Curtiss C-46 na VARIG Anotações
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Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Caros colegas.
Estou abrindo um novo tópico referente aos C-46 operados pela VARIG , entre 1948 e 1970 . Solicito que todos colaborem , corrigindo ou adicionando informações que possuam .
A minha idéia é começar por uma visão geral e depois ir para os dados técnicos , prefixos dos VARIG (PP-V..) e dos que vieram do Consórcio Real .
A VARIG utilizou os seus C-46 divididos em 4 grupos : Luxo , Misto , Cargo e a versão Super C-46
Na versão Luxo , 2 eram especias , o PP-VBU e o PP-VBX , que faziam o vôo diário POA-SD / SD-POA. Tinham poltronas largas , duas a duas , com espaço suficiente para as pernas de pax com 1.90 m , altura incomum na época . O VBU tinha uma saleta junto a cabine de comando , dividida do resto dos pax por uma divisão de plástico transparente , com o Ìcaro esculpido
Na versão Misto , eram 5 poltronas por fila (3/2) isolamento acústico bem inferior e muito mais leve do que no Luxo , para possibilitar a adição de mais carga.
A versão Cargo era a padrão , com bancos laterais metálicos , dobráveis e amarras para fixação da carga , sem um revestimento sequer . O barulho era infernal !
Por último , a versão Super C-46 que , juntamente com os famosos "jatos auxiliares" , vão merecer um cuidado maior de minha parte.
Foi nos C-46 Luxo que a VARIG seu início ao serviço de bordo diferenciado , que sempre a destacou das congêneres , culminando na época dos Super-G e Boeing 707
Paro a introdução por aqui . Aguardo a colaboração e as sugestões dos amigos .
Abs
Sérgio Bica
Estou abrindo um novo tópico referente aos C-46 operados pela VARIG , entre 1948 e 1970 . Solicito que todos colaborem , corrigindo ou adicionando informações que possuam .
A minha idéia é começar por uma visão geral e depois ir para os dados técnicos , prefixos dos VARIG (PP-V..) e dos que vieram do Consórcio Real .
A VARIG utilizou os seus C-46 divididos em 4 grupos : Luxo , Misto , Cargo e a versão Super C-46
Na versão Luxo , 2 eram especias , o PP-VBU e o PP-VBX , que faziam o vôo diário POA-SD / SD-POA. Tinham poltronas largas , duas a duas , com espaço suficiente para as pernas de pax com 1.90 m , altura incomum na época . O VBU tinha uma saleta junto a cabine de comando , dividida do resto dos pax por uma divisão de plástico transparente , com o Ìcaro esculpido
Na versão Misto , eram 5 poltronas por fila (3/2) isolamento acústico bem inferior e muito mais leve do que no Luxo , para possibilitar a adição de mais carga.
A versão Cargo era a padrão , com bancos laterais metálicos , dobráveis e amarras para fixação da carga , sem um revestimento sequer . O barulho era infernal !
Por último , a versão Super C-46 que , juntamente com os famosos "jatos auxiliares" , vão merecer um cuidado maior de minha parte.
Foi nos C-46 Luxo que a VARIG seu início ao serviço de bordo diferenciado , que sempre a destacou das congêneres , culminando na época dos Super-G e Boeing 707
Paro a introdução por aqui . Aguardo a colaboração e as sugestões dos amigos .
Abs
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Boa noite amigos Forenses.
Prezado Sérgio,
A VARIG foi a maior operadora dos aviões Curtiss C-46 Commando, tendo em sua frota perto de trinta aeronaves do modelo. Na empresa os referidos aviões voaram no período de 1948 a 1970
O modelo foi usado como cargueiro puro, na configuração mista (carga/pax) e para até 38 passageiros. Originalmente, os motores Pratt & Whitney eram equipados com hélices elétricas Hamilton-Standard, de quatro pás. A Varig decidiu substituí-las pelo modelo tripá, da Curtiss Eletric, de desempenho superior e que se adaptava mais convenientemente aos motores ligeiramente mais potentes que os originais. A Varig dotou alguns de seus Curtiss com dois pequenos motores turbojatos Turbomeca Palas franceses, montados em baixo das asas. http://img44.imageshack.us/img44/1576/igm419.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Eles geravam uma força auxiliar de 1,6 kN na decolagem. A ignição era acionada no taxiamento e a aceleração acontecia apenas na corrida na pista. Pelo menos dois Curtiss C-46, matriculados PP-VCF e PP-VCG, receberam o empurrão amigo desses motores, que mediam pouca de um metro de comprimento. Em conseqüência, esses “jatinhos” contribuíram para o surgimento da lenda dos primeiro aviões de passageiros dotados motorização “a jato” a operar no País, ainda em meados dos anos 50.
