Luz no tunel da VASP

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Emerson
MULTI
MULTI
Mensagens: 486
Registrado em: Ter Out 18, 2005 18:54
Localização: Joao Pessoa

Luz no tunel da VASP

Mensagem por Emerson »

O ESTADO DE S.PAULO

Três grupos fazem oferta pela Vasp

Entre os interessados estão a OceanAir e duas empresas de manutenção, uma delas chinesa

Marianna Aragão e Beth Moreira

Sem voar há dois anos e meio, a Vasp está sendo cobiçada por investidores nacionais e estrangeiros interessados em retomar suas atividades - ou pelo menos parte delas. Em assembléia realizada ontem na sede da empresa, em São Paulo, os credores iniciaram o processo de venda da Vasp, definindo um prazo de 20 dias para o recebimento de ofertas.

A Vasp está em recuperação judicial e, segundo perícia encomendada pela empresa, tem dívidas de R$ 5 bilhões e ativos de R$ 6,5 bilhões. Desse total, porém, apenas R$ 1,8 bilhão são ativos tangíveis, isto é, bens como imóveis, aviões, turbinas, máquinas e veículos. O resto seria decorrente de ações judiciais, algumas com decisões favoráveis, outras ainda não.

Antes mesmo da assembléia de ontem, a empresa de manutenção aeronáutica Digex, de São Paulo, já havia formalizado, na noite de terça-feira, uma oferta no 1º Ofício de Falências e Recuperações de São Paulo. A informação foi confirmada pelo juiz Alexandre Alvez Lazzarini, responsável pelo processo de recuperação judicial da Vasp.

Segundo uma fonte do mercado, a oferta da Digex seria financiada pelo investidor chinês Lap Chan - responsável pela compra da Varig junto com a VarigLog, no ano passado. Procurada, a Digex disse que não ia se manifestar sobre o assunto. Lap Chan não foi encontrado para falar sobre a oferta.

Outros dois investidores, a brasileira OceanAir e a empresa de manutenção de aeronaves chinesa Haite Group, manifestaram interesse pela compra de algumas das áreas da Vasp. Isso porque a divisão da empresa em unidades - manutenção, transporte de cargas, serviços aeroportuários e treinamento de profissionais, além do transporte de passageiros - deve ser votada na próxima assembléia de credores, marcada para 30 de outubro.

Nessa data, os credores também deverão analisar e votar as propostas de compra. Por meio de sua assessoria de imprensa, a OceanAir confirmou o interesse na aquisição, mas disse não ter formalizado oferta.

Outros três fundos de investimentos nacionais estariam preparando propostas de compra. 'São os únicos interessados em adquirir toda a estrutura da empresa', disse a fonte.

Hoje, a Vasp funciona com 330 funcionários, que prestam serviço de manutenção a outras companhias. 'A Vasp tem chances de voltar a operar no segundo semestre de 2008', afirmou o presidente da diretoria interventora da companhia, Raul Medeiros. Ele avalia que a companhia tem ativos suficientes para saldar suas dívidas.

Na assembléia de ontem, também estava prevista a realização de leilões para venda de cotas dos cinco fundos de investimentos (constituídos com ativos da Vasp) aos credores. Uma liminar concedida ao Banco do Brasil, porém, conseguiu suspender os leilões. A nova data não foi definida. A Vasp tem mais de 3 mil credores trabalhistas, que brigam por R$ 900 milhões em ações na Justiça.

sobe

sds.

emerson
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Interessante. Mas eu penso que se alguma dessas empresas vier a adquirir as principais atividades da VASP como manutenção e suporte aí que ela some mesmo. O capital que seria recebido teria que render pra colocar as operações no lugar e ainda arcar com suporte e manutenção terceirizados. Isso se os credores não puserem a mão na quantia. Será que dá?

Abraço
DJB
PP
PP
Mensagens: 26
Registrado em: Qua Fev 16, 2005 13:06

Mensagem por DJB »

Eu acho que a possibilidade da VASP voltar a voar é a mesma do Barrichello ser campeão mundial de F1 correndo pela Spyker.
Abraços e bons vôos!
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Na questa da VASP existe muita coisa ainda por rolar,o Fundo(MP) quando
era dono da VARIG já cogitava a compra da VASP e reerguela, mas com a venda da VARIG para GOL ele trocou de ares, tentou a compra da empresa Italiana, como lá a cobra tambem é grande, muitas coisa mudaram, pois ele já tem a VARIGLOG e tentar a VASP seria uma jeito
de ter em seu poder a manutenção de suas aeronaves e os patios em
diveros aeroportos junta com a possibilidade de tem os pax tambem,
pois a GOL está tambem com cargas em voos internacionais e vai usar
os poroes dos aviões da VARIG.
A Oceaniar deixou de comprar a webjet de bandeja e agora vaí tentar
a VASP, que tem muitas bases e predios proximos de aeroportos.
sds,
Moises Propp
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

VASP reúne credores em assembléia

A VASP, Viação Aérea São Paulo, realizou no dia 27 de setembro, na sede da empresa em São Paulo, nova Assembléia de Credores. O encontro teve por objetivo apresentar os cinco fundos constituídos com os ativos da Vasp e ações de sociedade de propósito específico para pagamento de seus credores e deliberar sobre propostas de alienação de unidades produtivas isoladas (engenharia e manutenção, ensino e treinamento, cargas e assistência aeroportuária).

