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Jobim: terreno para aeroporto em SP deve custar R$ 2 bi
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na tarde desta segunda-feira que a aquisição do terreno para a construção de um terceiro aeroporto em São Paulo está orçada em R$ 2 bilhões. Segundo o ministro, o local ainda não foi definido.
Jobim não estipula um prazo para a construção do novo aeroporto. "Não se pode fixar um tempo. Serão cinco ou seis anos, no mínimo, apenas de obras", disse.
Congonhas
O ministro afirmou ainda que asituação da crise aérea no Aeroporto de Congonhas foi controlada. "Recuperamos o controle completo de Congonhas e temos condições de redimensionar a operacionabilidade do aeroporto", afirmou Jobim.
O Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) determinou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), volte a permitir que as empresas aéreas operem escalas e conexões no Aeroporto de Congonhas. A medida, que passa a valer no dia 16 de março, foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.
A proibição desse tipo de vôo foi instituída em outubro de ano passado. Agora, o Ministério da Defesa decidiu permitir que os passageiros possam fazer escalas e conexões no aeroporto mais movimentado do País.
O Conac determinou ainda que os vôos fretados voltem a usar Congonhas nos finais de semana. Os fretamentos poderão ocupar as pistas do aeroporto no sábado, das 14h às 22h, e no domigo, das 6h às 14h.
Guarulhos
Nelson Jobim afirmou também que a construção de um novo terminal no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, aumentaria a capacidade de passageiros em 12 milhões. "Hoje, a capacidade do aeroporto é de 17 milhões. Com o segundo terminal, passaria para 29 milhões", afirmou o ministro.
Ele ressaltou que o problema operacional de Guarulhos não são as pistas. "Não vamos aumentar a pista, não vamos fazer uma terceira pista. A questão em Guarulho é pátio".
Ainda sobre GRU
O ministro da Defesa descartou a construção da terceira pista do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), destacando a "inviabilidade técnica" da obra ao norte do aeroporto, por causa da proximidade com a serra da Cantareira, a dificuldade para remanejar os moradores e o custo, estimado em R$ 750 milhões.
A possibilidade de uma nova pista ao sul do aeroporto também foi descartada, pelo custo de R$ 3 bilhões para as obras de nivelamento do terreno. Com isso, segundo Jobim, o governo vai investir na construção de um terceiro aeroporto em São Paulo, o que levará ao menos cinco anos.
Portanto, no curto prazo, o governo pretende "otimizar" a capacidade de Guarulhos.
"A alternativa que vamos implementar é otimizar a capacidade do aeroporto, com a reconfiguração do pátio das aeronaves e do terminal. É uma questão de mexer no layout", afirmou Jobim.
Novos pátios para aeronaves serão construídos, acrescentou o ministro, o que permitirá um ganho de 17 posições de estacionamento de aviões na área onde serão construídos os terminais 3 e 4 do aeroporto. Além disso, serão criadas "saídas rápidas" para as aeronaves que chegam em Guarulhos.
Com as obras, Jobim prevê que subirá de 45 para 54 o número de operações por hora em Guarulhos e a capacidade de passageiros deverá atingir 12 milhões.
Os editais para as obras serão feitos até junho. As obras do terminal 3 de Guarulhos, contudo, já consta no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Viracopos
No aeroporto de Viracopos (Campinas), Jobim anunciou obras para expansão do terminal de passageiros e para construção de novos pátios e pista, e melhorias no acesso ao aeroporto.
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Área para novo aero de São Paulo custará 2 bilhões
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jambock
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Área para novo aero de São Paulo custará 2 bilhões
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Cláudio Severino da Silva
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Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
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Construir mais um aeroporto?? Para que?? Desviar mais dinheiro?? Tanta cidade no mundo com tráfego absurdamente maior opera com apenas 1 aeroporto!!! Por que não desapropriar a área em volta do mesmo e ampliá-lo, talvez saíria mais barato do que construir um novo aeroporto em outro local.
Agora falando em VCP, que obras de ampliação do TPS seriam essas?? Aabaram de construir um novo TPS e já vão mexer novamente?? Muito resolveria colocando pontes de embarque, pelo menos 2.
Agora falando em VCP, que obras de ampliação do TPS seriam essas?? Aabaram de construir um novo TPS e já vão mexer novamente?? Muito resolveria colocando pontes de embarque, pelo menos 2.
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alvarosp17
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