El Al no Brasil

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

El Al no Brasil

Mensagem por José Cursio »

Boa noite migos do Fórum.

Fonte portal IG.

Empresa aérea israelense abre vôo direto para o Brasil
El Al, a empresa aérea de Israel, abrirá a primeira linha direta com o Brasil em abril próximo. Serão três vôos semanais entre Tel Aviv e São Paulo. Ainda não sei que empresa brasileira abrirá linha para Israel.
O acordo com o governo brasileiro é outro sinal do excelente estado da relação entre os países. É a primeira vez em 60 anos de Israel que o Brasil autoriza vôo regulares. :clap: :clap: :clap:
Nos meios atribui-se parte do que acontece ao trabalho discreto de Pedro Mota, atual embaixador do Brasil em Tel Aviv. Mineiro tranqüilo que fez ótimas relações nas elites locais, empresariais, políticas e intelectuais. Flautista do melhor nível interprete dos chorinhos que está popularizando. É diplomata favorito dos prestigiados meios musicais locais.
Em 2008, Israel recebeu 30 mil turistas brasileiros, com linha direta espera-se um grande incremento. O Brasil é dos favoritos israelenses, dos quais milhares se deslocam no período do Carnaval para o samba com esticada a Iguaçu onde já existem pequenos hotéis onde se fala hebraico. A maior queda de água de Israel equivale àquela do Alto da Boa Vista do Rio de Janeiro. Em tel Aviv existe até um grupo de mulatas brasileiras que se apresentam com o samba, rebolando. Uma saudade única.

Abraços

Cursio
BenitoRBP
PC
PC
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Jul 23, 2007 15:28

Re: El Al no Brasil

Mensagem por BenitoRBP »

Guimarães escreveu:... será muito interessante depois comparar o indice de segurança ( vistoria de bagagem e passageiros ) que deverá
ser implantado pela empresa , que detem o melhor serviço de vistoria do mundo ... acredito que no inicio deverá
haver alguns complicadores entre Infraero e El Al nesse quesito ...

... gostaria que alguem aqui do forum que tenha conhecimento dessa área me dissesse se as empresas podem colocar
vistoria extra nos passageiros e bagagens , alem daquelas já existentes e efetuadas pela Infraero - Receita - Policia
Federal ...
Guimarães, acredito que não haverá problemas, pois as empresas estrangeiras devem aprovar um plano de segurança na ANAC para início das operações, isso esta previsto no RBHA, que obriga as empresas a garantirem a segurança do voo sendo que "Para tal fim é aceitável a revista de passageiros e bagagens de mão ou o uso de dispositivos especiais para detecção dos itens proibidos."
Engraçado é o uso do termo "aceitável".
Desde 1992 a Policia Federal não faz vistoria de bagagens de mão e revista de passageiros, esta "função" foi repassada as empresas, que por sua vez "aceitam e pagam" a infraero para fazer este controle com seguranças privados, a PF só faz controle de passaporte.
A Receita por sua vez só faz controle por amostragem, raramente na saída, na entrada no país esta amostragem é mais rigorosa tendo que passar pela aduana antes de ir para o desembarque.
Em sendo portanto uma atividade "privada" se a El AL deseja fazer um controle mais rigído do que o existente, basta colocar isso no seu plano de segurança, e coordenar com a Infraero, as normas mais rigorosas, no checkpoint do portão de embarque enquanto o despacho para o voo israelense estiver aberto.
Somente em casos suspeitos as autoridades são acionadas.
Diz a lenda que agentes são infiltrados entre os passageiros, que os pilotos tem treinamento militar e que os aviões são equipados com anti-misséis e containers de carga resistente a explosões.
Portanto acho que este "plus" a mais de segurança, não deve vir de controles ostensivos mais rigorosos, até pq as normas da OACI já são bem rigorosas e sim de maneira discreta e invasiva, dentre os passageiros e carga transportada.
bwach
MULTI
MULTI
Mensagens: 415
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 16:52

Re: El Al no Brasil

Mensagem por bwach »

Bom, vou falar um pouco como é voar pela El Al, pois fiz em 2005 MAD-TLV. Em primeiro lugar a aeronave estava em posição remota em Madrid (era um B737-800). No portão de embarque haviam alguns funcionários da companhia, todos fazendo entrevista com cada passageiro, então o horário de embarque no caso da El Al se inicia bem antes do que estamos acostumados. A entrevista poderia ser em inglês, espanhol, francês ou hebraico. Inclusive passageiros com passaporte israelense estavam passando por essa entrevista, e um israelense teve de descer na pista e abrir a bagagem despachada para mostrar o que não consiguiam interpretar no raio X. Se encontram algo suspeito em sua bagagem, eles não arrombam seu cadeado, apenas te chamam para abri-lá. Depois dessa entrevista eles colam atrás de seu passaporte um adesivo específico, cada cor e cada código tem algum significado na hora da imigração que não faço idéia do que seja. Antes de entrar no ônibus, mais uma vez temos de passar pelo detector de metais e raio X.

Segurança acima de tudo pude comprovar. A aeronave em si nada de mais, um B737-800 com winglets, 2 classes, espaço entre poltronas semelhante da Varig, Tv's no teto e alguns canais de música. Comissárias pouco simpáticas e uma refeição excelente para um vôo com duração de 5:30h com direito a humus.

Vamos ver o que será no Brasil.
lover by aircraft
PP
PP
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 21:11

Re: El Al no Brasil

Mensagem por lover by aircraft »

Acho que o Brasil tecim condições de fazer uma segurança o suficiente aceitável para a empresa, pois ja trabalhei como segurança internacional (esses que fazem entrevista), e nas cias que fazem vôos para os EUA, também tem esse tipo de entrevista, lógico que é bem menos aguçado, como para um pais com forte indice dterrorismo comoé Israel. Aunica providência a ser tomada é treinar esses profissinais da aéra a fazer as perguntas adequadas e reconhecer quando a algo suspeito.
E aqui no Brasil, qando naum identificam objetos, eles também chamam o passageiro para abrir e identificar o que há na bagagem...
Torço para que o Brasil consiga fazer uma excelente segurança, principalmente para provarmos que num ficamos atras dos melhores aeroportos em relação à seguança. Que venha a EL AL
Responder