ONE 6328 e WEB 6720, relato de vôo

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Electra
MASTER
MASTER

ONE 6328 e WEB 6720, relato de vôo

Mensagem por Electra »

VÔO: ONE 6328 VCP-(GIG-SSA)-REC-MCZ
DATA: 18/07/07
AERONAVE: 100
EMPRESA: ONE
MATRÍCULA: PR-OAD
ASSENTO: 1F
HORÁRIO DE SAÍDA: 09:15
SAÍDA: 09:44
POSIÇÃO: 03
DECOLAGEM: 09:58
PISTA: 33
FL: 350
VELOCIDADE: 0.73/74
POUSO: 11:47
PISTA: 10
HORÁRIO DE CHEGADA: 11:20
CHEGADA: 11:51
POSIÇÃO: 02
CMTE: Salvatore
POB:
OBS: Devido ao acidente no dia anterior, só entrei no clima da viagem quando cheguei ao GIG as 07:04. Fui direto pro check-in, concluído as 07:21 e, como sempre gosto de fazer antes de voar, dei rodada pelo aeroporto com aquela ótima sensação que precede os vôos. Uma das coisas que vi no monitor era que o vôo seria, em princípio, com o PR-OAK, impossível não lembrar do acidente, mas eu não me importava, desde que não fosse o PR-OAJ no qual já tinha viajado, estava tudo bem. O dia estava nublado e em pouco tempo, as operações de pouso passaram da 15 a 10 e desta a 28, ou seja, decolagens na 33. Já passava das 08:00, quando ouvi no rádio o seguinte: TWN 9214, descend to FLxxx. Fiquei pensando, de quem seria o ICAO TWN? Sem a menor idéia do que fosse, acompanhei a sua descida e quando o avistei na final da 28, a princípio, pensei que fosse um Hercules porém, quando chegou mais perto, vi com muita alegria que era um AN-12, avião que nunca tinha visto ao vivo. Ainda que já estivesse quase na hora do embarque, corri para o terraço para fotografá-lo e vi o letreiro SRX e uma pintura em azul e cinza bem razoável em termos de beleza (ou eu não procurei direito ou não há nada sobre este tráfego aqui no fórum). Daí, fui rapidamente para a sala de embarque onde vi o PR-OAD estacionar na posição 03 as 09:03. O embarque teve início e, infelizmente, não soube o POB mas devia ter 60 ou 70%. Não houve problemas com relação ao conforto pois estava na primeira fileira. Ao meu lado, na posição 01 e 02 estavam, respectivamente, um 733 e um 73H da GLO e, no setor internacional, estavam o 744 da BAW e o 763 da AAL. No T2, tinham 6 Airbus da TAM, sendo um, o 332. As 09:44, iniciou-se o push-back e o taxi se deu via L3, passando bem ao lado do 722 da Platinum, K I B e G para o ponto de espera da 33 na qual, já alinhados, aguardamos o pouso de um 737 da GLO na 28 para iniciarmos a decolagem as 09:58 e termos a belíssima vista do T1 e seu pátio, além da pista 10-28. Curvamos a esquerda e fomos vendo em seqüência a baixada fluminense, o subúrbio, a Baía de Sepetiba, a Restinga da Marambaia, a Pedra do Pontal, as praias oceânicas e seus diversos morros e o Pão de Açúcar para, então, entrarmos nas nuvens. Mais tarde, a tripulação informou temperatura externa de –47ºC, nível e velocidade e, ao longo da navegação, foi possível avistar com clareza os rios Paraíba do Sul e Doce. As 11:12, cruzamos o Rio Jequitinhonha já avistando sua foz no estado da Bahia. Foi possível ver por entre muitas nuvens o aeroporto de BPS e logo depois, já sem uma única nuvem, o aeroporto de UNA, inclusive com um pequeno tráfego na perna do vento para o pouso no sentido Sul-Norte. A partir daí, percebi que teria uma decepção, como estávamos chegando muito próximo ao litoral, passaríamos sobre a cidade de IOS e não, ao seu lado. E assim aconteceu, foi uma pena pois era a cidade que mais gostaria de ter visto. A chegada em SSA foi belíssima, por sobre a Baía, permitindo ótimas fotos do Farol da Barra, do Elevador Lacerda e Mercado Modelo e da Fonte Nova além de uma bela vista da cidade de Salvador. Em seguida, fomos acompanhando a Av. Paralela para o pouso normal as 11:47. O aeroporto estava vazio e a restituição de bagagem foi rápida. A tripulação foi normal e o serviço de bordo foi um sanduíche, uma pequena salada de frutas com mamão e melão e bebidas variadas.

