EMBRAER AMX "estrêla" de filme!

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

EMBRAER AMX "estrêla" de filme!

Mensagem por jambock »

Meus prezados:
Raras vezes o cinema nacional abordou temas ambientados em cenários militares. Pois o pessoal de Santa Maria resolveu abraçar o desafio e, numa história de ficção, está fazendo um filme na Base Aérea de Santa Maria, tendo como "estrêla" o A-1!
UM AMOR QUE ROMPE A BARREIRA DO SOM E DA VIDA
Em “Hamartia – Ventos do Destino”, o tenente-aviador Martim, um dos mais habilidosos pilotos de caça da nova geração da Força Aérea Brasileira, é afastado daquilo que mais dá sentido à sua vida: o vôo. O motivo é a morte de sua esposa e a profunda depressão que o acometeu.O vagaroso retorno de Martim ao vôo depende de sua recuperação e da ajuda de seus colegas. Para isso, conta com a ajuda do tenente-aviador Álvaro - amigo e parceiro dos tempos da Academia da Força Aérea – e da Tenente Cláudia – a “doc” ou médica do esquadrão - que foi a responsável pelo seu afastamento das missões aéreas.Na luta para retomar à rotina dos vôos, Martim enfrenta não só suas próprias angústias mas também ao risco de atender a um pedido feito por uma misteriosa mulher. Ao mesmo tempo, uma perigosa missão poderá acabar não só com sua carreira, mas com sua própria vida.Com cenas aéreas planejadas em locações do Rio Grande do Sul, Amazonas e nordeste brasileiro, o filme “Hamartia – Ventos do Destino” é um romance de tirar o fôlego.
A ficção antecedeu a realidade
- Na década de sessenta, o seriado (com 26 edições) “Águias de Fogo”, dirigido pelo cineasta Ary Fernandes e transmitido pela ainda existente TV Tupi, em São Paulo, enalteceu o heroísmo e a abnegação dos membros de um fantasioso esquadrão da FAB, o 3º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação de Caça.
- A denominação foi norteada pela existência de apenas dois esquadrões até aquela época (O 1º/10 Gav e o 2º/10 Gav). O “3º” viria a suprir a necessidade para as filmagens.
- Em 25 de outubro de 1977 – 10 anos depois da série televisiva sair do ar - o COMGAR (Comando-Geral do Ar), discutiu a necessidade da criação do 3º/10º, apelidado de “Esquadrão Centauro”. Utilizando aeronaves AT-26 "XAVANTE", a unidade nasceu na Base Aérea de Santa Maria, tendo como data de aniversário o dia 10 de novembro de 1978.
- Desde o início da pesquisa que deu origem à ambientação para o filme “Hamartia – Ventos do Destino”, o contato com o pessoal do 3º/10º Gav, sediado na Base Aérea de Santa Maria (BASM) foi constante. Quis o destino que um dos esquadrões escolhidos (junto com o 1º/10º), sediados em Santa Maria tivesse a mesma denominação que aquele que, aproximadamente quarenta anos atrás, entusiasmou os telespectadores brasileiros.
- O “Esquadrão” da série Águias de Fogo tinha um amplo universo de funções, utilizando não só as aeronaves a jato, mas helicópteros, no combate a ladrões, seqüestradores e traficantes. No 3º/10º Gav sediado atualmente em Santa Maria, a função da unidade é específica para ataques a alvo em terra e mar, interceptações e bombardeios, utilizando a aeronave A-1 (a AMX construída pela Embraer em acordo com empresas italianas).
http://www.hamartia.com.br/index2.html
Ao acessar o endereço acima, interessante ver a seção “bastidores” onde pode-se constatar o trabalho envolvendo os A-1.
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Avatar do usuário
tatsch
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 823
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:23
Localização: Florianópolis/SC

Mensagem por tatsch »

O pessoal lá da UFSM têm um núcleo muito forte de cinema, produção de curtas, etc.

Dizem que depois de Porto Alegre a cidade do interior gaucho é a que mais produz audiovisuais no estado.
TATSCH
Operti
PP
PP
Mensagens: 40
Registrado em: Dom Fev 12, 2006 00:14

Mensagem por Operti »

Esse filme está sendo rodado desde 2004, no mínimo. Quando eu estive lá em Santa Maria naquele ano eles já estavam trabalhando na Base, fazendo as imagens e pesquisas junto aos pilotos para construção dos personagens. Acho inclusive que eu cheguei a escrever uma nota sobre o filme na ASAS, agora não me recordo.


Abraços
Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
http://www.carlosoperti.fot.br
Responder