Aeronave da "ALADA" despista-se no Aeroporto de Ca

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9498
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Aeronave da "ALADA" despista-se no Aeroporto de Ca

Mensagem por AeroEntusiasta »

ANGOP - 26-09-2008 20:34

Aeronave da "ALADA" despista-se no Aeroporto de Cabinda

Cabinda - Uma aeronave de marca IL-18 de fabrico russo pertencente à transportadora "ALADA" despistou-se, na manhã de hoje,
sexta-feira, quando efectuava manobras de descolagem do Aeroporto de Cabinda, sem causar danos humanos, nem à pista.

Segundo apurou a Angop da directora adjunta da ENANA em Cabinda, Amélia dos Santos, o incidente deu-se quando o aparelho efectuava manobra de descolagem e rebentaram quatro rodas do seu trem.

O acidente ocorreu momentos depós de a aeronave ter descarregado marcadorias de uma empresa comercial local.

A Amélia dos Santos disse, no entanto, que em função deste incidente fica temporariamente suspensa a aterragem de aviões de grande porte até a remoção do aparelho imobilizado, mantendo-se porém, a pista operacional para os aparelhos de pequeno e médio porte.

"A operacionalidade da pista vai prosseguir normalmente, invertendo apenas as manobras de aterragem do sentido sul para norte, ou seja, ao invés de os aparelhos aterrarem da zona onde se encontra o aparelho acidentado falo-ão de outro sentido", esclareceu.

Quanto a rolagem para as descolagens continuará do sentido habitual, ou seja, da Uno-9 ou da Uno-1 sem causar perigo para outros aviões, assegurou a responsável.

Aguarda-se entretanto a chegada, a qualquer momento, de uma equipa do Instituto Nacional da Aviação Civil, com vista a peritagem do incidente.

O aparelho está imobilizado junto a vedação da pista, no local onde se encontra as luzes de sinalização de aterrizagem ao lado do hangar alugado pelos serviços aeronáuticos da Chevron.
Taag737-200
PP
PP
Mensagens: 31
Registrado em: Sex Mar 30, 2007 21:27
Localização: USA

Mensagem por Taag737-200 »

Aqui vai o Video, que encontra-se tb no YouTube, e' muito interessante. Estavam no lugar "certo" e na hora certa. wow

http://www.youtube.com/watch?v=Ogb69OBceRI

Aquele abraco
Avioes sao a minha Loucura
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Mensagem por agostinho »

Taag737-200 escreveu:Aqui vai o Video, que encontra-se tb no YouTube, e' muito interessante. Estavam no lugar "certo" e na hora certa. wow

http://www.youtube.com/watch?v=Ogb69OBceRI

Aquele abraco
este foi mesmo apanhado com a boca na botija :lol: :lol: :lol: .como é que um aeroporto recentemente modernizado ainda permite que cidadãos comuns façam a travessia da pista como se vê no princípio da gravação? o aeroporto não está vedado ?
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9498
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Impressionante!!!!

Não deixo esse mundo sem conhecer a Angola!

Impressionante flagrante... IMPRESSIONANTE !

Cheguei a sentir o cheiro da borracha queimada do trem de pouso do Iliushi 18 da Alada, que abortou a decolagem devido a problemas técnicos!

Aliás, poucos segundos antes de iniciar a corrida de decolagem, quatro pessoas atravessaram calmamente a pista do aeroporto de Cabinda.

Que perigo, pois o IL-18 saiu a direita da pista um pouco depois do sujeito que filmava, tendo o fogo dos pneus apagado pela terra, após descer um barrando feito um Jeep, e descançar ao lado da pista. E o resgate???? O pessoal do aeroporto fortemente munidos de celulares e câmeras digitais ficam "a registar", filmando e fotografando (e procurando não atrapalhar os companheiros que faziam as tomadas), para depois calmamente seguir puxando um extintor até o avião !!!! Enquanto isso, no avião, o co-piloto abre a janela do cockpit e olha o movimento do carro-de-bombeiros, só faltando acender um cigarro para aguardar pelo desfecho da situação!!!

Que video IMPRESSIONANTE... que lugar para se visitar!!!!!

Em tempo: no final do víedo pode-se ver a cauda o Dash 8 da Helimalongo (D2-EYL)
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9498
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Prezado Guimarães, bom dia.

