O Brasil corre perigo?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
SBLO
Moderador
Moderador

O Brasil corre perigo?

Mensagem por SBLO »

Prezados Colegas do Fórum:

Uma pergunta muito me intriga e me deixa muito preocupado: o Brasil tem capacidade de repelir (contra-atacar) uma invasão aérea por meio de caças, como, por exemplo, da Venezuela, que recentemente adquiriu caças Sukhoi e possui F-16, ou do Chile, que também possui tais aeronaves?
Será que nossos Mirage III-BR ou os dois Mirage-2000 são capazes de fazer frente a esses invasores?

Sinceramente, analisando por esse ponto de vista, dá um certo receio de que algum maluco de algum país vizinho qualquer hora dessas queira "aprontar" pra cima da gente.

O que os colegas pensam a respeito?

Abs
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Re: O Brasil corre perigo?

Mensagem por rafaelguimaraes »

SBLO escreveu:Prezados Colegas do Fórum:

Uma pergunta muito me intriga e me deixa muito preocupado: o Brasil tem capacidade de repelir (contra-atacar) uma invasão aérea por meio de caças, como, por exemplo, da Venezuela, que recentemente adquiriu caças Sukhoi e possui F-16, ou do Chile, que também possui tais aeronaves?
Será que nossos Mirage III-BR ou os dois Mirage-2000 são capazes de fazer frente a esses invasores?

Sinceramente, analisando por esse ponto de vista, dá um certo receio de que algum maluco de algum país vizinho qualquer hora dessas queira "aprontar" pra cima da gente.

O que os colegas pensam a respeito?

Abs
Sem esquecer dos F-5...

Pessoalmente, acho que o único fator que criaria dificuldade seria a dimensão de nosso país, pois o nosso material bélico está há muito tempo defasado.

Não acredito que os nossos Mirage2000 possam fazer frente aos Sukhoi do "amigo" Chavez.

Sua preocupação tb é a minha, embpra ache difícil uma coisa dessas acontecer. MAs se tratando do Chavez...
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

Bom é intrigante, mais no último exercício conjunto o Brasil ganhou.
Um abraço!!!
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Temos 4 potentes Mirage2000 em Anápolis .
Os F-5EM com mísseis em quantidade suficiente até poderia, tem de ter alerta , mas a bases de F-5 estão no Rio de Janeiro, para defender o que não sei, e no Rio Grande do Sul desde quando a ameaça vinha do sul, os 4 AWACS de Ana´polis são uma ferramente eficientíssima.
Existes estudos para ativar diversas bases entra Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Mensagem por Marcelo Affonso »

Acredito que se o Chavez um dia tentasse invadir o Brasil, provavelmente o Brasil contaria com uma ajudinha bem importante dos EUA, uma vez que os EUA é doido pra meter umas bombas no Chavez..
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

Caros amigos,

Eu acompanho de perto mas ao longe a actualidade Brasileira e não só. Com isso pergunto se vocês acreditam verdadeiramente que existe a mais remota hipótese de isso acontecer??

Sds
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Tchimbotinho escreveu:Caros amigos,

Eu acompanho de perto mas ao longe a actualidade Brasileira e não só. Com isso pergunto se vocês acreditam verdadeiramente que existe a mais remota hipótese de isso acontecer??

Sds
Prezados Colegas:

A intenção deste tópico não é discutir se a Venezuela vai ou não invadir o Brasil.
O que está em discussão é a capacidade do Brasil em repelir uma possível invasão ou ataque aéreo ao nosso país, pois, pelo que tenho visto, os equipamentos tupiniquins são bem antigos e defasados tecnologicamente. Quatro meros MIRAGE-2000 não significam praticamente nada em termos de defesa aérea do territorio nacional.
O Programa F-X foi uma das melhores idéias que surgiram a este respeito, mas, sabe-se lá porque o mesmo foi cancelado e com isso nossa capacidade de defesa vai diminuido a cada dia e para uma nação que almeja fazer parte do Conselho de Segurança da ONU ou firmar a posição entre os líderes mundiais, precisamos ter uma Força Armada bem equipada e treinada.
Abs
Operti
PP
PP

Mensagem por Operti »

Tchimbotinho escreveu:Caros amigos,

Sds
Sequer a mais remota possibilidade. O negócio do Chavez é para os lados do Caribe.
Nem ele nem ninguém em sã consciência vai resolver se embrenhar pela Amazônia. Não tem nada estrategicamente importante lá. Quem quer que se interesse em vir mexer conosco terá que forçosamente primeiro destruir a infra-estrutura do país, para depois entrar na Amazônia e fazer o que quiser (se for esse o caso).

