Caos também para os funcionários da TAM

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Schneider
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Caos também para os funcionários da TAM

Mensagem por Schneider »

FUNCIONÁRIOS DA TAM ABANDONAM CHECK-IN E SE NEGAM A VOAR


Balcões foram abandonados depois de supostas agressões.
Tripulação diz que carga horária é excessiva.



Pelo quarto dia consecutivo, neste sábado (23) o clima é de histeria nos aeroportos, com filas, falta de informações e quebra-quebra. Alegando que tinham sido agredidos, funcionários da TAM suspenderam o check-in durante a manhã nos balcões de aeroportos no Rio, São Paulo e Brasília. Mas os problemas da companhia não ocorreram apenas em terra: as tripulações estão se negando a voar por causa da carga horária excessiva.
No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, os passageiros de um vôo da TAM para Fortaleza (CE), com escala em Brasília, embarcaram na aeronave, mas em seguida foram informados de que teriam de deixar o avião, pois a tripulação se negando a voar. O motivo: excesso de horas trabalhas nos últimos dias. A tripulação deixou o avião - mas os passageiros se recusaram a sair e, por volta das 13h30, ainda ocupavam a aeronave à espera de uma nova tripulação.
A assessoria de imprensa da TAM informou que trocou a tripulação porque o tempo de vôo excedeu o legalmente permitido.
À pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa aérea Varig irá "emprestar" sua tripulação para a TAM até que a situação seja normalizada. De acordo com comunicado da Varig, foram cedidos também alguns aviões. Nesta madrugada, a Varig já transportou 700 passageiros da TAM e fará mais rotas neste sábado.
Dentro dos aeroportos, os funcionários da TAM abandonaram o serviço por volta das 10h no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, alegando que haviam sido agredidos por passageiros. O atendimento foi retomado logo depois, mas alguns deles ainda estavam bastante nervosos e trabalhavam chorando. Em Congonhas e Guarulhos, pelo menos 41 vôos já atrasaram.
De acordo com a assessoria de imprensa da TAM, todos os funcionários retomaram o trabalho. A expectativa da empresa, que não forneceu um balanço da situação de seus vôos neste sábado, é que a situação comece a ser normalizada esta tarde.
Em Cumbica, o aeroporto internacional de São Paulo, a concentração de passageiros deixou lixo amontoado e faltou comida nas lanchonetes. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, uma mulher discutiu com funcionários da TAM em uma sala de embarque, quebrou computadores e foi detida pela polícia. Houve tumulto também em outro ponto do terminal de embarque. Um homem já havia sido preso na quinta-feira (21) por provocar confusão.
No Rio, os funcionários da companhia haviam suspendido o check-in no início do dia e só retomaram o atendimento por volta das 13h. Durante a manhã, informaram que só iriam atender os usuários que estavam na fila quando os aviões estivessem prontos na pista. Até as 13h, apenas dois vôos da TAM programados para este sábado haviam partido.
No aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), pelo menos dez vôos estão fora do horário previsto. No Recife (PE), 22 pousos e decolagens atrasaram entre zero hora e 9h. Em Florianópolis (SC), três vôos já atrasaram entre quatro e seis horas. Em Porto Alegre (RS), quatro vôos estão fora do horário marcado.
A Anac informa que 300 dos 675 vôos previstos para a manhã deste sábado sofreram atrasos superior a uma hora, o que equivale a 44,4% das operações. Outros 14 foram cancelados.
O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, disse que a situação está melhorando e que, hoje, 16 rotas estão com problemas. Todas da TAM. As outras companhias, segundo ele, têm atrasos normais para o período de festas.
Zuanazzi disse também que a venda das passagens da TAM devem ser liberadas gradualmente, assim que os vôos estiverem partindo no horário previsto.
Segundo pior dia da crise da aviação
Os aeroportos registram altos índices de atrasos desde quarta-feira (20). Os passageiros mais prejudicados foram os da TAM.
A sexta-feira (22) foi marcada como o segundo pior dia desde o início da crise na aviação brasileira, após o acidente com o avião da Gol, em 29 de setembro, de acordo com avaliação da Infraero. Para a empresa federal, a situação só não foi pior do que a da chamada “terça-feira negra”, no dia 5 deste mês, quando houve uma pane no sistema de comunicação do controle do tráfego aéreo.
Boletim divulgado no início da noite de sexta pela Anac mostrou que 48% dos vôos tiveram, no mínimo, uma hora de atraso - foram afetadas 583 das 1.214 operações.
Para a Infraero, a culpada por tantas filas, atrasos, suspensões de vôos e irritação nos aeroportos é a TAM. Um dos principais problemas identificados foi o recolhimento de seisa eronaves para manutenção, além da venda exagerada de passagens, ocorrendo overbooking em alguns vôos. A empresa nega essa prática, mas admitiu que teve que fazer manutenção não programada das aeronaves nesta semana.
Como a companhia é líder do mercado nacional, responsável por 45,64% do total de passageiros transportados, de acordo com o último balanço divulgado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), os problemas em seus vôos causam reflexos nas operações de outras companhias, já que o sistema aéreo é interligado.
Para tentar controlar o problema, a Anac suspendeu, no início da tarde de sexta, as vendas de passagens da TAM. Segundo a agência, a medida vai vigorar até que a TAM normalize suas operações e embarque todos os passageiros que, desde quarta-feira (20), passam horas em filas para poder entrar em um avião. A companhia aérea nega que esteja sob intervenção e afirma que a suspensão de venda de novos bilhetes foi tomada em comum acordo com a agência.
O Governo federal liberou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de usuários dessa companhia. O primeiro vôo com avião oficial saiu de Brasília e chegou ao aeroporto de Confins, na região de Belo Horizonte (MG) no início da madrugada.
A TAM informou, por meio da assessoria de imprensa, que a suspensão das vendas de bilhetes para vôos domésticos vai vigorar até domingo. Conforme a assessoria, a medida visa normalizar o embarque de passageiros da companhia. Os interessados em passagens para outras datas poderão efetuar a compra normalmente. Mesmo assim, a empresa segue vendendo passagens, como constatou o G1. A empresa diz que a situação vai melhorar neste sábado.

Do G1, em São Paulo (*Com informações da TV Globo, da Globo Nordeste, da Rede Bahia, da Globo News e da Agência Brasil)
CHARLES SBBR
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Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Re: Caos também para os funcionários da TAM

Mensagem por CHARLES SBBR »

Do G1, em São Paulo (*Com informações da TV Globo, da Globo Nordeste, da Rede Bahia, da Globo News...


Ahhhh!!! Eles adoram uma disgracinha! Afinal é disso que vivem.
Um abraço!!!
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