[Fotos POA]Douglas DC-3 da Varig PP-ANU - 13.08.2009

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Roger RKD
CMTE.
CMTE.

[Fotos POA]Douglas DC-3 da Varig PP-ANU - 13.08.2009

Mensagem por Roger RKD »

Olá Pessoal !

Quando eu estava a caminho do Terminal do aero comentei com meu pai sobre onde estaria o DC-3 da Varig,o do museu, dai andando por uns cantos lá, finalmente o encontramos hehe, mas o que choca mesmo é o triste estado dele, está muito sujo, pena ver essa cena..

PP-ANU:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

É isso pessoal !

Espero que tenham gostado..

Abraços !
Cedrini
PC
PC

Re: [Fotos POA]Douglas DC-3 da Varig PP-ANU - 13.08.2009

Mensagem por Cedrini »

Roger RKD
Foi bom ver que ele ainda está inteiro, todavia as condições são bem ruins.
O PP-VBF que está no GIG está em bem melhores condições.
Que seria realmente o "proprietário" agora destas aeronaves?
A FRB ?
O do GIG foi movido para mais perto da Fundação já tem tempo, antes ficava em uma área que passou para a G E.
Esperemos que nunca alguém tenha a "brilhante ideía" de desmanchá-los e vender como alumínio. Ao pessoal de POA. fiquem atentos para nos mobilizarmos caso alguém pense nisso, faremos abaixo assinado, colocaremos notícias nos jornais, sites, etc. Isto não pode acontecer em hipótese nenhuma ! Quanto ao do Rio, ficarei atento.

Obrigado por compartilhar as fotos

Cedrini
Eduardo C. Milke
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Eduardo C. Milke »

Boa noite amigos!

Realmente é triste ver o PP-ANU neste estado! :shocked:

Tenho fotos dele tiradas em 1997 em ótimo estado!!!

Naquela época o Museu da Varig em POA ainda era aberto ao público, inclusive
domingos pela manhã!!! :clap: :clap: :clap:

Dezenas de escolas levavam seus alunos para visitação!!!

A criançada entrava no DC-3 e "enlouquecia"!!!

Na minha opinião, o ANU deveria ir para o excelente Museu da PUC-RS!

Abraços,
Eduardo C. Milke.
Sirex
PC
PC

Mensagem por Sirex »

Que lástima o estado deste avião.
Em 91 estive aí, dentro dele, bonito, imponente.
Hoje imponente ainda mas, deixado ao tempo.
Tomara que não piore muito mais do que se apresenta.
Sentaapua
MASTER
MASTER

Mensagem por Sentaapua »

Meus parábens Roger!!!
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Eu me coloco a disposição para ajudar a lavar este DC3, será que o pessoal da fundação
deixaria lavar ele, de preferencia em um Domingo a tarde !
sds,
Moises Propp

Obs: Levo o Shampoo e o escovão .
Roger RKD
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Roger RKD »

Tamo junto moises :clap:

Teria o prazer de lava-lo..

Abraços
Rodrigo Souto
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por Rodrigo Souto »

Pessoal!!

Impressionante como deixaram o Pobre DC-3 em Porto Alegre.

O pessoal da TAP poderia manter mais limpo e organizado. Quando fizerem a limpeza eu quero participar deste evento. Eu levo o Sabão e a Escova.

Pelo que eu sei eles iam transferir a aeronave para o Campus Central da PUC.RS. Mas até agora não falaram mais nada.

Roger parabéns pelos ótimos registros e fiquei sensibilizado em ver estas imagens.

Isso lembra quando chegava outubro e tinha a SEMANA DA ASA e a Varig abrir as "portas" para comunidade ver as instalações da NOSSA VARIG. Bons tempos que eu era escoteiro e sempre via bem cuidado o Museu e o DC-3.

Abração do Amigo

:O.o: Rodrigo C Souto
Irineu

Mensagem por Irineu »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
Eu me coloco a disposição para ajudar a lavar este DC3, será que o pessoal da fundação
deixaria lavar ele, de preferencia em um Domingo a tarde !
sds,
Moises Propp

Obs: Levo o Shampoo e o escovão .
Acima o Mestre Cedrine referiu-se à uma mobilização prá sua preservação. :D
Tá aí uma excelente idéia para o início :clap:
E se a mídia não der apoio :chicote:
Feldmann

Mensagem por Feldmann »

Belo registro Roger. Não pensei que ele estivesse nesse estado... deploravel... :( ... bem diferente de quando eu era criança e em 1992 estive visistando o museu da Varig (bons tempos...).

