Não confio na imprensa mas leiam isso PANTANAL EM MERGULHO

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Manlio
PC
PC
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 01:02
Localização: Belo Horizonte

Não confio na imprensa mas leiam isso PANTANAL EM MERGULHO

Mensagem por Manlio »

Avião cai 3.700 m e faz pouso de emergência
Piloto perdeu controle de aeronave da Pantanal que ia de Bauru a Congonhas; incidente foi há 10 dias

LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Há dez dias, os 48 ocupantes do vôo 4769 da Pantanal Linhas Aéreas passaram por momentos de terror. O avião em que estavam, um turboélice ATR-42, despencou quase 12 mil pés (3,7 km) e o piloto só conseguiu controlar a aeronave a 5.200 pés (1,6 km) do solo.
O avião aguardava permissão para pousar em Congonhas, vindo de Bauru (SP), e as condições meteorológicas eram boas naquela altitude, 17 mil pés (5,2 km). Mas ao realizar uma curva, o aparelho "guinou" para a esquerda e começou a cair. O piloto perdeu o controle e teria sido auxiliado pelo rádio para reverter a queda de bico.
A tripulação conseguiu pousar no aeroporto em Campinas e foi necessário acionar o trem de pouso de forma emergencial porque esse equipamento também falhou. Não está claro se houve pane em algum equipamento de navegação.
O incidente foi classificado como "grave" pela Aeronáutica e uma investigação completa será realizada, nos mesmos moldes da efetuada na colisão do vôo 1907 da Gol com o jato Legacy em 29 de setembro de 2006, que deixou 154 mortos.
Os relatórios preliminares, com o relato da queda e sem especificar a pane, já foram concluídos. O documento final será divulgado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A tripulação foi ouvida e os dados de voz e cabine já foram recuperados. O avião voava com 16.613 kg -seu peso máximo de decolagem é 16.700 kg.
A Pantanal foi procurada cinco vezes ontem para confirmar o incidente. No início da noite, a assessoria de imprensa informou apenas que as informações contidas no relatórios não são verdadeiras e que esse vôo não sofreu queda nem pane.
Segundo a empresa, havia apenas "forte turbulência" por causa de um "temporal" e o avião voava normalmente.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o certificado de aeronavegabilidade do avião de matrícula PT-MFV está suspenso por "situação técnica irregular".
À passageira que se queixou, a empresa afirmou que o piloto fez "diversas e consecutivas manobras" para se afastar de "área de turbulência compacta e duradoura" para "garantir o conforto dos passageiros".



Fonte: UOL
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidi ... 200704.htm
_________

Um abraço,
Fabrizio Manlio
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Isso ocorreu de fato mas tem um bom tempo já. Será que aconteceu de novo?

Abraço
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Mas se a falha foi mecânica porque demitiram os dois pilotos?

Abraço
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Ah é .. lamentável. Valeu.

Abraço
BenitoRBP
PC
PC
Mensagens: 165
Registrado em: Seg Jul 23, 2007 15:28

Mensagem por BenitoRBP »

Posso estar falando besteira, mas a American Eagle não perdeu um ATR por um problema semelhante de formação de gelo nas asas?
Claro que em condições bem mais adversas de temperatura.
carlos oliveira
PC
PC
Mensagens: 197
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:38

Re: Não confio na imprensa mas leiam isso PANTANAL EM MERGUL

Mensagem por carlos oliveira »

Guimarães escreveu:
Manlio escreveu:Mas ao realizar uma curva, o aparelho "guinou" para a esquerda e começou a cair. O piloto perdeu o controle e teria sido auxiliado pelo rádio para reverter a queda de bico.

Fonte: UOL
http://www1.folha.uol.cofsp/cotidian/ff2703200704.htm
... os caras que escrevem as reportagens poderiam pelo menos usar as palavras adequadas ..... o aparelhou guinou e caiu de bico é de lascar ...

... este incidente , considerado grave pela anac realmente aconteceu mas já fazem 9 meses , e um dos truipulantes é meu amigo particular . O que realmente aconteceu foi um stall em vôo reto horizontal , devido a formação de gelo concomitante com a falta de alerta da formação ( o IEP ....ice evidation probe não alertou ao sistema ... ) a queda foi do F 170 ate 4100 pes e não houve acionamento do trem de pouso em emergencia , houve sim enrugamento de fuselagem devido ao esforço .

... os dois pilotos foram demitidos .
:?
Pessoal, este incidente grave ocorreu em 16 de março de 2007, uma 6ªf
em que São Paulo parou devido temporal na grande São Paulo e muitos Cbs na TMA SP.

Pelo laudo final, ficou demonstrado que os pilotos deixaram o avião estolar, estavam em órbita numa posição da STAR que fica na vertical de Piracicaba, e havia outro ATR da Pantanal em nível inferior nesta mesma
posição em nível inferior, muito triste.

Carlos Oliveira.
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
Responder