Ex-diretor do Pão de Açúcar será o presidente da Azul
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Ex-diretor do Pão de Açúcar será o presidente da Azul
EXAME - O empresário David Neeleman, fundador da companhia aérea JetBlue e que recentemente anunciou a criação da Azul Linhas Aéreas, já escolheu o presidente de sua empresa no Brasil. Será Pedro Janot, ex-diretor da área de não-alimentos do Pão de Açúcar. O anúncio oficial deverá ser feito nesta sexta-feira. Neeleman conversou com diversos executivos, entre eles Manoel Amorim, presidente do Ponto Frio e Fernando Tigre, ex-presidente da cervejaria Kaiser, mas optou por um nome menos conhecido e com salário não tão alto. Em conversas, Neeleman revelou-se assustado com os salários dos executivos de ponta no Brasil. Janot foi um dos diretores cortados pelo atual presidente do Pão de Açúcar, Cláudio Galeazzi. Antes, tinha sido presidente da rede de lojas de moda Zara no Brasil.
Janot será o responsável por tocar uma empresa que chega para brigar contra o duopólio de TAM e Gol. A Azul começa a voar em janeiro de 2009 com apenas três jatos Embraer 195, de 118 lugares. Neeleman encomendou 36 aeronaves, que serão entregues até 2010. No plano de negócios da Azul, está a exploração de rotas sem escalas entre cidades hoje não atendidas pelas duas grandes companhias. A empresa, contudo, tenta conseguir autorização para voar na ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro a partir do aeroporto de Congonhas.
Recentemente Neeleman passou a ser assediado pelos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e Minas Gerais, Aécio Neves, que tentam atrair a sede da companhia para seus aeroportos. No Rio de Janeiro, dois blocos do prédio que era ocupado pela Varig no aeroporto Santos Dumont já foram oferecidos à Azul. Em Minas, o governo colocou à disposição de Neeleman as instalações do aeroporto de Confins.
Fonte: Portal Exame
http://portalexame.abril.uol.com.br/neg ... 63470.html
Janot será o responsável por tocar uma empresa que chega para brigar contra o duopólio de TAM e Gol. A Azul começa a voar em janeiro de 2009 com apenas três jatos Embraer 195, de 118 lugares. Neeleman encomendou 36 aeronaves, que serão entregues até 2010. No plano de negócios da Azul, está a exploração de rotas sem escalas entre cidades hoje não atendidas pelas duas grandes companhias. A empresa, contudo, tenta conseguir autorização para voar na ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro a partir do aeroporto de Congonhas.
Recentemente Neeleman passou a ser assediado pelos governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e Minas Gerais, Aécio Neves, que tentam atrair a sede da companhia para seus aeroportos. No Rio de Janeiro, dois blocos do prédio que era ocupado pela Varig no aeroporto Santos Dumont já foram oferecidos à Azul. Em Minas, o governo colocou à disposição de Neeleman as instalações do aeroporto de Confins.
Fonte: Portal Exame
http://portalexame.abril.uol.com.br/neg ... 63470.html
Saudações AeroEntusiastas!!!
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Varig SDU
Os blocos da Varig no SDU acho que ainda estao sendo usados, e os da VASP que estao desocupados tambem!a Flex nao esta no bloco da Varig?
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Moisés, me desculpe, quem é pra administrar é administrador. Amante de aviação vai tirar foto, vai conversar com os mecanicos, vai em feiras, em shows.moises Propp escreveu:Olá amigos,
Imagine com presidente que entende de aviação já é uma briga
de má administração, imaginem um presidente que entra sendo
ultima solução e não entente nada de aviação, vaí brigar com
quem, só se for com Trip ou Nht .
sds,
Moises Propp
Pra administrar precisa ter sangue frio.
Pra um amante de aviação é viável uma rota ligando IPATINGA a MARABÁ com um 747, coisa que um administrador não faria...
Estatisticas, ativos, passivos, dividendos, pagamentos são iguais em todas as empresas.
Se o presidente assumir uma jogada de redução de custos, ela será a mesma em qualquer empresa: automatização, uso de tecnologia, corte de gastos e mais rentabilidade. Já se o presidente assumir uma jogada que é proposta pelo sistema de gerenciamento ITIL já é possivel ver melhor serviço não mantendo os preços mais baixos que a concorrencia.