Estava previsto, para a ocasião, um leilão para aquisição de cotas dos fundos. Porém, o leilão foi suspenso por uma liminar solicitada pelo Banco do Brasil. Entretanto, durante a assembléia foram esclarecidas todas as questões que envolvem o leilão, cuja data será marcada no próximo encontro.

A Assembléia terá continuidade no dia 30 de outubro, prazo votado pelos credores para que a Vasp receba e analise propostas de alienação de suas unidades produtivas. Três investidores, Ocean Air, Digix e Haite Group, manifestaram interesse por algumas destas áreas.

Fundada em 1933, a VASP, que já foi uma das maiores companhias aéreas do Brasil, suspendeu suas operações no início de 2005, quando o juiz da 14a Vara da Justiça do Trabalho de São Paulo decidiu intervir na empresa.

Atualmente, a empresa está sob o comando de uma diretoria interventora, composta pelo presidente Raul Medeiros, e pelos diretores João Losasso e Roberto de Castro, que estão à frente do processo de recuperação da companhia, que vem sendo apoiado pela consultoria Tendências, por Wald Advogados Associados, pelo escritório de auditoria especializado em perícias judiciais, Jharbas Barsanti, escritório de advogados João Boyadjian e Hoannes Koutoudjian e Deutsch Bank.

No decorrer das últimas Assembléias realizadas pela Companhia Aérea foram aprovados tópicos importantes para a recuperação da empresa. Entre as decisões, foi eleito legitimamente o Comitê de Credores, composto por representantes de duas categorias - trabalhista e quirografários - para acompanhar, juntamente com a Diretoria de Intervenção e com consultores contratados, os passos do processo. Foi aprovada também, por unanimidade, a utilização de recursos provenientes de depósito judicial, no valor aproximado de 6 milhões de reais, para o pagamento de funcionários que estão prestando serviço à empresa, e para sanar despesas decorrentes de compromissos do dia-a-dia da VASP. Outro ponto relevante decidido pela Assembléia foi a manutenção dos atuais interventores à frente da gestão da companhia.

Inicialmente, o plano de recuperação da empresa contemplava uma VASP operacional e outra constituída por fundos de investimentos e participações (FIP’s), aos quais seriam transferidos os ativos da empresa. Os credores poderiam trocar suas dívidas por cotas destes fundos, que incluem ativos como aviões, imóveis, equipamentos terrestres e eventuais créditos obtidos na Justiça. No encontro realizado no dia 26 de julho de 2006, foi aberta mais uma possibilidade aos credores: os que não quiserem aderir aos FIP’s poderão optar pelo recebimento dos créditos em dinheiro. Esta nova proposta, que atende a restrições legais da principal credora da VASP, a Infraero, prevê a amortização da dívida em quinze anos: cinco anos de carência, a contar a partir da data do início das operações da Vasp, e dez anos para pagamento do montante da dívida em parcelas semestrais, corrigidas pelo INPC/FGV e com juros de 2,5% ao ano.

A perícia feita (estudo encomendado pela VASP) calcula o patrimônio da empresa em torno de R$ 6,5 bilhões, com um passivo de R$ 5 bilhões . Segundo Raul de Medeiros, o patrimônio líquido da Vasp é positivo e a companhia tem ativos suficientes para saldar suas dívidas. A VASP conta atualmente com 330 funcionários, a maioria na área técnica, já prestando serviços de manutenção a outras empresas. Segundo Medeiros, há expectativas otimistas para que a VASP volte a operar no segundo semestre de 2008.

Fonte: Portal Fator Brasil
Lucash
PC
PC
Mensagens: 228
Registrado em: Ter Abr 17, 2007 18:44

Mensagem por Lucash »

Pessoal, desculpem pela ignorancia, mas eu não compreendo como esse investidor Lap Chan foi o responsável pela compra da VARIG junto com a VARIGLOG. Alguem poderia me esclarecer esse ponto por favor?

Duvidas aparte, eu gostaria muito de ver novamente nossa avição representada por empressas fortes e respeitaveis como foram VASP e VARIG ( ao meu ver ainda são ), não que a GOL e a TAM não sejam fortes, tenhão fortes ideais, mas quando se trata de VASP e VARIG fala-se justamente de empresas que traziam um grande respeito para o nosso pais ( pelomenos na area da aviação ). GOl e TAM são impresas ousadas e com fortes ideais como já foi dito, mas eu acho que nem um delas tem poder para segurar o prestigio que a VASP e VARIG construiram cada qual para si. Creio sim, que ainda verei a VARIG e a VASP dando continuidade a sua história.......

ATÉ
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Mensagem por Black Typhoon »

Lucash escreveu:Pessoal, desculpem pela ignorancia, mas eu não compreendo como esse investidor Lap Chan foi o responsável pela compra da VARIG junto com a VARIGLOG. Alguem poderia me esclarecer esse ponto por favor?
Você já ouviu falar de máfia chinesa?

Acho que ninguém aqui tem idéia de quem está atrás da Digex, entre chineses e americanos... e a PF de SJC fica quieta :evil:
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
A Oceanair e forte interessada na VASP , segundo informações
e forte candidata a ter o direito de compra, já usa a oficina.
sds,
Moises Propp
Responder