Exército inaugura monumento à Força Aérea (Débora Lucas / JA)
(Jornal O Agora - Rio Grande/RS # www.jornalagora.com.br)
Cerimônia aconteceu ontem à tarde na praça do Quartel, que passa a se chamar Praça das Forças Armadas por conter equipamentos e exemplares que representam a Marinha, o Exército e a Aeronáutica
Para homenagear a Força Aérea Brasileira (FAB) e os 30 anos de serviço da avião AT-26 Xavante, o 6º Grupamento de Artilharia de Campanha (GAC) inaugurou, na tarde de ontem, o monumento que conta com um exemplar da aeronave. A cerimônia aconteceu na praça do Quartel, que passa a chamar-se Praça das Forças Armadas por conter exemplares de equipamentos, que representam a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.
A idéia de trazer o Xavante para Rio Grande foi do comandante do 6º GAC, tenente coronel Augusto Oliveira, que teve o apoio do rio-grandino, major brigadeiro do ar, Wilmar Terroso de Freitas, que é comandante do 5º Comando da Aeronáutica (COMAR). "Ao mesmo tempo que queremos agradecer este presente, desejamos dividi-lo com a comunidade rio-grandina. Este avião deve servir de inspiração para todos e os símbolos que estão nesta praça devem mostrar ao extremo Sul, que as Forças Armadas estão sempre presentes e aptas a atuarem em defesa do Brasil", destacou Oliveira.
Conforme Terroso, o monumento também serve para marcar deforma concreta a presença da aviação no município. "Quis o destino, que após 37 anos de serviço, eu fosse designado comandante do 5º Comar e tivesse esta oportunidade, honrosa e muito cara para mim, de poder contribuir para que uma aeronave da FAB fosse colocada em local privilegiado para ser vista e apreciada pelos cidadãos que nos visitam", comentou o brigadeiro-do-ar, que também destacou os laços de Rio Grande com a aviação desde 1927, quando o hidroavião Dornier Wal ligava o município a Porto Alegre, marcando o início da aviação comercial brasileira.
O Xavante é um avião caça subsônico de apoio a manobras de reconhecimento e ataque, cujo vôo pleno atinge 850km/h. Hoje, ele está em operação apenas em Natal (RN). Para chegar a Rio Grande, o exemplar foi trazido em um caminhão desde Recife. Antes de chegar aqui, foi preparado e remontado em Santa Maria, por uma equipe da Base Aérea, onde a aeronave operou por mais de três décadas.
Agora, quem passear pela praça do quartel poderá apreciar o avião, que representa a aeronáutica, o canhão 152.4, que homenageia o Exército e a âncora Smith, da Marinha.
Foto: Gerson Pantaleão