É assim amigão. só muda o ramo... a idéia é a mesma: DAR LUCRO.
Concordo.Gui Simoni escreveu:Moisés, me desculpe, quem é pra administrar é administrador. Amante de aviação vai tirar foto, vai conversar com os mecanicos, vai em feiras, em shows.moises Propp escreveu:Olá amigos,
Imagine com presidente que entende de aviação já é uma briga
de má administração, imaginem um presidente que entra sendo
ultima solução e não entente nada de aviação, vaí brigar com
quem, só se for com Trip ou Nht .
sds,
Moises Propp
Pra administrar precisa ter sangue frio.
Pra um amante de aviação é viável uma rota ligando IPATINGA a MARABÁ com um 747, coisa que um administrador não faria...
Estatisticas, ativos, passivos, dividendos, pagamentos são iguais em todas as empresas.
Se o presidente assumir uma jogada de redução de custos, ela será a mesma em qualquer empresa: automatização, uso de tecnologia, corte de gastos e mais rentabilidade. Já se o presidente assumir uma jogada que é proposta pelo sistema de gerenciamento ITIL já é possivel ver melhor serviço não mantendo os preços mais baixos que a concorrencia.
É assim amigão. só muda o ramo... a idéia é a mesma: DAR LUCRO.
Para ser o presidente de uma empresa aérea não é necessário entender de aviação, mas sim de negócios. O importante é ter em seu staff gente do ramo, que entenda do riscado... e isso a Azul tem sim.
O Presidetne vai cuidar das estratégias, da parte econômica da coisa... e isto espero que este senhor conheça e muito, porque a Azul vai precisar para se estabelecer neste setor tã desafiador que é a aviação comercial no Brasil.
Mas acredito sim nesta empreitada. Chega do duopólio TAM / GOL... Precisamos de mais empresas, de maior concorrência...
Lembro bem de posts de muitos amigos que diziam o mesmo quando do lançamento da GOL... Pô o cara não entendenada de avião, a coisa do cara é ônibus... Imaginem que uma empresa chamada "GOL" vai pra frente... NUNCA>..
E aí está.
Não será fácil, os desafios são enormes, a concorrência será brutal, o Preço do petróleo tá um absurdo, a economia está em alerta, o governo é uma piada...
Se a Azul falhar, muitos dirão: "eu já sabia", "já começou errado"...
Se a Azul for um sucesso, muitos dirão: "tb com capital estrangeiro fica fácil"...
Eu prefiro acreditar no trabalho das pessoas, na sua competência (ou falta dela). Dou um voto de confiança, pois não estão lançando uma empresa para quebrar. Querem crescer e ter lucros. Devemos esperar um pouco para ver no que vai dar.
O pessoal gosta de criticar, mesmo sem ter todos os fatos em mãos.
Sds,
Vector
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Vector
Quem montou a GOL foi o Barioni. Olha só o que está acontecendo hoje com a GOL. A TAM foi obra do Rolim. Com sua morte a família entregou o mando a um banqueiro , que na primeira crise "jogou os burros na água" Foram buscar quem ? o Barioni , uma pessôa que é do ramo....
Aí está , a TAM dando um banho na GOL...
Sérgio Bica
Quem montou a GOL foi o Barioni. Olha só o que está acontecendo hoje com a GOL. A TAM foi obra do Rolim. Com sua morte a família entregou o mando a um banqueiro , que na primeira crise "jogou os burros na água" Foram buscar quem ? o Barioni , uma pessôa que é do ramo....
Aí está , a TAM dando um banho na GOL...
Sérgio Bica
Pois é, e quem está montando a AZUL é o David!!!Sergio de Faria Bica escreveu:Vector
Quem montou a GOL foi o Barioni. Olha só o que está acontecendo hoje com a GOL. A TAM foi obra do Rolim. Com sua morte a família entregou o mando a um banqueiro , que na primeira crise "jogou os burros na água" Foram buscar quem ? o Barioni , uma pessôa que é do ramo....
Aí está , a TAM dando um banho na GOL...
Sérgio Bica
Então porque a preocupação com a Azul.
