Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por Black Typhoon »

Sindicato quer reestatização para pressionar Embraer

Sem acordo para reintegrar os trabalhadores demitidos pela Embraer em fevereiro, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, sede da empresa, realiza nesta quarta-feira um ato pela reestatização da companhia.

O sindicato, ligado ao partido PSTU, acredita que, se o financiamento é estatal, a empresa pode deixar de ser privada.

"Os atuais proprietários não fizeram nada de investimento. Tudo veio pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), tanto para projeto de aviões como para financiar compras de clientes", disse à Reuters Luiz Carlos Prates, o Mancha, secretário-geral do sindicato.

O sindicalista afirma que, com o ato de estatização, os trabalhadores estão aprofundando o processo de mobilização e pressão política, depois de serem recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por dirigentes do Congresso e pelo Ministério do Trabalho.

"Eles não têm ajudado muito, só fazem declarações", disse.

A Embraer realizou corte de 4.200 trabalhadores, a maior demissão em massa de uma companhia brasileira desde o agravamento da crise financeira global em setembro. Alegou queda nas encomendas como decorrência da crise.

Por pressão dos trabalhadores, houve uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas em 5 de março e uma reunião informal no dia 9, sem que empresa e sindicato fechassem algum tipo de acerto. Nova audiência formal está marcada para sexta-feira.

Há dois dias, a Embraer ofereceu uma indenização adicional de 1.600 reais a cada empregado demitido, que não foi aceita em assembléia dos dispensados.

"É insuficiente", disse Prates, reconhecendo que é a primeira concessão realizada pela Embraer, que além dos direitos trabalhistas, havia assumido a manutenção dos planos de saúde pelo período de um ano após a demissão.

Os cortes estão suspensos por meio de liminar concedida pelo tribunal. No entanto, a Embraer afirma que pagou as rescisões em 26 de fevereiro, antes da liminar.

"Os sindicatos condicionaram qualquer negociação à reintegração dos empregados desligados, hipótese que a Embraer não pode absolutamente considerar, conforme já se pronunciou de forma reiterada no âmbito do próprio TRT, no Ministério Público do Trabalho e também publicamente", informa Embraer em nota desta quarta-feira.

Em troca do cancelamento das demissões, o sindicato propõe a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, suspensão da bonificação paga à diretoria e abertura de Programa de Demissões Voluntárias.

A Embraer, sigla de Empresa Brasileira de Aeronáutica, foi privatizada em 1994 e é uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo. Fundada em 1969, já produziu 4.995 aviões, que hoje operam em 78 países, segundo informações da companhia. Entre seus principais acionistas estão a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, grupo Bozano, fundos estrangeiros de investimentos, BNDESpar. A empresa ainda mantém ações negociadas na Bovespa e em Nova York.

A campanha do sindicato não é a primeira a envolver trabalhadores exigindo reestatização de uma companhia no país. Em outubro de 2007, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou resultado de plebiscito sobre a reestatização da Vale, com um total de 3,6 milhões de votos favoráveis.

Fonte: G1
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Sei que é complicado, mas as vezes as empresas são obrigadas a despedir para
poder contratar certo, tentar saber qual é a necesidade correta, não vejo nada de
errado uma empresa despedir um funcionario pagando seus direitos mais bonus.
sds,
Moises Propp
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Re: Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por Phenom »

Daqui a pouco vão pedir Evo Morales, Chavez, etc na presidência. Se bem que nós já temos um simpatizante né ...

Abraço
Ansett
PP
PP
Mensagens: 46
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 03:01

Re: Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por Ansett »

O negocio e estatizar, e os metalurgicos tem completa razao. Voltando para a maos do governo, a Embraer pode dar o prejuizo que for, porque todos os contribuintes darao sua cota para manter a empresa funcionando, querendo ou nao. Alias, nas maos do estado, na verdade a Embraer poderia virar um grande tapete, onde todos os demitidos de outros setores da industria poderiam ser colocados debaixo dele. Quem sabe nao abririam mais 100.000 postos de trabalho?
Lula para o 3o. mandato, ja !!!
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7328
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por Fernando C. Milke »

Tá maluco?

Todos que não tem competência para se manterem na iniciativa privada fazem de tudo para se agarrar ao Governo ... LAMENTÁVEL!
Feldmann

Re: Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por Feldmann »

Esses cara beberam o que? Gasolina?? Avgas??? Tudo doido!! Já falei, o sindicato quer é saber quem vai pagar as mensalidades que eles irão deixar de receber, por isso essa preocupação toda, (4200 funcionarios x 2% sobre o salario desse pessoal todo = saco de $$$$$ pra comprar mesa de pingue-pongue...)...

Agora querem reestatizar, pra viar cabide de emprego do pt, pra corja roubar mais e mais???? Não adianta ter funcionario se não tem serviço pra fazer e pelo que me consta, na CLT diz que a empresa pode demitir o funcionario desde que pagando as indenizações, e foi isso que a Embraer fez.

Cortar jornada de trabalho e manter salario?? É, eles beberam querosene mesmo... :lol: :lol:

[]´s
Irineu

Re: Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por Irineu »

Minha sobrinha, funcionária administrativa da EMBRAER há anos, cheia de compromissos de médio e longo prazos, foi despedida e vai ser ver embananada com a situação, mesmo recebendo seus direitos e etc...
Nem por isso defendo a estatização da Embraer, aliás, sou fervorosamente contra isso. E ela, que sente na carne, também.
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Re: Sindicato dos Metalurgicos de SJC quer reestatizar a Embraer

Mensagem por B767 »

Idiotas esses sindicalistas e suas ideias que curam as males do mundo.
Responder