Compra de parte do controle da BRA será investigada

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Anonymous

Compra de parte do controle da BRA será investigada

Mensagem por Anonymous »

O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) vai investigar a operação de compra de 20% do controle da companhia aérea BRA por um grupo de fundos de investimento estrangeiros, anunciada na terça-feira. A operação, no valor de R$ 180 milhões, já recebeu o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Vamos analisar a operação para ver se ela se enquadra na legislação brasileira, que limita em 20% a participação de estrangeiros no capital de uma empresa aérea", disse o vice-presidente do Snea, Anchieta Hélcias ao jornal Estado de S. Paulo.

Apesar da investigação, Hélcias afirma que o Snea é a favor do aumento de participação estrangeira, mas defende que a mudança passe pelo Congresso. "Não podemos passar por cima da lei para favorecer interesses de uma empresa".

Especulações do mercado apontam que a entrada do Brazilian Air Partners, que tem como sócios o Goldman Sachs, Gávea Investment Fund e Darby Investments, no capital da BRA teria por objetivo uma fusão com a Varig.

"Os fundos estão investindo US$ 180 milhões em uma companhia que não vale nada, que tem uma malha de vôos pouco atraente e uma frota velha", diz o consultor Paulo Sampaio.


Fonte: Invertia
moises Propp
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Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
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Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Até pode a BRA não valer nada, mas sua malha aerea é boa,
tem um respeito pelo pax embora ser aviões velhos , tem
um nome bom, só falta aviões na frota para está empresa
decolar, ou seja, dolares , é melhor a empresa colocar socios
com dinheiro do que pegar dinheiro de bancos.
Quero ver quando o Governo querer investigar a situação da
TAM e da GOL, ver de onde mesmo é que vem o dinheiro!

sds,
Moises Propp
gugacwb
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Mensagem por gugacwb »

Não só a TAM e a Gol, mas também a nova Varig e a Oceanair. Mas essa questão de capital estrangeiro é complicada. As empresas aéreas acabam muitas vezes precisando disso para conseguirem se sustentar, afinal é muito caro para qualquer companhia voar no Brasil. Caso não tenha capital estrangeiro, fica difícil manter as contas em dia, sem dúvida.

Nesse caso, duas coisas poderiam ser feitas, e gostaria que os colegas comentassem. Primeiro, a aviação no Brasil deveria ser muito mais barata, o que é possível, afinal praticamente tudo é controlado pelo Governo. Sejam taxas aeroportuárias e de auxílio à navegação e comunicação, combustível, impostos que incidem sobre o setor, sem contar o câmbio desfavorável e assim vai.

Já que, pelo visto, o Governo não vai mudar isso, que tal rever a legislação que rege a aviação no Brasil? Não só a questão do capital estrangeiro, mas também muitos outros pontos que impedem a evolução do setor.

É isso. Abraços,

Gustavo Ribeiro de Francisco
aviacaobrasil
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Mensagem por aviacaobrasil »

Bem, pode não ter nada a ver...porém sou a favor do SNEA não ter diretores que já atuam em empresas aéreas, para que possamos ter mais transparência.
Se tivessemos membros da BRA e Varig a compra seria colocada em xeque?

Abaixo, Quem é Quem na Diretoria do SNEA, retirado do site do próprio SNEA.

Marco Antonio Bologna, presidente da TAM Linhas Aéreas S/A, é engenheiro de produção pela Escola Politécnica da USP desde 1978, com extensão em Serviços Financeiros pela Manchester Business School-UK, em 1988.

>> Constantino de Oliveira Junior, Primeiro Vice-Presidente

Presidente da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, fundada em 2000, que introduziu no Brasil o modelo de negócios baixo custo, baixa tarifa.

>> José de Anchieta Hélcias, Segundo Vice-Presidente

Consultor da presidência da TAM e exerceu as funções de Diretor de Relações Governamentais do SNEA durante duas gestões, desde 2000.


>> Wilson Maciel Ramos, Diretor-Secretário (em segundo mandado consecutivo)

Vice-Presidente de Gestão e TI da Gol Linhas Aéreas.

>> Paulo Castello Branco, Diretor-Tesoureiro

Diretor de Alianças e Relações Institucionais da TAM Linhas Aéreas. Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA em Administração Aeroportuária e curso de extensão em Logística, pela Universidade de Reno-Nevada, EUA.

>> José Mário Caprioli dos Santos, Diretor de Assuntos de Interesse da Aviação Regional (desde 2003)

Diretor-Geral da Trip Transporte Aéreo Regional, com sede em Campinas (SP).
Frg_DF
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Registrado em: Sex Ago 12, 2005 12:49

Mensagem por Frg_DF »

Acho que agora o Bologna tem coisa mais importante pra se precupar...Principalmente dentro da cia dele!!!
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