Vôo 1907 - gravação de voz após o choque
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Vôo 1907 - gravação de voz após o choque
Acabou de passar na Record, uma reportagem que revelou a gravação na cabine do avião da gol após o choque com o legacy ( mostrou o barulho de lata rasgando ) ....pelo que mostrou o piloto ainda teve tempo de desligar os motores, baixar o trem de pouso, e acionar os spoilers....mostrou ainda o grito de um dos pilotos alguns segundos antes do choque no solo!!! Para mim foi uma experiência muito...mais muito ruim...pois imaginava que a aeronave perdeu a pressurização da cabine e houve perda de consciência das pessoas a bordo!!! realmente muito triste...o piloto ainda pediu calma para o companheiro....
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http://www.mundorecordnews.com.br/record.jsp
É só ir em TV Record no menu superior depois em Domingo Espetacular e procurar na lista abaixo por "Os minutos finais do acidente da Gol".
Muito triste mesmo.
É só ir em TV Record no menu superior depois em Domingo Espetacular e procurar na lista abaixo por "Os minutos finais do acidente da Gol".
Muito triste mesmo.
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Um abraço,
Fabrizio Manlio
Um abraço,
Fabrizio Manlio
Olha, devo dizer que achei essa matéria muito estranha. Achei tudo muito estranho. Começando pela parente do passageiro que morreu, que me parece querer apenas aparecer. E é muito fácil não explicar quem entregou a tal gravação. Porque se ela não quer falar, imagino que não saiu de uma fonte oficiall, no caso, o Cenipa.SBLO escreveu:O que os colegas do Fórum acharam da gravação???
Sinceramente, tenho lá minhas dúvidas, vamos aguardar a divulgação do relatório final pelo CENIPA, para realmente sabermos se a gravação é ou não autêntica.
Sobre a gravação em si, não sou perito e não posso dizer se é ou não verdadeira. Mas de fato achei muito estranho, porque não deixaram rodando a gravação pelos 52 segundos de queda. Além disso, acabei ficando com dúvidas.
1. O alarme que soa no momento do choque, é alarme do que exatamente?
2. Levando em conta que o choque com o Legacy "cortou" a asa esquerda do GTD, imagino que a aeronave não demorou muito para que começasse a curvar para a esquerda. Então, por que o alarme de "bank angle" somente soa no final da gravação, já com o "barulho" de vento, quando o avião já estava se "desintegrando"?
3. E por que esse sinal de "bank angle" é tão nítido na gravação e outras partes só se escuta ruído? E com o avião aberto, com vento batendo de frente e para dentro da aeronave, imagino que seria quase impossível entender qualquer coisa sendo dita ou soando no interior da cabine. Aí fica uma dúvida minha. Por acaso a CVR tem algum canal diferente para alarmes sonoros?
4. Antes do choque, os pilotos estariam vendo fotografias. Mas por que então, já que a Record tem acesso à transcrição do áudio da caixa-preta, na imagem com a transcrição aparece até o momento do choque, e os diálogos anteriores são com os órgãos de controle, e não há nenhuma menção sobre fotografias, etc?
5. Por último, é apenas uma constatação. Será que essa mulher do passageiro não bateu na porta da Rede Globo antes e não gostaram do material? Acho difícil ela ter ido diretamente na Record, sem contar que não houve muita ressonância disso. Afinal, é um assunto extremamente na moda hoje, e estamparia jornais por aí. Sem contar que é uma falta de respeito dessa mulher com os outros parentes, que não precisariam saber dessa forma o que teria se passado na aeronave.
Enfim, essas minhas dúvidas e talvez, constatações. O que acham?
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
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- PC
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ARMAÇÃO
Gustavo, concordo plenamente com você, é uma tremenda armação, ainda não sabemos porque e para que, mas breve saberemos. No CENIPA só tem gente séria, não iam deixar essa gravação vazar, mesmo se fosse verdadeira.
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- PC
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- Registrado em: Dom Fev 27, 2005 14:39
Fizeram um corta e recorta que fica complicado acompanhar algo. O presidente da associação ali ja conduziu a investigaçao hem! "Os pilotos foram herois", "desligaram os motores, baixaram flaps e trem de pouso" Puxa, ele sabe tudo isso só de ouvir a fita ou ele participou da comissão do Cenipa e está quebrando a confidencialidade da investigão? Podia ficar sem essa.
