Controladores. Já são vinte os afastados

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jambock
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Controladores. Já são vinte os afastados

Mensagem por jambock »

Meus prezados

Aeronáutica culpa controladores e cria corredores de tráfego
Comandante anuncia afastamento de ´lideranças negativas´ e reforço de pessoal
BRASÍLIA - O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, anunciou nesta sexta-feira, 22, um pacote de nove medidas emergenciais contra a crise no tráfego aéreo, entre elas o afastamento imediato de lideranças dos controladores de vôo que atuam no Cindacta 1, em Brasília, com remanejamento de pessoal, criação de corredores especiais de tráfego em trechos congestionados, ativação de um posto militar de controle para as rotas Rio-Brasília-Belo Horizonte-São Paulo e a mobilização de quatro esquadrões de comunicação e controle.
Segundo informações que ainda não foram confirmadas pelo comando da Aeronáutica, serão afastados 14 sargentos controladores de vôo, responsáveis pelo monitoramento dos corredores de vôo que ligam São Paulo, Rio de Janeiro e os Estados da região Nordeste. Como são militares, estes profissionais não podem ser demitidos, eles deverão ser absorvidos para outras funções no quadro militar.
Em nota divulgada no site da Aeronáutica, Saito acusa lideranças dos controladores de tráfego aéreo pela série de atrasos dos últimos quatro dias, classificando a situação como de "extrema gravidade". Segundo o comandante, não há problemas nos equipamentos, e os problemas recentes nos aeroportos seriam provocados pelo "comportamento repetitivo de alguns sargentos controladores (...) que atendem ao tráfego de São Paulo".
Saito afirma que as medidas estariam sendo postas em prática imediatamente e que houve um "planejamento detalhado das ações". Mas admite que possam ocorrer transtornos para os passageiros, por causa de alterações de rota e reescalonamento de horários. "Peço a compreensão de todos os brasileiros e brasileiras", escreve o comandante.
fonte: Força Aérea Brasileira
FAB afasta mais 6 controladores
sexta-feira, 06 de julho de 2007 - 08:07 - Camera 2
Brasília - A Aeronáutica determinou ontem a transferência de seis controladores de vôo do Cindacta-4 (Manaus) apontados como "lideranças negativas". Para os oficiais, a saída dos profissionais não vai sobrecarregar os demais. Em depoimento ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados, o comandante do Cindacta-1, coronel Eduardo Raulino, disse que sua liderança foi resgatada após o afastamento de 14 controladores.
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Na aviação, só a perfeição é aceitável
marcato
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Mensagem por marcato »

No mundo real, quando esta em falta profissionais, aumenta-se os salarios, benaficios, etc...

Já no mundo de fantasia dos militares, eles expulsam quem nao está satisfeito e o mais legal de tudo é que a falta de controladores é dos proprios militares.

Desmilitarizaçao ja!
Fernando Marcato

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jambock
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Mensagem por jambock »

marcato escreveu:...
...
Já no mundo de fantasia dos militares, eles expulsam quem nao está satisfeito e o mais legal de tudo é que a falta de controladores é dos proprios militares. Desmilitarizaçao ja!
Prezado marcato:
Os Controladores cansaram de expedir relatórios e os mesmos ficarem engavetados junto aos seus comandantes, todos coronéis almejando promoção a Brigadeiro. Então, a coisa é "deixa como está para ver como é que fica". Quanto menos incomodar o alto comando, com "qüestiúnculas", mais chances tem o Coronel de alcançar a sua tão ambicionada promoção, mesmo porque ficará no Comando de um Cindacta por uns dois, três anos, que passam tão depressa que é bom não criar problemas para os "quatro estrêlas". Se non e vero...
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Cláudio Severino da Silva
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Na aviação, só a perfeição é aceitável
CHARLES SBBR
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Mensagem por CHARLES SBBR »