SBLO,

Os Mirage III da FAB já são história, foram desativados no final de 2005. Estamos começando a usar o Mirage 2000, o F-5BR, e daqui algum tempo teremos um novo vetor de combate aéreo. Os chilenos agora começaram a usar o F-16, e os venzuelanos o Su-30. Agora vamos aos conceitos. Ter é muito diferente de operar. Quem esteve na CRUZEX II (2004) e viu os caras da Venezuela com os F-16 sabe que a qualidade técnica deles (pilotos) está abaixo da média. E os F-16 deles já estão nas últimas. Além disso, quanto tempo levará para os Su-30 do Chavez estarem plenamente operacionais (pilotos treinados + doutrinas sedimentadas)? Idem para o Chile, que é por sí só um país indefensável, e idem para o Brasil (F-5BR e F2000). O único que leva vantagem é o Brasil, que bem ou mal tem uma doutrina de operação com vetores AEW num estágio já satisfatório.

Marco,

Sobre o posicionamento das bases, vejamos: as regiões centro-oeste, sudeste e sul concentram a maior parte da riqueza do país. Aqui fica o principal parque industrial do país, os centros financeiros, os centros administrativos, matriz energética (Itaipu principalmente). Gostem ou não, aqui é o coração do país. Portanto, uma base de caças no Rio de Janeiro é algo mais do que justificável, assim como no RS e em GO.

Abraços
Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
http://www.carlosoperti.fot.br
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

Eu não sei a atual capacidade do poder belico da Venezuela.
Mas dupondo que eles ja posuam misseis BVR operacionais, a unica chance que o brasil teria frente a eles seria os F-5M com miseis BVR com o auxilio dos emb-145 radares.
Fernando Marcato

Imagem
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Acho que o Brasil, no ar, na terra e no mar e tudo tranqueira
é deposito de ferro velho, o Brasil não consegue nem controlar
as favelas do Rio, acho que o Brasil tá na hora de comprar
equipamentos de ponta, hoje o pais que tem um poder belico
tem força em qualquer reunião de paises, veja o caso dos
Russos e dos EUA , temos de deixar de comprar sucatas.
O Brasil é até deposito de pneus velhos dos Americanos e
Europeus.
sds,
Moises Propp
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

VAI MINHA OPINIÃO!!!

PILOTOS COM MAIS TEMPO E EXPERIÊNCIA EM CAÇAS JÁ USADOS POR ELES HÁ BASANTE TEMPO, JÁ COMPROVARAM QUE SÃO CAPAZES DE COMBATER COM AERONAVES NOVAS POR QUE OS PILOTOS NÃO TEM MUITA EXPERIÊNCIA.

POR ISSO EM EXERCÍCIOS DA RED FLAG ANTERIORES, OPERAÇÕESA TIGER II E TIGER III , CAÇAS DA FAB JÁ SE SAIRAM BEM CONTRA OS AMERICANOS, NA RED FALG OS F-5 CHILENOS JÁ GANHARAM DE AMERICANOS FACILMENTE NOS EXERCÍCIOS.

AVIÃO NOVO NÃO CONTA MUITO (ACHO QUE É UNS 50 A 60%), E SIM A EXPERIENCIA DO PILOTO NA SUA AERONAVE.

NÃO SE ESQUEÇAM QUE NO COMBATE AÉREO A INTERFACE HOMEM MÁQUINA TBÉM CONTA!!!

-------------------

OUTRO EXEMPLO: NA GUERRA DOS BALCAS FOI COMPROVADO QUE OS AMX DA AMI ACERTAVAM OS ALVOS COM MAIS PRECISÃO QUE OS TORNADOS IDS DA ITÁLIA. FATO QUE FEZ O MUNDO VER COM OUTROS OLHOS O CAÇA ITALO-BRASILEIRO. TECNOLOGIA MAIS SIMPLES COM PILOTOS EXPERIENTES VOANDO HÁ BASTANTE TEMPO COMA PLATAFORMA.
TATSCH
Tchimbotinho
MULTI
MULTI
Contato:

Mensagem por Tchimbotinho »

Ok. Obrigado pelo esclarecimento. Acredito que os meios brasileiros sejam realmente escaços para uma eventual invasão.

Sds
AeroEntusiasta em Angola!
Imagem
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

tatsch escreveu:AVIÃO NOVO NÃO CONTA MUITO (ACHO QUE É UNS 50 A 60%), E SIM A EXPERIENCIA DO PILOTO NA SUA AERONAVE.

NÃO SE ESQUEÇAM QUE NO COMBATE AÉREO A INTERFACE HOMEM MÁQUINA TBÉM CONTA!!!
Olha com todo o respeito aos pilotos mas...
Se for em um dog fight eu conconrdo totalmente com vc.
Mas os dog fights acabaram e o que vale é radar e missil BVR.

De nada adinatar vc ser o melhor piloto do mundo se do outro lado um aeronave vai abater sem vc sequer ter visto ela?
Fernando Marcato

Imagem
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

É marcato, é necessário o avião o armamento e o piloto de vidamente treinado para operá-lo e com os devidas retaguardas de eficientes AWACS como os R-99 que a FAB opera.
Operti, não nego a necessidade das bases atuais, só acho correto o Alto Comando da FAB prosseguir seus estudos e ativar as bases planejadas para o Norte e Centro-Oeste, o Brasil pelas riquesa que possui, agora com a valorização a água, precisa colocar Exército, FAB e Marinha mais presentes nas faixas de fronteiras. O Calha Norte merece uma vitaminada.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Responder