Não iriam levar ele para o museu da Puc?? Se não for para o museu, poderia, a propria infrazero, colocar ele no estacionamento do tps2... ou fazer algo parecido com o sitio do Laçador. Imaginem o Laçador e um DC3 ao seu lado... :D :D :clap:

Deixando de sonhar, se for para haver mobilização, acho que o primeiro passo é saber quem é o dono dele, se é a fundação ou se agora pertence a Tap (já que toda aquela area snme agora é da Tap) e procurar saber se ha algum setor que se interesse por conserva-lo. Assim como existem mutirões comunitarios para consertar escolas, praças, etc, poderia se criar também um mutirão para conservar esse DC3. Alias, se pensarmos um pouco mais além, isso poderia ser uma boa fonte de renda. Se fizessem um mini-parque, com vista para a pista do aero e junto colocassem esse DC3, seria um local bom para se passar uma tarde com a familia (pra quem gosta) e eu não me importaria nem um pouco de ter que pagar 1,00 - 2,00 - 5,00 mangos para visitar um avião historico bem conservado e ter vista privilegiada para a pista.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Uma pena ver uma aeronave tão histórica assim, neste estado.

O Cedrini pode ampliar, mas esse Dc-3 é um híbrido, a parte de trás de uma aeronave e a da frente outra.

E uma destas partes é nada menos do que a do primeiro DC-3 "puro" construído!

Cedrini, se possível poderia passar o histórico dessa garça?.

SDS

Marcelo Magalhães
POA/RS
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.

Mensagem por paulo roberto machado »

O Rio Grande do Sul onde praticamente começou a aviação comercial brasilelira, tinha obrigação de ter um museu com avioes que fizeram a nossa aviação , principalmente a civil.Este DC-3 dever ser recuperado, de todos expostos por ai
é o que tem a pintura da VARIG mais original , Gostaria de ve-lo no Aeroporto Ruben Berta, ja que tem tudo haver com a pioneira, quantas vezes deve ter voado pra la.Só um sonho.... :idea:
Cedrini
PC
PC

Mensagem por Cedrini »

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Uma pena ver uma aeronave tão histórica assim, neste estado.

O Cedrini pode ampliar, mas esse Dc-3 é um híbrido, a parte de trás de uma aeronave e a da frente outra.

E uma destas partes é nada menos do que a do primeiro DC-3 "puro" construído!

Cedrini, se possível poderia passar o histórico dessa garça?.

SDS

Marcelo Magalhães
POA/RS
Marcelo e demais,

O DC-3-178 c/n 1545 com porta do lado direito, foi entregue a American A/L como NC16009 "District of Columbia" fleet number A-123 e depois "09" em 18.08.1936!
Completaram-se 73 anos anteontem !
Vendido para a Parks A/l em 07.01.1948. Para a Vasp como PP-SQH em 30.04.1951 e para a Aero Marte Importadora Ltda. 22.07.1953.
Para Hilton Machado em 17.09.1953. Para a Nacional como PP-ANU em 25.09.1953.
Reportado como para a Willys Overland em 1959. Danificado em colisão
com o C-46 PP-BTE da Paraense em 29.09.1959 em Congonhas.
Recuperado usando a traseira da fuselagem do c/n 17028/24293 que era um C-47B-45DK entregue a USAF como 45-1025 em 01.09.1945, exportado para o Brasil em 17.12.1945.
PP-ATH da Linha Aérea Transcontinental Brasileira comprado em 12.03.1946. Danificado em Alfenas, MG 17.01.1951.Recuperado.Cancelado em 18.09.1951, para
C.Hoelck em 1951. Para a Nacional como PP-ANI em 01.09.1952, para a Real em 1956 (compra da Nacional). A parte dianteira da fuselagem foi danificada por um incêndio em 23.02.1961 em Congonhas. Usada então a parte traseira para ser colocada no PP-ANU.
Para a Varig em Maio 1961 (fusão com a Real),registrado para a Varig em 16.11.1966.
Retirado de serviço em 1969 .Preservado inicialmente como "PP-VRG" tendo recebido depois sua matrícula real PP-ANU. Cancelado do RAB em 28.07.1977

Obs. Claudio Hoelck era um dos fundadores da Nacional, juntamente com Hilton Machado

Tem história esta aeronave.

