados)
TAM 3509 - -----S- - A332 - GRU 0750 0940 POA
TAM 3508 - -----S- - A332 - POA 1040 1220 GRU
Abraço!
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Abraço!











Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Lembrando que alguns vôos de SSA, POA, são remendos de malha por capilaridade de A320 em outras rotas. O de POA por exemplo é para ceder um A321 para BPS. Penso que cabe em FOR, MAO, REC, SSA, BSB, BEL, POA vôos com WB diariamente.Diego Airways escreveu:Constellation, já é possível ver alguns A330 da TAM fazendo voos regulares pelo Brasil:
TAM 3748 - 23456SD - A332 - GRU 0930 1220 MAO
TAM 3749 - 23456SD - A332 - MAO 1610 2055 GRU
TAM 3172 - ---5--D - A332 - GRU 1400 1622 SSA
TAM 3175 - ---5--D - A332 - SSA 1717 1940 GRU
(Em JUL também aos sábados)
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AB3 - aeroentusiasta forum user
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Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Constellation, acho a idéia interessante, porém algumas empresas preferem usa-los somente na inter, pois vôos domésticos, dependendo da rota, diminui um ciclo da aeronave.
No caso da Tam, a malha wide está bem apertada. Mas a Gol tem 767 tomando só e já que não opera inter, por que nao usar no doméstico.
Parece que no Brasil preferiram "rachar" um A300-200 de 240 paxs para 2 B737-300 de 130 lugares, pode representar custo extra sim (e muito!), porém tem a vantagem de ter disponibilizado dois vôos, e em alguns lugares é um baita diferencial perante a concorrência.
No passado não tão longe,tivemos bastante o uso de WB:
- A Tam quando recebeu seus A330, colocou na rota GRU-REC-FOR, depois parece que mudou a escala de REC para SSA; em 2001 a empresa operou o POA-GRU como continuação do FRA-GRU, o mesmo fez a Varig entre 2002-2006 com o POA-GRU-CDG-AMS
- Falando em Varig, ela operou vários vôos memoráveis com os WB: GRU-MAO (RG200), GIG-BSB-MAO (RG202 ou 220), GIG-POA (RG100) que continuava até JFK. Houve também um vôo GRU-FOR-NAT-GIG com os MD 11, além do MD 11 entre CWB-GRU, continuando para FRA, muitos chamavam de Franktiba
- A TransBrasil operou também diversos vôos wide, os que eu lembro eram como escala para os vôos Europeus, como BSB-FOR-LGW-AMS-VIE e GRU-SSA/FOR/REC/GIG-LIS, houve também os vôos GRU-BSB continuando para os EUA.
- A Vasp que eu lembre tinha o A300 que ia de POA até REC que o AB3 citou e alguma para MAO, quando tinha os MD 11 fazia o mesmo esquema da TR.
Além disso, tinha o feijão-com-arroz GRU-GIG-GRU.
No caso da Tam, a malha wide está bem apertada. Mas a Gol tem 767 tomando só e já que não opera inter, por que nao usar no doméstico.
Parece que no Brasil preferiram "rachar" um A300-200 de 240 paxs para 2 B737-300 de 130 lugares, pode representar custo extra sim (e muito!), porém tem a vantagem de ter disponibilizado dois vôos, e em alguns lugares é um baita diferencial perante a concorrência.
No passado não tão longe,tivemos bastante o uso de WB:
- A Tam quando recebeu seus A330, colocou na rota GRU-REC-FOR, depois parece que mudou a escala de REC para SSA; em 2001 a empresa operou o POA-GRU como continuação do FRA-GRU, o mesmo fez a Varig entre 2002-2006 com o POA-GRU-CDG-AMS
- Falando em Varig, ela operou vários vôos memoráveis com os WB: GRU-MAO (RG200), GIG-BSB-MAO (RG202 ou 220), GIG-POA (RG100) que continuava até JFK. Houve também um vôo GRU-FOR-NAT-GIG com os MD 11, além do MD 11 entre CWB-GRU, continuando para FRA, muitos chamavam de Franktiba
- A TransBrasil operou também diversos vôos wide, os que eu lembro eram como escala para os vôos Europeus, como BSB-FOR-LGW-AMS-VIE e GRU-SSA/FOR/REC/GIG-LIS, houve também os vôos GRU-BSB continuando para os EUA.
