[VHF] Centro Curitiba também com problemas

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Stephan K.P.
CMTE.
CMTE.
Contato:

[VHF] Centro Curitiba também com problemas

Mensagem por Stephan K.P. »

Não bastasse os problemas no Centro Brasília hoje de tarde, agora o Centro Curitiba que está enfrentando uma séria dificuldade no seu Setor 1 (que vai de Porto Alegre até o limite Sul do Brasil). Todas as aeronaves que falam (ou tentam falar) nas 2 frequências usadas nesse setor (127.4 e 135.7) reportam um forte chiado de fundo nas mensagens e principalmetne quando não há transmissões, além da clareza muito difícil de entender das mensagens do Centro, clareza essa que varia entre 1 e 3 dependendo de onde a aeronave se encontra.

Inclusive um avião que tava indo pra Ezeiza (não lembro se era o UPS ou algum Aerolineas), mesmo estando ainda na área do centro Curitiba decidiu mudar para o Centro Montevideo porque simplesmente nao copiava nenhuma transmissão de Curitiba, e ainda falou "This is NOT safe for aviation".

Uma aeronave que estava passando falou que parecia que o controlador do Centro falava "do fundo de um pântano".

Ou seja, quem passa do Brasil para o Uruguai ou a Argentina passa quase 1 hora praticamente sem comunicação segura com o ACC.

As aeronaves que estão decolando daqui de Porto Alegre, na hora de sair da terminal, já recebem 4 frequências para chamar: Centro Curitiba em 127.4, alternando 135.7, caso não consiga contato chamar o Centro Montevideo (!!!) em 128.0 alternando ainda 128.5.

É, parece que o bicho tá pegando no nosso controle de tráfego aéreo :?
Stephan Klos Pugatch
Fotos no Airliners.net = http://www.airliners.net/search/photo.s ... %20Pugatch
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Stephan,

Sem contar o piloto da Pluna que conseguiu gravar o chiado e depois o reproduziu para o ACC. Quando ninguém fala, há um ruído enorme que só se encerra quando o PTT é aberto.
A coisa tá FEIA mesmo.

Outro piloto definiu o som como "sapos no brejo".

* Sem contar a UPS 414 que chamou no HF 8855KHz!
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia "Corujas".

Esse problemas de interferências nas frequências setor Sul, são conhecidos desde há muito tempo!

A cerca de um ano o APP estava fornecendo 8.855,0 KHz como alternada.

Devolta ao HF, NDB e RECALADA!

Falta convocar os Curtiss, Douglas e Convairs de volta ao trabalho!

Um abraço.
Bagatin
PP
PP

Mensagem por Bagatin »

É muito triste constartamos a que nível chegamos. Não falo de aviação apenas e sim da situação geral do Brasil. Até certo tempo sabíamos que TUDO que envolvia política era feito apenas por interesses. O problema é que de um tempo para cá isso começou a migrar para as áreas técnicas, o chamado "aparelhamento político". É aqui que o perigo começa a ganhar forma.

Aproveitando o tópico, no final de semana que o ACC Curitiba teve problema semelhante ao que ocorreu ontem no ACC Brasília e ficou sem comunicação alguma, eu liguei meu rádio sem saber de nada, apenas curioso porque o vento estava muito forte, muitos CBs e eu queria escutar como estava a situação "lá em cima". Ao ver o APP Curitiba pedindo às aeronaves para manterem escuta, voarem na proa de OCASO e chamarem o APP Palegre no través de Lajes, então eu presenciei algo que NUNCA tinha presenciado.

Gostaria de deixar aqui meus cumprimentos aos pilotos e controladores, verdadeiros guerreiros apaixonados que tentam fazer sua parte para que o país não pare.

Abraços!

Luiz Henrique Bagatin
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Cada vez que eu olho para meu hf, e penso em vender.
A politica brasileira me faz sempre voltar atras. :lol:
Viva a chiadeira mais eficiente.Viva o hf. :-P