Pantanal vai à leilão

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Pantanal vai à leilão

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Pantanal vai a leilão
A Pantanal, companhia de voos regionais, apresentou na última segunda-feira seu plano de recuperação judicial. Ele estipula a divisão da empresa em duas unidades - uma de operação de voos e a outra de arrendamento (leasing) de aeronaves - e a consequente venda da primeira em leilão. A Pantanal tem dívidas superiores a R$ 50 milhões, sendo pelo menos R$ 40 milhões com o fisco e outros R$ 15,2 milhões com diversos tipos de credores, entre eles a TAM e a Infraero. Segundo o plano desenhado pela empresa, a unidade de operação aérea englobará quase que exclusivamente os contratos de concessão da empresa, que incluem o direito de operação de 16 espaços para pouso e decolagem (slots) em Congonhas, aeroporto mais cobiçado do país. É um modelo parecido com o adotado na recuperação judicial da Varig, que já dura quase quatro anos. Thomas Müller, advogado da Pantanal do escritório Sérgio Müller & Associados, diz que o plano de recuperação estabelece lance para compra dessa unidade no valor de R$ 38,7 milhões e autoriza somente as empresas detentoras de um Cheta - certificado de homologação de empresa aérea - a participar do leilão. "A restrição visa evitar a participação de investidores aventureiros que não conhecem o setor aéreo", afirma Müller. O eventual comprador dessa unidade também assumiria obrigações em torno de R$ 7 milhões referentes a transportes a executar, leasings e remuneração do administrador judicial da Pantanal. Os credores terão então 30 dias para apresentar contestações, contados a partir da publicação de um edital sobre o plano.
fonte: Jetsite
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Pantanal vai à leilão

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Meio dificil alguem comprar só as rotas, num todo até pode ser, mas hoje no
Brasil unico louco que poderia comprar é o Eike Batista, talves á Trip ou á
Azul pelo Slots, mas tenho minhas duvidas, GOL,TAM,Webjet está operando
no limite financeiro, a Oceanair tem dinheiro, mas duvido o Efron investir
em avião aqui no Brasil .
No caso da Azul ou a Trip os $$ poderá vim emprestados dos EUA .
sds,
Moises Propp
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Pantanal vai à leilão

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Segundo informações o Efron já negocio os slots de Congonhas com a Pantanal, mas
só os slots .
sds,
Moises Propp
Aerohobby
PP
PP
Mensagens: 88
Registrado em: Qua Ago 03, 2005 06:07
Contato:

Re: Pantanal vai à leilão

Mensagem por Aerohobby »

Até onde eu sei quem levar a empresa não leva os slots que pertencem ao governo e neste caso seriam redistribuídos entre todas as empresas interessadas, segundo declarações de gente da Anac. Não fosse por isto e a empresa já teria sido vendida faz bastante tempo.
Me corrijam se eu estiver errado, por favor.
BenitoRBP
PC
PC
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Jul 23, 2007 15:28

Re: Pantanal vai à leilão

Mensagem por BenitoRBP »

Aerohobby escreveu:Até onde eu sei quem levar a empresa não leva os slots que pertencem ao governo e neste caso seriam redistribuídos entre todas as empresas interessadas, segundo declarações de gente da Anac. Não fosse por isto e a empresa já teria sido vendida faz bastante tempo.
Me corrijam se eu estiver errado, por favor.
Este é o entendimento da ANAC, que por enquanto é isolado.
No caso da VGR, o juiz da Vara Empresarial do RIO, congelou as rotas e slots da VGR, que acabaram ficando com a GOL, apesar da decisão administrativa de redistribuição.
Quando da análise da fusão pelo CADE, em sede liminar, deliberou-se que apesar de serem concessões, os slots faziam parte do valor econômico da empresa e eram medida concreta de controle de mercado e que portanto poderiam ser objeto de deliberação pelo CADE, independente da decisão da ANAC sobre o destino dos slots, decisão esta que prevaleceu junto ao CADE e no STF, apesar do CADE não ter entrado no mérito sobre a distribuição dos slots (Quando a fusão foi finalmente aprovada a VGR já tinha perdido tanto mercado qeu a concentração de mercado era irrelevante.)
Na decisão do TRF3 que permite a pantanal voar até hoje, a empresa teve garantido seu direito aos slots, apesar da decisão da ANAC.
Logo, apesar de ser uma concessão, os slots só podem ser retirados da empresa em decisão fundamentada, no caso de prevalência do interesse público ou de descumprimento pela empresa de alguma das regras que regem a concessão do espaço.
A entrada da empresa na recuperação judicial não é motivo suficiente para a retirada dos slots, e a principío o direito é retrasmitido ao comprador da parte "operacional" da empresa no caso de leilão.
O problema no caso da Pantanal é que a ANAC já tinha retirado a licença para a Pantanal voar, antes do pedido de recuperação, o que torna sua situação diferente da VGR.
Mas sinceramente acho que a tese da ANAC não vai vingar no judiciário...e o comprador da Pantanal vai ficar com os slots.
Responder