jambock escreveu:
marcato escreveu:...
...
Já no mundo de fantasia dos militares, eles expulsam quem nao está satisfeito e o mais legal de tudo é que a falta de controladores é dos proprios militares. Desmilitarizaçao ja!
Prezado marcato:
Os Controladores cansaram de expedir relatórios e os mesmos ficarem engavetados junto aos seus comandantes, todos coronéis almejando promoção a Brigadeiro. Então, a coisa é "deixa como está para ver como é que fica". Quanto menos incomodar o alto comando, com "qüestiúnculas", mais chances tem o Coronel de alcançar a sua tão ambicionada promoção, mesmo porque ficará no Comando de um Cindacta por uns dois, três anos, que passam tão depressa que é bom não criar problemas para os "quatro estrêlas". Se non e vero...
Um abraço e até mais...
Ainda mais pra um comando que é trocado de 2 em 2 anos! A tendência é sempre ir passando para o outro. Além que depois de Coronel as indicações para Brigadeiro são políticas. Aí podemos aferir né!
Um abraço!!!
Marco SBCT
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Mensagem por Marco SBCT »

Pois é jambock, uma das queixas dos CTA é que os Comandos são Oficiais -aviadores e a cada 2 anos caem fora, querem de CTA, mas como são comandos para as carreiras dos Coronéis vai ficando como está.
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Mensagem por emedê »

Bem, eu concordo com vocês mas discordo também :?

A infra-estrutura militar está sucateada há muitos anos, quando eu digo muitos eu digo mais de dez anos, e falo isso sem medo de errar. Os controladores vêm aguentando essa situação todo esse tempo sem fazer nada, e de repente fazem esse estardalhaço todo e colocam a aviação brasileira nesse caos. A pergunta é a seguinte: se apenas os pilotos do Legacy fossem os culpados e não tivessem indiciado os controladores, será que o caos aéreo estaria acontecendo?
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Mensagem por jambock »

emedê escreveu:Bem, eu concordo com vocês mas discordo também :
.... Os controladores vêm aguentando essa situação todo esse tempo sem fazer nada...
Prezado emedê:
O que eles puderam fazer, fizeram. Foi a eleboração de relatórios aos superiores, comunicando as anormalidades. Tudo leva a crer que tais relatórios foram desconsiderados. engavetados em algum nível de comando, sem que providências para saná-las, a tempo, fossem tomadas. O acidente do vôo 1907 foi, por certo, a gota d'água que faltava. Aí, foi um "Deus nos acuda" e como a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco. Como não temos um Emile Zola para escrever um "J'acuse"...
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Controladores podem receber pena de oito anos

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Controladores podem receber pena de oito anos
São cinco os acusados de motim, mas número pode aumentar.
Os controladores de vôo acusados de motim, no dia 30 de março, no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo I (Cindacta I), em Brasília, que paralisou os principais aeroportos do país, podem ser condenados a até oito anos de prisão. São cinco profissionais, mas, conforme o Ministério Público Militar, o número de indiciados pode aumentar. Os promotores começaram a analisar o inquérito, mantido sob sigilo. São 12 volumes e 16 vídeos, além de CDs com gravações dos controladores pelo sistema de comunicação.
No inquérito policial militar, cinco controladores foram indiciados pelo protesto. O Ministério Público Militar tem até 45 dias para decidir sobre o pedido de abertura de processo para que os controladores sejam julgados. O crime de motim é considerado grave. A punição prevista é de até oito anos de prisão, mas também podem ser excluídos das Forças Armadas.
– O crime de motim afeta diretamente os princípios das Forças Armadas, de hierarquia e disciplina. Até considerando o rigor da pena, ele é tido como um crime extremamente grave – afirma Jaime Cassio Miranda, promotor da Justiça Militar.
fonte: jornal "Zero Hora" 10 jul 2007
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CTA's de Manaus tratados como terroristas

Mensagem por jambock »

