Amigos de escuta,
Estava ouvindo o Centro Brasilia a pouco e percebi que as frequências do meu setor, quando operam conjugadas, 122.65, 126.15, 128.50 e 128.05, além da voz do mesmo controlador, agora é possível escutar a aeronave, independente da frequência que se está sintonizado. Por exemplo, o avião transmite em 122.65, podemos ouvir nas demais frequências. Eu só tinha ouvido algo semelhante em Montreal.
Este sistema é importante, pois uma aeronave transmitindo em uma frequência, não falará ao mesmo tempo que outra falando ao mesmo tempo em outra frequência.
Quem, de outras regiões, pode confirmar se o Centro responsável por seu setor está com esta função em funcionamento.
Abraços,
Mudanças Centro Brasilia
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- MASTER
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Marcos,Marco SBCT escreveu:Pessoal, o que o daniales fala é que se ouve a transmissão da aeronave nas diversas frequencias , o que é novo no sistema, e estamos acostumados é ouvir o Controlador transmitir em todas as frequencias disponíveis no setor.
É isto mesmo. O que estamos acostumados é ouvir o mesmo controlador em várias frequências. O que estou dizendo é que estou ouvindo o avião em todas as frequências conjugadas.
O MAIS INTERESSANTE é que estou pegando o avião em regiões extremamente afastadas, pois o áudio chega via portadora (retransmissora).
Outro ponto favorável é que todos estão na mesma intensidade.
Fiquem espertos, pois deve ser uma tecnologia para todos os Cindactas e novas frequências devem se tornar audíveis.
Relatem se perceberem mudanças.
Abs,
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- MASTER
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O ACC Curitiba unifica as operações/transmissões em tres setores, assim a comunicação é ouvida por todos nos setores o que traz dificuldade , tanto p/ o CTA como para os pilotos. Existe até sequenciamento no setor sul, por ex, no horário avançado e os tráfegos são bem poucos, mas como tem pouco CTA no turno madrugueiro são obrigados a lançar mão do "truque" do sequenciamento.
Mas que é uma maravilha ouvir tudo, isto é. Deve ser nova tecnologia, na verdade é o que o VHF das PM/RadioPatrulha usam, você ouve o carro, porque ele ativa a repetidora, e houve a Central porque ela também ativa a repetidora. Nos CINDACTAS os DEPV/CT recebiam as transmissões das aeronaves e enviavam via links ao CTA de serviço nas consoles de cada setor, a transmissão do CTA ativa as repetidoras selecionadas no setor.
A meu ver é um grande avanço, pois em dificuldade de contato, outras aeronaves podem fazer ponte, como o SBLO falou , muita coisa ruim pode ser evitada, no mínimo uns estresses em áreas remotas ....
Mas que é uma maravilha ouvir tudo, isto é. Deve ser nova tecnologia, na verdade é o que o VHF das PM/RadioPatrulha usam, você ouve o carro, porque ele ativa a repetidora, e houve a Central porque ela também ativa a repetidora. Nos CINDACTAS os DEPV/CT recebiam as transmissões das aeronaves e enviavam via links ao CTA de serviço nas consoles de cada setor, a transmissão do CTA ativa as repetidoras selecionadas no setor.
A meu ver é um grande avanço, pois em dificuldade de contato, outras aeronaves podem fazer ponte, como o SBLO falou , muita coisa ruim pode ser evitada, no mínimo uns estresses em áreas remotas ....
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
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