Acredito que o amigo irá encontrar subsídios para o tema, como poderá observar a copia não traz somente os Curtiss, assim sendo o amigo perdera um pouco mais tempo para organizar o seu trabalho.
Frota Curtiss Commando da Varig
Revista AERO > nº 023 > junho de 1980
http://img694.imageshack.us/img694/4691/igm323.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Revista VOAR > nº 022 > abril de 1980
http://img706.imageshack.us/img706/249/igm324.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img706.imageshack.us/img706/8070/igm325.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
Cursio
Prezado Sérgio,
A VARIG foi a maior operadora dos aviões Curtiss C-46 Commando, tendo em sua frota perto de trinta aeronaves do modelo. Na empresa os referidos aviões voaram no período de 1948 a 1970
O modelo foi usado como cargueiro puro, na configuração mista (carga/pax) e para até 38 passageiros. Originalmente, os motores Pratt & Whitney eram equipados com hélices elétricas Hamilton-Standard, de quatro pás. A Varig decidiu substituí-las pelo modelo tripá, da Curtiss Eletric, de desempenho superior e que se adaptava mais convenientemente aos motores ligeiramente mais potentes que os originais. A Varig dotou alguns de seus Curtiss com dois pequenos motores turbojatos Turbomeca Palas franceses, montados em baixo das asas. http://img44.imageshack.us/img44/1576/igm419.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Eles geravam uma força auxiliar de 1,6 kN na decolagem. A ignição era acionada no taxiamento e a aceleração acontecia apenas na corrida na pista. Pelo menos dois Curtiss C-46, matriculados PP-VCF e PP-VCG, receberam o empurrão amigo desses motores, que mediam pouca de um metro de comprimento. Em conseqüência, esses “jatinhos” contribuíram para o surgimento da lenda dos primeiro aviões de passageiros dotados motorização “a jato” a operar no País, ainda em meados dos anos 50.
Acredito que o amigo irá encontrar subsídios para o tema, como poderá observar a copia não traz somente os Curtiss, assim sendo o amigo perdera um pouco mais tempo para organizar o seu trabalho.
Frota Curtiss Commando da Varig
Revista AERO > nº 023 > junho de 1980
http://img694.imageshack.us/img694/4691/igm323.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Revista VOAR > nº 022 > abril de 1980
http://img706.imageshack.us/img706/249/igm324.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img706.imageshack.us/img706/8070/igm325.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
Cursio
- Maurício
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Conforme se vê na matéria das revistas, os últimos C-46 utilizados pela Varig foram PP-VBW e PP-VBS, com registros cancelados em 1972.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Seguem mais alguns dados sobre os Curtiss Commando que foram acidentados.
Frota VARIG > Curtiss Commando acidentados.
22 MAR 1965 - PP-VBJ - Curtiss C-46 – Gravata – vitimas – 03 fatais - cargueiro
12 DEC 1961 - PP-VBM - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 02 caiu no mar
18 DEC 1960 - PP-VCT - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 0 – cargueiro só tripulação (*)
07 APR 1957 - PP-VCF - Curtiss C-46 – Bagé – vitimas – 40 fatais
04 JUN 1954 - PP-VBZ - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 03 fatais
21 FEB 1952 - PP-VCB - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 0 (não há confirmação de vitimas)
02 AUG 1949 - PP-VBI - Curtiss C-46 – Jaquirana – vitimas – 05 fatais
(*) Varou a pista em São Paulo – Congonhas perda total da aeronave.
Abraços
Cursio
Frota VARIG > Curtiss Commando acidentados.
22 MAR 1965 - PP-VBJ - Curtiss C-46 – Gravata – vitimas – 03 fatais - cargueiro
12 DEC 1961 - PP-VBM - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 02 caiu no mar
18 DEC 1960 - PP-VCT - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 0 – cargueiro só tripulação (*)
07 APR 1957 - PP-VCF - Curtiss C-46 – Bagé – vitimas – 40 fatais
04 JUN 1954 - PP-VBZ - Curtiss C-46 - São Paulo – vitimas – 03 fatais
21 FEB 1952 - PP-VCB - Curtiss C-46 - Rio de Janeiro – vitimas – 0 (não há confirmação de vitimas)
02 AUG 1949 - PP-VBI - Curtiss C-46 – Jaquirana – vitimas – 05 fatais
(*) Varou a pista em São Paulo – Congonhas perda total da aeronave.