Três sinais são bem claros: O impacto desacopla o AP, (1o alarme) o aviso de "bank angle" seguido dos claks do overspeed no final.
Confesso que sem um índice de tempo, um contexto com animação dos parametros e tal fica dificil dizer algo concreto a respeito, mas que dá um aperto no coração em sequer tentar imaginar a angustia do pessoal ali, isso dá.
Três sinais são bem claros: O impacto desacopla o AP, (1o alarme) o aviso de "bank angle" seguido dos claks do overspeed no final.
Confesso que sem um índice de tempo, um contexto com animação dos parametros e tal fica dificil dizer algo concreto a respeito, mas que dá um aperto no coração em sequer tentar imaginar a angustia do pessoal ali, isso dá.
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- Suporte Técnico
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Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
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Fico imaginando na criatura que teria a "brilhante" idéia de criar um áudio como esse. Seria algo de extremo mau gosto e um desrespeito sem comparação. Por isso que, por mais estranho que me pareça, precisa ser verdade isso. Mas para deixar isso às claras, a Record bem que poderia liberar o áudio na íntegra, pelo menos o último minuto. Porque nesse corta aqui e ali fica difícil.
É uma matéria totalmente confusa. E o que me chamou atenção foi a frase de que "em julho, o Jornalismo da Record teve acesso à transcrição dos diálogos". Okay, segue a imagem abaixo.

Se é da caixa-preta, não tem história nenhuma de álbum de fotografia. E se é áudio de ATC, o som de impacto não existiria. E se não é de nada, pra que colocar isso se o áudio está ali tão mais esclarecedor?
Enfim, já não sei mais nada. Não tem jeito, temos que esperar o Cenipa liberar o relatório final. Espero que essa espera seja pela própria complexidade que a investigação exige, e não por possíveis problemas externos, dos tipos políticos e judiciais.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
É uma matéria totalmente confusa. E o que me chamou atenção foi a frase de que "em julho, o Jornalismo da Record teve acesso à transcrição dos diálogos". Okay, segue a imagem abaixo.

Se é da caixa-preta, não tem história nenhuma de álbum de fotografia. E se é áudio de ATC, o som de impacto não existiria. E se não é de nada, pra que colocar isso se o áudio está ali tão mais esclarecedor?
Enfim, já não sei mais nada. Não tem jeito, temos que esperar o Cenipa liberar o relatório final. Espero que essa espera seja pela própria complexidade que a investigação exige, e não por possíveis problemas externos, dos tipos políticos e judiciais.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
- arthuramaral_CGR
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
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Interessante que algumas reportagens em jornais dizem que a gravação foi obtida por ordem judicial e, até agora, não houve qualquer contestação quanto a sua autenticidade, o que aponta para a veracidade das informações.
De qualquer maneira só de imaginar o que se passou naqueles momentos, eu, que tinha um conhecido a bordo, fico muito consternado.
Que Deus o tenha, Eduardo!
De qualquer maneira só de imaginar o que se passou naqueles momentos, eu, que tinha um conhecido a bordo, fico muito consternado.
Que Deus o tenha, Eduardo!
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
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Acho que como disse o Francesconi, fizeram um recorta e cola na reportagem, desalinhavado do tempo real, para dar este tom "dramático" e de "denúncia" na reportagem, muito mais com fins comerciais do que qualquer outra coisa.
A citação por exemplo sobre o comentário dos tripulantes sobre o album de fotos, alem de desnecessária, provavelmente só foi colocada para reforçar o sentimento de "tragédia" em um "vôo feliz".
Esta reportagem deve ser um misto de verdades recheadas com algumas suposições "técnicas" de "especialistas" editadas para compor o enredo.
Só por curiosidade de um leigo, se os participantes mais experientes puderem responder, eu agradeço.
Partindo do princípio que o impacto tenha desacoplado o AP, e o alarme que depois o único alarme audível é o de "bank angle".
