TAM discute compra da Varig com chilenos

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zemarionunes
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TAM discute compra da Varig com chilenos

Mensagem por zemarionunes »

TAM discute compra da Varig com chilenos
A chilena LAN está limitada pela legislação brasileira.
Uma associação com a TAM poderia viabilizar o negócio.




Nos próximos dias, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, juntamente com Maurício e Maria Cláudia Amaro, filhos do fundador da companhia, Rolim Amaro, e

mbarcam para Santiago do Chile para uma conversa com os donos da LAN, a família Cueto. Na pauta, está uma possível associação para comprar a Nova Varig.

Interessada em entrar no mercado brasileiro, a chilena LAN está limitada, pela legislação brasileira, a ter uma participação de 20% no capital votante. Uma eventual associação com a TAM - que teria 80% do capital com direito a voto - poderia viabilizar o negócio. O Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) restringe o capital votante (ações ordinárias), mas não fala sobre o capital total. Pela legislação societária, se tiver 100% das ações preferenciais (sem direito a voto) e 20% das ordinárias, a LAN poderia ser dona de 76% do capital total, e a TAM do restante.

Para a TAM, a associação seria uma forma de barrar o avanço da Gol, que tem exibido taxas de crescimento bastante superiores no mercado doméstico.

A LAN deve decidir nos próximos dias se transforma um empréstimo de US$ 17,1 milhões feito à Nova Varig em participação acionária. Pelo acordo firmado com o fundo Matlin Patterson, dono de 20% do capital votante da Nova Varig, a LAN tem preferência na compra da participação do Matlin. Só com a desistência da LAN o Matlin poderia oferecer a participação a outro investidor.

A ligação das famílias Cueto e Amaro vem de longa data, ainda que os contatos tenham se tornando menos freqüentes desde a morte do comandante Rolim, em 2001. A parceria das duas empresas culminou em uma negociação conjunta para a aquisição de jatos da Airbus.

No final do ano passado, o Matlin Patterson promoveu uma aproximação entre LAN e Gol, mas as negociações não avançaram. A Gol nega, mas fontes do setor garantem que a companhia está no páreo comprar a Nova Varig. A família Constantino estaria estruturando uma operação financeira que permitisse blindar a empresa de sucessões fiscais e trabalhistas. A aquisição se daria por meio de fundos da família, sem qualquer ligação com a Gol.

O vice-presidente de marketing da Gol, Tarcísio Gargioni, descartou essa possibilidade: “Não passa de fofoca”, disse. “Estamos focados no nosso modelo de negócios e temos muito espaço para crescer no Brasil e na América Latina.”


Fonte: G1 Portal de noticias Globo.com
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arthuramaral_CGR
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Mensagem por arthuramaral_CGR »

O ESTADO DE S.PAULO
Esquenta disputa pelo controle da Nova Varig
Presidente da TAM vai ao Chile negociar com os donos da LAN sociedade na companhia aérea
Mariana Barbosa

Nos próximos dias, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, juntamente com Maurício e Maria Cláudia Amaro, filhos do fundador da companhia, Rolim Amaro, embarcam para Santiago do Chile para uma conversa com os donos da LAN, a família Cueto. Na pauta, está uma possível associação para comprar a Nova Varig.

Interessada em entrar no mercado brasileiro, a chilena LAN está limitada, pela legislação brasileira, a ter uma participação de 20% no capital votante. Uma eventual associação com a TAM - que teria 80% do capital com direito a voto - poderia viabilizar o negócio. O Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) restringe o capital votante (ações ordinárias), mas não fala sobre o capital total. Pela legislação societária, se tiver 100% das ações preferenciais (sem direito a voto) e 20% das ordinárias, a LAN poderia ser dona de 76% do capital total, e a TAM do restante.

Para a TAM, a associação seria uma forma de barrar o avanço da Gol, que tem exibido taxas de crescimento bastante superiores no mercado doméstico.

A LAN deve decidir nos próximos dias se transforma um empréstimo de US$ 17,1 milhões feito à Nova Varig em participação acionária. Pelo acordo firmado com o fundo Matlin Patterson, dono de 20% do capital votante da Nova Varig, a LAN tem direito à chamada primeira recusa. Isso significa que a LAN tem preferência na compra da participação do Matlin. Só com a desistência da LAN o Matlin poderia oferecer a participação a outro investidor.

A ligação das famílias Cueto e Amaro vem de longa data, ainda que os contatos tenham se tornando menos freqüentes desde a morte do comandante Rolim, em 2001. A parceria das duas empresas culminou em uma negociação conjunta para a aquisição de jatos da Airbus.

No final do ano passado, o Matlin Patterson promoveu uma aproximação entre LAN e Gol, mas as negociações não avançaram. A Gol nega, mas fontes do setor garantem que a companhia está no páreo comprar a Nova Varig. A família Constantino estaria estruturando uma operação financeira que permitisse blindar a empresa de sucessões fiscais e trabalhistas. A aquisição se daria por meio de fundos da família, sem qualquer ligação com a Gol.

O vice-presidente de marketing da Gol, Tarcísio Gargioni, descartou essa possibilidade: 'Não passa de fofoca', disse. 'Estamos focados no nosso modelo de negócios e temos muito espaço para crescer no Brasil e na América Latina.'
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