Abraços
Cursio
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Uma pergunta dificil, mas quais cidades do RS a VARIG operou com C-46 alem de Bagé?
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
José Cursio escreveu:Boa noite amigos Forenses.
Prezado Sérgio,
A VARIG foi a maior operadora dos aviões Curtiss C-46 Commando, tendo em sua frota perto de trinta aeronaves do modelo. Na empresa os referidos aviões voaram no período de 1948 a 1970
O modelo foi usado como cargueiro puro, na configuração mista (carga/pax) e para até 38 passageiros. Originalmente, os motores Pratt & Whitney eram equipados com hélices elétricas Hamilton-Standard, de quatro pás. A Varig decidiu substituí-las pelo modelo tripá, da Curtiss Eletric, de desempenho superior e que se adaptava mais convenientemente aos motores ligeiramente mais potentes que os originais. A Varig dotou alguns de seus Curtiss com dois pequenos motores turbojatos Turbomeca Palas franceses, montados em baixo das asas. http://img44.imageshack.us/img44/1576/igm419.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Eles geravam uma força auxiliar de 1,6 kN na decolagem. A ignição era acionada no taxiamento e a aceleração acontecia apenas na corrida na pista. Pelo menos dois Curtiss C-46, matriculados PP-VCF e PP-VCG, receberam o empurrão amigo desses motores, que mediam pouca de um metro de comprimento. Em conseqüência, esses “jatinhos” contribuíram para o surgimento da lenda dos primeiro aviões de passageiros dotados motorização “a jato” a operar no País, ainda em meados dos anos 50.
Acredito que o amigo irá encontrar subsídios para o tema, como poderá observar a copia não traz somente os Curtiss, assim sendo o amigo perdera um pouco mais tempo para organizar o seu trabalho.
Frota Curtiss Commando da Varig
Revista AERO > nº 023 > junho de 1980
http://img694.imageshack.us/img694/4691/igm323.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Revista VOAR > nº 022 > abril de 1980
http://img706.imageshack.us/img706/249/igm324.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img706.imageshack.us/img706/8070/igm325.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
Cursio
Oi , Cursio . Obrigado pela grande colaboração .
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Maurício escreveu:Conforme se vê na matéria das revistas, os últimos C-46 utilizados pela Varig foram PP-VBW e PP-VBS, com registros cancelados em 1972.
Uma pequena correção : o PP-VBW era DC-3 e não C-46 e encontra-se preservado.
- Maurício
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Obrigado Sérgio, pela correção.
Maurício.
Maurício.
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
No RS a VARIG operou uma única linha com os C-46 : POA - Bagé - Livramento , operação que foi suspensa com o acidente do PP-VCF , em 7 de Abril de 1957 , em Bagé . O acidente do PP-VCF é um dos assuntos que comentarei futuramente , por ter vários aspectos importantes.paulo roberto escreveu:Uma pergunta dificil, mas quais cidades do RS a VARIG operou com C-46 alem de Bagé?
Abs
Sérgio Bica
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Mestre Sérgio, por favor, conte logo a história desse acidente, minha curiosidade já está quse me matando!!!!Sergio de Faria Bica escreveu:O acidente do PP-VCF é um dos assuntos que comentarei futuramente , por ter vários aspectos importantes.



Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
SBLO escreveu:Mestre Sérgio, por favor, conte logo a história desse acidente, minha curiosidade já está quse me matando!!!!Sergio de Faria Bica escreveu:O acidente do PP-VCF é um dos assuntos que comentarei futuramente , por ter vários aspectos importantes.
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Emerson , amanhã vou colocar !
Abs
Sérgio
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Boa noite amigos Forenses.
Prezado amigo Sérgio, com o intuito de colaborar com esse magnífico tópico estou enviando a
História dos Curtiss Commando e, outros dados que talvez irá lhe servir.