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Controladores de Manaus dizem que estão sendo tratados como terroristas
domingo, 22 de julho de 2007 - 22:58 - Câmera 2 - TVPampa
A suspeita de que a interrupção do fornecimento de energia elétrica no Cindacta-4, no sábado, tenha sido resultado de "[sabotagem]": é uma forma de desviar a atenção para os problemas do centro de Manaus e jogar a opinião pública contra os controladores, afirmou neste domingo um militar ouvido pela Folha.
O controlador, que pede para não ter o nome divulgado, afirmou que a hipótese de sabotagem é infundada porque a equipe de controle de vôo não tem acesso à área técnica do Cindacta, onde teria ocorrido o curto-circuito.
Além disso, disse, a área possui câmeras de vigilância e é monitorada por soldados da Polícia da Aeronáutica, que mantém 24h um efetivo no local, desde o último de 5, quando seis controladores foram transferidos.
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Mais uma notícia de CTA

Mensagem por jambock »

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O DTCEA-NT contrata quatro CTA's SO's que já estavam na reserva,
http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias ... 7_bant.htm
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Controladores pedem socorro!

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Em carta, controladores de vôo pedem 'socorro' à sociedade
Para categoria, prisão de presidente da associação 'está recheada de irregularidades e arbitrariedades'