Como até aonde eu saiba (o que não é muito, ou melhor quase nada), o aviso de bank angle soa quando há uma inclinação lateral da asa exagerada e não tem nada a ver com o comportamento horizontal da aeronave.
Assim considerando a altura e o restante do tempo do voo, não deveriamos ter logo em seguida uma profusão de alarmes na cabine condizentes com a perda imediata do controle da aeronave? como os de estol e inclinação indevida? E estes alarmes não deveriam perdurar pelo resto da gravação?
A citação por exemplo sobre o comentário dos tripulantes sobre o album de fotos, alem de desnecessária, provavelmente só foi colocada para reforçar o sentimento de "tragédia" em um "vôo feliz".
Esta reportagem deve ser um misto de verdades recheadas com algumas suposições "técnicas" de "especialistas" editadas para compor o enredo.
Só por curiosidade de um leigo, se os participantes mais experientes puderem responder, eu agradeço.
Partindo do princípio que o impacto tenha desacoplado o AP, e o alarme que depois o único alarme audível é o de "bank angle".
Como até aonde eu saiba (o que não é muito, ou melhor quase nada), o aviso de bank angle soa quando há uma inclinação lateral da asa exagerada e não tem nada a ver com o comportamento horizontal da aeronave.
Assim considerando a altura e o restante do tempo do voo, não deveriamos ter logo em seguida uma profusão de alarmes na cabine condizentes com a perda imediata do controle da aeronave? como os de estol e inclinação indevida? E estes alarmes não deveriam perdurar pelo resto da gravação?
- Constellation
- Moderador
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
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Caro Benito,
Eu vi o vídeo no YouTube, e achei o mesmo uma "colcha de retalhos", parece que emendaram uma porção de sons de outras gravações. Veja bem, não tenho certeza absoluta de que tal gravação é real, ok? Afinal, estamos no Brasil e pode acontecer praticamente de tudo.
Realmente, uma porção de alarmes tocariam em uma situação dessa: o EGPWS, por si só, deveria tocar: "Bank Angle", relativo a inclinação lateral excessiva, em primeiro lugar, mas logo em seguida, tocaria também "Sink Rate", relativo à excessiva razão de descida, "Don"t Sink", não mergulhe, "Terrain, Terrain", proximidade do terreno. "Woop-Woop - Pull Up", alerta, arremeta. Fora o caso que, no caso de desintegração da aeronave, os alarmes cessariam por completo, não daria para ouvir, por exemplo, o impacto da cabine com o solo. É óbvio que ouve desintegração, já que as partes cairam distantes umas das outras.
O interessante é: por que raios alguém falsificaria uma gravação de CVR? Falsificar é fácil, dá para utilizar até o Flight Simulator para fazer isso, mas por que? Alguma simulação ilustrativa, ou educativa, ou sei lá o que, que "escapou"? Invenção da mídia, para ter notícia (essa hipótese seria monstruosa...).
Um abraço.
Eu vi o vídeo no YouTube, e achei o mesmo uma "colcha de retalhos", parece que emendaram uma porção de sons de outras gravações. Veja bem, não tenho certeza absoluta de que tal gravação é real, ok? Afinal, estamos no Brasil e pode acontecer praticamente de tudo.
Realmente, uma porção de alarmes tocariam em uma situação dessa: o EGPWS, por si só, deveria tocar: "Bank Angle", relativo a inclinação lateral excessiva, em primeiro lugar, mas logo em seguida, tocaria também "Sink Rate", relativo à excessiva razão de descida, "Don"t Sink", não mergulhe, "Terrain, Terrain", proximidade do terreno. "Woop-Woop - Pull Up", alerta, arremeta. Fora o caso que, no caso de desintegração da aeronave, os alarmes cessariam por completo, não daria para ouvir, por exemplo, o impacto da cabine com o solo. É óbvio que ouve desintegração, já que as partes cairam distantes umas das outras.
O interessante é: por que raios alguém falsificaria uma gravação de CVR? Falsificar é fácil, dá para utilizar até o Flight Simulator para fazer isso, mas por que? Alguma simulação ilustrativa, ou educativa, ou sei lá o que, que "escapou"? Invenção da mídia, para ter notícia (essa hipótese seria monstruosa...).