Revista Flap Internacional edição especial nº 315 > 1ª quinzena Dez. 1998
Prefacio > http://img687.imageshack.us/img687/4920/igm326.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img97.imageshack.us/img97/8726/igm328.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img687.imageshack.us/img687/1113/igm329.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img687.imageshack.us/img687/557/igm333.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img201.imageshack.us/img201/8673/igm334.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img97.imageshack.us/img97/7546/igm344.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img42.imageshack.us/img42/674/igm374.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img97.imageshack.us/img97/5607/igm384.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img146.imageshack.us/img146/6666/igm385.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img188.imageshack.us/img188/8376/igm391.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
N/s 134 > PP-VBM > ex- CK 111 > 43-47063 USAAF > 13.12.44 > C-46A-55-CK (RG 03.10.48)
N/s 253 > PP-VCA > ex- CK 230 > 43-47180 USAAF > 09.02.45 > C-46A-55-CK (RG 31.07.51)
N/s 260 > PP-VCT > ex- CK237 > 43-47189 USAAF > 14.02.45 > C-46A-55-CK (RG **.07.53)
N/s 445 > PP-VBS > ex- CK423 > 43-47375 USAAF > 15.06.45 > C-46A-60-CK (RG 13.10.50)
o 445 recebeu também a matricula Varig ? PP-XDR em 29.06.50
N/s 26496 > PP-VCM > ex CU136 > 41-12369 > USAAF > 17.05.43 > C-46A-10-CU (RG 11.12.57)
N/s 26641 > PP-VCB > ex- CU281> 41-24720 > USAAF > 16.09.43 > C-46A-25-CU (RG 31.07.51)
N/s 26919 > PP-VCI > ex- CU559 > 42-61044 > USAAF > 05.04.44 > C-46A-40-CU (RG **.10.52)
N/s 27051 > PP-VCP > ex- CU691> 42-107364 > USAAF > 28.05.44 > C-46A-40-CU (RG) consta NTU
N/s 27055 > PP-VCC > ex- CU695 > 42-107368 > USAAF > 26.05.44 > C-46A-40-CU (RG 25.09.51)
N/s 30243 > PP-VBY > ex- CU779 > 42-96581 > USAAF > 26.06.44 > C-46A-45-CU (RG **.11.52)
N/s 30268 > PP-VBX > ex- CU804 > 42-96606 > USAAF > 15.07.44 > C-46A-45-CU (RG **.**.54)
N/s 30283 > PP-VCF > ex- CU819 > 42-96621 > USAAF > 15.07.44 > C-46A-45-CU (RG 02.07.52)
(ex REAL - PP-YQE > 26.04.51)
N/s 30300 > PP-VCL > ex- CU836 > 42-96638 > USAAF > 28.07.44 > C-46A-45-CU (RG 21.08.54)
N/s 30400 > PP-VBZ > ex- CU936 > 42-96738 > USAAF > 30.08.44 > C-46A-45-CU (RG **.04.53)
N/s 30454 > PP-VCG > ex- CU990 > 42-96792 > USAAF > 13.09.44 > C-46A-45-CU (RG 01.07.52)
(ex- REAL – PP-YQI > 15.11.51)
N/s 30656 > PP-VCE > ex- CU1192 > 42-101201> USAAF > 18.10.44 > C-46A-50-CU (RG18.02.52)
N/s 33100 > PP-VBI > ex- CU1636 > 44-77704 > USAAF > 22.01.45 > C-46D-10-CU (RG 10.05.48)
N/s 33254 > PP-VBQ > ex- CU1790 > 44-77858 > USAAF > 10.02.45 > C-46D-10-CU (RG 27.03.50)
recebeu também a matricula Varig PP-XCZ (07.10.49)
N/s 33481 > PP-VBJ > ex- CU2017 > 44-78085 > USAAF > 23.03.45 > C-46D-15-CU (RG24.05.48)
N/s 33554 > PP-VBU > ex- CU2090 > 44-78158 > USAAF > 09.04.45 > C-46D-15-CU (RG 27.03.51)
recebeu também a matricula Varig PP-XEN (06.12.50)
Alem desses aviões vindos direto dos Estados Unidos, a Varig adquiriu outros que pertenceram a:
Nacional, Loide Aéreo, REAL e Aerogeral.
Abraços
Cursio
Prezado amigo Sérgio, com o intuito de colaborar com esse magnífico tópico estou enviando a
História dos Curtiss Commando e, outros dados que talvez irá lhe servir.