MANAUS - Um texto elaborado por controladores de vôo e enviado à reportagem do Estado neste sábado, 28, revela que a crise dentro do Cindacta-4, em Manaus, está longe de acabar. Os militares se dizem "perseguidos" pelo comando da Aeronáutica e pediram "socorro" da sociedade.
De acordo com os controladores, a prisão do presidente da Associação Amazônica dos Controladores de Tráfego Aéreo, tenente Wilson Alencar, "está recheada de irregularidades e arbitrariedades".
Wilson Alencar foi detido na última quinta-feira, por determinação do comando da Aeronáutica, no Amazonas, sob o argumento de ter faltado ao serviço. Na versão apresentada pela Força Aérea Brasileira (FAB), Alencar não justificou o motivo da ausência ao serviço no dia 5 de julho deste ano.
Segundo controladores de vôo, Alencar faltou ao serviço para acompanhar a esposa ao médico.
Mesmo tendo justificado a ausência com um atestado médico e um termo de acompanhamento da esposa, o tenente recebeu, em 6 de julho, uma Ficha de Avaliação de Transgressão Disciplinar (Fatd) e foi imediatamente transferido para o Sétimo Comando Aéreo Regional (7º Comar), em Manaus. Na ocasião, era o sexto controlador afastado do Cindacta-4.
Como registram os militares, só no dia 26 de julho, 21 dias depois da falta teoricamente não justificada, e quando já estava atuando no Sétimo Comar, Wilson Alencar recebeu a notícia de que ficaria detido por quatro dias.
"Vale ressaltar que o regulamento prevê que o detido seja comunicado três dias antes de sua punição, afim de que o mesmo se prepare", dizem os controladores.
"No Cindacta-4 estamos sendo queimados vivos simplesmente por exigir melhores condições de trabalho e maiores coeficientes de segurança. Qualquer pequeno motivo é objeto para responder por transgressão", dizem os militares, no texto. "Pedimos socorro à todos", registram. "Está chovendo cadeia aqui em Manaus. Infelizmente nossos superiores não aprenderam com duas tragédias. Se valem do pretexto de hierarquia e disciplina para enforcar todos aqueles que ousam relatar as inúmeras falhas do sistema", concluem.
Leia a carta na íntegra:
PRISÃO IRREGULAR, ARBITRÁRIA E AUTORITÁRIA.
Está prisão do presidente da Associação Amazônica dos controladores de tráfego aéreo está recheada de irregularidade e arbitrariedade. No dia 05 de julho de 2007, o Sr. Wilson Alencar, presidente da associação, faltou o expediente, quando ainda prestava serviço no CINDACTA IV, para acompanhar a esposa ao médico.
No dia 06 de julho recebeu uma FATD (ficha de avaliação de transgressão disciplinar) e simultaneamente foi transferido para o sétimo comando aéreo regional. Seria o sexto controlador afastado seguindo um roteiro que a aeronáutica planejou de afastar as chamadas "lideranças negativas".
O mesmo justificou a falta com um atestado médico e termo de acompanhamento de sua esposa.Contudo, No dia 26 de julho de 2007, quando já estava trabalhando no sétimo COMAR, foi surpreendido com a notícia que ficaria detido, a partir daquele data. Vale ressaltar que o regulamento prevê que o detido seja comunicado três dias antes de sua punição, afim de que o mesmo se prepare, salvo em caso de interesse da administração e para tanto não há motivação.
Então, Alencar seguiu para o alojamento da Base Aérea de Manaus.Se já não fosse suficiente toda essa arbitrariedade, às 20h30min do dia 27 de julho, cinco colegas ao visitá-lo foram surpreendido pelo comandante da Base aérea de Manaus, Coronel Myaguti.
Este coronel ordenou que Alencar retornasse para seu quarto e por alguns minutos proibiu a saída dos cinco visitantes. Bradou em alto e bom tom que os cinco junto com Alencar estavam ali para tramar um motin(sic) e proporcionou uma cena constrangedora à todos, anotando o nome dos cinco visitantes na frente de todos os hóspedes do hotel.
Após alguns minutos, iteralmente expulsou os visitantes. O próprio comandante da Base Aérea admitiu que as visitas não estivessem proibidas, mas admitiu o fato de dois dos visitantes serem integrantes da associação, o que é plenamente legal, o motivou a proibir aquela simples visita.
Vale lembrar que em momento algum o Sr Alencar foi informado por qualquer superior de que não poderia receber visitas e não há registros em boletim de que sua detenção se dariade modo INCOMUNICÁVEL.
Como se percebe não há motivação suficiente para tal ato, pois ele tinha atestado. Além do mais não teve se quer tempo hábil para recolher objetos pessoais e enfrentar a detenção. E por quê que não poderia receber visita já que não tava (sic) incomunicável?
Outro fator intrigante é que outros dois colegas que faltaram o serviço operacional, o que em tese é pior do que um simples expediente, foram punidos somente com 2 dias e Alencar com 4 dias?A falta ao serviço, claro que não de forma rotineira, sempre foi tolerado pela aeronáutica ainda mais com atestado.
Por quê justamente resolve cobrar de forma rigorosa justamente com o presidente de uma associação plenamente constituída?
Pedimos socorro à todos. No CINDACTA 4 estamos sendo queimados vivos simplesmente por exigir melhores condições de trabalho e maiores coeficientes de segurança. Qualquer pequeno motivo é objeto para responder por transgressão.
Coisas rotineiras estão sendo severamente punidas. Está "chovendo cadeia aqui em Manaus". Infelizmente nossos superiores não aprenderam com duas tragédias. Se valem do pretexto de hierarquia e disciplina para enforcar todos aqueles que ousam relatar as inúmeras falhas do sistema.
Estamos nos afogando e quem deveria usar a corda para nos salvar, a aeronáutica, está usando-a para nos enforcar.
SOCORRO!!!
fonte: Estadão - André Alves
http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid26349,0.htm
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Sete controladores de vôo são presos em Manaus por motim

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Sete controladores de vôo são presos em Manaus por motim
quarta-feira, 15 de agosto de 2007 - 22:45 - Câmera 2
Sete controladores de vôo são presos em Manaus por motim Justiça determinou prisão de militares, que teriam comandado paralisação dos controladores no Cindacta 4 no dia 30 de março.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html
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Controladores de vôo presos depõem em Manaus

