Atrasos ficarão mais caros para as companhias

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Atrasos ficarão mais caros para as companhias

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Sobretaxa a aeronaves que ficarem paradas em aeroporto integra pacote proposto pelo Min. Defesa.
Uma sobretaxa para permanência de aviões nos aeroportos de maior movimento, como forma de punir companhias por vôos atrasados, integra o pacote de modificações da malha aérea proposto pelo Ministério da Defesa e será avaliado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima terça-feira.
De acordo com o ministério, o objetivo é instituir mudanças administrativas e de infra-estrutura para evitar atrasos e cancelamentos, além de aumentar a capacidade de atendimentos nos principais aeroportos. Também está previsto o estímulo ao uso de estruturas mais ociosas, como o Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
O anúncio das medidas que formam a malha de verão, prevista para entrar em funcionamento em 21 de dezembro, só será feito depois do encontro com o presidente Lula, disse o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Por enquanto, sabe-se apenas que as alterações mais importantes vão ocorrer nos aeroportos de São Paulo, onde se concentra o maior movimento de passageiros.
A malha de verão funcionará até 15 de março nos aeroportos do país. As mudanças já decididas para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, prevêem a redução do número máximo de decolagens e pousos, que cairá de 33 para 30 operações por hora.
Todas as aeronaves que pousam em Congonhas terão, também, de estar preparadas para pouso em pista molhada, mesmo em dias de tempo bom. Dessa forma, evita-se que um avião programado para pousar com pista seca seja surpreendido pela chuva e tenha de ser desviado.
Outra alteração diz respeito ao horário máximo de pousos e de decolagens, que passa das 23h para as 22h30min. O horário de fechamento do aeroporto, no entanto, permanecerá às 23h, para dar margem de 30 minutos às operações das companhias aéreas caso haja atrasos.
fonte: jornal "Zero Hora" 29 nov 2007
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
roesneto
PP
PP
Mensagens: 82
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 10:30

Mensagem por roesneto »

Acho que a intenção não é quebrar as companhias, mas diminuir um pouco a malandragem de ficar usando um avião para fazer 300 milhões de vôos num mesmo dia, mesmo sabendo que pode haver algum atraso no meio do caminho por fatores diversos.

Até se pode dizer que parte dos atrasos é culpa do governo, que não investe em aeroporto e tal. Mas muitos ocorrem por motivos diversos, como mau tempo, passageiros que passam mal, avião que quebra, de modo que usar um avião para um número de vôos diários além do razoável (do ponto de vista da probabilidade de atrasos no meio do caminho) deve sim ser combatido. Com essa medida, as empresas tenderão a usar mais sabiamente seus aviões, sem confiarem em que "tudo dará certo no meio do caminho". Atualmente, o que elas fazem é "vai dar tudo certo; se não der, a gente segura eles lá no aeroporto, inventa uma lorota qualquer e sai atrasado".
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Mensagem por lumontjr »

roesneto escreveu:Até se pode dizer que parte dos atrasos é culpa do governo, que não investe em aeroporto e tal. Mas muitos ocorrem por motivos diversos, como mau tempo, passageiros que passam mal, avião que quebra, de modo que usar um avião para um número de vôos diários além do razoável (do ponto de vista da probabilidade de atrasos no meio do caminho) deve sim ser combatido. Com essa medida, as empresas tenderão a usar mais sabiamente seus aviões, sem confiarem em que "tudo dará certo no meio do caminho". Atualmente, o que elas fazem é "vai dar tudo certo; se não der, a gente segura eles lá no aeroporto, inventa uma lorota qualquer e sai atrasado".
Concordo plenamente, é isso que acontece.
Avatar do usuário
emferrari
MASTER
MASTER
Mensagens: 1494
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 00:15
Localização: CLT, EUA / SBCT, BR
Contato:

Mensagem por emferrari »

Concordo. Se doer no bolso delas vão rever as malhas e estratégias.

Aqui nos EUA e na Europa atrasos também acontecem, mas num número muito menor. No Brasil isso já virou rotina e palhaçada.

As cias não tão nem ai pro pax se atrasa... eles tão pagando mesmo e as concorrentes também tem o mesmo problema, então vira bagunça!
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7434
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Atrasos

Mensagem por FCM »

Agora que eu quero ver a eficiência da Gol, tudo sempre atrasado!
Chiarinotti
PP
PP
Mensagens: 27
Registrado em: Seg Abr 23, 2007 14:38

Mensagem por Chiarinotti »

"Todas as aeronaves que pousam em Congonhas terão, também, de estar preparadas para pouso em pista molhada, mesmo em dias de tempo bom. Dessa forma, evita-se que um avião programado para pousar com pista seca seja surpreendido pela chuva e tenha de ser desviado. "...

hauhauhauha palhaçada essa reportagem, os aviões vão ter que colocar pneu de chuva huahauhauha

E sobre aumenta do preço das taxas, discordo plenamente. As taxas aeroportuárias no Brasil são as mais caras do mundo. São uns incompetentes que ficam bricando com a nossa aviação.

Abraço a todos,
Thiago Chiarinotti
Avatar do usuário
emferrari
MASTER
MASTER
Mensagens: 1494
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 00:15
Localização: CLT, EUA / SBCT, BR
Contato:

Mensagem por emferrari »

A GOL ainda não aprendeu que atraso gera prejuízo? Cade a politica low-cost??

A RyanAir é a cia européia mais pontual de todas!! E é low-cost, low-fare!
roesneto
PP
PP
Mensagens: 82
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 10:30

Mensagem por roesneto »

Essas companhias brasileiras me dão raiva. Há vôos que quase sempre atrasam, todo dia, e as companhias não fazem nada para mudar. Aqui estão alguns exemplos:

FLN-POA (os últimos vôos da noite, especialmente da GOL)
GRU-FLN (os últimos da noite, GOL e TAM; o de 12h20 da GOL, que vai até XAP)
MAO-GRU (da GOL, acho que o horário "oficial" é 02h40)
FLN-GRU (o primeiro da manhã, da GOL, que vem de POA, vôo 164... não lembro o resto)
MAO-STM (GOL e TAM, qualquer horário)
MAO-BVB (GOL e TAM, qualquer horário)
etc

Esse são exemplos de vôos que já observei nas minhas experiências de aeroporto. A não ser que eu seja alguém extremamente azarado, que só sofreu com esses atrasos ou só os observou nas telas nos poucos dias em que eles ocorreram, esses são atrasos que ocorrem com MUITA freqüência. Vocês devem conhecer muitos outros exemplos...

É com essa palhaçada que se tem de acabar, e acho o esforço do governo um esforço legítimo. Para mim, as alegações de que "as passagens vão subir" são mais terrorismo que fato: elas podem até subir no início, mas logo vão ter de baixar, a não ser que GOL e TAM queiram permitir um ganho de fatia de mercado pela OceanAir e, eventualmente, pela Webjet (que agora está capitalizada) e pela TAF (que pensa em abrir seu capital).
Responder