Revista Flap Internacional edição especial nº 315 > 1ª quinzena Dez. 1998
Prefacio > http://img687.imageshack.us/img687/4920/igm326.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
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http://img97.imageshack.us/img97/5607/igm384.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
http://img146.imageshack.us/img146/6666/igm385.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
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N/s 134 > PP-VBM > ex- CK 111 > 43-47063 USAAF > 13.12.44 > C-46A-55-CK (RG 03.10.48)
N/s 253 > PP-VCA > ex- CK 230 > 43-47180 USAAF > 09.02.45 > C-46A-55-CK (RG 31.07.51)
N/s 260 > PP-VCT > ex- CK237 > 43-47189 USAAF > 14.02.45 > C-46A-55-CK (RG **.07.53)
N/s 445 > PP-VBS > ex- CK423 > 43-47375 USAAF > 15.06.45 > C-46A-60-CK (RG 13.10.50)
o 445 recebeu também a matricula Varig ? PP-XDR em 29.06.50
N/s 26496 > PP-VCM > ex CU136 > 41-12369 > USAAF > 17.05.43 > C-46A-10-CU (RG 11.12.57)
N/s 26641 > PP-VCB > ex- CU281> 41-24720 > USAAF > 16.09.43 > C-46A-25-CU (RG 31.07.51)
N/s 26919 > PP-VCI > ex- CU559 > 42-61044 > USAAF > 05.04.44 > C-46A-40-CU (RG **.10.52)
N/s 27051 > PP-VCP > ex- CU691> 42-107364 > USAAF > 28.05.44 > C-46A-40-CU (RG) consta NTU
N/s 27055 > PP-VCC > ex- CU695 > 42-107368 > USAAF > 26.05.44 > C-46A-40-CU (RG 25.09.51)
N/s 30243 > PP-VBY > ex- CU779 > 42-96581 > USAAF > 26.06.44 > C-46A-45-CU (RG **.11.52)
N/s 30268 > PP-VBX > ex- CU804 > 42-96606 > USAAF > 15.07.44 > C-46A-45-CU (RG **.**.54)
N/s 30283 > PP-VCF > ex- CU819 > 42-96621 > USAAF > 15.07.44 > C-46A-45-CU (RG 02.07.52)
(ex REAL - PP-YQE > 26.04.51)
N/s 30300 > PP-VCL > ex- CU836 > 42-96638 > USAAF > 28.07.44 > C-46A-45-CU (RG 21.08.54)
N/s 30400 > PP-VBZ > ex- CU936 > 42-96738 > USAAF > 30.08.44 > C-46A-45-CU (RG **.04.53)
N/s 30454 > PP-VCG > ex- CU990 > 42-96792 > USAAF > 13.09.44 > C-46A-45-CU (RG 01.07.52)
(ex- REAL – PP-YQI > 15.11.51)
N/s 30656 > PP-VCE > ex- CU1192 > 42-101201> USAAF > 18.10.44 > C-46A-50-CU (RG18.02.52)
N/s 33100 > PP-VBI > ex- CU1636 > 44-77704 > USAAF > 22.01.45 > C-46D-10-CU (RG 10.05.48)
N/s 33254 > PP-VBQ > ex- CU1790 > 44-77858 > USAAF > 10.02.45 > C-46D-10-CU (RG 27.03.50)
recebeu também a matricula Varig PP-XCZ (07.10.49)
N/s 33481 > PP-VBJ > ex- CU2017 > 44-78085 > USAAF > 23.03.45 > C-46D-15-CU (RG24.05.48)
N/s 33554 > PP-VBU > ex- CU2090 > 44-78158 > USAAF > 09.04.45 > C-46D-15-CU (RG 27.03.51)
recebeu também a matricula Varig PP-XEN (06.12.50)
Alem desses aviões vindos direto dos Estados Unidos, a Varig adquiriu outros que pertenceram a:
Nacional, Loide Aéreo, REAL e Aerogeral.
Abraços
Cursio
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
É muito bom relembrar os bons tempos do "Commando".
Contribuo com duas imagens do Acervo da Varig, de autoria desconhecida.
Abs.


Contribuo com duas imagens do Acervo da Varig, de autoria desconhecida.
Abs.


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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Oi , Cursio .
Muito obrigado. Conto com a tua magnífica colaboração na continuidade do tópico .
Um grande abraço
Sérgio Bica
Muito obrigado. Conto com a tua magnífica colaboração na continuidade do tópico .
Um grande abraço
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Essa foto do PP-VCG , nos anos 50 , antes da chegada dos CV 240 e dos Super-G esteve durante muito tempo na vitrine da loja principal da VARIG em POA , na esquina da Rua dos Andradas e Av. Borges de Medeiros .Flight Deck escreveu:É muito bom relembrar os bons tempos do "Commando".
Contribuo com duas imagens do Acervo da Varig, de autoria desconhecida.
Abs.
A foto do PP-VCM , já transformado em Super C-46 , foi tirada no páteo , em frente ao terminal de cargas da VARIG , aparecendo ao fundo , os Hangares da EVAER , onde eram guardados os BT-15 e PT-19 de intrução , bem como salas de aula. Também lá era feita a manutenção dos aviões de treinamento . Posteriormente os hangares e instalações passaram para a AEROMOT (1968)
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
ACIDENTE DO PP-VCF
O acidente do PP-VCF ocorreu numa manhã de domingo , 7 de Abril de 1957 , quando realizava o vôo Livramento-Bagé-POA, sob o comando do Fernando da Silva Leandro , prestes a se tranferir para o Super-G.