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Controladores de vôo presos depõem em Manaus
O Conselho Permanente de Justiça Militar começou a ouvir na segunda-feira, em Manaus, os sete controladores do Cindacta-4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) presos preventivamente há duas semanas por participação na greve que paralisou o tráfego aéreo brasileiro em 30 de março deste ano. O conselho é formado pelo juiz-auditor, José Barroso Filho, e quatro oficiais da Aeronáutica. Hoje foram interrogados os sargentos Wilson de Alencar Aragão e Lisandro de Souza Koyama. Eles negaram participação na greve. Aragão, que é presidente da associação dos controladores, disse que os militares permaneceram dentro do Cindacta-4 porque havia informações sobre aumento do fluxo de aeronaves. Koyama afirmou que permaneceu no centro por decisão própria, e não por articulação da associação. No processo, oito controladores são acusados pelo Ministério Público Militar de liderar um movimento de aquartelamento voluntário e greve de fome, cometendo crimes de publicação ou crítica indevida contra a Força Aérea Brasileira e incitação à desobediência. Dos sete controladores presos, cinco concederam entrevista à Folha, publicada no último dia 8 de abril, em que relataram como fizeram a greve de fome e articularam o movimento em Manaus: Koyama, 28, e os sargentos Alex Gonçalves Sá, 25, Rivelino B. de Paiva, 36, Daniel Tavares de Lima, 28, e Walber Sousa Oliveira, 26. Por causa da publicação, a jornalista da Folha Kátia Brasil foi arrolada no processo como testemunha de acusação do Ministério Público, que utilizou trechos da reportagem na formulação da denúncia. Também foi proibida de acompanhar os depoimentos dos controladores, que terminam na quinta-feira. O defensor público da União João Thomas Luchsinger, que defende os controladores, disse que focará sua estratégia na defesa da liberdade de expressão. "Lei nenhuma, no Estado democrático de Direito, pode proibir um ser humano de pensar, sentir e pacificamente expressar o seu sentimento e pensamento", afirmou Luchsinger, que nega que os controladores estejam enfrentando maus-tratos nos quartéis em que estão presos.
fonte: KÁTIA BRASIL da Agência Folha
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Mensagem por tatsch »

Muito ridícula essa atitude que fizeram com esses caras!!! Que tão fazendo come esses caras. As mulheres deles têm que ficar se humilhando junto aos políticos lá em Brasília para pedir ajuda para soltá-los!!!

A corda sempre estoura no mais fraco. Por causa de políticos incompetentes, oficiais da aeronáutica do auto escalão que pouco fizeram ao reinvidicar no passado mais em equipamentos e pessoal para controlar.

"Não é a toa qeu em muitas guerras quem amndava eram os sargentos, os oficiais que sabiam apenas manuais de academia, pouco faziam e se confrontavam com um mundo de guerra totalmente diferente do escrito no papel"

"ESTÁ SE USANDO OS MANUAIS PARA PUNIR!!! ONDE FICA O BOM SENSO!!"
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Luciana Genro: prisão de controladores Cindacta-4 é ilegal

Mensagem por jambock »

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Quinta, 13 de setembro de 2007, 22h39 Atualizada às 22h52 - Redação Terra
Luciana Genro: prisão de controladores do Cindacta-4 é ilegal
A deputada federal Luciana Genro (Psol-RS) disse, nesta quinta-feira, que a prisão dos controladores de vôo do Cindacta-4, em Manaus, é ilegal. Ela afirmou que a CPI do Apagão Aéreo não deve medir esforços para tirar os profissionais o mais rápido possível da cadeia. A informação é da Agência Câmara.
"Esse fato configura uma prisão política que não é condizente com o regime democrático. Aqui em Manaus é o único lugar em que, sem fundamentos, eles já estão sendo punidos pelos acontecimentos do dia 30 de março", afirmou.
Segundo ela, a CPI vai conversar com o ministro Carlos Aires Brito, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a possibilidade de relaxar a prisão.
A CPI da Crise Aérea visitou, na tarde de hoje, o Cindacta 4, localizado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O objetivo foi conhecer as condições de trabalho dos profissionais do centro de monitoramento e a atual situação dos sete controladores de vôo que estão presos, acusados de liderar uma greve de fome no dia 30 de março.
A deputada afirmou ainda que foram detectados diversos problemas no Cindacta 4, como falta de pessoal treinado e preparado para o monitoramento, sobrecarga no horário de trabalho e problemas nos softwares do sistema de controle aéreo.
As informações da visita a Manaus serão incorporadas ao relatório final da CPI, que deverá estar pronto até o dia 30 de setembro. Também participaram da visita os deputados Miguel Martini (PHS-MG) e Sabino Castelo Branco (PTB-AM).
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FAB afasta Controladores por motim em março