- A Vasp que eu lembre tinha o A300 que ia de POA até REC que o AB3 citou e alguma para MAO, quando tinha os MD 11 fazia o mesmo esquema da TR.
Além disso, tinha o feijão-com-arroz GRU-GIG-GRU.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Caros,
Obrigado pela opinião de vocês. É verdade que a Varig já operou o Boeing 747 entre GRU-BSB-MAO??
Grande abraço.
Obrigado pela opinião de vocês. É verdade que a Varig já operou o Boeing 747 entre GRU-BSB-MAO??
Grande abraço.

-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
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Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Operou, e operou o famoso RG100/101 GIG/POA creio que nessaas rotas operou todos os WB que teve na frota.
O que achava a coisa mais linda de se ver e ouvir eram as decolagens dos A300 de Palegre, tanto RG como da VP.
O que achava a coisa mais linda de se ver e ouvir eram as decolagens dos A300 de Palegre, tanto RG como da VP.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Marco, tens razão! O RG101, desde sua existência, é o voo que já foi operado por todos os modelos da Varig!
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Já embarca comendo o sanduíche, hehe!
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Everton, uma vez tu me disse (mas nao me recordo mais) que o A321 não poderia operar regular em CWB devido a uma restrição de pista, confirma?
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Minha opiniao, pro questionamento do Constelation, seria a vinda de mais A321 para rotas domésticas.
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Porqué el aeropuerto de CWB tiene restriciones?
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
CWB possui pista uma pista principal que data da década de 40 com seus 2212m de comprimento a uma altitude de 900m.
Para se ter segurança necessária para operação de aviões maiores ou mais pesados seria necessária uma pista maior, o que pelos próximos anos não deve acontecer.
Para se ter segurança necessária para operação de aviões maiores ou mais pesados seria necessária uma pista maior, o que pelos próximos anos não deve acontecer.
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Bom dia amigos Forenses.
De acordo com o Hotran de vôos autorizados da ANAC, todos os vôos da ponte aérea CGH / SDU / CGH serão operados com os 738 configurados com 184 assentos. a partir de 02/06/2010.
Abraços
Cursio
De acordo com o Hotran de vôos autorizados da ANAC, todos os vôos da ponte aérea CGH / SDU / CGH serão operados com os 738 configurados com 184 assentos. a partir de 02/06/2010.
Abraços
Cursio
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- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Não acho que CGH tenha condições de infraestrutura para receber esse tipo de aeronave com a malha e o número de passageiros atuais, mesmo com a reforma anunciada hoje nos jornais (aumento em 20% da capacidade de chek-in) ou a projetada expansão do páteo (ao lado do hangar da Vasp e no final da pista auxiliar, onde hoje existe um clube).
Quando ali pousavam os A300 e B767, lembro-me que congestionavam o movimento do páteo (tinham de se posicionar nas extremidades) e causavam transtornos aos passageiros no embarque/desembarque, que pude constatar numa vez que voei pelo belo PT-TAA da TB, hoje virtual sucata em BSB.
E, Constellation, um integrante da Associação dos Moradores de Campo Belo acaba de sofrer um infarto, só de ler sobre sua ideia. rsrsrsrs
Sds.
José Paulo
Quando ali pousavam os A300 e B767, lembro-me que congestionavam o movimento do páteo (tinham de se posicionar nas extremidades) e causavam transtornos aos passageiros no embarque/desembarque, que pude constatar numa vez que voei pelo belo PT-TAA da TB, hoje virtual sucata em BSB.