A Embraer foi presidida por uma pessoa que não entendia nada de aviação... e veja onde chegou.
Uma empresa aérea pode sim ser muito bem gerida por quem não é do ramo. Precisa apenas ser comprometido, competente, e ter um ótimo staff, este sim que entenda do ramo.
Sds,
Vector
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A Embraer nasceu da teimosia do Osires , que além de aviador era Engenheiro aeronáutico
Quanto ao David ,montou a Jet Blue mas foi alijado do comando no ano passado por um erro crasso de administração . Não sou eu que estou dizendo nem fui eu quem o derrubou. Se você olhar para sa cias brasileiras de transporte aéreo , verá que enquanto foram dirigidas por pessôas do ramo tudo ia bem , basta ver os exemplos de Rubem Berta , Paulo Sampaio , Erik de Carvalho , Omar Fontana , Cmte Rolim , e tantos outros. Vieram os "administradores" e que fim levaram , VARIG , TRANSBRASIL e outras tantas ????
Abs
Sérgio Bica
Quanto ao David ,montou a Jet Blue mas foi alijado do comando no ano passado por um erro crasso de administração . Não sou eu que estou dizendo nem fui eu quem o derrubou. Se você olhar para sa cias brasileiras de transporte aéreo , verá que enquanto foram dirigidas por pessôas do ramo tudo ia bem , basta ver os exemplos de Rubem Berta , Paulo Sampaio , Erik de Carvalho , Omar Fontana , Cmte Rolim , e tantos outros. Vieram os "administradores" e que fim levaram , VARIG , TRANSBRASIL e outras tantas ????
Abs
Sérgio Bica
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Gui.
Aproveitando a tua mensagem , vou contar um fato real , acontecido aqui em POA nos anos 60. Tinha um fanático por aviação , Jair Boeira de Almeida. Começou com um ambulatório e acabou montando uma rede de hospitais ( Conceição , Cristo Redentor e Fêmina ) No tempo em que construia o Hospital Conceição , criou o primeiro serviço aéreo de tranporte de doentes a ser registrado como tal , no DAC. Tinha Aztec , Cherokee Six , Navajo , e dois helicópteros . Após comprou um Táxi Aéreo , com um Aztec , um TWIN COMANCHE e dois Seneca I . Comprou também o PP-VBG , um DC-3 da VARIG que foi transformado em iate , com @ motores de Aztec na popa.
Abs
Sérgio Bica
Aproveitando a tua mensagem , vou contar um fato real , acontecido aqui em POA nos anos 60. Tinha um fanático por aviação , Jair Boeira de Almeida. Começou com um ambulatório e acabou montando uma rede de hospitais ( Conceição , Cristo Redentor e Fêmina ) No tempo em que construia o Hospital Conceição , criou o primeiro serviço aéreo de tranporte de doentes a ser registrado como tal , no DAC. Tinha Aztec , Cherokee Six , Navajo , e dois helicópteros . Após comprou um Táxi Aéreo , com um Aztec , um TWIN COMANCHE e dois Seneca I . Comprou também o PP-VBG , um DC-3 da VARIG que foi transformado em iate , com @ motores de Aztec na popa.
Abs
Sérgio Bica
David foi alijado da Jetblue por problemas da mesma que não podem ser todos imputados apenas a ele.Sergio de Faria Bica escreveu:A Embraer nasceu da teimosia do Osires , que além de aviador era Engenheiro aeronáutico
Quanto ao David ,montou a Jet Blue mas foi alijado do comando no ano passado por um erro crasso de administração . Não sou eu que estou dizendo nem fui eu quem o derrubou. Se você olhar para sa cias brasileiras de transporte aéreo , verá que enquanto foram dirigidas por pessôas do ramo tudo ia bem , basta ver os exemplos de Rubem Berta , Paulo Sampaio , Erik de Carvalho , Omar Fontana , Cmte Rolim , e tantos outros. Vieram os "administradores" e que fim levaram , VARIG , TRANSBRASIL e outras tantas ????
Abs
Sérgio Bica
A empresa só é o que é hoje por causa da visão dele de como criar uma empresa aérea com um diferencial.