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FAB afasta controladores por motim em março.
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/ ... section=63
fonte: jornal "Zero Hora" 27 nov 2007
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Justiça Militar condena oito Controladores

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Justiça Militar condena oito Controladores
Um ano e quatro meses após um motim em Manaus agravar o caos aéreo, oito controladores do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo 4 (Cindacta-4) foram condenados ontem pela Justiça Militar.
Eles receberam punições que vão de dois meses a dois anos e dois meses de detenção por desrespeito ao Código Penal Militar. Sete deles também perderam o cargo.
Os controladores, que recorrerão da decisão em liberdade, teriam cometido crimes de crítica indevida, desrespeito a superior e incitamento à desobediência. Em protesto contra a sobrecarga de trabalho, falhas nos equipamentos e defasagem tecnológica nos Cindactas, controladores permaneceram aquartelados e em greve de fome dentro do Cindacta-4 no fim de março de 2007. A objetivo era forçar a desmilitarização.
fonte: jornal “Zero Hora” 18 jul 2008
Perder cargo significa expulsao da FAB?
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Relatório do TCU "lava alma" de Controladores

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Relatório do TCU "lava alma" de Controladores
O relatório de auditoria sobre o sistema controle do espaço aéreo, o X-4000, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), vai deixar os controladores de vôo "de alma lavada", na opinião do presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Botelho. Segundo ele, o documento confirma as falhas no sistema que já haviam sido apontadas pela categoria e ainda identifica outras deficiências.
Botelho disse que, em diversos momentos, os responsáveis pela administração do sistema de controle aéreo afirmaram que os controladores de vôo estavam mentindo e que não havia problemas no X-4000. "E (com o relatório do TCU) fica comprovado que os problemas existem. Tudo aquilo que já se tinha falado em termos de falha dos equipamentos, de falha de manutenção e outras que podem comprometer a segurança, desde já, ninguém poderá mais dizer que nós controladores estávamos mentindo", afirmou.
De acordo com Botelho, dois relatórios haviam sido apresentados pelo sindicato. Um em 1994, quando o X-4000 estava sendo implementado no sistema de controle de aproximação no Rio de Janeiro, e outro em 1996.
Um dos pontos que o sindicalista destacou no documento do TCU foi o da relação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e a Atech, empresa contratada para a manutenção do sistema. De acordo com o relatório, a firma não está cumprindo o contrato de manutenção e foi contratada sem licitação, o que pode representar, segundo o tribunal, um ato antieconômico para a administração pública.
Botelho chamou atenção para o fato de que nos últimos meses o governo tem aumentado o volume de investimentos na modernização de aeroportos e do sistema de controle. "Porém, os gastos são justamente com a Atech, o que gera suspeita entre os controladores", disse.
"A gente fica preocupado com isso porque não está havendo e não houve transparência e não se configura que, a partir de agora, haverá um tratamento sério dessas questões no sentido de cobrar dessa empresa, de ser uma coisa realmente favorável à administração pública", completou.
Procurado pela reportagem para comentar o resultado do relatório, o comando da Aeronáutica enviou nota na qual disse que só vai se pronunciar sobre o assunto depois que receber o relatório do TCU. O comando ressaltou, no entanto, que a nota divulgada pelo tribunal de contas traz a explicação de que as falhas observadas ocorrem em equipamentos complementares, que isoladamente não comprometem a segurança de vôo.
"O sistema de controle de tráfego aéreo conta com aproximadamente 13 mil profissionais e mais de 5 mil equipamentos, com disponibilidade diária acima de 98%, atuando diuturnamente em um espaço aéreo equivalente a três vezes a dimensão do País. Rotineiramente, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) empreende esforços para a melhoria do serviço prestado à sociedade brasileira", assinala a nota.
fonte: Agência Brasil
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