VÔO: WEB 6720 (SSA-GIG)-CWB-POA
DATA: 06/08/07
AERONAVE: 733
EMPRESA: WEB
MATRÍCULA: PT-MNJ
ASSENTO: 5A
HORÁRIO DE SAÍDA: 16:30
SAÍDA: 16:25
POSIÇÃO: 09
DECOLAGEM: 16:32
FL:
VELOCIDADE:
POUSO: 18:32
HORÁRIO DE CHEGADA: 18:40
CHEGADA: 18:40
POSIÇÃO: 04
CMTE: Menezes
POB:
OBS: Cheguei ao aeroporto ainda pela manhã, por volta das 08:00 e, pela primeira vez, depois de tanto tempo indo a SSA anualmente, vi operações na 28 que se deram na parte da manhã. Além disso, as outras novidades ao longo do dia foram o 752 da VLO, o 763 da FCA e o CS-TOH, 332 da TAP com a pintura da StarAlliance, inclusive com um adesivo de comemoração dos 10 anos da Aliança. Por volta das 15:45, fui para a sala de embarque após uma pequena fila e lá vi o PT-MNJ estacionar na posição 09 as 15:50, sendo seguido pelo 763 G-OOBK da FCA que foi para a 10, ao lado do TAP que já estava na 11. Fora isso, só alguns 320 da TAM e um 722 da VLO em pernoite. O desembarque foi rápido, assim como o embarque. Assim que entrei, percebi uma significativa modificação no PT-MNJ em relação ao ano passado, já havia uma divisória imediatamente ao lado da porta, de modo que só se via o corredor quando se estivesse de frente para o mesmo. Além disso, não senti nenhum aperto, tenho 1,82m. Depois, vim a saber que o PT-MNJ já está configurado para 136 pax. Novamente, não peguei POB mas devia ter uns 80%. O push-back foi feito 5 minutos antes da hora da partida e o táxi foi via J e A para o ponto de espera da 10. Após a decolagem, foi possível ver o que devia ser a praia de Vilas do Atlântico, entre outras do litoral norte. Após isso, um bom tempo vendo apenas oceano. Tive a sensação de que, assim que começamos a sobrevoar o continente, o fizemos ´´entrando`` muito mais do que acompanhando o litoral. O serviço de bordo consistiu em duas opções de sanduíche e algumas de bebida. A tripulação foi de normal a simpática. Aos poucos fomos avançando pela região metropolitana do Rio e passamos por trás da elevação que fica bem na frente do terraço internacional do GIG. Enquanto eu ia identificando a Dutra, a Linha Vermelha e a Washington Luís, percebi que o pouso seria na 10, uma droga pq, além de não conseguir jumpseat, estava do lado esquedo onde não há nada de legal pra observar. O pouso foi normal e o táxi via CC DD N K e L1 para a posição 04. Estavam no aeroporto, entre outros, o 735 da ARG, o 764 da COA, o 763 da AAL e, quando saí da ponte de embarque, vi, pela primeira vez, dois TAP juntos no GIG. É isso aí, pessoal!!!
Grato desde já!
Abraços!!!
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Opa!

Mensagem por rafaelguimaraes »

Olá colega,

Será que vc não se confundiu não?

"belíssima vista do T1 e seu pátio, além da pista 10-28. Curvamos a esquerda e fomos vendo em seqüência a baixada fluminense, o subúrbio, a Baía de Sepetiba, a Restinga da Marambaia, a Pedra do Pontal, as praias oceânicas e seus diversos morros e o Pão de Açúcar"

Baía de Sepetiba, Pontal e Restinga da Marambaia acho que ficam na rota que desce pro sul, São Paulo, etc...
Fui algumas vezes para SSA saindo do GIG e nunca vi passar por essa região, com exceção da região oceânica de niteroi, norte fluminense, etc.

De qualquer forma, gostei do relato! Ir para SSA é sempre muito bom!!!

Abraços,

Rafael
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Muito bem observado, Rafael !

Enquanto estava lendo o relato, ao me deparar com essas referências geográficas, me vi indo para POA !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Pessoal, não há equívoco algum. Não disse que passei sobre os referidos locais, apenas que os vi após a decolagem. Estou considerando que vcs repararam a pista da qual decolei e o lado em que estava sentado.
Grato desde já!
Abraços!!!
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Mensagem por rafaelguimaraes »

Electra escreveu:Pessoal, não há equívoco algum. Não disse que passei sobre os referidos locais, apenas que os vi após a decolagem. Estou considerando que vcs repararam a pista da qual decolei e o lado em que estava sentado.
Agora entendi. De qualquer forma, obrigado pelo relato. Decolar do Rio sempre é um colírio!

Abraços,

Rafael
Responder