Vídeo da Esquadrilha da Fumaça

Neste espaço você pode mostrar suas fotos e vídeos, postar seus logs dos aeroportos, além das escutas em HF/VHF/UHF, bem como mensagens de ACARS.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Contato:

Vídeo da Esquadrilha da Fumaça

Mensagem por jambock »

Meus prezados:

http://www.youtube.com/watch?v=wjTsRN0N ... r_embedded

Alguns dados sobre o cantor Waldonys, fornecidos pelo seu conterrâneo, Izaias Freitas Maia:
Waldonys além de excelente sanfoneiro cearense (discípulo do mestre Luiz Gonzaga) também é piloto há cerca de 16 anos. Costuma apresentar-se fazendo acrobacias com seu avião...

Asas para emoção

Que Waldonys é o gênio da sanfona, ninguém duvida. Mas o cearense, apadrinhado pelo mestre Luiz Gonzaga na música, é também um grande nome da aviação desportiva.
A paixão é tanta que hoje tem o seu próprio avião, o Hans S-9. Com 3.200 horas acumuladas de vôo, Waldonys, que tem nove discos e um DVD lançados, começou como aeromodelista, aos 20 anos.
Depois, a contra gosto da família, tirou o brevê (licença conferida aos que terminam o curso de aviação). ´Não tive apoio de ninguém de casa´, recorda. Compreensível... Quem é que quer ver o filho metido à camicase?

Desde 1997, é piloto profissional. Há cinco anos, entrou no ramo da acrobacia aérea, seu atual ´vício´. Sempre dá um jeito de fugir para a pista do Catuleve (Aquiraz), pelo menos, três vezes por semana. Ou dá abstinência, segundo ele... ´Quando começa a faltar adrenalina no sangue, começo a ter piripaque´, brinca.

Para ele, o vôo padrão é o feijão com arroz da aviação. Chegou uma hora que ele precisava de desafios mais instigantes: ´É um upgrade muito grande na pilotagem (a acrobacia). É uma técnica que permite fazer manobras adversas, de cabeça pra baixo, loopings´.

Talento reconhecido pela Esquadrilha da Fumaça. Prova disso é que ele foi o único civil que participou de vôo do grupo especial na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, São Paulo. ´É o sonho de todo piloto de acrobacia aérea´, comenta.

Por sinal, os filhos herdaram o gene aviador do pai. Para o desespero da mãe, Luciano, 8 anos, Lívia, 9, e Leonardo, 10, tomaram gosto pelo mundo aeronático. Não é de se espantar se os ilustres passageiros, tornem-se depois referências na aviação.

Pára-quedismo

E não pára por aí. Além de voar, Waldonys também ´inventou´ de saltar. Desde 1999, pula de pára-quedas. ´Tenho 2.600 saltos de pára-quedas´, diz, todo orgulhoso. Inclusive, a reportagem pôde conferir performance do rapaz no céu.

Atrevido, ainda marcou com o fotógrafo lugar onde ele iria cair. Quase em cima (dele)! Tom Barros, amigo e também praticante da aviação desportiva, fica nervoso: ´Enquanto ele não abre o pára-quedas, não sossego´.

Como ele descreve a sensação da queda livre de 4.600 pés? ´É o seguinte: é melhor do que trabalhar. Show de bola! É bom demais!´, diz. Qual o melhor: acrobacia ou o pára-quedismo? Na opinião do cantor, não dá para comparar suas duas mais recentes paixões. A única coisa que sabe afirmar é: ´Pára-quedismo é muito mais adrenalina que vôo comum, o papai-mamãe´. Definitivamente, Waldonys vive com a cabeça nos ares e na música.
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Irineu

Re: Vídeo da Esquadrilha da Fumaça

Mensagem por Irineu »

Bela matéria, eu não conhecia esse cara. :clap:
Se me permite, apenas uma correção.
Antes dele, pelo menos dois civís, que eu sei, voaram antes com a Esquadrilha...
O primeiro foi o decano da acrobacia no Brasil, Alberto Bertelli, o "Véio", conforme consta no livro do Cmdt Decio Correa, acho que o nome é Paixão de Voar, não lembro.
O segundo, o Cmdt Lula, ex-Transbrasil, com o então seu Fouga Magister, em Bragança Paulista.
http://www.aeroentusiasta.com.br/forum/ ... 56#p108156
Obrigado
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Re: Vídeo da Esquadrilha da Fumaça

Mensagem por Marco SBCT »

Falô Irineu !
O lIvro do Décio Correa é "Sonho de Voar".
O livro do "Véio" Bertelli é "Uma vida de cabeça para baixo" .
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Responder