Um abraço.

Caro Constellation,Constellation escreveu:O interessante é: por que raios alguém falsificaria uma gravação de CVR? Falsificar é fácil, dá para utilizar até o Flight Simulator para fazer isso, mas por que? Alguma simulação ilustrativa, ou educativa, ou sei lá o que, que "escapou"? Invenção da mídia, para ter notícia (essa hipótese seria monstruosa...).
Concordo que seria algo monstruoso inventar uma gravação dessas. Mas não seria improvável a parente da vítima ter recebido uma gravação de uma pessoa sem credibilidade. Já que ela cobra tanto da Aeronáutica, de certo não foi de lá que teria vazado essa gravação.
O que mais acho estranho é que não houve repercussão sobre esse assunto. Ainda mais nessa época em que estão todos de olho na aviação, e nada além dessa matéria da Record. Ou ninguém está sabendo, ou ninguém acreditou!
Bom tê-lo novamente no fórum Constellation.
Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
-
- MASTER
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- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
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Tb. saúdo o retorno do nosso amigo 'Constellation' !
Qto. a gravação, só mesmo qdo. o CENIPA/SIPAER liberar o relatório final do acidente, poderemos ter idéia, se é verdadeira ou não, lembrando que os interesses (R$$$$) envolvidos são tantos, que temo por uma possível 'maquiagem' na conclusão final !
Qto. a gravação, só mesmo qdo. o CENIPA/SIPAER liberar o relatório final do acidente, poderemos ter idéia, se é verdadeira ou não, lembrando que os interesses (R$$$$) envolvidos são tantos, que temo por uma possível 'maquiagem' na conclusão final !
Fernando Basto -
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Cabo Frio - RJ
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É ridícula essa reportagem. NÃO CONFIO EM NADA DO QUE FOI DITO NA REPORTAGEM, esta nossa imprensa brasileira não merece o mínimo de credibilidade, basta ver o tanto de abobrinha que falam quando há um acidente.
É a mesma IMPRENSA que faz do procedimento de arremetida uma notícia, puro sensacionalismo e falta de preparo e conhecimento.
Como foi dito aqui no fórum, a reportagem tem tom sensacionalista e pouco esclarecedor. Só confio no relatório final do CENIPA. E outra, como foi dito aqui também, o presidente da associação brasileira de pilotos foi de extrema falta de cautela, pois o mesmo já fez uma análise total do acidente, tirou conclusões, ou seja, deveriam cessar as investigações e acreditar no que esse Sr. disse em 2 minutos. Devemos lembrar que acidentes aéreos são de extrema complexidade e as investigações não devem ter pressa para obter resultados. As investigações podem durar até anos em alguns casos. Esse país está perdido....
Não sou o dono da verdade também, pode ser que tudo se confirme, mas que foi uma colcha de retalhos esse áudio e foi sensacionalista essa reportagem isso foi.... Mas é isso que dá audiência, infelizmente isso que as pessoas gostam de ver.
É a mesma IMPRENSA que faz do procedimento de arremetida uma notícia, puro sensacionalismo e falta de preparo e conhecimento.
Como foi dito aqui no fórum, a reportagem tem tom sensacionalista e pouco esclarecedor. Só confio no relatório final do CENIPA. E outra, como foi dito aqui também, o presidente da associação brasileira de pilotos foi de extrema falta de cautela, pois o mesmo já fez uma análise total do acidente, tirou conclusões, ou seja, deveriam cessar as investigações e acreditar no que esse Sr. disse em 2 minutos. Devemos lembrar que acidentes aéreos são de extrema complexidade e as investigações não devem ter pressa para obter resultados. As investigações podem durar até anos em alguns casos. Esse país está perdido....
Não sou o dono da verdade também, pode ser que tudo se confirme, mas que foi uma colcha de retalhos esse áudio e foi sensacionalista essa reportagem isso foi.... Mas é isso que dá audiência, infelizmente isso que as pessoas gostam de ver.
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Um abraço,
Fabrizio Manlio
Um abraço,
Fabrizio Manlio