Cedrini

Apesar de ele não ser "inteiramente" o DC-3 c/n 1545, é o mais antigo existente no mundo
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Cedrini escreveu:Apesar de ele não ser "inteiramente" o DC-3 c/n 1545, é o mais antigo existente no mundo
Se as pessoas que guardam este DC-3 atrás de um muro soubessem disso, com certeza ele não estaria ali.
Se a PUCRS nao pegá-lo, a Infraero poderia colocá-lo num local visivel mais proximo do aeroporto! Ia ser show de bola!!!!
Sentaapua
MASTER
MASTER

Mensagem por Sentaapua »

José Arthur - SBPA escreveu:
Cedrini escreveu:Apesar de ele não ser "inteiramente" o DC-3 c/n 1545, é o mais antigo existente no mundo
Se as pessoas que guardam este DC-3 atrás de um muro soubessem disso, com certeza ele não estaria ali.
Se a PUCRS nao pegá-lo, a Infraero poderia colocá-lo num local visivel mais proximo do aeroporto! Ia ser show de bola!!!!
Mas o pior é que sabem... :|

Cedrini, muito obrigado pela história detalhada! :D
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

Cedrini escreveu:Roger RKD
Foi bom ver que ele ainda está inteiro, todavia as condições são bem ruins.
O PP-VBF que está no GIG está em bem melhores condições.
Que seria realmente o "proprietário" agora destas aeronaves?
A FRB ?
O do GIG foi movido para mais perto da Fundação já tem tempo, antes ficava em uma área que passou para a G E.
Esperemos que nunca alguém tenha a "brilhante ideía" de desmanchá-los e vender como alumínio. Ao pessoal de POA. fiquem atentos para nos mobilizarmos caso alguém pense nisso, faremos abaixo assinado, colocaremos notícias nos jornais, sites, etc. Isto não pode acontecer em hipótese nenhuma ! Quanto ao do Rio, ficarei atento.

Obrigado por compartilhar as fotos

Cedrini

Vamos ficar... eu acho que é a aontiga FRB, que sei os predios e terrenos muitos ainda sao da FRB, uma pena ver esta linda nave ai jogada. se fosse no USA poderia estar em um museu.
swrmd11
PP
PP
Contato:

Mensagem por swrmd11 »

Realmente, eu acho uma peina de deixar esse DC-3 PP-ANU neste estado!!
Me lembro da epoqua que eu trabalhava no catering do Rio de Janeiro, tinha um DC-3 da Varig bem mais cuidado, mais não me lembro o prefixo :oops:
Não tem uma empresa que quer financiar ou ser o "sponsor" desse avião??
Espero que não vai ser mal interpretado a foto que eu mandei.
Mas temos aqui em Genebra uma empresa de relogio, a Breitling, que é o "sponsor" do HB-IRJ.
Não tem um equivalente no Brasil para cuidar do patrimonio aero nacional brasileiro??
Imagem
Só pela historia: esse DC-3 c/n 2204, foi entregado na American Airlines em 1940 registrado como NC25658.
É um dos raros DC-3 que nunca operou pela USAF e que tem a porta passageiro do lado direito do avião. :cheers:
FCM
MASTER
MASTER

Mensagem por FCM »

swrmd11 escreveu:Não tem um equivalente no Brasil para cuidar do patrimonio aero nacional brasileiro??
A própria Gol deveria mantê-lo, mas parece que a marca Varig realmente não interessa mais! :cry:
swrmd11
PP
PP
Contato:

Mensagem por swrmd11 »

Fernando C. Milke escreveu:
swrmd11 escreveu:Não tem um equivalente no Brasil para cuidar do patrimonio aero nacional brasileiro??
A própria Gol deveria mantê-lo, mas parece que a marca Varig realmente não interessa mais! :cry:
Adorava viajar com a VARIG, era muito boa mesmo!! E olha não sou brasileiro, mas mesmo assim era muito bom :clap:
Irineu

Mensagem por Irineu »

Fernando C. Milke escreveu:
Já que a Gol não se interessa em mantê-lo, que tal oferecê-lo à TAM através do Museu Asas de um Sonho ??? :lol:
Responder