E, Constellation, um integrante da Associação dos Moradores de Campo Belo acaba de sofrer um infarto, só de ler sobre sua ideia. rsrsrsrs
Sds.
José Paulo
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Muy interesante la historia de la pista de CWB...No sabia que tenia esas características. Obrigado pela resposta!Sirex escreveu:CWB possui pista uma pista principal que data da década de 40 com seus 2212m de comprimento a uma altitude de 900m.
Para se ter segurança necessária para operação de aviões maiores ou mais pesados seria necessária uma pista maior, o que pelos próximos anos não deve acontecer.
- Maurício
- MASTER
- Mensagens: 2003
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Lembro da década de 90, quando a finada VASP usou A300 no trecho GRU/ CNF / GRU. Era novidade no meio dos 737-200.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Creio que, em face do crescimento da demanda nos próximos anos, bem como a grande dimensão territorial do Brasil, seguramente as companhias aéreas brasileiras irão colocar WB nas principais rotas, é um caminho natural para isso...
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
Na década de 90 o antigo DAC não permitia voos diretos POA-CGH, então a maneira mais rápida para ir a São Paulo era pelos inúmeros voos diretos para Guarulhos (TransBrasil com 767, Vasp com A300 e esporadicamente MD-11, Varig com 767 e nos anos 2000 com MD-11 e 777).
A partir de 2003 foram liberados os voos diretos para Congonhas, fato que relegou Guarulhos a segundo plano na preferência dos passageiros. Hoje mudou, a gauchada vai para São Paulo através de CGH, GRU e até VCP!
Concordo que há demanda para widebodies fazerem POA-GRU-SSA, POA-GIG-REC, POA-BSB-FOR.
A partir de 2003 foram liberados os voos diretos para Congonhas, fato que relegou Guarulhos a segundo plano na preferência dos passageiros. Hoje mudou, a gauchada vai para São Paulo através de CGH, GRU e até VCP!
Concordo que há demanda para widebodies fazerem POA-GRU-SSA, POA-GIG-REC, POA-BSB-FOR.
Re: Uso de aeronaves maiores em voos domésticos
INSÓLITO!
EU VÍ tanto o 747 quanto o DC-10 da Varig chegarem a operar em Maceió, ainda no antigo terminal.
Eu estava lá, no aeroporto e na praia e ví: aquele avião enorme que atraia uma multidão de Rio Largo para ver "o avião de dois andares", ali, parado e os pilotos tomando um cafezinho no bate e volta prá Brasília... início da tarde, o calor de molhar a camisa e o papo descontraído como a parada de um passeio.
Era um luxo só, um mimo para atender ao capricho do Collor, uma desmedida, uma irresponsabilidade de consequências irreversíveis.
Mas o fato é que a visão era deslumbrante: vê-lo circundar a orla por volta de meio-dia (a praia parava e todo mundo cobiçava) e vê-lo refulgindo sob o sol brilhante de Maceió, plácido, imponente, imóvel... ahhh, como tive vontade de voar!
E a Varig, por essas e por outras, todos nós sabemos...
EU VÍ tanto o 747 quanto o DC-10 da Varig chegarem a operar em Maceió, ainda no antigo terminal.
Eu estava lá, no aeroporto e na praia e ví: aquele avião enorme que atraia uma multidão de Rio Largo para ver "o avião de dois andares", ali, parado e os pilotos tomando um cafezinho no bate e volta prá Brasília... início da tarde, o calor de molhar a camisa e o papo descontraído como a parada de um passeio.
Era um luxo só, um mimo para atender ao capricho do Collor, uma desmedida, uma irresponsabilidade de consequências irreversíveis.
Mas o fato é que a visão era deslumbrante: vê-lo circundar a orla por volta de meio-dia (a praia parava e todo mundo cobiçava) e vê-lo refulgindo sob o sol brilhante de Maceió, plácido, imponente, imóvel... ahhh, como tive vontade de voar!
E a Varig, por essas e por outras, todos nós sabemos...
