[REQ] Dicas para HF

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Salzinger_SBGR
CMTE.
CMTE.
Contato:

[REQ] Dicas para HF

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Depois de muito tempo namorando a idéia, comprei um receptor de ondas curtas (um TECSUN PL600 - http://www.eham.net/reviews/detail/7627), Ok, não é uma Brastemp, mas serve como entry level.

Ontem a noite fiz uns testes com a antena "fio" e a antena telescópica e depois de desligar a chave geral de casa :shocked: consegui boas recepções de rádios em OC, Radio Netherlands e uma em russo.

Pois bem, queria umas dicas dos colegas que fazem a escuta do HF, quais as frequencias que voces tem ouvido com mais regularidade, os melhores horários e claro qualquer dica que ajude a fazer bons DXs.

Obrigado!
Salz

PS. Em tempo, alguma dica para não ter que desligar a chave geral de casa, como vou manter a cerveja gelada assim? :mrgreen:
Afonso
Moderador
Moderador

Re: [REQ] Dicas para HF

Mensagem por Afonso »

Quem diria hemmm que o amigo vai ouvir os chiadinhoss :mrgreen:
Salz, vc reside em apto ou casa?
Vai precisar de uma anteninho dipolo, ou uma longwire.
A antena que acompanha o rádio é apenas para broadcast.

Atualmente eu só estou captando hfdl em 13315 mhz.

A propagação não anda nada boa para quem reside no sul do pais.

6535mhz é uma boa pedida.
Tende com ela.
Sucesso e boa escuta :wink:
CMTE.
Contato:

Mensagem por Salzinger_SBGR »

Chiadinhos é um modo delicado de dizer hein?? hahahaha

Então Afonso, eu moro em casa mas não tenho lá muito espaço para fazer uma grande antena, neste caso uma dipolo no telhado me parece a melhor opção.
Por enquanto vou me divertindo com os broadcasts e até o final do ano espero ter montado um setup mais legal pra escuta de HF aeronáutico.

Abs!
Salz
Schneider
PC
PC

Mensagem por Schneider »

Dicas? Vamos lá:
- Pode ser uma antena dipolo de fio ou, ainda, outro modelo usando fio. Se houver espaço suficiente pode tentar uma antena rômbica, direcional de excelente ganho. Ou, então, adquirir uma antena utilizada por radioamadores ($$).
- Outra sugestão é a utilização de um fio bem fino, esmaltado, daqueles usados para enrolamentos de transformadores e motores.
- Mais um segredinho é casar a impedância da antena com a da entrada do rádio. Isso pode ser feito com stubs (pedaço de fio paralelo de 300 Ohms), no ângulo e espaço de ligação do cabo na antena e muitas outras opções.
- Uma pesquisa na Internet pode ajudar, com sites mostrando modelos e fórmulas (simples) para construção de antenas diversas. Exemplo de modelos: http://www.antennapkw.com/.
- Mas, assim como os "mistérios da propagação", antena também pode ser uma questão de sorte. Tentativas diversas e algumas experiências com fios espichados pela casa (janelas, sacadas e etc) pode dar resultados surpreendentes.
- Para eliminar ou diminuir de maneira considerável os "chiadinhos" procure fazer uma espécie de aterramento do rádio.
Divirta-se
Uma abraço
Responder