Bruxelas confirma TAAG na «lista negra» europeia - 2007-07-04 09:52:59
(http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=14565)
Bruxelas - A Comissão Europeia confirmou esta quarta-feira a decisão de incluir a transportadora aérea angolana TAAG na «lista negra» das companhias proibidas de operar no espaço aéreo europeu, medida que entra em vigor sexta-feira, dia da publicação em diário oficial.
Jacques Barrot do gabinete do comissário europeu dos Transportes já informou que as actualizações da «lista negra» já tiveram o parecer favorável do comité de segurança aéreo da Comissão e serão formalmente adoptadas pelo executivo comunitário na habitual reunião de hoje em Bruxelas.
A proibição, que atinge a companhia aérea nacional angolana, TAAG, entrará em vigor na sexta-feira, dia 6 de Julho, após publicação no Jornal Oficial das Comunidades Europeias.
Como retaliação, as autoridades angolanas já suspenderam as ligações aéreas asseguradas pela British Airways e, segundo a imprensa de Luanda, a TAP já teria sido notificada «verbalmente» de decisão idêntica.
O ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, anunciou a disponibilidade do governo português em «colaborar com Angola» na resolução dos problemas que levaram a transportadora aérea TAAG ser incluída na «lista negra» da Comissão Europeia.
Questionado sobre a possibilidade de retaliação por parte de Angola, impedindo as companhias aérea europeias de voar para o país, Mário Lino admite que «pode suceder. É uma questão que temos de enfrentar».
REPRESÁLIAS AÉREAS
Depois da British Airways, a TAP Air Portugal, Air France e a Sabena podem ser proibidas de voar para Angola, caso autoridades angolanas cumpram a ameaça de retirar a licença de exploração das linhas que ligam de várias capitais europeias a Luanda, uma medida considerada pelo Jornal de Angola como de «retaliação» devido à interdição da União Europeia de entrada no espaço aéreo europeu de aviões da TAAG considerados pouco seguros.
Segundo o Jornal de Angola, próximo do poder, o INAVIC, Instituto Nacional de Aviação Civil, já notificou verbalmente a TAP, a Sabena e a Air France da possibilidade de verem anuladas as licenças caso Bruxelas confirme a interdição da TAAG voar para a Europa.
O mesmo jornal afirma que Luanda declara agir perante o «direito de reciprocidade e não de um acto de retaliação», porém a decisão final da anulação das licenças atribuídas a companhias europeias depende, segundo Angola, do que a União Europeia vier a decidir relativamente à TAAG. Caso a companhia aérea estatal angolana continue inscrita no «Livro Negro» da União Europeia, Luanda aplicará a mesma medida às companhias aéreas europeias a partir da próxima sexta-feira.
CABO VERDE SOCORRE ANGOLA
Entretanto a TAAG prepara-se já para que a proibição seja efectiva, daí que terá assinado na Praia um acordo com a sua congénere cabo-verdiana, TACV (Transportadora Aérea de Cabo Verde) a qual deverá garantir o transporte da ilha do Sal, Cabo Verde, para Lisboa dos passageiros de Luanda.
Com represália angolana a companhia aérea que será mais afectada é a TAP que garante sete voos semanais para Luanda. Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, foi obrigado a anular a sua deslocação a Angola prevista para o próximo dia 14. Afectada por esta medida está também a STP Airways de São Tomé e Príncipe que utiliza os aparelhos da TAAG nas ligações entre São Tomé e Lisboa.
(c) PNN Portuguese News Network
Bruxelas confirma TAAG na «lista negra» europeia
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- Fundador
- Mensagens: 9689
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato: