Esse avião se encontra em exposição na entrada do Aeroclube de João Pessoa. Por curiosidade eu gostaria de saber se alguém poderia informar que tipo de avião é esse e sua história. Desculpem pelas fotos que não são profissionais, mas acho que dá pra identificar a aeronave.
George escreveu:Esse avião se encontra em exposição na entrada do Aeroclube de João Pessoa. Por curiosidade eu gostaria de saber se alguém poderia informar que tipo de avião é esse e sua história. Desculpem pelas fotos que não são profissionais, mas acho que dá pra identificar a aeronave.
Realmente, esta aeronave está no Aeroclube de João Pessoa, mas não sei qual o modelo. Ahh, saudades de Jampa!!!
"Sete" era a capacidade da aeronave, como tiveram vários acidentes, alguém colocou este apelido "Mata Sete".
Alguém acrescentaria maiores detalhes?
Starliner
O C-45 operou na FAB entre 1957 e 1976. Foram substituídos pelos HS-125. Depois alguns voaram na TABA.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Olá,
Meu pai (sargento do 2º ETA na época) trabalhou no desmonte transporte e montagem desse U-45 que estava na Base Aérea do Recife. Ele foi montado em um Zoo e ficou lá por muitos anos. Há uns 3 anos atrás, vi uma foto que um colega paraibano que mora aqui tirou dele já no aeroclube. Perguntei quando relocaram, mas ele não soube me informar.
Prezados,
A bem da história vamos a correções.
Primeiro, eu errei, misturei o tipo e o c/n com outro Beechcraft.
A aeronave é um Beechcraft D-18S (como o Afonso tinha escrito) designação da FAB U-45 matrícula 2888 e o c/n é A-1029.
Esta aeronave servia ao General Comandante do 1° Grupamento de Engenharia e Construção em JPA. Depois de descarregada foi cedida ao Parque Arruda Câmara que é uma reserva Florestal e também o Zôo de JPA. A foto feita pelo Cedrini, é neste local.
Começou a ser depredado e foi decidido então que o melhor local para ela seria o Aero Clube da Paraíba, as asas foram retiradas e foi rebocado para lá ( em torno de 1990).
Lá acabou sendo arrombado e destruído. Foi depois recuperado, remontaram as asas, fecharam as janelas com chapas de alumínio, desamassaram, rechapearam e hoje encontra-se em melhor estado.
Esperando ter sido útil, agradeço ao amigo Tel.Cel Aviador Camazano RR um grande amigo pelos esclarecimentos.
Dois Comandantes relataram experiências com o "mata sete".
Um deles foi o Cmte. Guimarães, aquí mesmo no Aeroforum.
O outro foi o Cmte. Wanderley Duck em troca de e-mails comigo e acho que com o Mestre Cedrini.
Hoje os relatos soam bem humorados mas na ocasião dos fatos devem ter sido apavorantes.
Mas, o bom é que ambos estão aquí para contar suas histórias.
Essa série de Beech , durante muitos anos , era o "top" dos milionários de todo o mundo , tendo no início , enfrentado a concorrência com os novos Queen Air (Beech), Navajo (PIPER) e 401 (Cessna) apezar de usar os P&W radias de 450 cavalos, sedentos de gasolina de alta octanagem . Inúmeros deles operaram como aviões executivos de grandes grupos , aqui no Brasil.
Obrigado pelas informações. Realmente tinha uma aeronave no parque Arruda Cãmara ( Jardin botânico de João Pessoa ) mas eu não sabia que era o mesmo avião que está atualmrnte no aeroclube de JPA.
Irineu escreveu:Dois Comandantes relataram experiências com o "mata sete".
O outro foi o Cmte. Wanderley Duck em troca de e-mails comigo e acho que com o Mestre Cedrini.
Hoje os relatos soam bem humorados mas na ocasião dos fatos devem ter sido apavorantes.
Onde eu poderia ler estas experiências dos comandantes.
Irineu escreveu:Dois Comandantes relataram experiências com o "mata sete".
Onde eu poderia ler estas experiências dos comandantes.