É Legal a empresa aérea (ou outra empresa qualquer de outra área) não dar plano de saúde para funcionários?
Sei que existem empresas, se não todas, que só negociam com as prestadoras do plano, preços melhores para os funcionários PAGAREM.
Isso está certo perante a lei?
Empresa aérea não paga plano de saúde??
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- PC
Re: Empresa aérea não paga plano de saúde??
Até hoje é o que tem sido a prática. Preços diferenciados para funcionários, sem carencias.
Nao creio que a legislacao hoje exige que a empresa paga ou assume por completo os planos de saude do funcionário.
Nao creio que a legislacao hoje exige que a empresa paga ou assume por completo os planos de saude do funcionário.
Na empresa na qual trabalho, área química com matriz em Brusque, SC, temos vários tipos de planos, conforme o nível salarial de cada funcionário.
A rigor, ela paga 50% dos planos, para uns um pouco mais, outros, um pouco menos. por um acordo com o sindicato.
Porém, ela faria o mesmo, pagaria , mesmo se tal acordo não existisse.
A diretoria encara isso como uma obrigação social e atendimento a satisfação e segurança dos funcionários.
A escolha da operadora envolveu uma pesquisa muito séria no sentido de eleger a melhor relação custo/beneficio.
E eu, que junto com minha mulher já passamos dos 52
e estamos usando-o inclusive com cirurgias, estou satisfeito.
A rigor, ela paga 50% dos planos, para uns um pouco mais, outros, um pouco menos. por um acordo com o sindicato.
Porém, ela faria o mesmo, pagaria , mesmo se tal acordo não existisse.
A diretoria encara isso como uma obrigação social e atendimento a satisfação e segurança dos funcionários.
A escolha da operadora envolveu uma pesquisa muito séria no sentido de eleger a melhor relação custo/beneficio.
E eu, que junto com minha mulher já passamos dos 52

Infelizmente não existe legislação específica, seja geral (CLT) ou específica(RAB) que obriguem a empresa a pagar plano de saúde para os funcionários.
Algumas categorias, conseguem colocar o plano de saíde como benéfício obrigatório quando da celebração do acordo coletivo de trabalho.
Como categoria de empregados, aeroviários e aeronautas já tiveram mais força, hoje em dia apenas lutam para tentar manter empregos.
O forte das empresas aéreas também não é preocupação com o social, até pq as margens de lucro são bem reduzidas, se economizam em tinta nos aviões imaginem em plano de saude para funcionários.
As empresas mantem apenas um nucleo de saúde ocupacional, mas nada que possa ser usado "fora" da empresa e das atividades de trabalho.
Abçs
Algumas categorias, conseguem colocar o plano de saíde como benéfício obrigatório quando da celebração do acordo coletivo de trabalho.
Como categoria de empregados, aeroviários e aeronautas já tiveram mais força, hoje em dia apenas lutam para tentar manter empregos.
O forte das empresas aéreas também não é preocupação com o social, até pq as margens de lucro são bem reduzidas, se economizam em tinta nos aviões imaginem em plano de saude para funcionários.
As empresas mantem apenas um nucleo de saúde ocupacional, mas nada que possa ser usado "fora" da empresa e das atividades de trabalho.
Abçs