O VÔO DO MAIOR PLANADOR DO MUNDO - Air Canadá

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
darksjr
PC
PC

O VÔO DO MAIOR PLANADOR DO MUNDO - Air Canadá

Mensagem por darksjr »

Prezados, lendo o relato sobre o vôo 142 fiquei curioso, em relação a manobra citada abaixo:

A cerca de 10 Km Pearson começou a aproximação final para Gimli. Ele estava com sua atenção totalmente concentrada na velocidade indicada. Aproximando-se da pista 32L, ele percebeu que o 767 estava muito rápido e muito alto e reduziu a velocidade para 330 Km/h. Como não podia aplicar os freios aerodinâmicos, por falta de pressão hidráulica, ele fez o que todo piloto de planador faria: ele cruzou os comandos e colocou o 767 em uma atitude de glissar. Glissadas são normalmente evitadas pelos pilotos de aeronaves comerciais devido ao desconforto que isso causa nos passageiros. Metade dos passageiros do vôo 143 ficaram vendo somente o céu, enquanto a outra metade olhava pela janela os buracos de um campo de golf. Disse Quintal: "Foi uma sensação estranha. A asa esquerda estava bem mais baixa que a asa direita, e portanto eu estava mais alto que o Bob. Eu tinha que olhar para baixo para falar com ele ao invés de olhar para o lado como normalmente eu fazia".

O que é cruzar os comandos? e o que é glissar? é possível executar esta manobra sem perder o alinhamento com a pista?e porque diminui a velocidade?Para diminuir a velocidade eu não poderia levantar um pouco o nariz da aeronave?

um abraço para vocês...
darksjr
PC
PC

Mensagem por darksjr »

Caro Everto, entendi a sua explicação....neste caso o eixo longitudinal do avião não ficará paralelo em relação ao eixo da pista, não é isso? Mas o fato é que no relato diz que o avião fica com uma asa no alto e outra baixa...foi ai que eu não entendi. O piloto ficou inclusive com medo da asa bater no chão!!!!

veja se é isso mesmo....

valeu

um abraço
RICARDO HUGO URUGUAY
PC
PC

VENTO DE TRAVÉS

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Qualquer pouso com vento de través, qualquer que seja a aeronave, tem que "caranguejar" isto é, fazer com que o mesmo voe de lado. Essa atitude também é usada para perder altura mais rapidamente. Existe um video no yutube, da Boeing, mostrando vários modelos fazendo este procedimento. "CROSSWING LANDING TESTING".
Responder