Quando a Gol assumirá a liderança

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Emerson
MULTI
MULTI

Quando a Gol assumirá a liderança

Mensagem por Emerson »

Em 11 de fevereiro do mes passado, postei aqui que a Gol estava a 9 % de encostar na Tam no mercado domestico, hoje foi divulgado o balanço do mes de fevereiro e ela está agora a 7% no market share, isso brigando com agente de viagem e tudo mais. Gostaria de saber da opinião dos colegas se realmente a Gol passará a Tam.

sds.

emerson.
mmx
PP
PP

Mensagem por mmx »

As previsoes de chegada de aernovaes da GOl e TAM , e a ocupaçao media de assentos das 2 empresas, mostram que se tudo ocorrer dentro dos planos, a GOl no mercado domestico deve ultrapassar a TAM em janeiro de 2008.

Coisa inedita na aviação brasileira, uma vez que a GOl tem apenas 6 anos. Embora toda a sorte que possa ter tido, por causa da quebra da VASP e da Tranbrasil e a crise da Varig, o fator administração e ousadia da GOL foram essenciais para seu proprio crescimento.

Veremos muitas coisas ainda na GOL até 2010, muitos ficaram surpresos!!!
paulopre-aero
PC
PC

Mensagem por paulopre-aero »

Li um editorial muito interessante no Jetsite a este respeito. O Sr. Beting dizia que a Gol iria se tornar a maior empresa aérea do pais num determinado tempo. Pelo que me lembro é mais ou menos assim: a Gol tem uma imagem associada a um tipo de produto (viagem aérea) que atende as expectativas de quem compra. Já a concorrente, TAM, é mais ou menos como a Gol e mais ou menos como era a Varig. Ele também disse que a TAM era uma empresa "yuppie" e que se perdeu. E olha que isto foi antes do apagão de dezembro. Não é só uma questão de mais aviões e mais rotas, mas de preferência dos usuários. Bom, quanto ao preço ainda estamos esperando o low fare.
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por marcato »

HJ eu acredito que a Gol passa a TAM, simplismente pelo tado da gol estar melhor adaptada a realidade do mercado.
A tam se mostrou sempre uma empresa muito dinamica, mudando de acordo com o mercado, as mudanças hj diante desta nova realidade ja sao visiveis, agora vamos ver se elas foram sulficiente e se vão ter efeito diantes da gol.
Fernando Marcato

Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Não concordo

Mensagem por Constellation »

marcato escreveu:HJ eu acredito que a Gol passa a TAM, simplismente pelo tado da gol estar melhor adaptada a realidade do mercado.
A tam se mostrou sempre uma empresa muito dinamica, mudando de acordo com o mercado, as mudanças hj diante desta nova realidade ja sao visiveis, agora vamos ver se elas foram sulficiente e se vão ter efeito diantes da gol.
Caro marcato,

Eu não concordo inteiramente com a afirmação de que a GOL está melhor adaptada à realidade do mercado, mas sim que seu marketing é muito superior ao da TAM.

Um abraço.
Imagem
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI

Na minha opinião...

Mensagem por rafaelguimaraes »

A TAM está perdida entre os dois modelos.

É mais ou menos aquela história de alguém que já foi rico e está "tentando" ser pobre e daquele que já nasceu pobre. A GOL, por ter nascido com essa filosofia de low cost e ter, no início, mostrado que também era low fare, criou uma identidade totalmente aderente ao mercado.

No caso da TAM, ela foi high fare, low fare, high fare novamente, low fare outras vezes...já serviu um serviço de bordo primoroso, já serviu só amendoim e sucos, já estendeu o tapete vermelho ( eu não tenho mais visto pelos fingers da vida o tal ), já teve um baita programa de milhagens, hoje ele é "mais ou menos", uma vez que depende da tarifa ( se é flex, só gasolina, só alcool, diesel, gás ou trifuel ) :-) enfim, estão perdidos entre ser o que era a VARIG ou tentar ser a GOL, sem ter o mesmo DNA, sem ter a mesma estrutura enxuta.

Trabalho em uma empresa de serviços e vejo que ao subir degraus na escala de prestação de um determinado serviço, você não conseguirá descê-los facilmente. A TAM estabeleceu um determinado padrão ( alto, diga-se ) e vem transitando entre ele, um tanto perdida pois não consegue definir ou atuar de maneira muito diferente daquela que está em seu código genético.

O "X" da questão é que o mercado mudou, as viagens aéreas deixaram de ser algo luxuoso, tornando-se uma commodity e realidade/necessidade mais palpável a um número maior de pessoas.

Tenho voado muito por aí e muito pela GOL. Sabe por quê? Porque na empresa onde trabalho, que usa a BBTur como emissor, tem-se a ( falsa ) idéia de que a GOL é a mais barata e isso nem sempre é real. Eu mesmo ajudo o pessoal ao solicitar passagens, apontando outras opções mais baratas, seja de Varig ou TAM.

No mercado vejo muito espaço para a GOL crescer e abocanhar o primeiro lugar, uma vez que todo mundo já sabe a "regra" do jogo ao voar por ela. O que tenho visto pelos aeroportos são cada vez mais pessoas simples voando, muitos pela primeira vez e estes passageiros associam a imagem da GOL a mais barata de todas. Quem conseguirá mudar isso?

Na real, as tarifas não são muito diferentes das demais ( algumas vezes mais caras ), mas a pecha de "barateira" colou em sua imagem. Além disso, o passageiro já sabe que vai comer barrinha ou amendoim e tomar suco, refrigerante ou água.

Se ela mudar isso um dia, vai abrir as "portas do inferno" e perder sua identidade. Ou melhor dizendo, vai subir os "degraus" na escala de qualidade do passageiro mas terá dificuldades, as mesmas da TAM, se quiser descê-los novamente.

No caso da Nova Varig, a questão é um pouco diferente. Mas isso fica para outro post :-)

Abraço,
Sandro
MASTER
MASTER

Mensagem por Sandro »

Segundo que ja li por ai, é que ate o final do ano a GOL passa a TAM!
marcato
CMTE.
CMTE.
Contato:

Re: Não concordo

Mensagem por marcato »

Constellation escreveu:Eu não concordo inteiramente com a afirmação de que a GOL está melhor adaptada à realidade do mercado, mas sim que seu marketing é muito superior ao da TAM.
Grande Constellation,

Quanto a questão do marketing eu concordo completamente com vc!
Se fizerem uma pesquisa hj e perguntar qual cia tem a passagem mais barata, sem duvida a gol sera a primeira da lista.
Ou seja, ela não é nescesariamente a mais barata sempre, porem vende muito bem esta ideia!
Fernando Marcato

Imagem
Responder