Globo Online - 25/01/2005
A partir desta terça-feira, os passageiros internacionais que entram nos Estados Unidos pelo Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, são recebidos na recém-inaugurada ala de desembarque internacional, onde funciona o mais moderno e rápido Sistema de Inspeção Federal daquele país para o processamento dos dados dos passageiros pelos agentes de Imigração e Alfândega.
As autoridades locais acreditam que a agilidade na recepção dos passageiros internacionais deverá contar como um ponto positivo para um possível retorno dos visitantes:
- Quando os visitantes passam de forma rápida pelos Serviços Federais de Inspeção, se sentem encorajados a retornar a Houston, seja para uma viagem a negócios, de férias, ou ambos - afirmou Vacar.
Mas nenhum sistema é perfeito e as autoridades locais reconhecem. Recentemente, os passageiros de um vôo da Continental que vinha do Rio de Janeiro e São Paulo tiveram seus dados processados manualmente pelos agentes de imigração, após quase meia hora de espera, justamente porque o sistema operacional esteve fora do ar:
- Em 99% dos casos o sistema funciona e pode acontecer de falhar. A coleta de impressões digitais e imagens faciais requer muito espaço em nossos sistemas. Mas em nossas novas instalações, esperamos ter o processamento mais rápido dos dados porque teremos novas linhas de conexão e tecnologia de última geração - argumentou Robert Trotter, responsável pelo Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras.
Em 2004, o Aeroporto Intercontinental de Houston recebeu mais de seis milhões de passageiro internacionais - mais que todo o Brasil, que não chega a registrar cinco milhões de desembarques internacionais em seus aeroportos. E a expectativa é aumentar a capacidade para que cada vez mais, mais pessoas passem por ali.
- No antigo terminal processávamos cerca de dois mil passageiros por hora. Neste novo prédio no terminal E teremos a capacidade de processar aproximadamente 4.500 passageiros por hora e 190 malas por minuto - afirmou Rick Vacar, diretor do sistema de aeroportos de Houston.
A construção do novo setor de chegadas internacionais custou US$ 440 milhões em investimentos e foi construído com recursos da prefeitura de Houston e da Continental Airlines - empresa aérea que tem base na cidade e que tem em Houston seu principal porto de entrada e distribuição de vôos para destinos nos Estados Unidos. A ala de imigração consumiu metade desta quantia, onde foram instaladas com 84 posições de atendimento - a metade deles ocupada para os passageiros que desembarcam em vôos da Continental Airlines e outra metade - 42 para os passageiros das demais companhias aéreas. Na moderna e bem decorada ala de devolução de bagagem, foram instalados 12 enormes carrosséis. Para dar um ar mais simpático ao local, o arquiteto responsável pelo projeto incluiu a decoração nas paredes com quadros de artistas locais e enfeitou os carrosséis com malas de plástico que ganharam um efeito todo especial com jogo de luzes coloridas.
A Continental Airlines mantém vôos diários noturnos entre Houston e São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa atende a 24 países da América Latina sendo o México o seu principal mercado desta região. Para o presidente da Mesa Diretora e diretor executivo da empresa, Larry Kellner, o Brasil é um mercado que tem respondido bem às expectativas da empresa.
Aeroporto de Houston tem novo setor de desembarque internaci
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.