Ao decolar de Bagé , após 3 minutos de vôo , houve um incêndio no motor esquerdo , tendo o comandante embandeirado o motor e descarregado os extintores , tendo aparentemente dominado o fôgo ,
Com o trem recolhido retornou para o pouso monomotor. Quando estava se aproximando , dizem que a rádio Bagé avisou que o trem estava recolhido e o cmte optou por arremeter e pousar com o trem em baixo . Diga-se de passagem , que o Aeroporto de Bagé não tinha Tôrre e a observação era feita na rua ...
Ocorre que o cmte achou que o fôgo estava dominado e tentou pousar normalmente , mas ao passar em vôo baixo sôbre a pista , teve a asa esquerda arrancada , virando de dorso e se espatifando , matando todos os 40 ocupantes do PP-VCF
Primeiro resultado do acidente : foi proibido o uso das turbinas auxiliares , até ser concluido oa investigação do acidente.
Segundo ponto importante : foi a primeira vez que a Primeira Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos no Brasil , criada na VARIG e chefiada pelo Cmte. Bordini , teve a seu cargo , um acidente desse porte .
Os restos do PP-VCF foram trazidos para POA , colocados num Hangar e foram iniciados os trabalhos de investigação .
Descobriu-se que o fôgo lavrava no interior da gôndola do motor esquerdo , quando da arremetida do VCF , o que ocasionou o desprendimento da asa esquerda devido ao derretimento da longarina.
Após exames foi constatado que uma tubulação de duralumínio de 2,54 cm de diâmetro ,tinha um orifício grande , supondo-se que uma das inumeras pedrinhas panteagudas da pista de Bagé , tenha sido a responsável pelo ocorrido. Essa tubulação levava sob alta pressão o combustível do tanque para o motor . Pelo orifício , um jato de gasolina sob alta pressão , como já foi dito , era jogado nos canos de escapamento do motor , originando o incêndio na gôndola do motor, fato que acabou ocasionando o derretimento da longarina e o consequente desprendimento da asa .
Como resultado , A VARIG substituiu as tubulações de duraluminio por iguais , só que de aço. A própria fábrica emitiu boletim de serviço com referência a tal substituição . Deve-se salientar que houve outros acidentes com C-46 , devidos ao fato narrado .
O PP-VCF foi adquirido da REAL ( PP-YQE) em em 1952.
As Turbomecas foram retiradas definitivamente dos C-46 , mesmo sem serem as responsáveis pelo acidente , como no início das investigações se julgava.
Sérgio Bica
O acidente do PP-VCF ocorreu numa manhã de domingo , 7 de Abril de 1957 , quando realizava o vôo Livramento-Bagé-POA, sob o comando do Fernando da Silva Leandro , prestes a se tranferir para o Super-G.
Ao decolar de Bagé , após 3 minutos de vôo , houve um incêndio no motor esquerdo , tendo o comandante embandeirado o motor e descarregado os extintores , tendo aparentemente dominado o fôgo ,
Com o trem recolhido retornou para o pouso monomotor. Quando estava se aproximando , dizem que a rádio Bagé avisou que o trem estava recolhido e o cmte optou por arremeter e pousar com o trem em baixo . Diga-se de passagem , que o Aeroporto de Bagé não tinha Tôrre e a observação era feita na rua ...
Ocorre que o cmte achou que o fôgo estava dominado e tentou pousar normalmente , mas ao passar em vôo baixo sôbre a pista , teve a asa esquerda arrancada , virando de dorso e se espatifando , matando todos os 40 ocupantes do PP-VCF
Primeiro resultado do acidente : foi proibido o uso das turbinas auxiliares , até ser concluido oa investigação do acidente.
Segundo ponto importante : foi a primeira vez que a Primeira Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos no Brasil , criada na VARIG e chefiada pelo Cmte. Bordini , teve a seu cargo , um acidente desse porte .
Os restos do PP-VCF foram trazidos para POA , colocados num Hangar e foram iniciados os trabalhos de investigação .
Descobriu-se que o fôgo lavrava no interior da gôndola do motor esquerdo , quando da arremetida do VCF , o que ocasionou o desprendimento da asa esquerda devido ao derretimento da longarina.