Quem me conhece sabe que esse é meu projeto de longa data. Em 2005 eu estava com tudo alinhado, mas tive que "abortar a missão".

Mande uma msg p/ meu e-mail: fabiosfonseca@gmail.com

Vamos trocar umas idéias.

Abraço
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Mensagem por agostinho »

Guimarães escreveu:Alo Fabio ...

Estou mandando mensagem para o seu email mas se levar algumas semanas para receber está no normal pois a internet aqui é um pouco lenta .

Para quem não conhece , Angola é um pedaço do Brasil , pedaço no sentido dos costumes , da camaradagem , da indolencia e da cordialidade do povo . Mesmo depois de uma guerra de 30 anos , encerrada à apenas 6 anos atras , o povo está sempre sorrindo , e viver aqui é bem semelhante a viver no Brasil .

Assim como nós , eles tem os seus problemas , sendo a meu ver , o custo de vida ... o maior do mundo segundo dados das Nações Unidas , o grande fator que endurece demais a vida das pessoas , sejam elas angolanas ou brasileiras . Aqui se esbarra em brasileiro do mesmo modo que se esbarra ai no Brasil , acredito que poderiamos dizer que temos a maior colonia de brasileiros fora do Brasil ...

A falta d'água e os engarrafamentos são a outra grande deficiencia na cidade e acredito que se levem ai uns 20 anos ou mais mais para que isso possa ser resolvido . O transito é caótico pois não existem onibus na cidade ( contam-se nos dedos de uma unica mão ) e os maximbombos ( vans ) infestam as ruas dificultando demais a vida de quem necessita se locomover , entretanto são uma necessidade sem duvida alguma . Interessantemente , apesar do transito ser terrivel , ninguem buzina e isso com certeza diminui em muito o stress . Ao contrario da India , onde morei e trabalhei , as pessoas são muito solicitas no transito , e não presenciei ainda nenhum acidente embora eles existam com certeza .

O clima , a comida e a cordialidade são as mesmas do Brasil , e as vezes pelo fato de falarmos portugues , esqueço-me de que estou em outro pais e isso a meu ver não é lá muito saldável não ...

Voce vai gostar , será quase como se estivesse no nordeste brasileiro , e embora existam praticamente tudo sendo reconstruido , duas coisas são bastante complicadas de conviver , a falta crônica de agua e o custo excessivo das coisas .

Um abraço a todos ....
olá guimarães, de princípio pensei que você fosse angolano, mas agora vejo que não.obrigado por você estar a gostar de minha terra, mas o que mais apreciei em voçê é a franqueza como voçê fala das coisas sem no entanto fazer zomba deste povo angolano que é muito bom e de nossa terra.assim é que é e também só ajuda os outros a crescer, quando vemos o bem e o mal de um povo, mas com a intenção de ajudar estes mesmos a desenvolverem.espero que durante o tempo que voçê estiver aí seja bem tratado assim como teus compatriotas e não só, como também nós temos sido tratados no brasil.nos traga também sempre notícias recentes da aviação angolana.um abraço de sérgio, angolano
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Mensagem por immase »

agostinho escreveu:
Guimarães escreveu:Alo Fabio ...

Estou mandando mensagem para o seu email mas se levar algumas semanas para receber está no normal pois a internet aqui é um pouco lenta .

Para quem não conhece , Angola é um pedaço do Brasil , pedaço no sentido dos costumes , da camaradagem , da indolencia e da cordialidade do povo . Mesmo depois de uma guerra de 30 anos , encerrada à apenas 6 anos atras , o povo está sempre sorrindo , e viver aqui é bem semelhante a viver no Brasil .

Assim como nós , eles tem os seus problemas , sendo a meu ver , o custo de vida ... o maior do mundo segundo dados das Nações Unidas , o grande fator que endurece demais a vida das pessoas , sejam elas angolanas ou brasileiras . Aqui se esbarra em brasileiro do mesmo modo que se esbarra ai no Brasil , acredito que poderiamos dizer que temos a maior colonia de brasileiros fora do Brasil ...

