Acordo TAM x GOL

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Alessandro
PP
PP
Mensagens: 60
Registrado em: Ter Fev 22, 2005 18:27

Acordo TAM x GOL

Mensagem por Alessandro »

Olhem só o que saiu na Folha de S. Paulo na segunda-feira:

"Arranjo 1. Parlamentares paulistas, gaúchos e paranaenses vão à Anac esta semana para formalizar uma queixa de formação de cartel contra a TAM e a Gol.

Arranjo 2. A TAM cancelou suas rotas para Maringá (PR) e Caxias do Sul (RS), deixando a concorrente sozinha nos trechos. E a Gol não voa mais para Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, ambas em São Paulo, que agora só são atendidas pela TAM."

O que vocês acham?

Eu só torço para que Webjet e Ocean Air acertem a mão, e o Neeleman venha de vez. Chega de cartel!!!!

Um abraço

Alessandro
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

A Web eu acredito que está bem das pernas, mas a Ocean já me assusta, pois em Curitiba muitos vôos estão sendo cancelados.

E eles estão com o F-100 hemm q ergueu a Tam.
Será que veio aeronave demais ? :O.o:
_________________
Imagem
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
O problema da Oceanair é muito dinheiro e falta de profissionais
para administra-la, todos que trabalham na empresa tem medo
de bater de frente com o Sr. Efron, ele é muito autoritario(ditador)
e tem medo de perder o emprego.
Com questão da Webjet, o seu foco e mais rotas turisticas com
o perfil do seu novo dono, CVC ,ou alguem tem duvidas e a
nossa querida VARIG infelizmente tem a GOL como sua dono, o
que foi para nos brasileiros um desastre, realmente continua o
duopolio.
sds,
Moises Propp
Manlio
PC
PC
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 01:02
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Manlio »

Tomara que o David Neeleman venha botando pra quebrar mostrando o que é profissionalismo e qualidade de serviço a um custo não abusivo para o consumidor. GOL e TAM estão acomodadas, sem o espírito nenhum de servir.
_________

Um abraço,
Fabrizio Manlio
SOUSA
PC
PC
Mensagens: 195
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:01

Mensagem por SOUSA »

Anac quer abrir espaço para outras companhias aéreas em Congonhas
Orgão regulador pretende combater o duopólio TAM/Gol, que começa a receber críticas em cidades do interior

Mariana Barbosa
Tamanho do texto? A A A A
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) pretende rever os critérios de alocação de slots - espécie de vaga para pouso e decolagem - no Aeroporto de Congonhas para acomodar a entrada de uma nova companhia que venha a fazer frente ao duopólio TAM e Gol. "Nosso papel como órgão regulador é estimular a competição", disse ao Estado o diretor da Anac, Alexandre Gomes de Barros. "Não queremos favorecer nenhuma empresa, mas sim impedir a formação de cartel. Precisamos de mais competidores e é preciso haver oportunidade para se gerar mais competição."

Com a redução do número de pousos e decolagens após o acidente do Airbus da TAM em Congonhas, a disputa pelo aeroporto mais movimentado do País ficou ainda mais acirrada. "Se uma nova empresa chegar hoje e solicitar slots em Congonhas ela poderá ter dificuldades. Mas com o passar do tempo, a cada troca de malha, podemos acomodar outros pedidos", afirmou Barros.

A Anac estuda mudar a lei para permitir a retomada rápida de slots que não estejam sendo utilizados. A idéia é coibir a prática na qual as companhias pedem mais slots do que necessitam - os chamados slots de gaveta. "Estamos trabalhando uma forma de contabilizar a regularidade e a pontualidade das companhias e vamos usar isso no julgamento de pedidos de renovação de horário", diz. "As empresas terão de ter índices mínimos. Caso contrário, perderão o slot."

Barros explica que a Anac pode liberar ou não slots quatro vezes ao ano, a cada troca de malha nas mudanças de estação. "Nunca tivemos problema na hora de mudar essas malhas. Mas se houver demanda por uma terceira empresa, no momento da troca de malha será possível realocar alguns slots."

Segundo apurou a reportagem, o empresário americano David Neeleman, que se prepara para lançar sua empresa aérea no Brasil, já foi informado das novas diretrizes. Neeleman, que pretende investir US$ 200 milhões no País, é visto pelo governo como um empresário capaz de enfrentar o duopólio TAM e Gol-Varig, que tem mais de 90% do mercado.

EFEITOS DO DUOPÓLIO

A Gol anunciou o cancelamento, a partir do dia 24, de duas rotas de Congonhas para o interior de São Paulo (Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), que serão servidas apenas pela TAM. Coincidente, no mesmo dia a TAM deixará de voar para Maringá (PR) e Caxias do Sul (RS), deixando a Gol sozinha. O movimento das empresas está mobilizando políticos, que já enviaram ofícios à Anac e à Defesa, e fez reacender o debate em torno do duopólio. "É um movimento natural de acerto de rentabilidade", afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo, Respício do Espírito Santo. "Quando uma empresa sai de uma localidade, a sociedade chia. Mas não há nada a fazer. As companhias têm liberdade para voar e deixar de voar para onde quiserem, desde que não haja limitação de infra-estrutura."

Ainda que não estejam cometendo nenhuma ilegalidade, para o presidente do Núcleo de Estudos em Competição e Regulação do Transporte Aéreo (Nectar) do ITA, Alessandro Oliveira, a coincidência dos cancelamentos pode ser um "sinal de que elas estão coordenando estratégias". "O mercado está muito concentrado e é muito importante que o órgão regulador e o sistema de Defesa da Concorrência monitorem de perto esses sinais pois isso pode se tornar sistemático", afirma. "Até para ter argumentos para justificar a abertura de Congonhas para uma terceira empresa."
Negão

Varig? Essa empresa ainda existe???

Mensagem por Negão »

moises Propp escreveu:Olá amigos,
O problema da Oceanair é muito dinheiro e falta de profissionais
para administra-la, todos que trabalham na empresa tem medo
de bater de frente com o Sr. Efron, ele é muito autoritario(ditador)
e tem medo de perder o emprego.
Com questão da Webjet, o seu foco e mais rotas turisticas com
o perfil do seu novo dono, CVC ,ou alguem tem duvidas e a
nossa querida VARIG infelizmente tem a GOL como sua dono, o
que foi para nos brasileiros um desastre, realmente continua o
duopolio.
sds,
Moises Propp
Responder