Após exames foi constatado que uma tubulação de duralumínio de 2,54 cm de diâmetro ,tinha um orifício grande , supondo-se que uma das inumeras pedrinhas panteagudas da pista de Bagé , tenha sido a responsável pelo ocorrido. Essa tubulação levava sob alta pressão o combustível do tanque para o motor . Pelo orifício , um jato de gasolina sob alta pressão , como já foi dito , era jogado nos canos de escapamento do motor , originando o incêndio na gôndola do motor, fato que acabou ocasionando o derretimento da longarina e o consequente desprendimento da asa .
Como resultado , A VARIG substituiu as tubulações de duraluminio por iguais , só que de aço. A própria fábrica emitiu boletim de serviço com referência a tal substituição . Deve-se salientar que houve outros acidentes com C-46 , devidos ao fato narrado .
O PP-VCF foi adquirido da REAL ( PP-YQE) em em 1952.
As Turbomecas foram retiradas definitivamente dos C-46 , mesmo sem serem as responsáveis pelo acidente , como no início das investigações se julgava.
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Caros amigos,
A verdade é que as Turbomecas tornaram-se redundantes quando alguns aviões foram convertidos para o padrão Smith Super C-46C, que tinham desempenho bem melhor e dispensavam recursos "exóticos".
Em uma ocasião, pelo menos, relatada pelo Cmte Bordini, um piloto de C-46, pouco depois de alinhar na pista, reparou em uma multidão que cruzou a pista bem na frente do avião. Recuou as manetes e logo depois percebeu que aquela multidão eram seus passageiros, que haviam evacuado a aeronave por conta própria, quando uma das Turbomecas lançou uma labareda pelo escapamento que incendiou o aileron entelado do avião.
Os passageiros viram aquilo e gritaram: o avião está pegando fogo, e foi um Deus-nos-acuda. Os pax literalmente atropelaram o comissário que estava na porta do avião e saltaram do mesmo, ainda que a porta fosse bastante alta. O comissário se machucou um pouco, mas os pax saíram ilesos.
Meu pai contava que os escapamentos do Curtiss, assim como os dos Convair, pareciam maçaricos quando os pilotos davam potência para decolar. Á noite, o espetáculo era impressionante.
Grande abraço.
A verdade é que as Turbomecas tornaram-se redundantes quando alguns aviões foram convertidos para o padrão Smith Super C-46C, que tinham desempenho bem melhor e dispensavam recursos "exóticos".
Em uma ocasião, pelo menos, relatada pelo Cmte Bordini, um piloto de C-46, pouco depois de alinhar na pista, reparou em uma multidão que cruzou a pista bem na frente do avião. Recuou as manetes e logo depois percebeu que aquela multidão eram seus passageiros, que haviam evacuado a aeronave por conta própria, quando uma das Turbomecas lançou uma labareda pelo escapamento que incendiou o aileron entelado do avião.
Os passageiros viram aquilo e gritaram: o avião está pegando fogo, e foi um Deus-nos-acuda. Os pax literalmente atropelaram o comissário que estava na porta do avião e saltaram do mesmo, ainda que a porta fosse bastante alta. O comissário se machucou um pouco, mas os pax saíram ilesos.
Meu pai contava que os escapamentos do Curtiss, assim como os dos Convair, pareciam maçaricos quando os pilotos davam potência para decolar. Á noite, o espetáculo era impressionante.
Grande abraço.

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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Oi , Constellation
As Turbomecas foram retiradas em 1957 , a partir de Maio e os Super C-46 são dos anos 60 . As Turbomecas , meu próximo assunto , eram meramente "cosméticas" , agora o Super C-46 não ... esse era fôgo !!! Um "senhor" avião. Para o tópico do Super C-46 ainda vou ouvir o Eng. Viana , que era responsável pela Base POA e foi quem conduziu o processo junto a L.B. SIMITH.
Abs
Sérgio Bica
As Turbomecas foram retiradas em 1957 , a partir de Maio e os Super C-46 são dos anos 60 . As Turbomecas , meu próximo assunto , eram meramente "cosméticas" , agora o Super C-46 não ... esse era fôgo !!! Um "senhor" avião. Para o tópico do Super C-46 ainda vou ouvir o Eng. Viana , que era responsável pela Base POA e foi quem conduziu o processo junto a L.B. SIMITH.
Abs
Sérgio Bica
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Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Hoje , 7 de Abril de 2010 , fazem 53 anos que ocorreu o acidente do PP-VCF e que resultou na retirada das Turbomecas de toda a frota de C-46 da VARIG.