A falta d'água e os engarrafamentos são a outra grande deficiencia na cidade e acredito que se levem ai uns 20 anos ou mais mais para que isso possa ser resolvido . O transito é caótico pois não existem onibus na cidade ( contam-se nos dedos de uma unica mão ) e os maximbombos ( vans ) infestam as ruas dificultando demais a vida de quem necessita se locomover , entretanto são uma necessidade sem duvida alguma . Interessantemente , apesar do transito ser terrivel , ninguem buzina e isso com certeza diminui em muito o stress . Ao contrario da India , onde morei e trabalhei , as pessoas são muito solicitas no transito , e não presenciei ainda nenhum acidente embora eles existam com certeza .

O clima , a comida e a cordialidade são as mesmas do Brasil , e as vezes pelo fato de falarmos portugues , esqueço-me de que estou em outro pais e isso a meu ver não é lá muito saldável não ...

Voce vai gostar , será quase como se estivesse no nordeste brasileiro , e embora existam praticamente tudo sendo reconstruido , duas coisas são bastante complicadas de conviver , a falta crônica de agua e o custo excessivo das coisas .

Um abraço a todos ....
olá guimarães, de princípio pensei que você fosse angolano, mas agora vejo que não.obrigado por você estar a gostar de minha terra, mas o que mais apreciei em voçê é a franqueza como voçê fala das coisas sem no entanto fazer zomba deste povo angolano que é muito bom e de nossa terra.assim é que é e também só ajuda os outros a crescer, quando vemos o bem e o mal de um povo, mas com a intenção de ajudar estes mesmos a desenvolverem.espero que durante o tempo que voçê estiver aí seja bem tratado assim como teus compatriotas e não só, como também nós temos sido tratados no brasil.nos traga também sempre notícias recentes da aviação angolana.um abraço de sérgio, angolano
100% apoiado! Guimaraes... E' gente assim que nos queremos no nosso pais. Gente q saiba analisar os defeitos e enaltecer as qualidades da terra... Nunca diria q vc e' brasileiro.
Seja bemvindo.
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
Clipper202

Mensagem por Clipper202 »

Estimado Guimaraes,

Gostaria de saber si esta a voar em Angola? Qual e a sua visao da aviacao em Angola (seguranca, coisas negativas, positivas, desafios, oportunidades etc)? Desculpe, mais gostaria de ter a opiniao de um piloto estrangeiro senior.


Muito obrigado,
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Mensagem por agostinho »

alùo grande guimarães,uma vez que você mais uma vez nos dá o ponto de situação de angola e sobretudo a sua aviação e como piloto ou comandante que você é, poderias me reponder algumas perguntas que mexem com minha curiosidade?
voçês pilotos que voam em companhias aéreas angolanas estão sindicalizados ou associados? como se chama o vosso sindicato ou vossa associação?quero dizer, a entidade que vela por vocês.
as companhias aéreas também seguem os mesmos trâmites ou cada uma é por si e Deus por todos?
quanto a taag, penso que voçês do mundo da aviação(pilotos , controladores aéreos, etc) conversam sobre tudo concernente a este ramo. na sua própria opinião, o que voçê pensa que poderá se passar com a taag?
se fundirá a sonair?poderá se livrar desta lista negra com sucesso ou é uma luta perdida?
se sair dela, poderá isto acontecer ainda este ano?
faço todas estas perguntas, porque tenho lido o semanário angolano um jornal angolano electrónico que é para mim credível e não gostei muito da informação que se foi dada concernente a questão.mas, como dissera antes, quero ver o seu ponto de vista como piloto, que creio de vez em quando bater um papo com outos pilotos e gente da aviação angolana.um abraço, agostinho
Clipper202

Mensagem por Clipper202 »

Estimado Guimaraes,

Seus dois ultimos posts sao uns dos mais serios, objectivos, concretos, profissionais e informativos que eu tenha lido neste forum. :clap:

Muito obrigado mesmo. :yesyes:


Saudacoes,
Chileno777
Clipper202

Mensagem por Clipper202 »

... meu caro amigo chileno obrigado por suas palavras , não me esqueço que consegui vir para cá atravez de uma resposta que VOCE me deu aqui no forum , então EU continuo lhe devendo em agradecimentos .

Estimado Guimaraes
Sinto me feliz e honrado por telo ajudado. E bom saber que as vezes as nossas accoes tem resultados positivos.

Saludos,
Chileno777
Responder