TACV opta pela Airbus e deixa Boeing de lado
07-09-07
A TACV vai reforçar a sua frota com mais um novo aparelho de longo curso. Entre o consórcio europeu Airbus e a norte-americana Boeing, a transportadora aérea cabo-verdiana optou pela marca europeia, apurou «asemanaonline».
A direcção da TACV, que se encontra em processo de reforçar a sua frota de longo curso, decidiu “aconselhar” o governo a optar pela Airbus, deixando de lado a Boeing, apurou «asemanaonline» junto de mais de uma fonte. A decisão foi tomada na terça-feira pelo colectivo de directores da TACV e já foi encaminhada pelo director-geral, Gilles Filiatreault, ao ministro dos Transportes, Manuel Inocêncio Sousa.
De acordo com uma das nossas fontes, que fez questão de sublinhar que não se trata de uma «decisão» mas sim de um “aconselhamento” da TACV, pois, não cabe a esta a palavra final, a opção Airbus decorre da análise das vantagens e desvantagens apresentadas pelas duas marcas. Tais vantagens e desvantagens, acrescentou a mesma fonte, foram levantadas por uma comissão técnica que vinha trabalhando o assunto e que nisso o factor financeiro pesou bastante. Submetida à votação, a Airbus obteve cinco votos a favor e duas abstenções.
Resumindo, se depender da TACV na hora de aumentar de dois para três o número de aeronaves de longo curso a opção é por um A 320, com capacidade de 150 passageiros, que vai operar no Sul da Europa, especialmente na linha Lisboa-Praia. «A diferença entre os dois aparelhos é grande, com vantagens para a Airbus», assegurou a nossa fonte.
Para todos os efeitos, diante do «aconselhamento» da TACV, cabe agora ao governo, enquanto proprietário da companhia aérea, decidir se avança com a Airbus ou se prefere a Boeing. Isto tendo em conta as pressões e os «lobbies» que essa disputa chegou a suscitar, facto este reportado pelo jornal «A Semana» na sua edição nº 809, de 29 de Junho passado.
Na altura «A Semana» dava conta que a Airbus e a Boeing estavam, de novo, a medir forças nos céus de Cabo Verde, uma disputa com contornos políticos, diplomáticos, além de empresariais. Afinal, há 15 anos que a marca americana vinha gozando da preferência da TACV nas suas linhas de longo curso e não estava disposta a ver essa primazia esfumar-se nos céus deste arquipélago.
in:asemana online
[CV] TACV opta por Airbus e deixa Boeing de fora (A320)
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
rafa28_alq
- PC

- Mensagens: 304
- Registrado em: Dom Set 03, 2006 13:50
[CV] TACV opta por Airbus e deixa Boeing de fora (A320)
Rafael Henriques
Falando em ATR fazer parte da Frota não sabem o que aconteceu aqui na altura de escolher novos aviões para a frota de aviões regionais a Bombardier resolveu trazer cá desta vez um um Dash 8-300 o que opera em Angola acho que aproveitaram que era entrega e fizeram uma demonstração na Praia, a ATR foi mais longe e trouxe cá um ATR42-500 e realizou dois voos dos TACV para os aéroportos mais criticos aqui, já ganhou alguma vantagem em cima da vantagem que já tinham cá...B767 escreveu:Nao seria uma surpresa se a Boeing resolver "molhar a mao" das autoridades locais com o objetivo de garantir o afastamento da Airbus na TACV.(embora indiretamente ja existe porque o ATR compoe parte da frota).

Não é isso colega... TACV resolveu libertar mais os 757 para os voos mais longos, e queriam um avião mais pequeno para cobrir as rotas mais curtas como Lisboa entre outras da europ mas estão entre um A320 e um 738 que seria o favorito porque a frota da TACV é Boeing o espanto é que a TACV resolveu optar por A320...Os 757 agora irão fazer Fortaleza diário, e novos rotas como Londres, tambem os 757 irão fazer Lisboa diáriamente juntamente com o A320 se for adquirido mesmo.immase escreveu:n percebi...
A TACV decidiu comprar um airbus para voos de longo curso e optou por um A320?