Sérgio Bica
Sérgio Bica
Re: Curtiss C-46 na VARIG Anotações
Sérgio Bica e demais,
Ainda a respeito dos C-46s da Varig,há um mistério, nunca solucionado sobre alguns C-46s que deveriam ter vindo para a Varig e nunca vieram. Escreví para a Aeronavali em Veneza e nunca recebí uma resposta. As matrículas reservadas seguem abaixo
Se alguém pudesse adicionar algo,seria fantástico.
Alguns Curtiss C-46 “not taken up” , seriam os seguintes:
PP-VCJ reservado em 27.09.52 para C-46 c/n “3005”
Utilizado depois pelo C-46 c/n 27046
PP-VCK reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3101”
Utilizado depois para o CV-240 c/n D-39
PP-VCL reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “2974”
Utilizado depois para o C-46 c/n 30300
PP-VCM reservado em 27.09.52 para C-46 “3840
Utilizado depois para o C-46 c/n 26946
PP-VCN reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3266”
Utilizado depois para o CV-240 c/n 98
PP-VCO reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3501”
Utilizado pelo CV-240 c/n 34
PP-VCP reservado em 27.09,.52 para o C-45 c/n “3502”
Utilizado depois pelo CV-240 c/n 24
PP-VCQ reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n 3503”
Utilizado depois para o CV-240 c/n 103
PP-VCR reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “2973”
Utilizado depois para o –240 c/n D-44
PP-VCS reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3999”
Utilizado depois pelo DC-3 ( C47-A) c/n 19757
PP-VCV reservado em 07.05.53 para C-46 c/n ?????
Utilizado depois pelo CV-240 c/n T-14
PP-VCW reservado em 07.05.53 para C-46 c/n ???
Utilizado depois pelo CV-240 c/n D-19
PP-VCX reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ???
Utilizado depois pelo CV-240 c/n 99
PP-VCY reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ????
Utilizado depois pelo CV-240 c/n 83
PP-VCZ reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ???
Utilizado depois pelo CV-240 c/n 91
PP-VDA reservado em 07.05.53 para o C-45 c/n ????
Utilizado depois pelo L-1049G-82 S.Constellation c/n 4610
PP-VDB reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n “1002”
Utilizado depois pelo L-1049G-82 S.Constellation c/n 4611
PP-VDC reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ????
Utilizado depois pelo L-1049G-82 S.Constellation c/n 4612
PP-VDD reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ???
Utilizado depois pelo L-1049G-82 c/n 4681
PP-VDE reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ????
Utilizado depois pelo L-1049G-82 c/n 4684
PP-VDF reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ???
Utilizado depois pelo L-1049G-82 c/n 4685
PP-VDG reservado em 07.06.53 para o C-46 c/n ????
Utilizado depois pelo CV0240 c/n 67
PP-VDH reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ????
Utilizado depois pelo CV-240 c/n 65
PP-VDI reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n 303000
Depois registrado como PP-VCL
Cedrini
Ainda a respeito dos C-46s da Varig,há um mistério, nunca solucionado sobre alguns C-46s que deveriam ter vindo para a Varig e nunca vieram. Escreví para a Aeronavali em Veneza e nunca recebí uma resposta. As matrículas reservadas seguem abaixo
Se alguém pudesse adicionar algo,seria fantástico.
Alguns Curtiss C-46 “not taken up” , seriam os seguintes:
PP-VCJ reservado em 27.09.52 para C-46 c/n “3005”
Utilizado depois pelo C-46 c/n 27046
PP-VCK reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3101”
Utilizado depois para o CV-240 c/n D-39
PP-VCL reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “2974”
Utilizado depois para o C-46 c/n 30300
PP-VCM reservado em 27.09.52 para C-46 “3840
Utilizado depois para o C-46 c/n 26946
PP-VCN reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3266”
Utilizado depois para o CV-240 c/n 98
PP-VCO reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3501”
Utilizado pelo CV-240 c/n 34
PP-VCP reservado em 27.09,.52 para o C-45 c/n “3502”
Utilizado depois pelo CV-240 c/n 24
PP-VCQ reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n 3503”
Utilizado depois para o CV-240 c/n 103
PP-VCR reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “2973”
Utilizado depois para o –240 c/n D-44
PP-VCS reservado em 27.09.52 para o C-46 c/n “3999”
Utilizado depois pelo DC-3 ( C47-A) c/n 19757
PP-VCV reservado em 07.05.53 para C-46 c/n ?????
Utilizado depois pelo CV-240 c/n T-14
PP-VCW reservado em 07.05.53 para C-46 c/n ???
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PP-VCX reservado em 07.05.53 para o C-46 c/n ???
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