E quanto aos gestores do ramo, na Brasil podemos ter bons exemplos, como tb os temos no exterior. Mas também temos exemplos do oposto.
Ser do ramo ajuda, claro... mas não é pré-requisito pra se administrar uma empresa, e bem.
Como disse, se a pessoa for competente, bem intensionada e se cercar de gente do ramo no seu staff, competentes tb, tem tudo pra dar certo.
Se vc não bota fé na empreitada do David, é uma opinião sua. Mas prefiro aguardar e ver noque vai dar. Tem muita gente competente no seu staff, muitos conhecidos meus nos quais boto a maior fé.
Nestes tempos desafiadores, gostar de avião não basta.
Aliás, muitas empreas geridas pelos tais "entendidos" quebraram nas mãos dos "administradores não entendidos" simplesmente porque foram passadas a estaes já em frangalhos e como empreendimentos não-rentáveis.
Para mim, o ideal é uma conjunção de um cara do ramo, com um homem de negócios, um administrador. Se tiver este perfil, ótimo. Se o Rolim era um entendido e além disso um administrador nato, OK.
Mas entre apenas um cara do ramo, e um admininstrador nato, fico com o segundo. Afinal, conhecimento do ramo se adquire, por diversos meios. Já quanto a ser um adminstrador competente...
Quanto ao meu exemplo da Embraer, ela foi criada pela visão de uns poucos abnegados e entusiastas... mas foi passada a um administrador em "frangalhos"... Que a recuperou e a fez ser hoje dez vezes maior do que era no tempo de estatal. Demérito a quem a criou, não, claro que não. Mas muito menos podemos menosprezar a visão do homem de negócios.
Seus exemplos são válidos... claro, mas vc os selecionou, e isto não é assim justo. Quantas outras empresas foram pro buraco na história da aviação comercial brasileira? Real, Aerovias, Panair, ... Quantas eram administradas por pessoas do ramo? quantas não eram?
Volto a frisar, ser do ramo pode ajudar sim, mas não é o fundamental. O fundamental é a COMPETÊNCIA, e ponto.
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Não sou e nunca fui contra a AZUL ou qualquer outra empresa aérea brasileira . Sou e sempre fui contra monopólio de qualquer espécie. Quanto mais companhias BRASILEIRAS operarem melhor será para todos que curtem aviação .Você me conhece de outras listas e sabe que nunca fui contra o David e a cia. brasileira. O que não concordo é com o que foi dito: por razão de $$ botar um executivo que desconhece o ramo.
Tomara que eu esteja errado e que a AZUL cumpra o seu papel de sucesso . Uma coisa é desejar , a outra é conseguir.
Sérgio Bica
Tomara que eu esteja errado e que a AZUL cumpra o seu papel de sucesso . Uma coisa é desejar , a outra é conseguir.
Sérgio Bica
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Olá amigos,
Sou do Ramo de transporte de passageiro terrestre, tenho a minha propria empresa, todas as pessoas que quizeram entrar no meu ramo e
não tinhão conhecimento, desistiram ou quebraram, infelizmente para
qualquer negocio dar $$$ o cabeça tem que ter noção do que faz .
Veja o caso da VARIG, o B763 na VARIG não deu certo, como é
que na TAM ele está sendo incorporado para as mesmas rotas, a GOL
só cresceu por que tinha uma pessoa que entendia de avião, veja
que está pessoa hoje é Presidente da TAM, que tirou o bom administrador
financeiro e colocou ele no conselho para arrumar $$$ o que ele sabe
fazer.
sds,
Moises Propp
Sou do Ramo de transporte de passageiro terrestre, tenho a minha propria empresa, todas as pessoas que quizeram entrar no meu ramo e
não tinhão conhecimento, desistiram ou quebraram, infelizmente para
qualquer negocio dar $$$ o cabeça tem que ter noção do que faz .
Veja o caso da VARIG, o B763 na VARIG não deu certo, como é
que na TAM ele está sendo incorporado para as mesmas rotas, a GOL
só cresceu por que tinha uma pessoa que entendia de avião, veja
que está pessoa hoje é Presidente da TAM, que tirou o bom administrador
financeiro e colocou ele no conselho para arrumar $$$ o que ele sabe
fazer.
sds,
Moises Propp