ArturMonteiro escreveu:oi pessoal
sou novo aqui no fórum, fiz o registo hoje. estive lendo estas informações sobre ser piloto em Angola e é uma coisa que me interessa.
Eu sou luso-brasileiro e quase angolano, pois meus pais nasceram aí e eu estou em processo de obter a nacionalidade. Estou tirando o curso de Piloto de Linha Aérea em Lisboa e espero ter a licença dentro de um ano. A minha ideia, acabando o curso, seria voar no Brasil ou em Angola, onde houver mais oportunidades, já que aqui em Portugal está muito complicado arranjar emprego como piloto.
Estive em Luanda e, em conversa com uma pessoa da HeliMalongo, disseram-me que precisavam de pilotos, mas nao percebi se seria necessária muita experiencia, type-rating, etc. Alguem sabe informar? Acham que é facil arrumar emprego aí, nao sendo experiente mas tendo nacionalidade angolana? E arrumando emprego, quem paga o type rating, eu ou a empresa?
Obrigado
Artur Monteiro
Caro Artur,
A frota da Helimalongo esta composta actualmente por tres dash 8-300 que estao a fazer a operacao Luanda-Cabinda para a Chevron. A partir de Junho deste ano comecam a receber os Q400. Sao 4 na totalidade e aparentemente estariam todos a voar ainda este ano. Num ppio os Dash 300 iam sair da empresa mais pelos vistos a HM vai conseguir um novo cto/cliente para esa frota. Por tanto a HM precisaria de pilotos para o novo cliente. A grande incognita e saber quando e que dito cto vai entrar em vigencia e por tanto a epoca que a empresa comecaria a ctatar. As hrs min para os pilotos locais em ppio sao baixos e a companhia paga o type rating. A HM e uma excelente empresa e uma muito boa opcao de trabalho, tendo muitas regalias e vantagems... a unica desvantagem de trabalhar na empresa (no meu ponto de vista) e o facto de os pilotos actualmente devido ao sistema 28/28 so voarem 300 hrs ao ano. (algo nao muito aliciente para o piloto com poucas horas)
Na actualidade a maior parte das empresas em Angola precisam pilotos e o facto de ser cidadao angolano ajuda muito (especialmente na Taag e Sonair). Todavia, arranjar emprego em Angola nao e facil nem muito fluido porque tudo funciona em Angola com um timing muito mais lento, e pelo facto que e preciso ter cunha/conhecido para entrar a trabalhar. (algo propio a aviacao em quase todo o mundo).
Neste momento o piloto angolano (low time ou experiente) que tem a possibilidade de investir num type rating do 737-700 encontra o caminho mais expedito e facil para entrar na companhia de bandeira.
Espero ter ajudado!...Poderia me dizer com que falou na Helimalongo? (se quizer pode enviar me uma MP).
Saudacoes.